"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quinta-feira, 28 de abril de 2011

MERGULHAR EM DEUS

"Não vos acomodeis a este mundo. Pelo contrário, deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade para poderdes discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que lhe é agradável, o que é perfeito." Carta aos Romanos 12,2

Acomodamo-nos com extrema facilidade ao mundo e aos seus apelos. É bem mais fácil mantermo-nos sempre à tona da água sem mergulhar profundamente, porque no nosso íntimo sabemos que submergir, é entrar num vácuo de silêncio onde não existem subterfúgios para camuflar aquilo que na verdade somos. É um silêncio que nos interpela e nos faz olhar de frente as vestes puídas e sem brilho com que nos cobrimos.
Quando nos olhamos ao espelho e não gostamos da nossa vestimenta, o que fazemos? Mudamos de imediato de visual.

Acontece o mesmo se tivermos a frontalidade e a coragem de dar este mergulho profundo em nós: deparamo-nos com buracos feitos na nossa roupagem fruto de atitudes acomodadas e repetitivas que segredam ao nosso ouvido a cobardia de não mudarmos.
Porque é tão difícil mudar? Porque aceitar a mudança implica acatar as regras da transformação, que por sua vez não se consegue sem privação de algo, nem sem humildade, muito menos sem obediência a Deus.

Mergulhar em Deus é vermos o mundo sobre o foco da Sua luz e à luz do Seu amor. E aí acontece uma transmutação inevitável no nosso interior que nos enche de firmeza para dizer não, ao dispensável, e sim ao essencial.
Os benefícios desta mudança? Indescritível!
São pequenos/grandes sinais que vão acontecendo no nosso dia-a-dia, que tanto nos podem levar a chorar as lágrimas de tristeza dum irmão, como louvar intensamente por uma graça concedida de outro.
São amigos que chegam na hora certa, é um abraço, uma palavra…mas acima de tudo uma paz interior imensa ao mergulhar nesse abismo de silêncio e de amor, onde sentimos a Sua presença a aflorar em todo o nosso ser e que nos leva a querer - cada vez mais - mergulhar mais fundo, sem reservas, numa plenitude de confiança nesse amor chamado Jesus!

Dulce Gomes


terça-feira, 26 de abril de 2011

ESPELHO DA ALMA


Que bom seria que houvesse
Um espelho onde resplandecesse
O que está interdito ao olhar
E na tela transparente
Refletisse só o que a alma sente
Sem expressão na face para a mascarar…

Quanta beleza refletida
De sorriso e cores embelezada
Seria sombra enegrecida
Escura como pó de terra queimada

E essa beleza que o espelho distorce
Por não enxergar mais além
É o reflexo de que ele contorce
Toda a beleza que a alma contem.

Dulce Gomes

domingo, 24 de abril de 2011

CRISTO RESSUSCITOU! SANTA PÁSCOA

CRISTO RESSUSCITOU! ALELUIA! ALELUIA!
Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!


Neste dia tão especial, fico meditando nesta leitura...

Irmãos: Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.
 Palavra do Senhor.
   Graças a Deus.

Carta de São Paulo apóstolo aos Colossenses 3, 1-4

SANTA PÁSCOA PARA TODOS

sábado, 23 de abril de 2011

TESTEMUNHANDO...


Recuar e refletir a minha Quaresma, é confirmar o vacilo dos meus passos nas minhas mãos, que quase se fecharam à partilha da escrita por não querer nem poder, despejar tudo, na íntegra.

É reconhecer que aceitei os atropelos desta caminhada sem a força que quereria ter tido; é reconhecer que opus resistências - que me trouxeram muita luta interior – à continuidade da mesma; é reconhecer – mais uma vez – que nada sei nem sou, sem o Amor de Deus em mim.

E não fora esse AMOR, que tocou e falou tão alto no meu coração, comprimindo os passos mais dolorosos até reduzi-los à sua insignificância; e não fora esse feixe de luz imutável destruindo toda a minha razão argumentada e alicerçada no ser fraco e pecador que sou, e eu teria emperrado no caminho sem firmeza nem rumo.

Peguei de empurrão, continuei em soluços desafinados, aproveitando o caminho aberto pela “CHARRUA DA PALAVRA”que me foi abrindo o espírito para a verdadeira Páscoa, de, e com Jesus. Onde Ele me deu a graça de carregar só uma ínfima parte da Sua Cruz; ainda assim, por pouco deixava prender os meus pés à comodidade da desistência.

Fui-me “calçando” das vossas excelentes reflexões e também da ajuda externa de amigos em Cristo que me estenderam “mãos de luz” que tão bem souberam apertar-me as sandálias e ouvidos de escuta e alerta que me trouxeram o ânimo para continuar convosco. 

Foi através duma filha, por Ele muito amada, que Jesus fez cair nas minhas mãos vazias a semente que marcaria a minha Semana Santa: “Aprender a amar a Cruz.”

Este é o mote do meu recomeço: Amar a Cruz! Quero aprender a abraça-la com a leveza dos humildes, a grandiosidade de quem muito sabe amar e a alegria de quem sabe que carregá-la me fará diminuir para que Jesus cresça em mim.
Este é o porta-estandarte que me motiva e leva à continuidade de O seguir, porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” Mc 16, 15
 “Venho com as minhas mãos vazias
Venho como cego atrás da luz
Venho como criança perdida
Venho, aprender amar a Cruz

Perdoa-me
Ensina-me Senhor
A ser melhor
A amar-Te mais”

(Enviado por uma filha muito amada de Deus. Sempre que a cantamos conseguimos ouvir e seguir ao compasso da sua guitarra.Obrigada amiga!)
Santa Páscoa para todos
Dulce Gomes

sexta-feira, 22 de abril de 2011

NOVENA À DIVINA MISERICÓRDIA DE JESUS

SEXTA-FEIRA SANTA
Início da Novena à Divina Misericórdia
«Desejo que, durante estes nove dias, conduzas as almas à fonte da Minha misericórdia, a fim de que recebam força, alívio e todas as graças de que necessitam nas dificuldades da vida e, especialmente na hora da morte. Cada dia conduzirás ao Meu Coração um grupo diferente de almas e as mergulharás nesse oceano da Minha misericórdia. Eu conduzirei todas essas almas à Casa de Meu Pai. Procederás assim nesta vida e na futura. Por Minha parte, nada negarei àquelas almas que tu conduzirás à fonte da Minha misericórdia. Cada dia pedirás a Meu Pai, pela Minha amarga Paixão, graças para essas almas».Palavras de Jesus à irmã Faustina
Hoje, Sexta-Feira Santa. Dia escolhido pelo Senhor para dar início à Festa da Misericórdia.
"Nesse dia, estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças. Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim, ainda que seus pecados sejam como o escarlate."

Durante nove dias iremos pedir a Jesus, a Sua Misericórdia Divina. Cada dia, uma intenção conforme foi de Sua vontade, manifestada através da Irmã Faustina.
Degrau a degrau, caminharemos até ao Domingo da Misericórdia, dia em que acaba esta novena, fazendo assim junto com o Seu Sagrado Coração e a Santa Faustina, a Festa da Misericórdia.



Creio em Deus Pai...
Pai Nosso...
Ave Maria...

(Todas as indicações para fazer esta novena estão na página acima do blog onde diz:
TERÇO E NOVENA À DIVINA MISERICÓRDIA. Ou pode clicar AQUI. Encontrará as orações diárias e o terço)

Dulce Gomes

domingo, 17 de abril de 2011

VAMOS CONFIRMAR PORQUE CAMINHÁMOS?

"O Senhor é Deus; Ele tem-nos iluminado!
Entrançai as ramagens de festa até às hastes do Altar."
Sl 118, 27

Meus amigos e irmãos de caminhada.
Hoje é dia de aclamar a entrada triunfal de Jesus em Jerusálem.
Para trás, ficaram 40 dias dum caminho feito a dois tons - pessoal e coletivo - mas que se fundiram numa só cor, uniforme, porque Jesus o Profeta, os "misturou" nesta caminhada.

A cor que irradia hoje dos nossos corações, é a cor da Luz de Jesus!

Mas, o que é que ficou para trás?
Que momento ou situação mais nos marcou?
Soubemos aproveitar este caminho, ultrapassar os obstáculos?

Vamos refletir um pouco nesta miscelânia de "ingredientes" que Jesus pôs à nossa disposição. Entender como os misturámos, olhar para o "produto" final e ver que proveito estamos tirando, ou poderemos vir a tirar...

E é neste contexto que  nos lançamos a todos a este desafio - claro que não é obrigatório - mas... gostaríamos que todos nós fizéssemos uma postagem coletiva no sábado de aleluia, ou mais cedo( os que quiserem e poderem) partilhando um pouco sobre os nossos passos e se foi ou não, valiosa esta caminhada.
Fazê-lo, é dar testemunho; e testemunhar é dar glória a Deus.

No sábado, se estiverem de acordo, vamos embandeirar os nossos blogues com os selos da nossa caminhada: o do Pe. Jac e o da Felipa. Foram eles os nossos estandartes e foi nesta frase que fincámos a nossa vontade:

FIRMA TEUS PASSOS, AFIRMA A TUA FÉ!

Vamos agradecer a Jesus por nos aceitar assim...
vacilantes, mas seguindo as suas pegadas de amor que nos tornarão mais fortes para o caminho.

"Não cesseis de vos mostrar fortes no Senhor, apegai-vos a Ele para que Ele vos fortaleça. O Senhor todo poderoso é o único Deus e não outro Salvador fora Dele." Bensira 24, 24
Pensado a dois tons, com o Espírito Santo no meio: Dulce e Utilia 

sábado, 16 de abril de 2011

40º DIA DE CAMINHADA DA QUARESMA

FIRMA TEUS PASSOS, AFIRMA A TUA FÉ!

"Então, muitos dos judeus que tinham vindo a casa de Maria, ao verem o que Jesus fez, creram Nele. Alguns deles, porém, foram ter com os fariseus e contaram-lhes o que Jesus tinha feito.
Os sumos sacerdotes e os fariseus diziam: «Que havemos nós de fazer, dado que este Homem realiza muitos sinais miraculosos? Se o deixarmos assim, todos irão crer nele e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar santo e a nossa nação.»
Mas Caifás, que era Sumo Sacerdote naquele ano, disse-lhes: «Vós não entendeis nada, nem vos dais conta do que vos convém que morra um só homem pelo povo e não pereça uma nação inteira.»
Ele não disse isto por si mesmo: mas como era Sumo Sacerdote, profetizou que Jesus devia morrer pela nação mas também para congregar na unidade os filhos de Deus que estavam dispersos. Assim, a partir desse dia, resolveram dar-lhe a morte. Por isso, Jesus, já não andava em público, mas retirou-se dali para uma região vizinha do deserto, Efraim e lá ficou com os Seus discípulos.
Estava próximo a Páscoa dos judeus e muita gente subiu a Jerusalém para se purificar. Procuravam então Jesus e perguntavam uns aos outros: «Que vos parece? Ele virá à festa?»
Jo 11, 45-56

O Evangelho de hoje, fala-nos de Jesus, Homem; vivo e actuante; realizando sinais, destabilizando os instalados; perseguido e ameaçado; obrigado a retirar-se, não por medo mas para que tudo fosse consumado no seu devido tempo conforme a vontade do Pai.
E aqui faço silêncio... Medito no amor de Jesus por todos nós…
Ele, O sem-pecado, caminhando a passos largos para o derradeiro calvário onde seria humilhado, ofendido e crucificado. Quanta entrega e quão firmes os Seus passos…


Que firmeza terão os nossos e que rasto deixam?
Qual o tamanho da nossa fé e coragem; do nosso crer e entrega à vontade do Pai?
Será a suficiente para ver e crer nos Seus sinais? “Se creres verás a Glória de Deus”Jo 11,40
E como olhamos e acolhemos Jesus no nosso presente?
Sim. Reconhecemo-Lo como Aquele que doou a Sua preciosa vida para
congregar na unidade os filhos de Deus que estavam dispersos. Esta verdade está implícita nas escrituras!
Mas, cremos verdadeiramente que Ele está aqui connosco conforme foi Sua promessa? “Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.”Mt 28,20
Porque, se O olharmos apenas à distância dum passado remoto, a nossa fé será cinzenta, prensada e esteriotipada, sem nos deixar desabrochar para esta verdade: Jesus está vivo! Está presente e manifesta-se nas nossas vidas, famílias, amigos; nos doentes, nos cristãos, nos crentes e até nos descrentes...
Jesus disse:
“Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós...Nesse dia compreendereis que Eu estou no Meu Pai, e vós em Mim, e Eu em vós.”Jo14,18-20
Jesus falava do Espírito Santo!
Nosso Advogado, nosso Intercessor e Instrutor: «Esse é que vos ensinará tudo e há-de recordar-vos tudo o que Eu Vos disse.» Jo14,26

O Espírito Santo, derramado nos discípulos no dia de Pentecostes. Entre eles, Pedro, a quem Jesus confiou as chaves da Sua Santa Igreja, pondo nele a Sua continuidade.
A mesma Igreja onde encontramos Cristo Sacramentado e podemos olhá-lo nos olhos, deixando que Ele nos repasse até à alma; A mesma Igreja onde percorremos a Sua Via-Sacra e alimentamos o espírito ao fazermos parte da Sua ceia; A nossa Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, que tem que ser amada e respeitada, honrando o Preciosíssimo Sangue de Jesus derramado como selo da Nova Aliança.
Respeitar, é crer que a Igreja continua governada pelo Espírito Santo. Quem crê nesta Verdade, crê também que Ela está entregue  em mãos abençoadas e escolhidas por Deus...

E que “Não se perturbem os nossos corações nem se acobardem”Jo14,27 quando formos chamados a dar testemunho e a defender a Tua Verdade preservando a nossa herança“Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo”. Gl 4, 7

E concluo com este excerto da oração de Jesus ao Pai que me comove imenso:
«Eu dei-lhes a glória que Tu me deste, de modo que sejam um, como Nós somos Um. Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que me enviaste e os amastes a eles como a mim.
Pai, quero que onde Eu estiver, estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste, para que contemplem a minha glória, a glória que me deste, por me teres amado antes da criação do mundo.Jo 17, 22-24

Meu Jesus, ajuda-nos a ser dignos da Tua confiança! 

ORAÇÃO PELO SANTO PADRE

Deus, Pastor e Guia de todos os fiéis, olhai com benevolência para o Vosso servo, o nosso Santo Papa Bento XVI, que quiseste colocar à frente da Vossa Igreja. Concedei-lhe, nós Vos suplicamos, a graça de A edificar com as suas palavras e o seu exemplo. E que, desta maneira, chegue um dia à vida eterna com todos os que lhe foram confiados. Assim seja!
Rezado do Livrinho "Orações do meu dia-a-dia"

Dulce Gomes

Amanhã estaremos com a amiga Utilia

quarta-feira, 13 de abril de 2011

RETALHOS DUMA PEREGRINAÇÃO

Com emoção, partilho um pouco das nossas pegadas para Maria, nossa Mãe, num vídeo feito pelo João Craveira, amigo e também peregrino.

Clique aqui

Que Nossa Senhora nos guie a todos e nos leve pela Sua mão até ao Pai.

Ps: Obrigada João por caminhares connosco para Maria

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SEGUIR-TE-EI...

Chegada a Alcácer do Sal

Mãe do céu
Hoje as minhas palavras são expressamente para Ti. Não importa a forma como as registo mas sim como as fazes sentir e transbordar - ainda a quente - do meu coração.

Louvada sejas para sempre, Maria, pelas graças – são tantas – que nos tens concedido e nos concedestes ontem; pelos amigos que puseste no nosso caminho para nos apoiarem; pelos nossos familiares que nos seguem e nos ajudam para que possamos seguir ao teu compasso.
Louvada sejas para sempre Maria, pelos momentos de entrega e oração, por seres guia dos nossos passos, por escutares as nossas súplicas, por nos dares a fortaleza para prosseguir, por nos revestires com o Teu poder e nos protegeres como um escudo  pelo caminho que encetámos – nem sempre fácil – de te seguir, segurando a tua mão até Jesus.

Porque as palavras ainda estão presas e a escrita não é fidedigna; porque todos os nossos passos estão colados aos meus sentimentos, sem os conseguir desagregar; porque as graças foram tantas que não consigo soltá-las...mas porque para louvor e glória do Santo nome de Jesus e Sua Mãe Maria, temos o dever de dar testemunho e partilhar o Seu amor em nós; porque nunca nos podemos esquecer de dar graças...
Mãe, eu te agradeço por teres olhado para mim e me teres dado a graça de me inspirares a soltar numa canção, as palavras que gravaste no meu coração.

video

Esta é a forma simples e singela de expressar o meu/nosso agradecimento a Jesus e Maria, numa música e letra em que me senti inspirada por nossa Senhora para a escrever. Recebemo-la como uma dádiva para todos nós.
Grupo de Peregrinos de Sines e Alcácer


"SEGUIR-TE-EI"

Eu seguirei / seguirei
Pela Tua mão / oh minha Mãe
Até ao pai
És a minha estrela / a brilhar no céu
Lembrando o amor de Cristo Redentor
Que por nós se deu.
Oh meu Jesus / És verdade e vida
Caminho de luz
Força que me ergue / quando estou vencida
Na dor e n`alegria / Por Ti minh`alma clama
Feliz ou sombria / Em Ti se refugia
Porque te ama

Refrão:
EU seguirei (p`la mão de Maria)
Até ao Senhor (até ao Senhor)
Seguirei
Agradecendo todo o Seu amor
Eu confiarei (na mão de Maria)
Confiarei (no meu Senhor)
A Vós louvarei
Agradecendo todo o Vosso amor

Só em Tuas mãos / entrego a minha vida
E que entre irmãos
Eu seja a luz e a paz / de Vós, recebida.
A Jesus e Maria
Confio todo o meu ser
Meus passos dirão / quanto o meu coração
Vos quer agradecer

Refrão…

Louvado seja nosso Senhor, Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado com Sua Mãe, Maria Santíssima
Obrigada Maria. Obrigada Jesus!

"Por isso te louvarei entre as nações e cantarei em honra do Teu nome...
Que o Deus da esperança vos encha de toda a alegria e paz na fé, para que transbordeis de esperança, pela força do Espírito Santo."
Carta aos Romanos 15, 9. 15, 13


Dulce Gomes
 
( O vídeo foi gravado pela minha sobrinha e depois por mim, na Igreja do Senhor dos Mártires, em Alcácer do Sal, o nosso ponto de partida no dia 6 de Maio.
 A foto é do João Craveira, também peregrino.)





domingo, 10 de abril de 2011

(34º DIA) ESTAREMOS COM A CARMO

Meus irmãos de caminhada
hoje é dia de fazer uma síntese das reflexões semanais e também de passar o "testemunho" à nossa amiga Utilia. Portanto, já sabem, na próxima semana vamos estar atentos às coordenadas dela para não nos perdermos. É que o caminho é longo e a nossa rota tem que ser só de olhos postos na Palavra, que nos chega todos os dias através dum irmão. A Utilia saberá conduzir-nos como tão bem o faz.

Em paralelo, hoje é para mim, também, um dia muito importante: é dia de mais uma etapa da nossa peregrinação a Fátima. Iremos percorrer a distância de 22 quilómetros - de Grândola a Alcácer do Sal -e ficará concluida esta 1ª fase. No dia 6 de Maio, iremos juntar-nos aos amigos e companheiros - de já longa data - de Alcácer do Sal e aí sim, sem interrupções, seguiremos durante sete dias até ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Rezem por nós, rezaremos por vocês.

Hoje vamos estar com a Carmo
http://janeladaaguarela.blogspot.com/

Só um pouquinho do muito que podemos refletir:

Deus de amor e de misericórdia,
que,ao enviar-nos Jesus Cristo Vosso Filho
como perdão dos nossos pecados,
nos concedestes uma abundante redenção
e nos mostrastes a aurora da salvação definitiva:
não nos abandoneis no abismo das nossas culpas
mas atendei a oração da Vossa Igreja
para que,unidos à criação inteira,
celebremos,sem fim,a Vossa redenção.
Pelo mesmo Jesus Cristo,Vosso Filho e nosso Senhor,
na unidade do Espírito Santo. Amen
CARMO

E agora vamos os pontos mais marcantes desta semana.
Começámos com uma boa questão do Joaquim
na
SEGUNDA-FEIRA

Que confiança, que esperança, sobretudo que fé, temos realmente em Deus?
Rezamos orações, recitamos o Credo e o Pai Nosso debitando palavras que se tornam rotina na nossa voz, mas a maior parte das vezes essas palavras não saem da nossa razão iluminada pelo Espírito Santo, não saem do nosso coração repleto do amor de Deus.
Se tudo nos corre bem, vivemos a certeza de que Deus está connosco. Se algo nos corre mal, a nossa reacção é: «meu Deus, onde estás?!»
JOAQUIM

Terça-Feira
- O homem que me curou me disse: "Pegue a sua cama e ande."
O paralítico é o simbolo do povo sem vontade de viver, ele diz a Jesus "eu não tenho ninguém", mostra a falta de solidariedade do povo, mas Jesus é fiel sempre, basta que acreditamos Nele.
MARILI

Quarta-Feira
Senhor, abre os nossos olhos para que possamos enxergar
Os nossos ouvidos para que Te ouçamos
O nosso coração para te receber.
Espírito Santo, Amor de Deus
toca, fala nosso coração
Jesus, Jesus, Vem Senhor Jesus!
Senhor, ensina-nos a ser bons testemunhos de Ti...
DULCE

Quinta-Feira
Pai Santo, liberta o meu coração da concentração em si mesmo que o leva a procurar a sua glória, e dá-me um desejo profundo de ti. Torna a minha vida um serviço a ti, para que eu possa receber o teu testemunho da parte de Jesus, o Filho Unigénito, e crescer na fé. Torna-me capaz de cultivar a minha fé na humildade da oração, na escuta amorosa das Escrituras, no acolhimento jubiloso da pregação da Igreja. Depõe a Palavra que salva dentro de mim, para que se torne fermento da minha vida e animação da minha jornada. Faz com que eu procure Jesus, o Filho que amas, sem nunca me cansar, e, depois de o ter encontrado, que eu o procure para o conhecer e amar cada vez mais.
SANDRA

Sexta-Feira
Dá-me Senhor,
a coragem da liberdade.
Solta-me de todos os medos
que não me deixam procurar-Te.
Não me deixes em paz quando,
por preguiça ou egoísmo,
eu Te disser que és um Deus incómodo.
ACR-VIANA DO CASTELO

Sábado
"Não há como caminharmos na Quaresma sem meditarmos nas Estações da Via Sacra; hoje convido a todos a rezarem pelas famílias destas crianças, pelas que ficaram feridas e não morreram, pelas almas das que foram assassinadas e por tantas outras crianças que sofrem anonimadamente pelo mundo afora. A exemplo de Cristo elas também passam pela dor da Paixão!"
GIOVANA

Chegámos ao dia de hoje, domingo, dia do Senhor.
Um pouco do seu Evangelho:
"Naquele tempo, as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”.
Ouvindo isto, Jesus disse: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”.Jo 11, 3-4

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Se, porém, Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça.
E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós.

Santo Espírito de Deus
que nós saibamos sempre aceitar
e entregar TUDO
para honra e glória do teu Santo nome!

A NOSSA LISTA
Segunda-Feira 11/4/2011
http://extraecclesiamsalusnulla.blogspot.com/
Pedro Henrique

Terça-feira 12/4/2011
Pe JAC

Quarta 13/4/2010
Maria Luiza

Quinta-feira 14/4/2010
Gisele

Sexta-feira 15/4/2010
Felipa

Sábado 16/4/2010
Dulce

Domingo 17/4/2011
Teresa

Segunda-feira 18/4/2011
Regina

Terça-feira 19/4/2011
Ailime

Quarta-feira 20/4/2010
Lucinha

Quinta-feira 21/4/2011
Joaquim

Sexta-feira 22/3/2010
Marili

Sábado 23/4/2011
E


QUE O ESPÍRITO SANTO CAMINHE SEMPRE CONNOSCO

sábado, 9 de abril de 2011

(33ª DIA) ESTAMOS COM A GIOVANA

HOJE VAMOS REFLETIR COM A GIOVANA

Hoje vamos orar pelas famílias...

"Não há como caminharmos na Quaresma sem meditarmos nas Estações da Via Sacra; hoje convido a todos a rezarem pelas famílias destas crianças, pelas que ficaram feridas e não morreram, pelas almas das que foram assassinadas e por tantas outras crianças que sofrem anonimadamente pelo mundo afora. A exemplo de Cristo elas também passam pela dor da Paixão!"
Giovana
http://santopapabentoxvi.blogspot.com/

Evangelho:
"Naquele tempo, ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns replicavam: “Porventura o Messias virá da Galileia?"Jo 7, 40-41

Ontém foi um dia diferente...
Para além de meditarmos juntos no Evangelho, fomos desafiados a partilhar um pouco da nossa experiência enquanto cristãos inseridos nesta caminhada conjunta.

E assim, para além de visitarmos a Giovana, vamos absorver e engrandecer-nos com a partilha de cada um de nós - os que se disponibilizaram - sobre o que tem sido esta Quaresma.
Vejam lá se não vale a pena calçar as sandálias...

Esta Caminhada tem sido muito gratificante para mim, porque cada um dos de nós e ao seu jeito mas procurando o caminho de Jesus continuamos a tentar prepararmo-nos o melhor que sabemos e podemos para seguir até à Páscoa mais revigorados e fortalecidos na Fé.
Sobre o Evangelho de hoje, S. João dá-nos testemunho de que Jesus e o Pai são Um.
A Sua origem Divina começa a incomodar. Os judeus não O aceitam e os discípulos estão vacilantes. Que essas atitudes não sejam as nossas.
Oro convosco pedindo ao Senhor que me continue a dar a graça de acreditar que Ele é o Messias, o meu Salvador e que está sempre presente no meio de nós.
A AMIGA AILIME
Falar da Caminhada? Nem sei bem o que dizer, mas sentir a Caminhada isso eu sei:Cada vez mais vou sentido a presença de Jesus em cada passo que dou Ele está Vivo e o Seu Espirito tem-me (nos) acompanhado e a Palavra tem sido uma água Viva na sequeira desta aventura.
Tenho mudado em mim atitudes, corrijido os meus passos, os comentários de todos e a "Palavra" têm-me alimentado e tenho crescido na minha Fé Católica espero que também vós todos que caminhais possam sentir esta grande transformação interior.
Ficou-me hoje para pensar:
"Na realidade os seus próprios irmãos não acreditavam nele."João 7:5
Mas eu acredito e Senhor aumenta a minha Fé
A AMIGA UTILIA
Mas fez bem a Utilia em incluir hoje esta reflexão para todos fazermos, nunca é demais olharmos para dentro de nós próprios e analisarmos a nossa relação com Deus e o nosso crescimento interior, se avança ou retrocede caminho e se continua sempre no caminho certo.

A AMIGA FELIPA

Estou a colher muitos frutos nessa caminhada e atenta pois essa quaresma tem sido de muita força para seguir...
Que possamos sempre oferecer testemunhos com a nossa própria vida que Cristo Jesus é o nosso Salvador!
AMIGA GISELE

Ter conhecido vcs todas foi uma grande bênção, pois cresci muito, minha fé foi expandida e sinto que hoje sou mais orante, mais atenta com as coisas de Deus.
Só falta pedir mais aos caminhantes que precisam por comentários no post do dia. Eu creio não ter deixado ninguém sem minha visita. Posso até demorar, mas apareço. Que Deus nos ampare sempre, fortalecendo cada vez mais nossa amizade.
AMIGA MARIA LUIZA
Convosco e com os nossos amigos,companheiros de Caminhada.Para mim está a ser bem diferente.É uma nova maneira de me meter à estrada...
Já uma vez disse que era muito importante todos comentarem.É aí que coisinhas pequenas passam ou estão!É aí que algumas vezes eu vejo as falhas que faço ou tenho.
objectivo,ao alinhar nesta peregrinação era aprender.E estou !

Estamos entre Irmãos,logo, é para simplesmente falarmos do que mais nos tocou (...)
todos os Caminheiros estão nas minhas orações,assim como estou nas vossas.Em cada Missa que participo,vocês todinhos,estão lá!
Como acima já disse,esta é uma nova maneira de viver a Quaresma,mas estou a gostar.Acho excelente ideia a que vocês tiveram.Muito obrigada a todos os Caminheiros,mas especialmente à Utília e Dulce.São elas que me vão indicando com as listas,o site do dia.Obrigada amigas!
AMIGA CARMO


Deus sabe de todas as coisas, pois essa parada na caminhada, podemos partilhar sobre o que ela tem sido para nós.

Já até comentei em outro post, que desde o primeiro dia lá no Pe. Jac, o Senhor vem me falando através de cada mensagem diária.
Tenho sido muito tocada em nossas partilhas.
Hoje, fiz uma longa caminhada, e conversei muito com o Senhor, sobre tudo que tenho vivido na Caminhada Quaresmal e como isso tem sido motivo de crescimento espiritual na minha vida.
Que Deus nos abençoe.
Eu não perdi as sandálias, e já estou indo lá ACR Viana, para ler, meditar e comentar.
Abraço fraterno
AMIGA LUCINHA


Salve Maria!

Esta caminhada para mim está sendo uma agradável surpresa; pois todos já devem ter percebido algumas diferenças existentes entre o meu Blog e a grande maioria dos que estão nesta caminhada. Diferenças existentes entre minha postura e a postura da maioria dos que estão nesta caminhada.
Espero francamente ter somado alguma coisa a este percurso; mesmo quando eu possa ter parecido dura ou intransigente!
Saibam que a docilidade de vcs é algo que comove e enternece o meu coração ... mas não se enganem, continuarei a lutar pela verdadeira Doutrina, por amor a Deus e a sua Santa Igreja; e nunca cansarei de proclamar que SOMENTE NELA ESTÁ A SALVAÇÃO!
AMIGA GIOVANA

E agora também eu vou tentar partilhar com vocês, um pouco do que tem sido a minha/nossa Quaresma.
Direi que tem primado pelos contrastes, mas foram exatamente esses opostos que mais me fizeram crescer. Através deles, Jesus revestiu-me duma armadura cuja carapaça está bem mais rija e impenetrável, ao mesmo tempo que aumentou em mim a minha capacidade de aceitação e de amor ao próximo. 
Uma boa dose de tudo o que arrecado desta Quaresma, foi e está sendo dado por vocês, irmãos de caminhada, através das vossas reflexões, comentários e até "extra-blogue" em conversas que mantemos como irmãos em Cristo. Há sempre uma "Palavra" na hora certa, pronta para me erguer. Esse é o "AMOR DE DEUS" correndo para nos consolar através uns dos outros.
Obrigada 
Dulce 


Amanhã vamos todos espreitar a janelinha da Carmo
Carmo

E cá vai mais uma vez a lista

Segunda-feira 11//4/2011
O Pedro Henrique

Terça-feira 12/4/2011
Pe JAC

Quarta 13/4/2010
Maria Luiza

Quinta-feira 14/4/2010
Gisele

Sexta-feira 15/4/2010
Felipa

Sábado 16/4/2010
Dulce

Domingo 17/4/2011
Teresa

Segunda-feira 18/4/2011
Regina

Terça-feira 19/4/2011
Ailime

Quarta-feira 20/4/2010
Lucinha

Quinta-feira 21/4/2011
Joaquim

Sexta-feira 22/3/2010

Sábado 23/4/2011
E


QUE O ESPÍRITO SANTO CAMINHE SEMPRE CONNOSCO




sexta-feira, 8 de abril de 2011

32º DIA DE CAMINHADA DA QUARESMA


Amigos de caminhada
hoje foi um dia cansativo e como deram conta os nossos amigos de Viana do Castelo ficaram um bocadinho para trás.
Talvez pelo calor...ou será que perderam as solas das sandálias?...

Ou então, quem sabe o Senhor quis testar as nossas forças...


Então, igual a mensageiros, vamos atar bem as correias e continuar revestidos da fortaleza que o Senhor nos dá através do Seu exemplo e preserverança na  obediência ao Pai. 
"Que formosos são sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que apregoa a boa-nova e que proclama a salvação"Is 52, 7


E para além de irmos meditar no Evangelho, porque não aproveitarmos este dia "desigual" para meditarmos também nas nossas pegadas deixadas?
Proponho-vos como tema de conversa uma retrospectiva do que sentem neste momento depois dos passos que já deram. Claro que nem todos sentem a mesma coisa , nem todos tiveram a mesma experiência apesar de termos todos seguido o mesmo caminho, mas Jesus esteve sempre ao nosso lado, isso sabemos .

Então vamos aproveitar para fazer o ponto da situação.
Gostei?
Tive dificuldades em seguir com os outros caminhantes? Achei interessantes os textos bíblicos abordados?
Os comentários uns dos outros ajudaram-me, enfim tanta coisa para partilhar
E porque não dar sugestões?


Não nos vamos esquecer de orar para que o Espírito Santo nos dê força
Que Deus nos abençõe a todos.
Que possamos todos Caminhar sempre com a mesma Força....

Este texto foi feito de mãos dadas pela Utilia e Dulce


E agora a proposta
Vamos refleti juntos no Evangelho de hoje?

Evangelho (João 7,1-2.10.25-30)

“Naquele tempo, Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim, como que às escondidas.

Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”.


Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

Perante o Evangelho de hoje
meditemos um pouco

Até que ponto reconheço Jesus?
Reconheço-O como O Messias, meu Salvador?
Se sim, de que forma o demonstro? Serei bom testemunho da Sua Palavra?
Serão as minhas obras do Seu inteiro agrado?


Senhor, que o meu coração não se intimide
nem se curve perante as adversidades.
Que ele seja fiel à Tua Palavra
e imitador das Tuas obras
sabendo reconhecer-Te sempre
como O Messias, nosso Redentor e Salvador

Amanhã iremos estar com a Giovana

Que o Espírito Santo nos ilumine!

(32º DIA) ACR-VIANA DO CASTELO

HOJE ESTAREMOS COM

Ontém com a Sandra
Pai Santo, liberta o meu coração da concentração em si mesmo que o leva a procurar a sua glória, e dá-me um desejo profundo de ti. Torna a minha vida um serviço a ti, para que eu possa receber o teu testemunho da parte de Jesus, o Filho Unigénito, e crescer na fé. Torna-me capaz de cultivar a minha fé na humildade da oração, na escuta amorosa das Escrituras, no acolhimento jubiloso da pregação da Igreja.
Sandra

«Eis que gravei a tua imagem na palma das minhas mãos» Is 49, 16

Exultemos, porque por mais que nos deparemos com caminhos disformes, vazios de amor e compaixão, inquietantes e preocupantes, o Senhor nivela-os e instrui as nossas passadas para que o nosso rasto seja um trilho de amor e uma sinalética para outros irmãos.
Dulce

O paralítico é o simbolo do povo sem vontade de viver, ele diz a Jesus "eu não tenho ninguém", mostra a falta de solidariedade do povo, mas Jesus é fiel sempre, basta que acreditamos Nele.
Marili
 
E segue a nossa lista

Sábado (amanhã) 9/4/2011
http://santopapabentoxvi.blogspot.com/
Giovana
 
Domingo10/4/2011
Carmo

Segunda-feira 11//4/2011
O Pedro Henrique

Terça-feira 12/4/2011
Pe JAC

Quarta 13/4/2010
Maria Luiza

Quinta-feira 14/4/2010
Gisele

Sexta-feira 15/4/2010
Felipa

Sábado 16/4/2010
Dulce

Domingo 17/4/2011
Teresa

Segunda-feira 18/4/2011
Regina

Terça-feira 19/4/2011
Ailime

Quarta-feira 20/4/2010
Lucinha

Quinta-feira 21/4/2011
Joaquim

Sexta-feira 22/3/2010
Marili

Sábado 23/4/2011
E
QUE O ESPÍRITO SANTO CAMINHE SEMPRE CONNOSCO!
 
Amanhã iremos estar com a Giovana