"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CAPACIDADE DE AMAR


Chegaram e sentaram dois bancos à minha frente. Eram eles, a mãe e um casal de filhos. O rapaz terá uns dez anos e a irmã uns 7.
Até aqui tudo normal, não fosse o silêncio e o bom comportamento dos dois que contrasta com outros exemplos que tenho presenciado na missa de domingo, onde por precaução e sempre que se trata de dois irmãos os pais tratam logo de separá-los com vista a controlar qualquer arrufo.
E tudo normal, não fosse o menino ser portador duma deficiência (de nascença).
Mas o que me chamou a atenção não foi nada do que conto atrás, mas sim o que viria a presenciar.
Mal sentaram a menina esticou o seu bracito ainda pequenino e com pouco alcance e enlaçou carinhosamente o irmão. Olhando para ele com uns olhitos carregados de ternura beijava-lhe a face, tirava-lhe os cabelitos dos olhos, ajeitava-lhe os óculos, até que suavemente encostou a cabecita no seu ombro e assim ficou... Ele por sua vez carregava nos gestos a alegria daquela proximidade aconchegando-se conforme podia. Cá atrás era impossível ficar indiferente. Comecei a engolir em seco (não fui só eu...) e a tentar abstrair-me, mas tornou-se difícil evitar a emoção. Pedi tanto por eles…
Na hora da comunhão e enquanto a mãe foi comungar, foi a vez dela com o seu ombro pequenino receber a cabeça do irmão que se encaixou como pode dada a diferença de tamanho. Assim, entre beijinhos e abraços, ela tão pequenina parecia dizer-lhe baixinho: “não temas, eu estou aqui para te proteger e nunca te vou abandonar pela vida fora…”
À saída e por acaso saímos ao mesmo tempo, afaguei-lhes os cabelos enquanto passavam por mim. A pequenita sorriu-me sem nunca perder o sentido de responsabilidade de ajudar o irmão no seu caminhar limitado. Troquei algumas palavras com a mãe (que conheço) e sei que ela teve a coragem de trazer ao mundo outro filho para que o 1º não ficasse sozinho.
Que lindo este plano e que abençoado foi por Deus...
Fiquei pensando no quanto se torna difícil tantas vezes carregar a minha cruz ao ter que chegar e estar presente daqueles que de mim dependem…a falta de paciência, a rejeição interior, o cansaço e pior que isso, até como interiormente me auto-vitimo e luto contra isso.
Esta menina nasceu com uma herança "pesada", veio ao mundo com um objectivo: Fazer a ponte entre o irmão e o mundo e salvaguardar uma presença e um amparo na sua vida quando a presença dos pais já não for possível.
Por tudo isto poderíamos detectar-lhe sentimentos de negação, de ciúme, atitudes extremas para chamar a atenção, mas não. Nos seus olhitos só se lê o amor enorme que nutre pelo irmão. Sentimento que lhe dá uma capacidade de entrega capaz de nos envergonhar e repreender pela  forma espontânea e natural com que o faz, fruto do amor que lhe tem.
Que lição me deram estes dois meninos...

Peço-te Senhor por todas as famílias que tal como esta sofrem tantas vezes a dor da descriminação e da falta de ajudas tão necessárias para atenuar o que só por si já é tão grande: o sofrimento que advém destas adversidades.
Senhor, de maneira especial entrego-Te estes dois irmãos. Peço-Te Senhor, que no meio daqueles abraços estejas sempre Tu, a reforçar os laços que os unem com o Teu amor.

Dulce Gomes


12 comentários :

  1. Amiga Dulce,

    muito, muito obrigada por esta partilha.

    Fiquei extremamente emocionada. Olhei para o pessado e fiz algumas memórias...
    Deus nos quer ensinar tanto a amar. A encontrá-lo... Sabes, esse amor que eu estou a buscar, puro de entrega total ,mas há momentos tb que me sinto tão incapaz, tão desumana...Tantos sentimentos que vão se levantando que nos impede de caminhar... somento a pureza do coração das crianças tantos as especiais quantos esses anjinhos para nos ensinarem. Não é mesmo? Por isso que eu penso e reflito como Deus quer me fazer encontrar pelas as minhas filhas que acordam todos os dias com os bracinhos abertos em minha direção...

    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar
  2. Amiga Dulce
    Deus coloca-nos exemplos diante dos olhos não é?
    E quando pensamos em certas coisas negativas lá estão esses momentos tão felizes tão simples e tão belos.

    E quando o coração é do tamanho da bondade,lá vai procurar coisas tão belas como este episódio.
    Tenho a impressão que quando precisamos verdadeiramente de algo que nos é útil Deus apresenta-nos isso mesmo quase numa bandeja de prata.
    Obrigada
    Beijinhos da Utilia

    ResponderEliminar
  3. Amiga Dulce,
    Um testemunho extraordinário.
    As crianças dão-nos autênticas lições de vida.
    Na simplicidade e pureza das suas suas vidas está todo o nosso mundo contido e o que por vezes é tão difícl para nós nas crianças é tudo tão natural.
    Tanto a aprender com elas.
    Um beijinho da
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Querida Dulce,

    que bonita partilha! Acredito que tenhas ficado emocionada e encantada a contemplar a ternura dessa menina para com o seu irmão e o deste para com a sua irmã. Que missão a dela, é verdade! Que Deus sempre a ampare e lhe dê Força!

    Um abraço em Cristo e Maria, agora que somos duplamente amigas nestes meios - na internet!

    ResponderEliminar
  5. Não tenho palavras... apenas o meu silêncio e uma oração por todas as meninas que nascem para servir os seus irmãos, sejam biológicos ou não. Que Deus as proteja e abençoe, e que dê força e preserverança a tantos pais de filhos "diferentes" que receiam pelo seu futuro quando eles (os pais) partirem deste mundo, por não terem quem deles se ocupe e quem os ame.
    Beijos em Cristo, Nosso Senhor

    ResponderEliminar
  6. Olá Dulce
    Emocionei-me ao ler este texto pela tua observação e descrição atenta.
    Que Deus os ajude e abençoe e que ele consiga recuperar até ser o mais normal possível.

    ResponderEliminar
  7. não tenho palavras ...
    simplesmente emocionada ..
    não tenho mesmo palavras ..


    beijo grande ..

    ResponderEliminar
  8. Eu fui outra que, bem que tentei engolir em seco, mas não consegui e as lágrimas começaram a saltar perante quadro tão ternurento.

    Dei graças a Deus por estar a assistir a tanta demonstração de amor entre duas crianças... sem dúvida uma lição para nós, adultos.
    Peço para que o amor e união entre estes dois irmãos continue sempre forte.

    Prá minha titi, bjinhos do coraxão da xubinha chorona... ai...ai...

    ResponderEliminar
  9. Obrigada por esta partilha.
    É de uma beleza ímpar.
    Faço das suas palavras e pedidos ao Senhor os meus pedidos...por todas as famílias que assim estão sujeitas a estes infortúnios.
    O meu filho faz voluntariado numa Inst.IPSS de deficientes motores, fala,cerebrais, etc.
    Muitos destes utentes já são bem crescidinhos...e os pais já com idade avançada estão desgastados por tanto sofrimento e preocupação e pelo futuro dos seus filhinhos.
    Para um suporte adequado a estas situações é que os euros deveriam ser canalizados...e não para auto-estradas que não são prioritárias, estádios de futebol cada vez mais vazios...e outros gastos supérfluos e desnecessários.
    Lindo este quadro que descreveu, atendendo ao tema...AMOR, puro e desinteressado.
    Que Deus os ajude e proteja sempre e dê a força a essa menininha para nunca mudar o seu amor pelo irmãozinho.
    Abraço
    Mer

    ResponderEliminar
  10. As lágrimas correram.Foi grande a emoção. Não vou dizer nada.Só pedir a Deus que olhe por ambos.

    Obrigada,amiga Dulce,por esta partilha.Beijinhos.Zézinha C.

    ResponderEliminar
  11. Amiga Dulce já foi tudo dito,que descrição tão ternurenta,e que lição de vida essas duas crianças dão a muitos de nós, e essa mãe que corajosamente deu uma irmãzinha para que o filho fosse acarinhado e quem sabe ampara-lo num futuro que se avizinha muito complicado.
    Obrigada são sempre momentos para reflectirmos as histórias de vida que nos tras a este seu espaço de meditação.
    Um beijo enorme.
    Ana

    ResponderEliminar
  12. Amiga Dulce,
    O teu coração está absolvido de virtudes, na "distracção" da santa missa, mas na contemplação e interiorização das palavras de Jesus:"...quero vos como crianças...".
    Obrigada pela partilha de tão engrandecido momento.
    Beijinho

    Simplesmente maria

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá