“Esta é a voz daquele que grita no deserto; preparai os caminhos do Senhor, endireitai as Suas estradas. Todo o vale será aterrado, toda a montanha e colina serão aplanadas; as estradas curvas ficarão rectas e os caminhos esburacados serão nivelados. E todo o homem verá a salvação de Deus” (Lc 3, 4).
Quais são os nossos desertos? Como poderemos faze-los florir?
Neste 3º dia de Advento não venho sozinha, trago Maria para caminhar connosco. Maria que ao firmar o seu compromisso com Deus se despojou de tudo e se dispôs a cumprir o Seu plano permitindo ser ponte entre o céu e a terra para que chegasse até nós a salvação. «Faça-se em mim segundo a Sua Palavra». Lc1,3
Maria que quando anunciou a vinda de Jesus o fez com alegria e com ela proclamou a Sua grandeza; «A minha alma proclama a grandeza do Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador». Lc 1,46-47
À semelhança de Maria recebamos com alegria responsável este Advento, encarando-o como uma graça oportuna e valiosa para mergulharmos num confronto interior tendo em vista objectivar os pontos que devemos mudar ou melhorar.
Nem sempre passamos em retrospectiva os nossos actos, perdendo assim a oportunidade de nos auto-avaliarmos e consequentemente, nos corrigirmos.
É muito fácil cair em erro e consequência da nossa condição humana de pecadores, a emenda é dolorosa.
Nem sempre passamos em retrospectiva os nossos actos, perdendo assim a oportunidade de nos auto-avaliarmos e consequentemente, nos corrigirmos.
É muito fácil cair em erro e consequência da nossa condição humana de pecadores, a emenda é dolorosa.
Sempre que deixamos que a nossa indiferença se sobreponha ao acto de agir; sempre que nos fechamos no nosso mundo, preferindo ignorar o que nos rodeia; sempre que não seguramos a mão que para nós se estende para dar ou receber; sempre que a Palavra ou o testemunho ficam retidos na boca que se cerra por falta de coragem de os gritar, sempre que nos rendemos à inércia e ao comodismo/facilitismo, estamos relegando para segundo plano o plano de Deus em nós, impedindo que ele se concretize.
Destes, alguns reconheço-os como meus, são os buracos do caminho que preciso aplainar para melhor acolher Jesus. São eles que me impedem de fazer silêncio e escutar a “voz que grita no deserto” impossibilitando que floresça a Sua palavra em mim, e à semelhança de Maria, ser “ponte” entre Deus e o meu próximo.
No evangelho de hoje* Jesus incita-nos a deixar o nosso “barco na praia” para O seguir.
Tendo a luz que já acendemos como estímulo, peço que ela incida nos nossos corações, incendiando de amor e gestos de coragem os nossos actos. Que esta oferta de Jesus seja aceite por todos nós.
Vamos espera-l`O, seguindo-O confiadamente.
— O Senhor esteja convosco.
Tendo a luz que já acendemos como estímulo, peço que ela incida nos nossos corações, incendiando de amor e gestos de coragem os nossos actos. Que esta oferta de Jesus seja aceite por todos nós.
Vamos espera-l`O, seguindo-O confiadamente.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.
*Jesus andava à beira do mar da Galileia, quando viu dois irmãos: Simão, também chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: «Segui-me, e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram as redes e seguiram Jesus. Indo mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago e João, filhos de Zebedeu, consertando as redes. Eles deixaram imediatamente a barca e o pai e seguiram a Jesus. Mt 4,18-22
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Amanhã visitaremos a casa da Gisele e iremos reflectir juntos o 4º dia do Advento
( Dulce Gomes
Caminhemos de mãos dadas com Maria, Ela nos conduzirá pelo caminho da bem-aventurança em direcção ao Seu Filho...
ResponderEliminarBejinhos e obrigada pela partilha
Muito bela esta caminhada com Maria.
ResponderEliminarÉ bom olharmo-nos ao "nosso espelho interior" e rectificar tudo que está a impedir a Comunhão com o Reino de Deus.
Bjs.
Mer
Minha querida amiga
ResponderEliminarComo me sinto neste momento?
Ponte entre o encerrar uma caminhadaa, Caminhada pelas Almas do Purgatório e o continuar a caminhada no Advento,, ainda bem que Maria mãe de Jesus está comigo,(connosco)
E vou calçar rápidamente umas sandálias novas para caminhar no Advento.
Vim descalcinha mas acredita que fiquei bem aqui, sentei-me escutei-te e escutei-O sabes, consegui compreender que verdadeiramente tenho muito que caminhar.
Prometo corregir-me.
Que o Espirito Santo nos abençoe.
"Alegrai-vos com os que estão em alegria, chorai com os que choram .
Tende muita concórdia entre vós não tenhais pretensões a grandeza, mas deixai-vos atrair pelo que é humilde. Romanos 12:16"
Abraço grande na sagrada Familia
Utilia
Sem dúvida, amiga Dulce, caminhar com Maria é caminhar seguro!
ResponderEliminarObrigado.
No Evangelho de São João o mesmo André, (hoje é o dia da sua festa), pergunta a Jesus, «Rabi...onde moras» ao que Jesus responde: «Vinde e vereis» Jo 1, 38-39
É a isso que o Senhor nos chama!
Deixarmos tudo e ir ver onde Ele mora e ficarmos admirados ao constatarmos que Ele mora nos nossos corações se a Ele os abrirmos.
Um abraço amigo em Cristo
Maria é Caminheira, é Medianeira...
ResponderEliminarEla precede-nos no caminho do seguimento de Cristo...
Por Ela até Jesus (per Mariam ad Iesum). Vamos seguros e confiantes!
Maria é uma grande escola (quase que podia dizer que é uma Universidade!!!)
Tanto Ela nos pode ensinar.
Neste Advento, inscrevo-me também nesta escola de Maria e preparo-me para acolher o presente, Jesus!
Dulce, maravilha seu post a nos falar de nosso interior e arrumá- los como o profeta já clamava no deserto: "Preparai o caminho..." Gostei imensamente. Limpo, puro, com devemos ser. Beijão!
ResponderEliminar“Esta é a voz daquele que grita no deserto; preparai os caminhos do Senhor".
ResponderEliminarÉ muito o barulho que nos rodeia e confunde...não nos deixando espaço para ouvirmos o que quer que seja.
Só tendo Maria como exemplo a seguir conseguimos ter o coração puro, ter disponibilidade para fazer silêncio, e assim ouvirmos o que Deus Menino nos quer segredar.
Que o nosso lema "hoje" seja imitar Maria.
Abraços
Lindo que está o seu blog amiga Dulce,novo visual e muito apropriado para receber o advento.
ResponderEliminarEu embora em silencio ando por cá,
sinto-me bem com o que leio,mas dificil comentar.
Quero que saiba que gosto muito de si.
Ana
Amiga,
ResponderEliminarque Nossa Senhora sempre nos ensine a sermos mãe, esposa e filhas que somos , nos direcionando cada vez mais ao encontro do seu filho em silêncio, em oração... caminhando, caminhando e caminhando,
obrigada
beijinhos
Gisele
Caminhar de mãos dadas com Maria? Que maravilha! Mãos santas que nos leva a Jesus.
ResponderEliminarLindo texto que me fez refletir muitas coisas, mas uma delas vou exercitar hoje:
Maria, me ajude a florir meus desertos para eu chegar até o seu filho".
A paz de Cristo!
que companhia perfeita nos trouxes-te amiga ,, nada como caminhar com maria que boa que vai ser esta caminhada ..
ResponderEliminargostei muito deste texto que aqui nos deixas-te «sempre que deixamos que a nossa indiferença se sobreponha ao acto de agir , sempre que nos fechamos no nosso mundo , preferindo ignorar o que nos rodeia , sempre que não seguramos a mão que para nós se estende para dar ou receber , sempre que a palavra ou o testemunho ficam retidos na boca que se cerra por falta de coragem de os gritar »..
simplesmente perfeito adoreiii ..
beijinhos grandes minha amiga do coração ..
Amiga Dulce,
ResponderEliminarCom Maria tudo começou, como Maria saibamos nós também caminhar neste Advento despojando-nos e abandonando-nos à vontade do Senhor.
Que em nós o espírito de serviço e escuta nos movam nesta nossa caminhada para discernirmos sobre a entrega das nossas vidas às coisas de Deus.
Muita obrigada pela sua reflexão tão bela quanto profunda.
Deixo-lhe um grande beijinho e que o Senhor a todos ilumine e guie.
Com a minha amizade e carinho,
Ailime
Amiga Dulce,que bonita partilha a sua nesta vossa caminhada pelo Advento.Que Maria nos abênçõe e nos ajude a espelhar o que já passou dentro nós.A arrepender-mo-nos de algo.É bom fazer essa reflexão.
ResponderEliminarObrigada minha amiga.Tenha/tenham todos uma feliz Caminhada até ao nascimento do nosso Menino Jesus.
Beijinhos.Zézinha C.
Que bonito que está o Blog e que bonita igualmente esta caminhada, agora com Maria. Também me inscrevo na Sua Escola!
ResponderEliminarBjs.
Maria, é Mãe e escola... mas Escola de Santidade!
ResponderEliminarCaminhar com Maria é caminhar rumo á santidade.
Muito bonito...