Pouco importa o que me levou a falar sobre este tema, importa sim a reflexão que venho fazendo sobre ele.
Vivemos numa sociedade de olhos postos no relógio, sempre lutando contra as horas para honrar compromissos. Estamos correndo cada vez mais o risco, de nos tornarmos egoístas e amantes do próprio umbigo. O tempo não sobra e o leque de preocupações é centrado apenas nos que amamos e pouco mais.
E os outros? Aqueles que pelas circunstâncias da vida se sentem sós, incompreendidos e sem uma palavra de estímulo? Quem os escuta? Quem é capaz de dispor de uns minutos do seu tempo para escutar? E o que é isto de “escutar”?
Sei que todos estarão pensando, escutar é ouvir. Pois é! Mas não só! Para se escutar verdadeiramente, tem que haver uma entrega ao problema do irmão que nos fala e tentar entender a dimensão do mesmo aos seus olhos e o quanto isso o faz sofrer. Se a pessoa não está bem ou não está conseguindo lidar com o que lhe dói, amplifica-os, sofre com isso e não tem culpa. Podemos até chegar à conclusão que temos alguns nossos pendentes, bem maiores do que os que escutamos e aí torna-se difícil a escuta porque o nosso lado mais egoista vem em nossa defesa numa tentativa de sobrevalorizar apenas o que é nosso. Quando isso acontece, temos que escutar aquela pessoa, o mais aproximado à forma como Jesus nos ouve. Quantas vezes, não estaremos nós pedindo coisas sem importância mas que à luz da nossa perspectiva é prioritário? Se Jesus agisse medindo os problemas de cada um ao centímetro, quantas vezes ficaríamos sem resposta? Quantas vezes não levantamos a nossa voz para fazer pedidos tão banais, porque não dizer fúteis, que se nos dermos ao trabalho de compará-los com outros, coramos de vergonha. No entanto, nós erguemos os braços para pedir, mas Jesus, sabe ler o nosso coração e porque é bom e misericordioso, atende-nos.
É esta a atitude que eu quero ter para quem precisa dos meus ouvidos.
Como ser humano, sou fraca e nem sempre o consigo fazer como deveria... mas por vezes escuto, escuto…e quando chego à minha casa, muito embora tenha escutado problemas menores que os meus, sinto-me tão feliz que minimizo o que me preocupa. E louvo a Jesus por ter sido os seus ouvidos, a mão que se estendeu, o abraço que reconforta. Nem sempre é preciso falar, mas temos que aprender cada vez mais a “escutar”.
Dulce
Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para a glória de Deus.
Romanos15,7
Querida Dulce,
ResponderEliminarque bom que escreveu, nos partilhou essas palavras que me fez refletir profundamente!
É verdade... será que realmente estamos preparados a isso... Vejo como uma doação nos deixar envolvidos com o próximo e acolher, sentir. Apenas sentir, ser solidário. Desprender se de todos os sentimentos egoístas que muitas vezes nos persegue e se entregar o coração! O mundo hoje cresce, acelera-se mas não podemos deixar que a pressa também cresça em nós pois ela cada vez nos afasta mais um dos outros. O que apenas devemos deixar crescer em nós é o amor. O carinho e o respeito ao próximo. Os sentimentos que nos fazem crescer e sermos pessoas melhores, justas no propósito que Deus tem para nós! O olhar, os ouvidos pronto a escutar e sentir realmente não ajuda somente ao próximo que está a falar mas aos dois que abrem o coração e sentem a misericórdia de Deus a nos acolher!
beijinhos
Gisele
Se escutássemos mais a Deus, se escutássemos mais nossa consciência e aos nossos irmãos que se achegam precisando de ajuda, o mundo seria melhor.
ResponderEliminarE nesta vida a correr nem tempo temos para para e meditar no que fazemos.
ResponderEliminarOuvir, é sem dúvida muito importante, mas nunca esquecer de nos recolher, em silêncio, para louvar e amar o nosso Deus.
Muitas vezes basta olhar e sorrir. Quantas vezes isso já quebra o gelo que nos separa dos irmãos que sofrem.
Nesta corrida que diariamente fazemos será melhor estabelecer prioridades e para isso nada melhor que a meditação em silêncio.
Beijos de Leiria - Fátima
MINHA AMIGA PASSEI PRA DEIXAR UM BEIJINHO DE PAZ PARA SI...SEI QUE ANDO AUSENTE MAS NÃO TENHO ANDADO LÁ MUITO BEM....POR ISSO RECEBA O MEU BEIJINHO DE AMIZADE
ResponderEliminarolá dulçinha ..
ResponderEliminaruma das coisas mais importantes que podemos fazer pelos outros é realmente ouvi-los , olha ainda ontem ouvi uma amiga que estava mesmo a precisar , ela falou , chorou , desabafou , e depois no fim de eu a ouvir , já sorria e sentia-se muito melhor , aqueles problemas que pareciam enormes , no fim dessa conversa já eram muito pequeninos ..
ás vezes basta ouvir para algums problemas desaparecerem ..
adorei este teu texto amiga ..
beijinhos grandes ..
Olhe, Doce e Simpática Amiga:
ResponderEliminarTem um valor solidário terno, adorável e fabuloso.
Adoro pessoas.
Nunca as esqueço.
VOCÊ encanta pela solidariedade e altruísmo que sente por onde passa o seu génio e talento fantástico. GIGANTESCO!
É de um Humanismo delicioso e lindo.
Parabéns sinceros pela atitude e profundeza do seu pensar a ternura da vida.
Beijinhos amigos de respeito, estima e ENORME consideração.
Sempre a lê-la e a admirá-la,cada dia que passa, com maior e maior intensidade.
pena
Linda...
MUITO OBRIGADO pela sua amizade.
Gosto muito da sua forma de ser e sentir uma existência que é de todos nós. Sentir a vida na sua plenitude de beleza e delicia.
Adorei.
Gisele tal como dizes o amor é a mola que nos move. Que nos leva a acolher e escutar sem sacrificio, mas sim com amor, aquele que Deus nos põe no coração quando vemos alguém precisando de nós.
ResponderEliminarbeijinho minha amiga
Reninha, já tinha saudades duma visita tua.
ResponderEliminarSe todos fossemos um pouco menos egoístas o mundo estaria bem melhor, sim!
PS: visto sempre o teu cantinho, mas hoje deliciei-me com a cançao que partilhas.
Obrigado e um beijinho
Amigo Direitinho, um sorriso vale mais que mil palavras e se for encaixado num olhar terno redobra de valor.
ResponderEliminarUm abraço em Cristo e obrigado pelas suas assíduas visitas
Olá Carmem, espero que, apesar de não andares bem, estejas a melhorar. Fico sempre muito contente quando passas por aqui, é sinal que estás a seguir em frente.
ResponderEliminarQue Deus te ajude e te compense de tantas coisas menos boas.
Deus te abençõe!
bjinho em Cristo e Maria
Teresinha, linda. Eu sabia que sabias do que falo e se não sabias passaste a saber.eheh
ResponderEliminarViste, tanto cadilho pendurado que eu te deixo?
Agora a sério amiga: é bom escutar não é? nada se compara à alegria de ver de novo um sorriso num rosto que já não sorria.
É um recompensa!
E de vez em quando lá tens que me aturar.eheh
Bjinho do?coração. claro
Professor Pena, como não sei que dizer, nem sei se mereço a forma tão aprecitiva da minha pessoa, resta-me agradecer a sua amabilidade, presença e amizade para comigo neste meu modesto espaço, onde me limito tão somente a ser eu própria.
ResponderEliminarObrigado e fique sabendo que adoro ler tudo o que escreve e aprecio imenso a pessoa que é.
Um abraço de amizade em Cristo e Maria
A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem Dulce? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Precisamos cuidar bem disso! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha!
ResponderEliminarolá amiga , sabes não resisti e passei aqui outra vez , e li ,ou melhor saboreie estas palavras , e sem duvida que este texto foi uma ispiração amiga ...
ResponderEliminarexcelente ....
beijo grande , de onde ? do coração ora essa , eh eh eh ..
Porque há pessoas que só precisam mesmo é que as ouçam, só precisam de desabafar...
ResponderEliminarSaibamos escutar. Para que quando tivermos necessidade de um ouvido amigo o possamos encontrar.
Bejinhos
Bom Domingo
As palavras da Dulcinha são como abracinhos apertados...são como mãos dadas muito quentinhas...são como sorrisos...
ResponderEliminarUm beijinho
Obrigado Fá, pelas tuas palavras. podes crer que se eu escuto quem precisa muitas vezes também estou do outro lado e sei o quanto é bom ser escutada, entendida e acarinhada por quem me ouve.
ResponderEliminarPor isso dou muitas graças a Deus.
Um beijinho
Para a minha Céuinha deixo um abracinho daqueles muito apertadinhos, uma mão quentinha que aconchega e um sorriso de amizade. Aquela que nos une há muito tempo.
ResponderEliminarJinho grande
Amiga Dulce!
ResponderEliminarComo é bem verdade tudo quanto afirma nesta sua excelente reflexão sobre o que é "escutar"!
Quantas vezes não "escutamos" devidamente o grito de tantos que nos rodeiam e até às vezes os nossos próprios "gritos" que escondemos bem dentro de nós com receios infundados de os partilhar!
Na escuta há ou deve haver todo um compromisso de ajudar principalmente os que vivem sós, tristes e/ ou doentes.
A nossa presença, reter uma mão fria e aquecê-la um pouco, um beijo, um pequeno afago ...e como afirma escutar....deixar falar os corações.
Desabafar também alivia e é tão bom quando nos ouvem.
Grata por esta sublime partilha.
Deixo-lhe um beijinho e desejo-lhe um feliz e santo Domingo.
Ailime
Oie, tudo tão lindinho aqui, muito bonita a partilha, como Ailime bem falou.
ResponderEliminarBeijinhos, bom Domingo!
Dulcinha
ResponderEliminarA escuta é muito importante e muitas vezes vai
para além de ouvir falar o outro, é o ir ao encontro do outro:
Escutar a sua cara triste, o seu nervosismo as suas palavras disfarçadas o seu sorriso amarelo
Não ficar indiferente ao que a boca do outro diz, mas também o que o corpo os gestos e até o tom de voz diz eu gosto muito de escutar.
Tantas vezes escutar os silêncios...
Obrigada.
Beijinhos da amiga Utilia
Saber escutar!
ResponderEliminarPor vezes nem nos damos conta da importãncia que tem (para quem precisa de escutado) um bocadinho da nossa atenção.
Vou contar-vos o que se passou comigo á algum tempo atrás: Encontrei-me com uma senhora que mora perto da minha casa, e que apenas nos comprimentavamos de passagem, mas naquele dia vinhamos as duas para casa e a senhora come~çou a falar e falou durante uma hora e tal, fazia um frio tão grande que os pés gelaram mas o meu coração estava quente a houvir a senhora num desabafo que depressa entendi como ela precisava de ser escutada, e ela falou...falou...e a dada altura eu pensei! coitada eu nem sei o que lhe dizer! aí meu Deus o que será que ela irá pensar de mim? apenas me disponibilizava a ouvi-la.
Bem no final despedimo-nos e ela muito satisfeita olhou para mim com carinho e disse-me: obrigada por este bocadinho, gostei muito de a ouvir.
Estao a ver! È que a senhora estava tão aliviada por ter desabafado, que nem deu por o meu silêncio, ela só precisava naquele momento de alguem que se disponibiliza-se a escuta-la.
E assim ela foi contente e eu contente fiquei sentindo-me util e ainda vim rindo sozinha por a despedida dela
Este é apenas um caso dos que me teem acontecido GRAÇAS A DEUS
Beijinhos de paz e bem no Amor de JESUS E MARIA
ISABEL GOMES
Emília é verdade. Quantas vezes abafamos os nossos gritos para escutar e compreender melhor o dos outros...e quão gratificante é.
ResponderEliminarUm beijinho e obrigado pelas suas palavras
Olá Mari, obrigado pela sua simpática visita.
ResponderEliminarFique na paz de Cristo e Maria
Amiga Utília, fico imaginando que no teu trabalho quantas vezes serão os teus ouvidos solicitados...
ResponderEliminarUm beijinho grande minha amiga e que Deus te ajude
Olá maninha do meu coração. Pois eu bem sei como as minhas manas tem uns bons ouvidos e apesar de não ter sido o caso com essa senhora, teem também sempre uma boa palavra. Mas por vezes, as palavras não são necessárias, chega a disponibilidade de escutar.
ResponderEliminarBjinho meu farol