"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

domingo, 25 de setembro de 2011

A VIDA É...UMA VIAGEM...


A vida é uma viagem. Uma espécie de peregrinação que deve ter como base o aproveitamento dessa dádiva que Deus nos deu em proveito próprio, com o livre arbítrio que nos é concedido.

Cabe-nos escolher para onde vamos; os valores pelos quais nos regemos; as nossas prioridades e decisões; cabe-nos escolher a firmeza da nossa passada e os pés que caminham connosco.
Como todas as viagens o seu desenrolar e desfecho é uma incógnita. Por mais rasurado que esteja o mapa com a trajectória a seguir, abalroam-se sempre imprevistos que modificam rotas, conduzindo-nos a experiências, algumas não desejadas pelas dificuldades dos trilhos com que nos deparamos.
Contudo, essas alterações de rumo enriquecem a nossa viagem. Cada encruzilhada, paragem forçada ou trilho desviado, por mais difícil que seja, obriga-nos a adaptar as nossas pegadas ao piso e a superar as dificuldades até regressar de novo ao caminho direito, contribuindo para o acumular duma bagagem crescente que nos dá um traquejo que se há-de revelar em alguma circunstância futura, uma mais-valia.
Bem sei que existe a tendência para mostrar só os passos vantajosos. Os outros: os dolorosos, os incertos, os errados, preferimos deixá-los na penumbra das nossas prateleiras interiores, de preferência bem recalcados...
No entanto, também lhes podemos dar uso. Como? Partilhando sem receio de admitir todos eles; pondo-os como exemplo e ao serviço de outros que estão pisando e tropeçando nos mesmos obstáculos; demonstrando como fomos capazes de modificar, emendar; demonstrando que também já nos sentimos fracos e atravessamos desertos impensáveis, e saímos deles; demonstrando que já sentimos dor, sede, frio e não sucumbimos.
A melhor forma de provar a alguém que algo é possível, é abrir o nosso próprio mapa da vida  no ponto certo e lê-lo em voz alta numa descrição sincera e clara para que sirva de estímulo a quem espera a oxigenação da sua esperança.
Mas frisando, que há trevas e luz, amor e ódio, bem e mal e é precisamente aqui que temos que ser firmes, concisos e precisos nas nossas escolhas.

5 comentários :

  1. Amiga,

    é incrível como os amigos que parecem estar longe, são os que mais estão perto...na medida exata do nosso coração.

    Toda tribulação nos leva sempre a uma firmeza maior da fé, para quem está bem atento. por isso que Deus quando nos une,em amizade, nos faz cada vez mais ponte, em travessia.Para que possamos atravessar juntos !

    Obrigada por tudo!

    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar
  2. Amiga Gisele
    os sentimentos não tem distâncias, atravessam-nas.
    Isso mesmo comprovamos na amizade crescente que nos une, ungida no amor de Deus.
    Um beijinho enorme no teu coração

    ResponderEliminar
  3. Carmo...
    Costumas dizer que te deixo sem palavras mas quem ficou sem palavras fui eu.

    Não pelos factos mas pela tua coragem em assumi-los.
    Nem consigo imaginar as lutas interiores que tiveste antes, durante e depois de teres escrito este comentário, mas isso também não importa, porque creio, que de alguma forma, rompeste a barreira que te travava de chegares à tal prateleira onde guardas esse ex/problema.
    Sei que não é fácil trazer à luz os pontos mais obscuros da nossa intimidade, mas acredito que hoje olharás para eles mais naturalmente. Deus estendeu-te a mão através duma amiga, tirou-te do fundo e trouxe-te de volta porque te/nos ama incondicionalmente. Nada se compara a este amor despretensioso e permanente que Ele nos faz sentir a cada segundo.

    Eu, estou dando graças a Deus por ti: pela tua coragem, humildade e vontade de, através da tua história, incentivares outros que travam lutas interiores de várias espécies e que acham que não as conseguem superar.
    Surpreendeste, não pela história, mas pela tua corajosa atitude. Gosto muito mais de ti e admiro-te muito mais e entendo muito melhor as tuas atitudes/postura em relação à vida e às pessoas.
    É neste partilhar desprendido do "EU" que crescemos em conjunto e arrepiamos caminho estreitando a distância que nos separa de Deus.
    Deixarmo-nos moldar como barro. Lembraste? Agora muita coisa faz mais sentido em relação a ti. Tens sentido esse molde, que por vezes te aperta, mas tens-te deixado criar forma ajustada com a vontade de Deus.

    O teu exemplo é uma lição enorme para mim e nunca terei palavras para o demonstrar.
    Eu estou aqui sempre com uma mão estendida e amiga, pronta para te ajudar com os meus parcos recursos mas com muita amizade.

    Abraço em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito Dulce, mesmo muito!

    Permite-me com toda a amizade, e sabendo que me afasto da interpretação que com certeza tu deste a esta frase, «Como todas as viagens o seu desenrolar e desfecho é uma incógnita.», que eu a comente.

    Realmente, se soubermos fazer esta viagem seguindo a Deus, fazendo a Sua vontade, sabemos sempre à partida qual é o seu desfecho, pis pela Sua graça, é sempre maior felicidade, que é o gozo de Deus por toda a eternidade.

    Obrigado, minha amiga, porque me fizeste reflectir.

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  5. Amigo Joaquim
    Não fugiu de forma alguma da minha interpretação, apenas consolidou o que - talvez - não tivesse tornado devidamente explícito.

    Luto todos os dias para que em todo e qualquer passo esteja a marca de Jesus também, porque nada sou, nada faço e nada me sinto se não sentir a Sua presença em mim.

    E é essa confiança de que a "Sua graça, é sempre maior felicidade, que é o gozo de Deus por toda a eternidade" que quero deixar implícito a todos os que precisam senti-la e a mim também, porque, quando vezes sucumbimos à dor ou às provações?
    Até quando parece que já estamos bem enraizados se não nos vigiarmos e orarmos buscando o estreitamento da nossa relação com Deus, quando nos apercebemos essa raiz fica exposta a todas as intempéries correndo o risco de perecer...

    E assim amigo Joaquim, com o seu comentário, esta reflexão ficou bem mais completa. Graças a Deus. Obrigada e um abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá