"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

segunda-feira, 28 de março de 2011

1ª ETAPA DA PEREGRINAÇÃO

"Pela mão de Maria até ao Senhor, vamos agradecendo todo o Seu amor!"


No Sábado, dia 26 de Março, demos início à nossa peregrinação a Fátima. Percorremos 26 quilómetros com vista a encurtar o espaço que nos separa de Alcácer-do-Sal, onde - aí, sim - iremos juntar-nos ao grupo de peregrinos "Caminhar do Sul", que sempre nos acolheu de coração e mãos abertas.
Esta primeira etapa primou por alguns sobressaltos: um pé torcido uns dias antes por uma amiga que vai pela 1ª vez e umas bolhinhas reincidentes numa outra estreante também. 
Mas peregrinar não é caminhar; peregrinar é pôr nos nossos pés a responsabilidade de transmitir o que o coração sente, e seja qual for a intenção - graças, pedidos ou simplesmente um: "aqui estou de novo" - Maria, cuida de nós, dá-nos o alento que não temos, suaviza o calor, aquece-nos do frio, protege-nos da chuva.
Os nossos pés deslizam ao sabor das orações espontâneas que se soltam como retalhos de vidas, recalcadas e endurecidas pela agitação do dia-a-dia.
Deslizam, esquecendo as bolhas e o cansaço porque cá dentro sopra a brisa da esperança alimentada pela Palavra de Deus e implantada - criando raízes - nos nossos corações.
Deslizam, apoiados na segurança das mãos duma Mãe que nunca deixa de nos incentivar, de nos amar e de nos levar até Seu Filho: Nosso Senhor Jesus, nosso Salvador.
É com esta Mãe que caminhamos até chegarmos ao Seu Santuário, onde de olhos postos na Sua imagem, o coração silencia e deixamos que Ela o leia. De frente-a-frente, as palavras desaparecem e dão lugar apenas à emoção que fala por nós e por todas as nossas intenções.

Lembram-se da Fatinha? Aquela amiga querida por quem peço as vossas orações? 

É esta menina linda que nos esperou na estrada para nos adoçar e reforçar com um bolinho de chocolate feito pelas suas mãos, cheias de arte para a doçaria. Ao seu lado outra amiga, a Susete, que este ano não pode ir mas veio trazer-nos um docinho feito por ela também. Obrigada irmãs em Cristo e Maria.
A nossa Senhora escuta as nossas preces, intercede por quem por Ela clama e vem em nosso auxilio.
Obrigada Mãe! Obrigada Jesus!

E aqui deixo mais um pedido: Para que nossa Senhora assista a Virginia, outra amiga que hoje mesmo irá ser operada...
Virgem Mãe, cuida dela.
Pai Nosso...
Ave Maria...

Dulce Gomes

(As fotos são do João Craveira, nosso companheiro de peregrinação. Obrigada)


9 comentários :

  1. Rezemos então que sejam as mãos de cristo a conduzir o médico na operação de sua amiga, Dulce. deve ter sido um bênção a caminhada. As vejo rezando o rosário, cantando e falando. Que bonito! Meu abraço!!!

    ResponderEliminar
  2. Confesso que me comovi,ao constatar que de novo estão na vossa caminhada a Fátima.Pela vossa força,pela vossa fé que é infinita,caminhem ao lado de Maria e de seu Filho e recebam toda a luz que teem para vos dar, e ajudar a suportar algum sofrimento que esse caminho vos possa trazer.
    Achei lindo,as amigas que foram ao vosso encontro com docinhos e todo o carinho,num agradecimento tão sublime mas tão profundo, dando ainda mais coragem para chegarem ao vosso destino.
    A todas que seguem nesta peregrinação, Deus vos abençoe,e levem-nos convosco.
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Ó Dulce,
    Que força a do Senhor!
    Como são impelidas por Ele a caminhar dessa forma tão bonita.
    Rezemos todos pelas vossas intenções que são as de todos nós.
    Peço-lhe um favor.
    Que junto de Nossa Senhora se lembre de mim e de minha família.
    Muito obrigada.
    Que Jesus e Maria vos protejam.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. é extremamente comovente ver o carinho que demonstram umas pelas outras , lindo mesmo , o verdadeiro amor entre cristão ..
    gostei tanto desta tua partilha ..

    mil beijinhos ..

    ResponderEliminar
  5. Oi Dulce como me sinto feliz uno os nossos passos aos vossos e em comunhão de espirito oro á Maria obrigada Dulce.
    Que Deus nos abençoe e vos abençoe entrega pelo caminho a nossa caminhada da Quaresma e FIRMA TEUS PASSOS.AFIRMA A TUA FÈ ao lado de Maria é mais fácil.Se tiveres os pés feridos pede á mãe de Jesus que te leve ao colo.
    Beijinhos para ti e para todos
    os que caminham contigo.
    Utilia
    Um beijinho cheio de força para a Fatinha.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Amiga,

    quem sabe um dia ainda caminhemos juntas nesta peregrinação? Enquanto isso leve-me no seu coração.
    é muito lindo e emocionante ver a união e sentir a fé que todos vocês nos passam.


    beijos


    Gisele

    ResponderEliminar
  7. Minhas amigas
    Obrigada pela vossa palavra e presença. Estes são momentos muito especiais para nós enquanto seguidores de Jesus pela mão de nossa Senhora.

    Maria Luiza, obrigada.
    A Viriginia foi operada onetm pela manhã e só sei que correu bem. Agora resta-nos aguardar...

    Ana, minha amiga
    obrigada por mais uma vez estar presente aqui no meu cantinho. A sua presença é muito importante. Claro que levaremos todos os amigos e a Ana não será excepção

    Ailime, obrigada.
    Levaremos e entregaremos nas mãos de Nossa Mãe querida, todos os amigos e a sua família tb.

    Teresinha querida
    bem sabes que te levarei de forma especial...e ainda que este ano não nos possas entregar no terço diário da tua paróquia, sei e conto que o faças quando o puderes.
    É bom saber-te desse lado...barriguda.eheheh

    Utilia
    assim será! Penso que nunca orei tanto por uma caminhada, mas assim tem que ser e Jesus irá, através de Maria, proteger todos os que caminham com fé e verdadeiro espirito de amor.

    Gisele, minha querida
    nada me faria mais feliz do que te-la a meu lado peregrinando. Só Deus sabe, porque para Deus não existem impossiveis.

    A todos os amigos só quero dizer que irão todos connosco e os seus nomes e intenções vão num papelinho que abro para não me esquecer de nenhum.

    Abraço-as no amor de Jesus e Maria

    ResponderEliminar
  8. Dulce,

    Que momento lindo você está vivendo.
    Essas pessoas tem uma expressão de bondade nos sorrisos.
    Mesmo com todas as dificuldades, vale a pena, são momentos inesquecíveis.
    As dificuldades vocês vão superar em Jesus, indo ao encontro de Nossa Senhora.
    Abraço fraterno,

    ResponderEliminar
  9. Quero pegar nas palavras da Utilia para dar o meu testemunho de peregrina: "Se tiveres os pés feridos pede á mãe de Jesus que te leve ao colo."
    No ano passado peregrinei até Nossa Senhora, neste maravilhoso grupo de união e amizade. Trenei, trenei para me preparar para o caminho e tudo correu muito bem, sem bolhas, sem nada que me incomodasse.
    No dia em que saímos de Alcácer rumo a Nossa Senhora e depois de poucos quilómetros andados, o meu pé já dava sinais de bolha. Prosseguindo caminho a bolha foi aumentando e passou a ser nos dois pés. Digo-vos que em momento algum senti vontade de parar.
    Reflectindo , pensei: Se isto fosse fácil que significado tinha para mim? Que frutos colhia desta peregrinação?
    Então fui pedindo a Maria que nos momentos mais difíceis me levasse ao colo para que eu conseguisse chegar perto do seu altar. E assim foi, Maria muitas vezes me levou ao colo e na Sua Graça e de Seu Filho, cheguei muito feliz.
    Este ano não sei o que me espera, já pedi a Maria que me poupasse os pés, para me melhor entregar espiritualmente, rezar e cantar-lhe.
    Obrigada Maria por me colocares neste caminho!

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá