"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

domingo, 17 de outubro de 2010

CONTRASTES


Não. Não me batas à porta
Hoje não estou para ninguém
Tranquei-me por dentro e sigo absorta
Numa busca incessante onde me sinto bem

Não estou sem vida, apenas inerte
Dum mundo que se agita e me faz fugir
Envolta em silêncio, só meu coração reflecte
Sem força nem vontade de daí sair

Se dou vida ao meu corpo minha alma definha
Se a deixo voar, ele entorpece
Nesta indefinição silenciada e tão minha
Quedo-me da paz, tudo o mais desfalece

Nesta apatia em que me afundo
Minha alma canta, meus olhos choram
Canto o meu mergulho límpido e profundo
Choro os que à superfície comigo não foram

Contrastes só meus e em mim guardados
Porque não quero nem saberia explicar os porquês
São tantos os detalhes amordaçados
Que não irias entender, porque não os sentes nem vês...


Remando contra a maré...

Dulce Gomes

27 comentários :

  1. Amiga Dulce,
    Era já madrugada quando me saíram aquelas palavras e que agora fui ver como me soariam.
    Encontrei o seu amável e generoso comentário que muito agradeço e eis senão quando me deparo aqui no seu espaço com um verdadeiro poema onde a inspiração, aqui sim, está bem patente.
    Muita bela a forma como expressa o seu estado de alma.
    Como todos estes sentimentos nos invadem e como nos apetece tantas vezes recolher-nos em nós!
    Não fora o convite de Jesus que nos impele a orar, orar constantemente e sentir-nos-íamos muito mais sós e ensimesmadas.
    Grata Dulce pela sua amizade e generosidade e que Nossa Senhora e Jesus nos vão guiando e ajudando a ultrapassar os vários degraus das nossas vidas.
    Um grande beijinho e votos de um Santo Domingo repleto de Paz e amor.
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Amiga Dulce,
    Era já madrugada quando me saíram aquelas palavras e que agora fui ver como me soariam.
    Encontrei o seu amável e generoso comentário que muito agradeço e eis senão quando me deparo aqui no seu espaço com um verdadeiro poema onde a inspiração, aqui sim, está bem patente.
    Muita bela a forma como expressa o seu estado de alma.
    Como todos estes sentimentos nos invadem e como nos apetece tantas vezes recolher-nos em nós!
    Não fora o convite de Jesus que nos impele a orar, orar constantemente e sentir-nos-íamos muito mais sós e ensimesmadas.
    Grata Dulce pela sua amizade e generosidade e que Nossa Senhora e Jesus nos vão guiando e ajudando a ultrapassar os vários degraus das nossas vidas.
    Um grande beijinho e votos de um Santo Domingo repleto de Paz e amor.
    Ailime

    ResponderEliminar
  3. Amiga Dulce
    Li este teu poema de relance
    Gostei muito.
    Veio-me assim uma imagem de alguém
    a quem Jesus consola e estende as mãos para a fazer sorrir, e lhe diz que o caminho é longo e nada deve temer, que junto a ele e levado pela sua mãe ninguém fica desamparado.
    Ele é O principio e o fim o alfa e
    omega.

    Um dia cheinho de sol para ti e tua familia.
    Beijinhos da Utilia

    ResponderEliminar
  4. Desculpa desobedecer e "bater à porta", mas é mais forte que eu e tinha que dizer que gosto sempre de me identificar com um poema e este, tão bem escrito, vem bem ao encontro de alguns momentos meus. Gostava de o ter escrito... E quando o dizemos assim é porque o 'sentimos' e sinal de que acabámos de ler um lindíssimo poema.
    Parabens e 1 bj grato em Cristo e Maria.

    ResponderEliminar
  5. lindo amiga , tão lindo , e sentido .
    todos nós temos dias assim , que nos apetece que ninguem bata a porta , pois não tamos mesmo para ninguém , quantas vezes não apetece isto mesmo.

    adorei ..

    mil beijos e mais um , eh eh ...

    ResponderEliminar
  6. Querida Dulce,

    Que bonito poema!

    Que essa paz, fortemente sentida, talvez por entre sombras, por entre contrastes, permaneça em ti - envolta numa alegria perene.

    Um abraço em Cristo e Maria!

    ResponderEliminar
  7. Primeiro, aplausos, em pé, amei seu blog, tudo aki é coração, e esta música linda como pano de fundo, esta perfeito, sabe que li aki seu coração, por isso te sigo e te persigo, parabéns mesmo por tudo aki, e obrigada pelos momentos que aki passaei e vou passar sempre, só depende do tempo né, mas dou um jeitinho de vir, abração.
    com carinho
    Hana

    ResponderEliminar
  8. Minha querida amiga Dulce,

    Quando fracos é que somos fortes. Pois, nesse momento o poder de Deus se manifesta ainda mais em nós.

    Com a fraqueza, vem a humildade e a convicção de que nada somos sem nosso Deus...
    A humildade derrota o inimigo e nos tornamos fortes em Jesus Cristo mais uma vez!

    "Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demômio.

    Pois não é contra homens de carne e sangue que temos que lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares.

    Tomai, portanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever."

    (Efésios 6, 10-13)

    Amém!

    Que Jesus Cristo e Nossa Senhora estejam contigo sempre!

    Conte comigo!

    Beijos carinhosos

    ResponderEliminar
  9. É isso mesmo...remando contra a maré...assim me sinto, neste mundo de contrastes.
    Abraço forte cheio de carinho.
    Mer

    ResponderEliminar
  10. Deixai então que o Senhor Deus bata à sua porta. Ele sim é capaz de entender seu coração.

    És fruto do amor de Deus.

    Abração.

    ResponderEliminar
  11. No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor!

    Santa Teresinha do Menino Jesus...

    ResponderEliminar
  12. Amiga Ailime
    esta também é uma forma de orar e de falar com Deus. Através da escrita(para mim) tudo sai mais fidedigno do que sinto. Sei que me entende...
    Beijinho grande de amizade.
    Paz e bem!

    ResponderEliminar
  13. Utília
    pois tens razão na tua avaliação. É assim mesmo que me sinto quando escrevo o que está cá dentro. Vai saindo numa comunhão tão grande entre os sentimentos e as palavras que fluem, tendo a certeza de que não estou só. Ainda que elas sejam sofridas.
    Beijinho grande amiga

    ResponderEliminar
  14. Malú
    que bom que desobedeceste e bateste à minha porta...és sempre tão bem-vinda.
    Temos dias assim, em que parece que todos os passos que damos para a frente foram em vão. Mas depois, vem aquela força enorme que nos impulsiona e nos faz avançar e chegamos à conclusão que afinal sempre demos algum passinho em frente mesmo minúsculo.
    Obrigado pelo teu entendimento.

    Beijinho grandeee

    ResponderEliminar
  15. Teresinha
    Sei que tu me entendes...
    Beijinho para ti do coração e para...bem tu sabes
    Obrigado amiga por estares aí desse lado

    ResponderEliminar
  16. Mariam
    essa doçura com que me comentas numa certeza sentida de que me entendes deixa-me imensamente feliz.
    Fizeste a leitura correcta. Por vezes a paz tem contrastes que nos doem, mas Deus virá sempre em nosso auxílio para os apaziguar.
    Beijinho do coração

    ResponderEliminar
  17. Hana, bem-vinda a este meu humilde cantinho.
    É sempre tão bom quando ganhamos mais um amigo. Também a visitei e gostei.
    Beijinhos e este é um espaço onde é muito bem-vinda.
    Paz e Bem!

    ResponderEliminar
  18. Fernanda, minha amiga
    o teu comentário foi uma reflexão para mim. Obrigado pelo enriquecimento do teu texto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Mer
    a vida faz-se disto mesmo: contrastes!
    Mas neles e com eles crescemos e vencemos com o poder de Deus.
    Beijinho e continuo pedindo por a vossa família

    ResponderEliminar
  20. Amigo Artur
    Assim seja!
    Abraço em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  21. Sinais do mundo
    Que Santa Teresinha interceda por nós.
    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  22. Que saudades dos abracinhos...continuas linda Dulcinha.

    ResponderEliminar
  23. Amiga Dulce,que belo! só hoje consegui vir ao seu blog e eram imensas as saudades.Fiquei extasiada com tamanha beleza de palavras e de imagens perante o que acabei de ler.Obrigada,poetiza de alma e de coração aberto.Beijinhos grandes.Zézinha C.

    ResponderEliminar
  24. Céuinha
    Também já tenho saudades...beijinho envolto num abracinho daqueles

    ResponderEliminar
  25. Amiga Zézinha
    nem sei que te responder...digo-te apenas um obrigado e que fico sempre muito feliz quando gostas ou te identificas com o que escrevo.
    Beijinho grande
    Paz e Bem!

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá