"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quarta-feira, 26 de maio de 2010

JULGAMENTOS PRECIPITADOS

IGREJA DE PADRÓN

Depois de duas peregrinações a pé, uma a Fátima e outra a Compostela, cheguei à minha terra ansiando por assistir à missa na minha igreja em Sines. À saída, algumas pessoas amigas que deram pela minha ausência e sabiam a razão da mesma, acercaram-se de mim e entre abraços ficámos por ali conversando. No meio de tudo isto uma Senhora por quem tenho estima e já com uma certa idade olha para mim com um ar e olhar de crítica e diz-me assim;
“Deus me livre se eu fazia uma coisa dessas, ir a pé fosse onde fosse pagar promessas. Deus não gosta disso.”
Por momentos fiquei/ficámos olhando a senhora que continuava com o seu ar austero consciente de que estava plena de razão e também por momentos exitei sobre se deveria responder ou calar, mas resolvi calmamente explicar à senhora o que me move.
Este episódio não me ofendeu, pelo contrário teve um efeito benéfico porque me fez reflectir. Questionei-me na pressa que todos nós, eu incluída, temos em julgar sem conhecer nem aprofundar as situações e em quanto é bem mais fácil fazer um juízo precoce dos outros do que tentar entender os seus porquês.
Olhei para mim e avaliei o que estava sentindo naquele momento: Estava tocada nos meus sentimentos, incompreendida na minha fé e porque não dizer que me senti injustiçada. Porém, depois de tentar tirar a trave dos olhos daquela pessoa fui olhar a trave dos meus, não foi preciso fazer um exercício mental muito longo e recordei uma situação que me aconteceu em Padrón, uma das cidades onde pernoitámos no 4º dia da caminhada a Compostela.

Nesse dia, tinhamos caminhado 40 quilómetros sob um sol abrasador e apesar dos meus pés se encontrarem em mau estado e as dores persistirem, senti permanentemente a força de Jesus em mim. Quando o percurso era mais agreste, algo me aliviava a pressão e os meus pés levitavam. À chegada a Padrón, senti uma enorme necessidade de agradecer todo aquele percurso. Ao olhar para cima vi lá bem no alto dum morro uma igreja lindíssima e imponente, que só tinha acesso através duma escadaria que se estendia por muitos degraus. Subi tudo e entrei na igreja. O  terço tinha começado. Devagar, ajoelhei e agradeci o facto de ter chegado e estar ali na Sua presença. Assistindo, estavam apenas dois casais já idosos que comigo e o meu marido prefaziam 6 pessoas. Quando acabou o terço e começou a missa  o meu coração encheu-se de alegria e disse para comigo: Obrigado Senhor, era mesmo o que estava precisando.
Aos poucos apercebi-me que o Padre era já idoso e se socorria duma forte lâmpada para poder ler. Chegou a hora de comungar levantei-me e respirando fundo de alegria tomei posição no fim da fila, atrás dum senhor bastante alto, o Padre deu a comunhão aos quatro e quando chegou a minha vez foi embora...fiquei ali especada mas na esperança de que o Senhor tivesse ido buscar a hóstia para mim, mas não. Continuou a missa para a concluir e eu não tive outro remédio senão regressar ao meu lugar sem tomar o Corpo de Cristo.
Ajoelhei de novo tentando arranjar uma explicação para o sucedido e só me passava pela ideia de que o Padre me havia excluído! Desejei desaparecer dali e esquecer tudo, mas ao invés disso levantei-me num salto assim que o Padre se recolheu. Pedi-lhe licença para falar e reparei na sua dificuldade em me fixar, mas eu continuei e directamente lhe perguntei o porquê de  ter sido excluída da comunhão, o Senhor aproximou-se e perguntou-me onde é que eu estava. Estufefacta balbuciei: Onde? Ali assistindo ao terço, à missa como os outros...
Com humildade ele olhou para mim e disse: Perdão minha filha, não te vi, eu quase não vejo...
Por momentos não consegui dizer nada e se minutos atrás queria sair dali cheia de orgulho e com pena de mim, agora queria sair com vergonha de mim. Desculpei-me como pude e consegui.

No final conversámos, quis saber de onde eu era e porque peregrinava. Saí de lá com muito para aprofundar...
Eu havia julgado aquele Padre de maneira implacável e se acaso tivesse virado as costas recordá-lo-ia como alguém que me magoou. Hoje recordo-o como alguém que o Senhor moveu para me dar mais uma vez uma lição de humildade, ao mesmo tempo que me mostrou que não devemos fazer julgamentos precipitados até mesmo quando os julgados somos nós.

Dulce

32 comentários :

  1. Minha krida titi, que testemunho tão bonito. Conhecendo como te conheço, não me espanta o facto de abrires o teu humilde coração e, corajosamente, relatares acontecimentos da tua vida que, ao lê-los, nos fazem olhar para dentro de nós... nos fazem tirar a tal trave dos olhos que muitas vezes teima em não kerer sair.

    Mas evangelizar é isto mesmo, né titi? Humildes mas corajosos para dar-mos testemunhos de nós próprios porque só assim tocamos os corações dos nossos irmãos.

    Como Jesus deve estar contente com esta ovelhinha... :)

    Jinhos do coraxão da xubinha

    ResponderEliminar
  2. Oh amiguita.... que delicia, que ternura com que n. Senhor te falou.

    Beijinho fraterno

    ResponderEliminar
  3. Bom dia. Belíssimo testemunho. Por isso Jesus nos lembra, como recordado nesta mensagem, antes de qualquer julgamento olhar para nós, voltar a olhar, ponderação, paciência e sobretudo caridade. Mas às vezes é tão difícil!
    Unidos em Cristo Jesus.

    ResponderEliminar
  4. Amiga Dulce,

    é tão maravilhoso ver os frutos, a atuação de Cristo em nossas vidas. Não é mesmo? Como passamos a sentir e ver o próximo com outro olhar... A transformação do homem velho ao novo. Como bem a bíblia nos transmite; que é preciso renascer, nascer de novo e nos transformar!

    E para isso é preciso nos entregar deixar, digo, nos despojar dos nossos velhos conceitos e deixar que Cristo nos ensine a andar novamente.

    Muitas vezes, "o mundo", insufla o nosso ego de suposições e conceitos em que vamos acreditando e nos enchendo de uma verdade medíocre, que na realidade nos afasta dos nossos semelhantes, nos colocando como superiores um dos outros e nos afastando cada vez mais de Deus, pois na realidade somos todos iguaizinhos e sentimos a mesma dores!

    Assim, Cristo, vem nos ensinar a simplesmete amar. Abrir o coração e amar. Como o mundo seria diferente se a humanidade,realmente se dispussesse a isso... A entrega, a entender, a se colocar no lugar do outro, a partilhar,...

    Esse seu testemunho nos enche de alegria e nos anima para caminhar e sentir cada vez mais a força da fé e do amor de Deus,

    beijinhos no coração,

    Gisele

    ResponderEliminar
  5. Olá Dulce...
    Adorei o teu testemunho. Todos nós, sem excepção, somos rápidos a fazer julgamentos. Muitos deles precipitados, sejam por questões ideológicas, sejam por preconceitos.
    Graças a Deus, que esta minha/nossa peregrinação a Fátima, serviu para me abrir o coração e a mente.
    Tento cada dia ver as coisas de modo diferente. E se alguém me magoa ou diz algo que me "tira do sério", respiro fundo e tento que a pessoa me explique porque é que está a agir assim.
    Muitas vezes nem é connosco. Mas fomos nós o alvo.

    Um beijinho grande de Odemira

    Ricardo Correia

    P.S. - Não me esqueci que tenho a promessa de ir assistir à Eucaristia com vocês.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Dulce!!!

    Belíssimo texto... ;) Revi-me nele na íntegra. Ainda bem que a conheci durante a Peregrinação a pé a Fátima... As lições de humanidade e de humildade estiveram presentes em todos os momentos (alguns julgamentos precipitados - mesmo que em pensamento - também fizeram parte da caminhada [pelo menos da minha - mas acabei por ponderar/reflectir que estava em "retiro espiritual".]

    Os falsos juízos de valor referentes a alguém que (não) conhecemos tornam-nos seres fracos de espírito. Por essa razão, e a partir do momento em que decidi fazer a Peregrinação, acabei por tomar uma das mais importantes decisões da minha vida: olhar bem no meu interior e ver o meu espelho reflectido nos outros. Se eu erro, os outros também têm esse direito. Não julgar seja quem for somente por não concordar com a minha opinião ou não gostar do mesmo que eu. Ver os meus defeitos antes de criticar os dos outros. Por que somos feitos da mesma matéria. Essa matéria é Cristo. (aprendi a ser coerente comigo própria e com os outros! Aprendi a reflectir antes de falar.).

    Um grande beijinho...

    Nelinha (Odemira)

    ResponderEliminar
  7. Querida mana o teu testemunho é uma grande e comovida lição!
    Confesso que fiquei com a lagrimita nos olhos,
    comoveu-me a humildade do Senhor Padre, ele não se limitou a esclarecer-te sobre a sua limitação, mas não tendo culpa pediu-te perdão por não te ter visto e por isso te fazer sentir um sentimento de dor interior.
    Que Ser Humano pulido e luminoso
    que ele já é...e apesar das suas dificuldades continua servindo...e a doar-se a Deus e aos irmãos...
    Graças a DEUS que não vieste sem
    falar com ele e nos trouxeste esta lição de vida
    As palavras do teu texto estão ressoando dentro de mim, fazendo-me refletir...elas vieram ao encontro dos meus pensamentos que trago comigo desde ontem
    Obrigada pelo teu acto de humildade ao pertilhares os teus sentimentos, tambem é uma lição para mim
    Beijo o teu coração minha irmã querida
    A PAZ DE JESUS E MARIA
    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  8. Querida "Tia"

    Obrigado pelo teu testemunho, só nos faz olhar para nós e pensarmos se andamos a agir bem tanto com os outros como com nós proprios.

    Sei que ainda sou nova, mas se bem te lembras numa das nossas caminhas durante a peregrinação eu disse que há muito deixei de julgar sem conhecer primeiro.
    Isto porque ao cometer tamanho erro sofri e fiz sofrer quem não merecia. Mas sei e reconheço que todo o ser humano tem direito a errar,mas não podemos nos esquecer que também temos o direito e dever de pedir perdão.Todos temos o nosso orgulho mas também sei que um dia a todos nos cai o olhar de Deus e ai começamos a conhecer primeiro e a julgar depois.

    Agradeço cada momento que passei com um ser tão maravilhoso como tu, o muito que aprendi em tão pouco tempo.

    Que a luz de Maria te ilumine em cada dia que os teu olhos vejam o sol levantar-se no horizonte.

    Um beijinho
    Susete Pereira

    ResponderEliminar
  9. Amiga Dulce, senti necessidade de passar por cá na procura de uma palavra,de um conforto e feliz de mim.Gostei tanto do que li! Acho que a sua peregrinação ficou marcada de momentos tão belos e que Deus certamente a acompanhou nessa bonita caminhada.Eu comentei com a minha mãe da sua peregrinação a Fátima e a Santiago de Compostela.Para mim é um exemplo de muita fé e de coragem,eu não seria capaz de o fazer.Sinto-me feliz por conhecer alguém que o faz com tanto amor e devoção.Tenho muito que aprender consigo.Sou tão pequenina Deus Meu!
    Mas o que acabei de ler,palavras escritas e vividas por si, são para mim ensinamentos.Mais uma vez aprendi consigo.Obrigada por partilhar a sua experiência,sinta-se feliz porque me fez muito bem.

    Obrigada que Deus a abênçoe e ilumine sempre! Zézinha C.
    Muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Amiga Fulce
    Como Deus trabalha as nossas consciências...Claro,julgar é fácil...Escutar-me não é dificil,mas ir além de mim mesmo encontrar o outro e palpar as suas razões não é fácil mas vale sempre a pena ir mais longe e tentar.
    Beijinhos da Utilia

    ResponderEliminar
  11. Olá Dulce

    Que história linda e que bem descrita!
    É bom realizar sonhos e deve sentir-se tão feliz por ter conseguido chegar ao fim com histórias tão comoventes para contar.
    É sempre um prazer ler os seus escritos.
    Aqui do Horizonte lhe envio o meu obrigado por estes momentos serenos que me proporcionou
    Biba

    ResponderEliminar
  12. olá amiga querida , que testemunho tão comovente , confesso que o li com uma emoção inocente ..
    tens toda a razão amiga , e eu também tou incluída nesse rol , infelizmente julgamos muito , e não gostamos que nos julguem a nós né ?
    peça-mos a nossa senhora e a jesus para nos dar sempre o dom da humildade , e lembremos sempre ´´não julgueis , para não serdes julgados´´.

    deixas-te aqui muito que meditar ..
    jinhos de onde ? do coração pois claro , eh eh ...

    ResponderEliminar
  13. Xubinha querida, é verdade conheces bem esta titi, que luta muitas vezes entre o dar testemunho e se expôr e guardar só para nós, mas prevalece sempre a vontade que Deus me põe no coração e essa é de que tenho de dar testemunho. Só unidos em Cristo, olhando sem medos para dentro de nós seremos um só povo no único e verdadeiro caminho: Jesus!
    Jinhos enormes dum coração que te adora

    ResponderEliminar
  14. Amiga Canela, o Senhor fala-nos de tantas formas...nós, muitas vezes é que não conseguimos ou queremos escutá-lo... É tão mais fácil deixar-se ir pela vida sem aprofundar nem emendar nada...
    beijinhos para uma amiga que aprofunda, aceita e dá os seus testemunhos valiosissímos que me ajudam a crescer.
    Obrigado Canelita

    ResponderEliminar
  15. Olá Pe. Manuel. Obrigado por mais uma vez marcar presença aqui e comentar.
    Tal como diz o Sr. Pe. às vezes é tão difícil olhar-nos e emendar-nos e tão difícil olhar os ensinamentos da Bíblia como encaixe em nós, principalmente quando esses ensinamentos nos levam a admitir e emendar as nossas falahas.
    Abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  16. Gisele, minha querida amiga, focaste um palavra que eu gosto e sinto muito: renascer!
    Nestes ultimos dias tenho sentido esse renascimento em mim e em muitas coisas importantes da minha vida. É o despir as vestes velhas e gastas e deixar que Jesus me molde e a quem amo e a minha vida como barro nas mãos do oleiro.
    Amiga, aqui publicamente quero agradecer a tua amizade que já transbordou e superou apenas estes comentários trocados.
    Obrigado pelos desabafos, reflexões, orações e ajuda em todos os momentos.
    Beijo enorme de uma amiga que admira a tua força e coragem

    ResponderEliminar
  17. Ricardo, o que fiquei a conhecer de ti consolida o que acabaste de escrever: respiras fundo e pensas primeiro antes de falar:) tive oportunidade de confirmar isso mesmo como tu bem sabes, por isso fiquei a admirar a pessoa que és.
    O caminho que percorremos pela mão de nossa Mãe Maria, dá frutos em nós e muitas vezes atravé de nós, também em quem nos rodeia. É assim que acontece em quem se abre à doutrina de Deus.

    Um beijo grande e um abraço em Cristo e Maria.
    Aguardamos a tua/vossa visita com alegria

    ResponderEliminar
  18. Minha querida Nélinha.
    As tuas palavras encheram o meu coração duma alegria que não cabe neste pedacinho de escrita.
    Também eu dou mil graças a Maria, nossa Mãe e a Jesus, o facto de ter conhecido uma pessoa tão bonita como tu. Exemplo na luta pela família, de testemunho(como tão bem o fizeste) e de amor para com os que amas. Fiquei entriquecida e estarei eternamente grata pela tua amizade.

    Dizes que durante a tua caminhada tiveste momentos em que os julgamentos precipitados marcaram presença no teu coração, pois que venhm eles porque esses exercícios mentais, quando acompanhados de um sentimento de justiça verdadeira, trazem sempre a verdade ao de cima, o passo seguinte é a coragem para admitir se acaso estamos errados. E coragem é o que não te falta:)comprovaste aqui mesmo.
    Beijinho grande e um abraço apertadinho

    ResponderEliminar
  19. Mana querida e sempre presente no meu coração. Apetece-me louvar a Deus por tudo. Pelas lições que me dá, pelo discernimento e pela coragem que nunca tive e que agora, aos poucos, vai estando presente.
    Apetece-me louvar a Deus pelo amor que nos une e que sempre ultrapassou os laços meramente de sangue, é muito mais que isso,são laços unidos no amor de Cristo. Por isso dou graças a Deus, pelas nossas conversas que fazem a minha fé espigar e a minha força(se acaso esmorecida) que se renovada com a força das tuas palavras. É tão intensa a forma como te expressas que por vezes esqueço que elas vêm de ti, porque as sinto "Palavras de Jesus".
    Apetece-me louvar a Deus por seres uma escolhida para um trabalho(que ambas sabemos) nada fácil, mas que se Ele te dá é porque és capaz e porque em ti Deus deposita plena confiança.
    ÉS LUZ/FAROL/AMIGA DO MEU CAMINHO.
    Peça fundamental dum puzle da qual faço parte também.
    Por tudo isso,
    LOUVADO SEJA DEUS

    ResponderEliminar
  20. Olá Susete,
    Fico sempre contente quando leio de ti palavras bonitas.
    Mais importante que as palavras são os sentimentos, atitudes e a escolha do nosso caminho. Desejo que Deus e nossa Mãe Maria Santíssima sejam as tuas únicas coordenadas pela estrada da tua vida.
    Porque o caminho verdadeiro ainda que por vezes se apresente com obstáculos, é Apenas UM:
    O de CRISTO!
    Rezo muito por ti, pedindo para que Deus te proteja de tudo. Quando digo Tudo, refiro-me aos caminhos paralelos que não levam a lado nenhum e que só dispersam a mente do principal: Jesus!
    Jesus disse: "
    EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA"
    Numa simples frase disse tanto...
    Um beijinho grande meu que anda contigo muitas vezes no coração

    ResponderEliminar
  21. Zézinha, tenho muito para te dizer...
    Em primeiro lugar, dizer-te que fico feliz por ser um exemplo para ti, é sinal que a obra que Deus faz em mim está a dar frutos.
    Em segundo lugar dar testemunho que Deus também foi obra em ti, através das palavras que me deixaste.

    Passo a descrever:
    Ontem mesmo e depois duma conversa com alguém que falou sobre o meu blog, vim para casa na dúvida se valeria a pena continuar...
    continuar expondo o que penso e faço, continuar dando testemunho da minha fé. Cheia de dúvidas, interpei Jesus neste sentido:
    Meu Jesus, é mesmo isto que tu queres? Será que queres que eu continue? sentia-me derrotada!
    Porque às vezes, embora sem intenção, há coisas que nos magoam e entristecem, sabes isso.

    E depois tive duas respostas,a segunda deste-me tu através das tuas palavras que passo a copiar:

    "Mas o que acabei de ler,palavras escritas e vividas por si, são para mim ensinamentos.Mais uma vez aprendi consigo.Obrigada por partilhar a sua experiência,sinta-se feliz porque me fez muito bem."

    Quando escreves: sinta-se feliz porque me fez bem, renasceu em mim a certeza de que Jesus me falou através de ti, deu-me alento e mostrou que tenho que continuar, porque se as minhas palavras forem importantes nem que seja para uma só pessoa, já vale a pena.

    Zézinha minha amiga, como vês todos nós fazemos parte do plano de Deus, todos somos iguais aos Seus olhos, e igualmente importantes no serviço que prestamos. Deus falou-me pela tua mão.
    Obrigado minha amiga.
    Deus te abençõe

    ResponderEliminar
  22. Amiga Utilia, é verdade. Quando percorremos o caminho que Deus nos dá, pomos mis vezes a mão na consciência e demos graças por isso, porque são oprtunidades de emenda que não devemos desperdiçar.
    Louvado seja Deus.
    Beijinho em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  23. Olá Biba, que contente fico com a sua visita..
    Estas peregrinções foram momentos únicos e valiosos que irei guardar no meu coração para sempre, só teve um senão: o facto de ter perdido a oportunidade de vos conhecer no almoço dos blogues.
    Mas se Deus quiser havemos de ter outros almoços para darmos aquele abraço.
    Alegro-me pelo facto de, o que escrevo lhe dar serenidade.
    Obrigado.
    Deixo um beijo enorme que voe estender a todas as meninas do horizonte por quem tenho um carinho especial

    ResponderEliminar
  24. Teresinha, minha querida amiga do coração. Tens andado muito ocupada né? Na tua missão de rezares o terço à nossa Mãe...que linda causa. Deus te abençõe por isso minha querida, porque sei que os benefícios dess entrega se estendem aos amigos e todos.
    beijinhos grandes, grandes do coração.

    Ps: temos que pôr a conversa em dia quando tiveres tempo. Há muito para te contar

    ResponderEliminar
  25. Olá amiga Dulce,já tinha saudades de vir receber um pouco de conforto,nestes testemunhos maravilhosos,este que acabei de ler, falou-me ao coração.Todos somos assim um pouquinho,mas estamos sempre a aprender e não devemos julgar os outros,muito menos sem lhes dar oportunidade de defesa.
    Dulce o comentário que fez á Zezinha,deixou-me apreensiva.Sabe bem o que eu penso do seu blog e a ajuda que me deu num momento bem dificil da minha vida.Não se questione e veja só quantos comentários recebe,de gente que lhe quer tão bem e que voluntáriamente a procuram, é sinal que precisam de si e da paz que as suas palavras nos proporcionam.A sua palavra é a verdade,eu revejo-me em testemunhos seus, que aproveito para tirar lições de amor ao próximo, e a Deus.
    E com isto quero dizer que seria uma desilusão para muitos de nós, não continuar nesta missão que lhe foi incumbida por Ele.
    Tambem lhe quero dizer que gostei imenso da sua terra e das amigas que lá encontrámos,todas boa gente,como não foi possivel pessoalmente entregar-lhe um miminho,o Horizonte deixou nas mãos da Cila duas flores e dois pensamentos de amizade,um para ser entregue á Dulce outro para a Isabel,que representam o carinho e simpatia que temos pelas manas,ausentes mas presentes em pensamento.
    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
  26. Ana, minha amiga, se há alturas em que emocionada verto uma lagrimita teimosa com as suas palavras, desta choro copiosamente...
    Agradeço-lhe do fundo do meu coração tudo o que escreveu e são pessoas como a Ana (enviadas por Jesus) que me dão a força para continuar expondo o que sinto de forma franca e sincera.
    Na verdade a ideia de terminar o degrau de silêncio passou-me pela cabeça mas foi fugaz, porque o Senhor veio ao meu encontro e deu-me as respostas e o incentivo para continuar fzendo o que sinto ser de Sua vontade.
    Mil obrigados pelo carinho que nutre por nós e saiba que é recíproco e foi com imensa pena que faltei a um momento tão ansiado, mas as prioridades falam mais alto.
    Obrigado pelo miminho que deixou que ainda não recebemos porque ainda não estivémos com a Cila.
    Ana, que Deus a abençõe e a todos os seus.

    ResponderEliminar
  27. Não pude evitar que as lágrimas me saltassem... vá-se lá saber porquê, não é?

    tenho.te seguido, apesar da ausencia de palavras que não têm chegado a todos...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. É assim que vamos aprendendo, crescendo, chegando mais perto do Senhor. Ele está sempre lá perguntando-nos em cada momento: "Amas-me?" Como Ele nos quer... e tanto que nos prova assim.

    Histórias lindas como essa, tenhamos muitas para contar.
    Não saíste magoada, foste ter com ele e aí tens a resposta. Obrigada pela bela partilha.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  29. Olá Fá, muito grata pela sua presença ainda que a ausência de palavras como escreveste.

    São retalhos do meu caminho que partilho entre nós, feitos de lágrimas e alegrias mas sempre com Deus no coração.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  30. Malú, como estou de acordo contigo...Jesus está sempre Se revelando, mostrando o Seu imenso amor por nós, exortando-nos a provar que o amamos e nem sempre conseguimos passar as provas com nota 10, fruto da nossa condição de pecadores. No entanto, com perseverança vamos persistindo na tentativa de sermos cada vez mis à Sua semelhança.~
    Que Jesus nos ajude.
    Abraço em Cristo minha amiga

    ResponderEliminar
  31. Ó Dulcinha!
    Tenho estado a ler e a "postar" nestes seus maravilhosos testemunhos e agora, também não me pergunte porquê, voltei atrás porque não tinha lido ainda esta sua partilha!
    Há coisas!
    Como Deus nos fala quando menos esperamos!
    Lindo o que lhe aconteceu. É assim que eu interpreto.
    Um beijinho e estou-lhe muito grata por tudo quando viveu nesta caminhada com seu marido e connosco partilhou.
    Peço desculpa de só hoje ter vindo ler, mas com a Graça de Deus saio do seu Blog mais rica pelos seus maravilhosos testemunhos.
    Bem-haja amiga.
    Tudo de bom para si e sua maravilhosa Família.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  32. Ailime, as suas palavras são tão carregadas de ternura que me emocionam...
    Obrigado minha amiga

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá