"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DA MINHA JANELA


Faz parte do meu ritual diário iniciar o dia espreitando o mar pela janela, hoje não foi excepção.
Encostei os braços no parapeito e fiquei ali…escutando as aves, sentindo a leve e fresca brisa matinal e olhando um mar sereno lá ao fundo onde navegava vagarosamente um pequeno barco.
Saboreei o nascer dum novo dia e pela primeira vez nestes últimos dias, dei graças a Deus pelo dom da vida. Foi como se, de certa forma me tivesse reconciliado com o mundo.
Depois de tanta tragédia senti que bloqueei e nenhum dos meus esboços para qualquer texto chegou ao fim.
Fiz várias tentativas, rabisquei nas teclas textos entre alegrias e contratempos, só que nada do que escrevi parecia fazer sentido, perante tanto sofrimento que invade diariamente a minha/nossas casas através dos noticiários.
Falar de quê? Dos meus problemas? De “coisinhas” minúsculas que tomam uma dimensão exacerbada pela importância que lhes dou, fazendo-me sentir mesquinha e insensível?
Falar das minhas alegrias? Como posso eu, habitando a mesma terra daqueles que tanto sofrem, conseguir falar das minhas vitórias e momentos de felicidade? O meu coração quase mirra de culpa por o fazer.
Sem sentir de forma alguma qualquer espécie de revolta para com Deus Pai, senti no entanto que precisava dum tempo para digerir tudo o que de tão grave aconteceu e permanece. Mas depois, olho o ser humano pelo lado de que mais gosto: a sua capacidade de se dar, a solidariedade. Fico feliz! Dá-me alento ver o esforço para que de certa forma, se minimize o sofrimento daquele povo e ver que até à distância se gerou(como sempre) uma onda de entreajuda que cresce à medida de cada um. 
Obrigado Senhor, por nos teres feito assim, cheios de defeitos, cometendo erros a cada segundo, mas com muito amor no coração, amor esse que nos empurra a abraçar grandes causas.
Obrigado Senhor, pela moleza que nos flexibiliza e nos impulsiona a estender a mão.
Obrigado Senhor, por me teres incluído nesta corrente de oração, ignorando o facto de me sentires quase vazia de tanta perplexidade, perante a gigantesca dimensão da tragédia. (entendeste-me, como sempre, melhor do que eu…)
Obrigado Senhor, por teres transformado a minha quase indignação, numa vontade enorme de rezar pelos tantos que partiram e pelos tantos outros irmãos que lutam diariamente pela sobrevivência.
Obrigado Senhor, pelas pessoas que pões no meu caminho e que com tanto tem contribuído para que eu cresça na Tua palavra e no Teu amor.
Obrigado Senhor, porque finalmente consegui pôr em palavras o que me vai no coração.

Dulce

(Continua a corrente de oração pelo povo do Haiti.
Que não cessem nossas bocas de orar e nossas mãos não se cansem de louvar)



23 comentários :

  1. oh minha querida , tu és mesmo um doce de ser humano ...
    perante uma tragédia destas é natural sentir que vamos-nos abaixo ..
    é como tu dizes falar de quê , perante tanto sofrimento ?
    mas o nosso bom jesus sabe sempre nos mostrar o caminho , chama-nos á razão !

    beijinhos minha querida amiga e obrigada por esta partilha tão linda ...

    ai que saudades tuas ... jinhos .

    ResponderEliminar
  2. Boa noite.
    O nosso estado de espírito é fruto de pressões externas que nos matam de desgosto e tristeza.
    Senti-me perdido neste mar de sofrimento.
    Tenho fé que eles vão recuperar com a ajuda internacional.

    ResponderEliminar
  3. Querida Dulce,

    tudo há lugar no mundo para nos impulsionar. Deus na sua infinita bondade nos acolhe e nos leva há caminhos que sempre nos fazem refletir. Nos faz enxergar o quanto podemos ser especiais e generosos. Basta apenas que compreendamos isso. Compreendemos o tudo que Ele nos diz a cada novo amanhecer, a cada novo anoitecer... na maioria da vezes lutamos contra o nosso pior inimigo, a cegueria que nos impede de ver necessariamente com os olhos da alma e nos coloca mais disposta no mundo , por sentimentos que nos acorrentam. Tão importante é darmos essa oportunidade de irmos até a nossa janela e de lá contemplar o quanto Deus é misericordioso para com os seus filhos....

    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar
  4. Oh, Lindinha Amiga:
    Um texto incrivelmente fabuloso. De maravilhar num coração doce e enorme.
    Também vou à janela logo pela manhã. Há pessoas com sorte que vêm o mar, eu vejo as serranias que me deliciam pela imponência e majestade que Deus lhes deu.
    Um post maravilhoso, de comover.
    Bem-Haja, pela amizade.
    Escreve com brilhantismo e delícia.
    Os meus sinceros parabéns. Adorei.
    Beijinhos mil de uma amizade sincera.
    Sempre a respeitá-la e a admirá-la.
    Extraordinária.

    pena

    Terno, amiga.
    Bem-Haja, pelo seu valor de pérola preciosa que é e escreve.
    É linda, sabia?
    Fantástico.

    ResponderEliminar
  5. Passei por aqui mais uma vez e li e reflecti e estremeci, concordei e acenei a tudo o que escreveu.Obrigada e palavras para quê?!Beijinhos.Zézinha.

    ResponderEliminar
  6. Por vezes esquecemos que os nossos problemas são minusculos comparados com outros tão enormes,achando até ridiculo partilhá-los.Mas todos nós necessitamos de uma mão que nos apoie, a sua mão está sempre a apoiar quem precisa e esta corrente de oração é a prova disso,porquê sentir-se mal,em pensar nos seus problemas,Deus não iria ficar aborrecido porque aos olhos Dele,os nossos pequenos contratempos tem a mesma importancia que outros com maiores dimensões.Isto penso eu mas gostava da sua ajuda se é que estou errada.
    Acho que sim, devia falar das suas vitórias e momentos de felicidade,
    não falar ou escrever não resolve a trágica situação que aquele povo passa, e essa partilha dos seus momentos de alegria tambem seria uma maneira de alegrar os seus leitores e tantos que são.
    Não sei se me consegui explicar,há tanta duvida,que gostava de esclarecer com a Dulce mas torna-se dificil para mim.
    Tenho estado a ler o livro "A CABANA", uma história envolvente e que muda algumas ideias pre concebidas que as pessoas tem, penso que o que acabei de escrever já é reflexo dessa leitura,mas fico a aguardar a sua palavra que eu muito prezo.
    Um beijo com amizade
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Teresinha minha amiga, é verdade, Jesus está sempre a mostrar-nos o caminho e agradeço a Ele os nossos caminhos se terem cruzado:)
    Obrigado amiga pelas tuas palavras que tão bem me fazem.
    Um beijinho e um abração do coração

    ResponderEliminar
  8. Tal como nós Direitinho, todos nos sentimos um pouco perdidos neste mar de acontecimentos trágico e quase surreais.
    Com espernça peço a Deus que a todos ajude.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  9. Gisele, minha amiga, um dos meus refúgios(o qual não escondo) é o mar. Nele pareço comtemplar o infinito e sinto-me mais perto de Deus. Nele, consigo ver as Suas maravilhas e faz-me bem. Concerteza terá este efeito em muitas pessoas e eu não sou excepção.
    A vida tem que ser vista pelas pequenas coisas, nelas estão as maiores.
    Um beijinho minh querida. Adoro os teus comentários

    ResponderEliminar
  10. Professor Pena, obrigado pelas suas ternas palavras.
    Quanto à visão da janela, pois eu também já tive a graça de levantar e ver as serranias e é deslumbrante vê-las pela manhã.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  11. Zézinha amiga, ainda todos nos sentimos um pouco dormentes pelos terríveis acontecimentos. Obrigado pelas tuas palavras. um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Ana...primeiro quero deixar claro que adorei a forma como encaixou as minhas palavras, interpretou-as na totalidade e agradeço-lhe por isso.
    Depois dizer-lhe um obrigado muito grande por tê-las escrito para mim. Nem imagina como isso foi importante.
    Em 3º
    Vamos a isto:
    Vou confessar-lhe uma coisa, já comecei a ler a "cabana" mas ainda não acabei, sendo assim, estou à espera de avançar para conseguir tirar conclusões. É um livro muito forte e que mexe com uma série de assuntos sobre O ser humano e sobre a fé.
    Ms fico muito contente porque noto que está mexendo com a Ana e isso é bom. Quando nos questionamos, estamos reflectindo e o fazê-lo, estamos tirando conclusões e avançando no entendimento do nosso "eu" e em tudo aquilo que mexe connosco.

    Lanço-lhe um desafio:tem o meu mail no blog, se quiser trocar mailes será um prazer para mim. Embora não saiba se estou à altura das suas questões.
    Obrigado minha amiga pela riqueza do seu comentário.

    E tem razão, todos temos que continuar e eu também.
    a seu tempo.bjinhos do coração

    ResponderEliminar
  13. É verdade, querida...É tanto sofrimento o daquele povo. Quando parece que vai começar a melhorar, novos abalos de terra. Mas assim como ainda têm se tirado pessoas com vida dos escombros, temos que nos esforçarmos para tirar nossas forças dos escombros da nossa tristeza e transformar a triteza em ajuda e orações. Continuamos a orar, em especial pelas crianças que ficaram orfãs e tem um olhar perdido e sem esperança. Obrigada pela visita ao Manancial! Bjks e uma semana abençoada! Tetê

    ResponderEliminar
  14. Dulcinha
    Amiga, sabes que também não me apetecia escrever,também tentei.
    É que tudo isto como tu dizes toca os corações sensiveis, foi uma grande trajédia e continua a ser mas há ajuda a dos homens e a de Deus e eu não perco a Esperança.
    Temos que fazer o luto.
    E amanhã será outro dia de Esperança.
    Alegremo-nos no Senhor
    Beijinhos da amiga Utilia

    ResponderEliminar
  15. Ó amiga Dulce!
    Como conseguiu transmitir neste belo texto o seu sentimento acerca do que se tem passado com os nossos irmãos haitianos do qual comungo inteiramente e que perante tanto sofrimento ficamos impotentes para reagir!
    Apreciando a maravilhosa criação de Deus ganhamos forças para reagir e verificar que em cada pequeno gesto que a nível mundial está a gerar uma enorme cooperação, que afinal Jesus está presente no coração de muita gente e que a solidariedade não é palavra vã.
    Muito grata pelo seu enorme testemunho de fé e que Deus nos oriente e guie no sentido de caminharmos fazendo o nosso melhor em favor deste povo tão causticado pela dor e sofrimento.
    Que as nossas orações ajudem a amenizar um pouco o sofrimento daquele povo irmão.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Minha krida titi, o k escreveste é simplesmente... lindo!

    K lição eu tiro desta catástrofe?
    Apesar de todo o sofrimento e desgraça o povo haitiano continua a louvar e a agradecer a Deus.
    Mostraram a sua humildade ao reconhecerem que foram/são pecadores e k todo este sofrimento talvez até fosse merecido, por isso, pedem o perdão e a misericórdia de Deus, em vez de ficarem revoltados com esta situação.
    Devemos olhar para estes nossos irmãos e aprender com eles... os nossos problemas não são nada comparado com os deles e, quantas vezes nós nos revoltamos com "pekenas" coisas k nos acontecem?
    Devemos antes seguir o exemplo do povo haitiano e, sempre k a nossa vida "ande para trás", em vez da revolta, devemos antes pedir perdão e misericórdia a Deus e questionarmo-nos: para quê meu Deus?
    A nossa Fé deverá ser proporcional à adversidade, qto mais entraves tivermos na nossa vida, mais nos devemos "agarrar" a Deus e aumentar a nossa Fé porque o nosso Pai do Céu nunca nos abandona!

    Um bjinho prá minha titi do coraxão da xubinha

    ResponderEliminar
  17. Em união com a minha mana, a minha querida sobrinha, e todos quantos manifestaram os seus maravilhosos sentimentos numa demonstração de pessoas "bonitas".
    Eu não tenho mais palvras a acrescentar, por mim... já todos falaram...apenas quero dizer que mais uma vez me sinto em união convosco.
    Querida mana o teu texto está grandioso, muito profundo e belo

    Bjinhos de paz e bem

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  18. Tetê esta frase ficou cá dentro:
    "temos que nos esforçar para tirar nossas forças dos escombros da nossa tristeza e transformar a triteza em ajuda e orações."
    É o que temos feito e iremos continuar.
    Abraço em Cristo

    ResponderEliminar
  19. Utília, minha amiga toca realmente todos os corações sensíveis, mas o teu além da sensibilidade passa à acção e movimentas-nos...e levas-nos a orar. Obrigado amiga por seres assim.
    Grande beijinho em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  20. Amiga Emília, penso que a posso tratar assim, graças a Deus sentimos que há um movimento muito grande empurrada pela vontade de ajudar. Nós iremos fazendo a nossa parte:orar.
    beijinho grande. É sempre tão bom recebê-la...

    ResponderEliminar
  21. querida xubinha, tu completaste o meu texto, escreveste o me faltou. O seguimento era esse: lição a tirar com aquele povo onde apesr de severamnete castigados pela tragédia nõ se sente revolta mas sim compreensão e aceitação.
    Grande lição de vida, assim nós os tenhamos como exemplo e consigamos em determinadas situações transportar sua força.

    Um beijinho do coração para o meu "farol"

    ResponderEliminar
  22. Para o meu outro "farol" deixo um beijo grande do coração, lugar onde a tenho e retenho duma forma muuito especial.
    Mana querida como é bom ter-te, contar contigo, caminhar contigo, peregrinar contigo...aiai, pronto, pronto, já me calei...

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá