"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

terça-feira, 18 de agosto de 2009

SEIVA


Acorrento-me às palavras que me libertam e mergulho em queda livre. Numa vertiginosa velocidade os meus pensamentos se atropelam e eu perco-me nos mais variados raciocínios.
Aos poucos faço a triagem desta miscelânea que me assola e vão surgindo mais definidos os pontos cruciais: amigos, liberdade, família, união, fé! Tenho o mote. E agora? Detenho-me na liberdade e pergunto-me: Que significa esta pertinente palavra “Liberdade”? O que é ser livre? Fui mais longe e procurei sinónimos, eis alguns: permissão, autonomia, independência.
Olho para dentro de mim! Nem sempre sinto a liberdade dita “normal”, não sou independente e tenho a autonomia natural duma pessoa que leva a sério todos os seus deveres e que, como tal, me prendo a eles em desfavor de mim. Mas sinto-me livre!
Olhando ao meu redor vejo muita liberdade, mas pouca libertação. Perguntar-se-ão qual a diferença? A liberdade é na verdade autonomia, é não precisar de pedir permissão a ninguém para fazer o que quer que seja. Liberdade é ir onde se quer e com quem se quiser. Mas, constato que essa “liberdade” muitas vezes prende quem a têm e funciona como um escape para nada se aprofundar, soltam-se palavras fúteis que provocam uma boa gargalhada e agarram-se as saídas como a fórmula, que finta a reflexão à essência do ser. Seguem-se as maiorias porque é vitória garantida. No fundo segue-se o caminho dos outros sem construir um próprio, deixando-se conduzir pelo caminho mais largo, aquele onde é mais fácil caminhar, onde nada é posto à prova, porque nada se expõe.
Não será receio de mergulhar dentro de si mesmo? De assumir?
E agora falemos de libertação. O que é?
À partida parece entediante e chato, quase o contrário de liberdade, mas não é!
Libertação, é ter o livre arbítrio de escolher o seu caminho sem pensar se será o que os outros escolheriam. Libertação é a alegria da alma, é sentir que o coração fluí de sentimentos por nós e pelos outros. É agir e actuar no palco da vida sem medo de julgamentos alheios. Libertação é dar sem esperar algo em troca. É amar e viver desprendidos de orgulho, de medos infundados, é ter humildade de pedir perdão e a sensibilidade de saber perdoar. É saber aceitar sem mágoas o que não se pode mudar, porque a vida não tem uma bitola feita à nossa medida.
Eu, tento todos os dias dar mais um passo a caminho da minha libertação.
Vou deixando escorrer e escapar entre os meus dedos, aquilo que sinto, aquilo que sou, na esperança de estar transmitindo algo que há muito deixou de ser só meu. Deixo que desagúe até vós, este rio de palavras que talvez nem sempre seja entendida na sua totalidade, mas deixei de me importar com isso. Baseio-me apenas em deixar que a seiva da palavra siga o caminho que Deus quer e toque a quem tiver que tocar.
Esta é a verdadeira libertação da alma, do coração, do espírito.
Fiquem com Deus!
Dulce Gomes

4 comentários :

  1. Meu Amor de mana que bela reflexão fazes entre liberdade e libertação,
    dou Graças a DEUS por dares voz aos meus sentimentos.
    È verdade!Como a liberdade como o mundo a vê e compreende, tambem nos prende...enquanto na libertação somos muito mais livres e felizes.
    A libertação está ao alcanse de todos, para isso temos que nos empreender com firmeza num caminho de busca e reconhecimento de nós proprios, o que nem sempre é fácil...é perciso hulmildade para reconhecermos a nossa própria imperfeição... mas ninguem é perfeito!.. são as nossas ideias pré-concebidas...são o nosso orgulho... são o medo do que as outras pessoas podem pensar de nós ...são as modificações que se vão refletindo em nós e que nem sempre são compreendidas e aceites pelos outros...e até por vezes o medo de perdermos os nossos amigos...mas digo-vos desde já que ficam os que são verdadeiros, e somos abençoados com os que DEUS nos faz encontrar nesse caminho...o que é maravilhoso...
    Mas tambem vos digo, tudo é muito mais fácil quando nos apróximamos de JESUS E MARIA, a nossa MÃE do CÉU e lhes pedimos sinceramente para nos axiliarem e ilúminarem o nosso caminho, e nos darem alento para não vacilarmos na busca da nossa libertação, que nos é dada pelo sangue JESUS de Nazaré derramado por nós, para que tenhamos Paz interior até na adversidade da vida.

    Deixo-vos aqui uma oração que vos pode ajudar nessa apróximação.

    CONDUZ-ME

    Guia-me,Doce Luz
    através das tervas que me cercam.
    guia-me cada vez mais para diante!
    A noite está negra,
    e estou longe da TUA CASA.
    Guia-me cada vez mais para diante!

    Guarda meus passos.
    Não peço, para ver desde já,
    o que me reservas mais para adiante.
    Basta para mim um único passo de cada vez.

    Nem sempre fui assim.
    Nem sempre Te pedi que me guiasses
    cada vez mais para diante.
    Gostava de escolher eu o meu caminho.
    Mas agora, peço-te que me guies TU,
    cada vez mais para diante.
    Fascinavam-me dias de glória,
    e apesar do medo, o orgulho dominava a minha vida.
    Não Te lembres dos anos já passados...
    O Teu poder abençoou-me muitas vezes.
    E sem dúvida,agora igualmente me
    saberá conduzir para diante...
    Pelo deserto e pelos pântanos,
    por entre pedras e pelas águas das
    torrentes, pela noite, até ao amanhecer.

    GUIA-ME DOCE LUZ,
    GUIA-ME TU CADA VEZ MAIS PARA DIANTE!
    AMEM.

    Pai-Nosso... Avé-Maria... Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo,
    assim como era no príncipio, agora e sempre. AMEM

    Beijo do coração
    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  2. Mana querida que linda oração. Eu nem a conhecia.
    "GUIA-ME DOCE LUZ! GUIA-ME TU, CADA VEZ MAIS PARA DIANTE"
    Tanto que necessitamos dessa "LUZ"
    para nos iluminar o caminho.
    Jinho do coração.

    ResponderEliminar
  3. "Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta. Não há ninguém que a explique. Não há ninguém que não entenda." (Cecília Meireles). Seu texto é primoroso. Quanto ao conteúdo e quanto à estética literária. Gostei demais. Obrigado pela visita ao meu cantinho. Paz e bem.

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Gosto do teu texto sobre a liberdade. Também eu vou dando passos diáriamente neste percuso de "ser livre"... Tarefa nunca acabada e sempre nova. Ser LIVRE é poder também ser eu própria e viver a vida sem me deixar acorrentar por ela, sem andar a reboque do que os outros querem, só uma pessoa conseguiu viver assim. Jesus Cristo.
    Ser livre é caminho para a felicidade.
    Saudação

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá