"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

terça-feira, 10 de novembro de 2009

COMO SERÁ QUE DEUS ME VÊ?


Como será que Deus me vê? Esta pergunta pertinente veio da minha irmã Isabel numa conversa a quatro vozes: Eu, as minhas duas irmãs e a minha sobrinha. 
Deu-me que pensar, meditar, reflectir e cá estou eu escrevendo sobre ela, porque a fiz a mim própria também.
Normalmente, preocupamo-nos com a imagem que passamos para os outros. Essa preocupação começa desde logo e em primeiro lugar, com o cuidado na forma como nos apresentamos. O visual! Depois, vem a forma como falamos, expômos os nossos pontos de vistas, a nossa postura perante a sociedade em geral e quer queiramos quer não e admitamos ou não, há em nós sempre o medo do julgamento e da rejeição por parte dos outros, muito embora, falando por mim, a vida vai-nos dando antídotos para atacar essa espécie de problemas pessoais.
Mas...e cá vem o mas, como é que Deus nos verá? Que pensará de nós?
Deus que não julga pela aparência, pelos defeitos físicos, nem pela roupa que temos vestida, muito menos pelos nossos bens, como nos verá? Se nos despirmos de tudo isso ficam as sobras, que são tão somente e em grande parte, tudo o que, de certa forma podemos ocultar de alguns, mas não de nós e muito menos de Deus.
Pois são essas "sobras" que Deus vê, passa a pente fino e avalia, porque são as únicas que lhe interessam.
Gostará Deus das minhas "sobras"?
Tenho vindo a fazer este exercicio comigo mesma e fiquei surpreendida com a quantidade de coisas que posso fazer para ficar mais "bonita" aos Seus olhos. É claro que não vos vou dizer quais, porque essa terá que ser uma reflexão de cada um se acharem que a devem fazer.
Eu aceitei o desafio da minha irmã. E vocês?
Dulce Gomes

( Para os meus faróis de luz: irmãs Alice, Isabel e sobrinha Ana )






4 comentários :

  1. hum , que pergunta interessante !
    como será que deus me vê ?
    nunca tinha pensado nisto .
    amiga aceito o desafio ,
    vou reflectir , meditar , e ver qual a resposta que vou encontrar,
    e tentar descobrir como ser mais bela ãos olhos de deus .
    obrigado por trazeres este motivo de reflexão para mim , amiga .

    jocas grandes meu anjo , e um xi bem apertado .

    ResponderEliminar
  2. É uma pergunta por demais pertinente.
    Como vemos Deus, qual a imagem que temos de Deus, são questões que todos colocamos e, cada um a seu modo, vamos respondendo, ou mais próximo ou mais distante, ou mais juiz ou mais Pai.
    "Como será que Deus nos vê?", é uma pergunta que não fazemos com tanta facilidade, mas talvez seja mais profunda, colocar o nosso olhar no olhar de Deus para vermos como Ele nos vê. Um dos textos de São João (1 Jo 3, 1-3) diz-nos que na eternidade seremos semelhantes a Deus porque O veremos tal como Ele é. Nesse momento a luz de Deus em nós permitir-nos-á também, de forma clara e definitiva, olhar para nós com o olhar de Deus.
    Porquanto vamos caminhando! Como será que Deus me vê? Não pela aparência, como nos lembram os profetas, mas no nosso íntimo. Veio-me de novo à lembrança o livro "A Cabana", por ser uma leitura recente; é um esforço por olhar para a humanidade com os olhos de Deus. Nós contemplamos Deus muitas vezes como o Juíz, e Ele é sobretudo Pai, que ama, que Se entrega em Jesus Cristo, que nos redime, que nos coloca na Sua comunhão, que espera por nós, que nos perdoa mesmo antes de irmos ao Seu encontro.
    Jesus revela-nos o olhar de Deus para com a Humanidade. O jeito de tratar os Apóstolos, e as pessoas que vai encontrando no seu caminho, mostram como Ele vê para lá das aparências. Por conseguinte, não julga de imediato, renova a confiança a Pedro, desafia Judas, provoca os discípulos ao despojamento, envolve com o olhar, ama sem calculismos, perdoa do alto da cruz...
    Continuo a reflectir: como será que Deus me vê? Como diria Santo Agostinho, Ele conhece melhor o meu íntimo do que eu próprio. Mas é necessário que vamos descobrindo como Deus nos vê para que possamos viver de acordo com o Seu olhar.

    ResponderEliminar
  3. Amiga
    Bem .. . a questão é dificil, mas se eu a colocar ao contrário? Como é que eu vejo Deus?
    Talvez desta forma encontre a resposta.Foi a unica resposta que encontrei para saber exatamente o que Deus pensa de mim
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Uma coisa é certa, ELE verá a nossa verdadeira essência. ~

    Verá Deus os nossos corações, desprovidos de máscaras, desculpas...

    Beijinho grande

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá