"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

domingo, 20 de junho de 2010

O SORRISO DE JESUS

Porque é que temos dias em que a tristeza ou o mau humor nos dominam e sentimos uma vontade enorme de deixar que os nossos braços descaiam ao sabor do nosso interior? Parece que o mundo se vira contra nós e nos priva do simples ar que respiramos, nada nos corre de feição e até as coisas boas da nossa vida ficam diluídas neste marasmo de sentimentos destrutivos que nos corroem, privando-nos de aproveitar a maior dádiva que Deus: A VIDA!
Estamos vivos! Existimos para ser felizes. Foi para nos dar essa liberdade no coração que Jesus deu a Sua vida pela nossa.
Hoje olhei uma imagem de Jesus na cruz, mas sorrindo, que me foi generosamente oferecida pelo Padre Fernando durante a minha peregrinação a Fátima e que passou a estar sempre ao alcance dos meus olhos.
O Padre Fernando recentemente ordenado, cheio de força e com um amor imenso à vida, marcou-me imenso. Tocou profundamente cada um de nós pela intensidade das suas palavras. De forma serena, conseguiu chegar-nos ao coração ao falar com veemência da “Palavra”, transportando-A para as situações dos nossos dias, mas sobretudo, instigando-nos a ser felizes. Dizia-nos ele:
"Eu não gosto que os cristãos sejam tristes, apresentem um ar infeliz e passem para os outros cara de coitadinhos. Coitadinhos porquê?"
Bolas! Não é que hoje acordei assim? E porquê? Por nada! Mas ao olhar o sorriso de Jesus fui invadida por uma alegria imensa que desfez e cortou pela raiz o que estava a tomar forma.
Do que é que eu estava esquecendo hoje para me sentir feliz?
Esqueci de abri a janela e olhar o mar e o sol, de ouvir o cantar das andorinhas que fazem voos à minha frente.
Esqueci de olhar com amor a pessoa que amo, me ama e está ao meu lado há décadas. Esqueci que tenho uma filha adorável que apesar de já ter criado asas e ter o seu próprio ninho, ainda gosta das minhas para se aninhar, fazendo-me sentir tão bem ao aconchegá-la... Esqueci que Deus fez dela, tudo aquilo que de melhor uma mãe pode desejar para uma filha. Esqueci a bênção de ter uma família unida e tantos amigos com os quais posso contar.
Principalmente esqueci de dar graças pela graça de mais um dia. Dia esse que posso aproveitar para me redimir, para pedir perdão, para amar, mimar, para ser feliz! Esqueci de ver o sorriso de Jesus em cada pessoa que Ele põe no meu caminho.
Tomamos tudo o que nos rodeia como um bem adquirido e não nos lembramos de que devemos conquistá-los todos os dias um bocadinho. É a tal rega que se tem que fazer à plantinha, senão vai definhando aos poucos…
Tudo isto me foi dito no sorriso de Jesus. Aquele Amigo que morreu com um sorriso para que nós não perdêssemos o nosso.
Sorriam para a vida e verão o sorriso de Jesus...ou será ao contrário? Que importa, sorriam!
Bom domingo!
 
 
(Esta é também uma forma singela de dizer:
"Obrigado" Padre Fernando pela forma como chegou a cada um de nós e pelas maravilhas com que fomos presenteados através de si.)

Dulce Gomes

10 comentários :

  1. Olá amiga Dulcinha,

    Sem procurar, vi de soslaio, pois a minha filha é que estava em frente ao écran, que havia algo no teu blog que ainda não tinha lido. Pedi-lhe que me deixasse espreitar, e eis que me deparo com o que há dias venho a sentir.

    As tuas palavras vieram direitinhas bater cá dentro, reavivaram-me os bons momentos passados na nossa peregrinação e espero que me façam encarar a vida, e os momentos menos bons que às vezes me invadem, duma maneira mais optimista e principalmente a ser e a fazer os outros felizes.

    Um grande abracinho
    C. Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. Amiga,

    que lindo... A cada dia deixar- nos inundar pela presença de Cristo e assim nos fazer por inteiro preenchido pelo seu amor!

    beijinhos no coração,

    Gisele

    ResponderEliminar
  3. Obrigada amiga Dulce!Mais um ensinamento que recebi de si.Aprendo consigo tantas coisas maravilhosas.Foi bom olhar para a imagem e ver Jesus a sorrir.Quando estiver triste por este ou aquele motivo vou tentar seguir o sorriso de Jesus e as suas palavras tão bonitas nesta mensagem que tive o prazer de ler.Obrigada Dulce amiga.Beijinhos.Zézinha C.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Oi Dulce,

    Amém pelo lindo sorriso de Jesus...

    O inimigo está ali a todo momento para nos roubar a graça da presença e do amor de Deus...

    Como você fez, basta nos voltarmos para o canal da graça que é Jesus e deixar-nos inundar pela felicidade de Seu amor...

    Obrigada pelas felicitações das bodas! Deus abençoe vc e aos seus!

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Amiga Dulce,
    Uma reflexão tão bonita e que também reflecte o que muitas vezes penso!
    Tento que a vida não me consuma embora por vezes também tenha os meus desânimos, mas se olharmos em nosso redor a avaliarmos bem quem nos rodeia, o que nos rodeia, não teremos razão para andar assim abatidos!
    Com alegria e um sorriso nos lábios procuremos seguir o exemplo de Jesus e assim as nossas vidas e as de que quem nos rodeia serão mais serenas e pacíficas.
    Um beijinho e votos de uma excelente semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga
    É verdade que por vezes a tristeza invade-nos nem sabemos bem porquê mas se queremos encontramos sempre
    o nosso Deus a sorrir para nós quer em criaturas criadas por Ele quer em belos gestos de amor
    Obrigada
    Gostei de refletir contigo em tudo isto
    Beijinhos e uma Semana cheia de alegria

    ResponderEliminar
  8. que linda partilha amiga , é sem duvida nestes dias mais tristes que temos que ser positivos , alegres , e nada melhor que olhar para ele na cruz e ver o seu sorriso para vermos que os nossos problemas não são NADA.

    beijinhos meu anjo , e boa semana ..

    ResponderEliminar
  9. Mana quando fizes-te esta postagem, eu pensei! eu tambem me sinto neste estado de espirito, parece que a minha mana descreveu o que eu estava sentindo. Bem na verdade há dias assim...sinceramente procurei dentro de mim entender as minhas causas, pedi auxilio a Jesus a Maria Santissima e aos anjos e dei com elas... eu não estava agindo corretamente,estava sendo igoista, não fazia o que devia fazer...pedi a Deus que me ajuda-se a corrigir e quando corrigi senti um alivio, alegria, e bem estar que me deixou bem, GRAÇAS A DEUS, fazendo-me sentir o sorriso de JESUS no meu coração.

    Transcrevo umas palavras da Fernanda que me tocaram imenso no fundo do meu coração

    O inimigo esta ali a todo o momento para nos roubar a Graça da presença e do amor de Deus

    Basta nos voltarmos para o canal da Graça que é JESUS e deixarmo-nos
    invadir pelo felicidade do seu amor.

    Compartilhando uma das refleções que o padre Fernando nos propôs!

    Na sequencia do nosso dialogo, a dada altura o padre Fernando disse-me estas palavras (-A tua pequenez é enorme ) mais tarde distribuiu por todos um pequenino papel com estas palavras para interiorizar-mos

    "Quem recusa aos outros a sua pequenez, comete um dos mais infelizes gestos de prepotência.
    Querendo-se sem falha, será o mais incompleto dos seres.
    A tua pequenez é enorme.
    Nada te pode vencer.
    Não recuses nenhum dos teus limites, só eles dizem a grandeza do que tens."

    Mais uma vez obrigada padre Fernando pela sua presença tão abençoada no meio de nós.

    OBRIGADA MEU DEUS E MEU SENHOR
    Beijo na paz de JESUS E MARIA

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  10. Amiga,
    Só de VÊ-LO e relembrar o que sofreu e sofre por todos nós!
    A maioria de nós nem dá valor ao SEU AMOR ao SEU sofrimento para nos salvar!
    Bem quero olhar o "outro" e ver Jesus nele...é impossível o "outro" só tem ganância e desamor dentro dele...não deixa a centelha DIVINA brotar...
    Bem gostava de observar a minha família dentro do possível unida...meu neto, está em férias, nem sei por onde anda...há longos anos assim acontece...meu filho está triste e desesperado, sem trabalho, sem saúde...a única coisa que nos basta mesmo é ELE, a nossa FÉ e Confiança ... mas o dia a dia custa tanto...
    Ao nosso redor o MUNDO está virado de pernas para o ar...como é difícil pactuar com as leis que nos regem...o TER em vez do SER...
    Fico por aqui, hoje acordei mesmo ansiosa demais. Peço perdão por isso...Até o respirar o faço com dificuldade...o calor quando aperta assim me acontece...e para quê?respirar mais?
    Jesus perdoa-me a ajuda todos cada um nas suas necessidades! e dá-nos esse TEU sorriso adorável em nossos corações.
    Bjs. e xi-coração
    Mer

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá