"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quinta-feira, 4 de março de 2010

ENRAIZADOS EM CRISTO (16º dia da Quaresma)

Já que aceitaste Jesus Cristo como Senhor, vivei como cristãos: enraizados n`Ele, edificados sobre Ele e apoiados na fé que vos foi ensinada, transbordando em acções de graças. Cuidado para que ninguém vos escravize através de filosofias enganosas e vãs, de acordo com tradições humanas, que se baseiam nos elementos do mundo e não em Cristo.
Colossenses2,6-8

Mergulhei neste versículo e logo surgiu a necessidade de o aprofundar.
Vivemos numa sociedade em que constantemente somos assediados para caminhos aparentemente fáceis, onde existem promessas de resolução imediata para todo e qualquer problema, sejam eles de que foro. A oferta por ser agradável ao ouvido, depressa entranha e ganha espaço no interior dos menos enraizados em Cristo.

MEDITO!
Em tempo de auto-avaliação e emenda, pergunto-me:
Qual a profundidade da minha raiz em Cristo? Será ela suficientemente forte para aguentar tempestades, investidas, provações? Estarei de coração alicerçado e firme na fé? Pronta para anunciar Jesus Cristo contra correntes e marés?

Como gostaria de dizer que sim. Como gostaria de dizer que pratico na íntegra, tudo o que falo e aconselho. Como gostaria de poder dizer que não fujo à oração, que nunca rejeito o meu dever cristão. Como gostaria de dizer Senhor, que abandonei de vez os sentimentos de ira, arrogância, maldade, impaciência e má vontade e que no meio das provações, a minha raiz é tão profunda que a minha confiança é inabalável.

Mas a inconsistência assalta-me de mansinho, vem sorrateiramente pela calada e reconheço que muito do que não quero, ainda habita em mim. Quando menos espero, já derrapei nos meandros do meu labiríntico poder de errar. Esquecendo que só deveria ser permeável a Ti, mas impenetrável aos elementos do mundo. Esquecendo que apenas deveria plantar a Tua semente. Que tenho que ser humilde na busca da Tua sabedoria, para saber separar o trigo do joio. Esquecendo, que sem receio tenho que escavar bem fundo e retirar todas as pedras que impedem que a minha raiz se solidifique na boa terra.
Perdão meu Senhor, se continuo a encher-me duma elevada soberba, onde tomo como adquirido e consumado tudo o que tenho.
Perdão se o meu orgulho se sobrepõe à necessidade de aceitar a Tua ajuda, através duma mão que se estende para mim. É que sabes Senhor, tenho muito mais facilidade em dar do que receber...E isso é orgulho.
Perdão se me esqueço de ficar vigilante, de ser perseverante na oração e adormeço embalada na minha falsa fortaleza, esquecendo que sem Ti nada sou e que só na fraqueza Tu me fortaleces.
Perdão, quando coloco reticências no meu avançar e preciso dum mau despertar para cair na realidade.
Perdão, porque apesar de Te anunciar, não alcanço a dimensão do Teu feito, ao derramares o Teu preciosíssimo sangue para a minha salvação.
Dou-Te graças porque ainda assim, com todos estes actos erróneos, vens em meu auxílio, derramas a Tua Infinita Misericórdia sobre mim e me perdoas sem limites.

Senhor, gostaria tanto de poder dizer-Te que ao meu redor não vejo irmãos ludribriados e escravizados pelos discursos enganosos que os levam a abraçar filosofias que nada têm de Teu...
Nesta Quaresma, despoja-nos de tudo aquilo que não é Teu, enche-nos do Teu Santo Espírito para que possamos inovar, renovar e renascer no Teu amor!

Dulce

(Esta reflexão é baseada na carta de S.Paulo aos Colossenses. Abrindo a Bíblia Sagrada ao acaso, deparei-me com o versículo acima. Li a carta na sua totalidade e fiquei pensando no seu conteúdo. É que apesar da devida distância em tempo, a sua mensagem é tão actual que assenta perfeitamente nos tempos que correm.)

Amanhã continuamos esta caminhada de reflexões quaresmais, no blog da nossa Teresinha.
http://teresa-desabafos.blogspot.com/

12 comentários :

  1. «É que não é o bem que eu quero que faço, mas o mal que eu não quero, isso é que pratico.» Rm 7, 19

    Confrontamo-nos sempre com esta verdade que São Paulo nos ensina.

    Nós desejamos fazer o bem, mas a nossa natureza pecadora arrasta-nos muitas vezes para fazer o contrário.
    Por isso é tão importante esta consciência de sermos pecadores.
    Por isso é tão importante esta consciência de sermos fracos e sozinhos nada podermos.
    Por isso a entrega em permanente oração a Cristo, para que seja Ele a fazer em nós aquilo que desejamos, mas não conseguimos muitas vezes fazer.
    Por isso Ele nos envia o Espírito Santo o Qual se a Ele estivermos abertos nos ensinará e dará forças para praticarmos o bem que desejamos.

    Esplêndida reflexão/meditação que me irá acompanhar neste dia e na Quaresma.

    Obrigado Dulce

    Abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  2. Amiga,

    mil vezes obrigado por essa partilha.Sabes, ontem estáva a ler a parábola do joio e do trigo. Questionando exatamente isso... porque mesmo assim o jói teria que crescer junto com o trigo, já que ele fora identificado!mas após os estudos comecei a entender e aceitar que realmente deveria ser assim... pois ambos devem crescer juntos exatamente para que o trigo cresça ainda mais, fortaleça ainda mais e não se deixe ser contaminado pelo joio (mal)Não é separando, retirando- o que vamos ficar ainda mais firmes e bons... É necessário que fiquem juntos para que o trigo o identifique e não se deixe ser tomado por Ele. Fique firme! pois é exatamente isso que você escreveu... quanto mais estivermos a nossa raiz aprofundada em Cristo mais nos tornaremos inabaláveis e mais neutralizaremos o mal, tudo que nos assombra... O dever é nosso em não nos deixar cair, em nos mantermos firmes e saber separar a tudo que nos impeça de caminhar... eu sei é muito difícil, mas Cristo nos ensina que não é impossível. Por várias vezes também já me questionei tanto... esses questionamentos aparecem mais toda vez que vamos ficando mais firmes na fé, em Cristo... mas agora entendendo, e como entendendo... que muitas vezes são provações para nos mantermos mais firmes ! E Cristo vem a nos ensinar, a nos dizer que Ele é o caminho para que possamos segui-lo e nos mantermos em alerta! Não é maravilhoso entender o quanto O nosso Senhor nos ama e sentir esse amor... pois Ele sabe o quanto sofremos nesse mundo, ele sabe o quanto somos tentados a cair !
    Gostei muito do que você escreveu foi profundo e é isso mesmo que devemos fazer e ser, enquanto seguidores de Cristo, ir no mais profundo do nosso ser e examinar, retirar tudo que está impedindo de nos fazermos a caminhada e apresentar para Nosso Senhor Cristo Jesus para que Ele faça a nossa cura interior... muitas vezes me pego pensando em São francisco de Assis e fico a meditar no quanto Ele foi tentado, o quanto Ele sofreu também ...mas não desiste, segue a Cristo fervorosamente e entende a todos os seus propósito, que só mesmo se abandonando em suas mãos, esvaziando-se de si . São testemunhos que me fortalecem pois Cristo nos ensina que devemos caminhar pela estrada da santidade e só assim chegaremos. A santidade é para todos nós, a santidade que é puramente revestida de amor. Amor a Deus e ao próximo esses são os principais elos pois quando os seguimos estamos seguindo de fato o que Deus nos ensina. Um complementa o outro! o seu rumo. Hoje vou entendendo que é preciso muito trabalho, servidão. Servidão em compreender e agir, sair a luta também e quando estamos fortalecidos tudo vai ficando mais claro, vamos retirando as ilusões, as miragens que estão a nos confundir. Há momentos sim que somos testados mas, agora entendo, que é preciso também durante a tempestade segurarmos firmes na mão de Cristo e esperar que ela passe. Para que possamos sentir a tranquilidade e a sua certeza pois sozinhos vacilamos! O apóstolo Paulo nos ensina que Cristo é o nosso grande tesouro o nosso segredo de vida para prosseguir... e nos mantermos firmes . Obrigada Duce pela partilha, por tudo e principalmente pela amizade... sinto também muito forte que Cristo vai nos unindo para nos fortalecer um com outro em seu nome em suas ações.
    Mil vezes obrigada,

    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar
  3. Por isso gosto tanto desta frase de Angela Toigo em "Um rato fala com Deus": "É maravilhoso o perfume das flores, mas também as ervas daninhas têm a sua fragância. Cada um tem o seu lugar para crescer e desabrochar. E isso é belo..."

    Como o ratinho eu peço:
    "Senhor,
    introduz-me no teu coração
    como se fosse uma semente."

    Busco alcançar o coração de Cristo como se fosse uma sementinha, e nEle criar raízes fundas para beber dessa seiva que salva.

    Obrigada pela reflexão.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Mesmo enraizados em Cristo, não somos imunes ao mal. Somos preparados, para lutar contra o mesmo... até porque a liberdade é isso mesmo. A escolha.

    É tudo um longo caminhar...


    Grata por esta maravilhosa reflexão.

    A Paz de Cristo

    ResponderEliminar
  5. "Qual a profundidade da minha raiz em Cristo?"
    Boa pergunta dificil resposta.
    Não vamos desesperar,se as nossas raizes são pouco profundas resta-nos sempre a esperança de as ver furar a profundidade da nossa alma para que nnos possamos manter firmes nos solos áridos e didificeis das nossas vidas,há que ter fé como um grão de mostarda, há que podar os ramos secos e deixar crescer a árvore em profundidade e em altura,demos tempo ao tempo estamos a caminhar...
    Beijinhos e um Santo dia com um aprofundar das raizes.
    Utilia

    ResponderEliminar
  6. olá dulçinha minha querida amiga .
    que frutos maravilhosos se podem tirar desta bela reflexão , para mim ficou esta frase : ´´como gostaria de dizer que pratico na integra , tudo o que falo e aconselho ´´.

    também eu gostaria amiga , que o senhor nos ajude a poder dizer isto com verdade e certeza ..

    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Dulce pela bela reflexão.
    Concordo que somos inclinados ao mal. Como recordou o Joaquim "faço o mal que não quero". Todos os dias da nossa vida são momentos para cair mas também oportunidade para nos levantar. Isso é famtástico porque apesar de tantas quedas acreditamos e seguimos um Deus que nos quer levantados, de pé, aliás, ressuscitados e transfigurados.

    Obrigado
    Deito-me mergulhado e imbuído desta reflexão

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, Dulce, por esta, e por tantas outras reflexões, que nos provoca como testemunho de vida e como desafio a voltarmos o olhar e o coração para Cristo, constantemente, a adubar as nossas raízes com a oração, com a Palavra de Deus, com o bem que possamos fazer. A distância da nossa à caridade divina não nos deve desmotivar, mas deve ser oportunidade de renovarmos a nossa adesão a Jesus, comprometendo-nos com a vida, com um mundo fraterno que Ele inaugurou, assimilando a Sua Palavra e o Seu amor.

    ResponderEliminar
  9. «Os meus pensamentos são mais altos que os vossos...» gostaria de situar a passagem mas de memória não arrisco (talvez a Utilia dê aqui uma mão). Mas quantas vezes as provas e tentações não servem para irmos aprendendo a levantar e cada vez mais chegar mais perto dEle?

    Uma excelente reflexão e ainda bem que nos deixas rezá-la contigo. :)

    Obrigada Dulce, belíssima partilha.

    Bjs e a Paz de Cristo.

    ResponderEliminar
  10. Oi Dulce, vim atenuar minha falta aqui...em te visitar.
    Pensando no texto, quando se fala em ligação com Cristo, penso que algo para a vida eterna, um exercício diário, constante e vivo. Eu ainda me sinto incompleta. Mas o que me conforta, é que mesmo diante da minha pequenez de alma, muito errante, inclusive, ele me perdoa, cuida de mim...
    Beijos e um maravilhoso Domingo.
    Andei triste, ainda ando, mas é a quaresma. Desta vez, está bem forte.
    Beijos, com coração triste ainda, mas com fé de que vai melhorar.
    MAri!

    ResponderEliminar
  11. Amiga Dulce,
    Divina esta sua reflexão. Sou tão pequenina para comentar que apenas lhe posso dizer muito obrigada por tudo o que expõe de uma forma tão elevada que com certeza "está enraizada em Cristo", e prova disso mesmo é este acto penitencial público de grande humildade e de verdadeira cristã, com que me dá um enorme exemplo de como é seguir Cristo.
    O meu bem-haja por partilhar desta forma sua Fé.
    Um beijinho grande e votos de uma semana cheia de Luz.

    ResponderEliminar
  12. A todos voces meus amigos/irmãos em Cristo, o meu obrigado pelas vossas oportunas palavras que me ensinam e incentivam a caminhar convosco.
    Que o Espírito Snto nos ilumine a caminhada.
    Abraços em Cristo e Maria

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá