"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CONTIGO NADA TEMO





O meu estado de espírito presentemente é muito controverso. Parece que o bom e o mau andam de mãos dadas e eu alterno entre as tristezas que a vida me trás e as alegrias que Jesus me dá.
Se por um lado me dói imenso ver pessoas de quem gosto sofrendo muito, por outro estou vivendo momentos únicos de comunhão com Jesus que me deixam quase em estado de graça pela Sua constante presença a cada minuto do meu dia. Estou em diálogo aberto com Jesus.
Quando escolhi o nome para o meu blogue não foi por acaso. Sempre olhei a minha caminhada para Jesus como uma escada com vários patamares, onde vou pé ante pé subindo degrau a degrau. Mas tenho fases em que, para além de me parecer que não subo, quase regrido. Sem aviso prévio, a minha escalada de repente faz um interregno, onde fico retida por tempo indeterminado. São “ Os meus patamares ”. É aí que Jesus me mantém suspensa, me faz olhar para trás e fazer uma revisão aprofundada ao que galguei até então. Nesses "patamares" desérticos nem sempre alcanço logo à primeira qual o Seu objectivo e duvidosa, ponho em causa a minha capacidade de ir mais além e o receio de estagnar na fé. São travessias onde por vezes me sinto só e sinto aflorar toda a minha pequenez como pessoa, como cristã, ao mesmo tempo que vem ao de cima toda a minha incapacidade de agir sozinha. Vejo as minhas fraquezas, faço uma retrospectiva das minhas falhas. No fundo, Jesus, faz-me submergir ao meu "eu". Quando volto à superfície venho fortalecida e mais confiante. A alegria que Jesus me põe no coração é tão exuberante, que sinto que sou capaz de virar o mundo do avesso. Mas essa é a alegria da conclusão de todo esse processo porque até lá, é uma grande caminhada serpenteada e tortuosa.
Um dia numa dessas áridas travessias deparei-me com esta frase: “ O deserto pode ser aquele momento onde se faz silêncio para ouvir Deus”. Tomei-a como resposta, mas logo retaliei: mas não Te ouço meu Senhor…
Só depois entendi.
Eu estava no deserto mas não fiz silêncio suficiente para escutá-Lo. Na ânsia de avançar de novo até Jesus, estava trepando de qualquer forma pelos degraus e nessa ansiedade esqueci de O escutar.
O ruído à nossa volta provoca interferências que não nos deixam sintonizar o mesmo canal e nesses momentos deixamos de estar no mesmo comprimento de onda, deixa de existir qualquer ligação, sentimo-nos afónicos e surdos e o diálogo não acontece.
Hoje, apesar de me sentir cada vez mais pequenina aos olhos de Deus, há em mim um entendimento diferente de todas as etapas deste trilho por onde quero seguir com todas as minhas forças e sempre que não entendo algo, apenas entrego tudo nas Suas mãos. A minha vida, o meu ser, tudo aquilo que sou. Entrego de maneira especial as minhas mãos, que à muito deixaram de ter medo de testemunhar mas que apesar disso, não deixam de sentir o Santo temor de Deus e como tal, têm muito receio de escrever algo que O ofenda. Esse é o pecado que nunca quero cometer e peço a Deus esse discernimento cada vez que ouso escrever.
Cheguei à conclusão de que a caminhada dum cristão é feita de recuos e avanços, derrotas e vitórias, tropeços e quedas.
Assim como uma criança dando os primeiros passos, nem sempre entendo na perfeição e à primeira, as coordenadas do meu percurso. Tropeço muitas vezes até nos meus próprios pés. Embora sinta que quando tal acontece, existe uma mão divina que me segura, endireita e me incentiva a recomeçar. Sei de quem é essa mão.
Tal como um pai que “investe” nos seus filhos, para mais tarde se regozijar com o resultado desse “investimento”, assim sinto que Deus o faz connosco. Há um plano escrito no céu para cada um de nós, mas temos que estar atentos para abrir o nosso coração e deixar entrar a Sua luz. Ao fazê-lo, Deus começa a Sua acção em nós e prepara-nos para as “lutas” que teremos que travar (que não são fáceis) e quando chegar o momento de agir, eis que Ele nos envia.
Eu deixei de O interpelar, ou contrapor a minha opinião, que muitas vezes se baseava simplesmente no medo de me expor ou de falhar. Quanto mais conheço Jesus menos me questiono, até porque os sinais enviados são por demais evidentes e chegam de maneira inequívoca. O apelo sentido é tão forte que expulsam os meus “ses” e os “mas”.
Concluo assim: " Meu Querido Jesus, quando for de Tua vontade que esta pequena serva Te sirva, toca a sineta da Tua barca. Embarco Contigo! Não temerei as tempestades porque Contigo nada temo!"

Dulce

Jesus disse: «Não fiqueis preocupados como ou com aquilo que deveis dizer, porque nessa hora, ser-vos-á sugerido o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós a falar, o Espírito do Vosso Pai é Quem falará por vós».
Mt 10, 19


(Estado de alma: Em paz )




13 comentários :

  1. Que alegria minha querida.

    Sim, penso que tem razão (virei com mais calma, li apenas na diagonal)


    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. olá dulçinha ,,,,,
    olha amiga , fiquei maravilhada quando li este texto ,, li-o 3 vezes e estou encantada com as tuas palavras ......
    permite-me dizer que apesar de todas as adversidades que estão á tua volta tu está em estado de graça ..
    ou seja aquelas respostas que procuravas estam a chegar ãos poucos , não da maneira que tu se calhar estavas á espera , mas da maneira que deus te quis revelar .
    mas como já te disse os designíos de deus são misteriosos , e como tu mesma disses-te no teu texto ´´quanto mais conheco jesus menos me questiono´´´
    e amiga deixa-me te dizer que quando nós deixamos de o questionar é quando as respostas chegam mais rapido ...

    uma beijoca grande e um xi bem apertado ..........

    ResponderEliminar
  3. Olá minha amiga querida!

    A paz de Cristo!

    Com certeza, nós cristãos e que experimentamos um encontro único com Deus, passamos por dificuldades. E através dessas dificuldades que Deus nos fortacele ainda mais.

    Tb já passei duas vezes por um momento no qual eu não conseguia ouvir Jesus. E a ansiedade em retornar era tanta, que não me calava e aproveitava o deserto dado por Deus.

    Mas Deus é que escolhe o momento de voltar.

    Sentir a presença d'Ele novamente é sublime. Não tem nada melhor no mundo!

    O mais importante é termos a consciência que teremos mais desertos ao longo dessa jornada. Haverá hora para falar e para silenciarmos...

    Fica com Deus!

    Beijo enorme

    ResponderEliminar
  4. "Na ânsia de avançar de novo até Jesus, estava trepando de qualquer forma pelos degraus e nessa ansiedade esqueci de O escutar"

    Como temos o hábito de querer controlar tudo, hein?

    Fiquei felicissima com a nossa feliz "coincidência".

    Beijinho fraterno.


    Gostei mesmo muito!

    ResponderEliminar
  5. olá querida amiga dulce!
    gostariia de compartilhar com você que algum tempo atras meu barco também balançou tive alguns muitos problemas e revoltei contra tudo deixei que tirassem de mim quem eu era e me transformei naquilo que queriam que eu fosse,sabe foi a pior fase da minha vida eu ainda estava na adolescencia só eu sei o quanto perdi e me afastei de Deus!só a gora depois de dois longos anos foi que recobrei quem eu era estou me tornando forte como eu era,estou mais segura e já me conheço e sei quem sou!mas quando o barco balança e se não tem ninguém para nos segurar ou nos ajudar a remar,se cai na agua!
    eu caí estou me levantando agora!e peço a Deus força para não me deixar disistir por nenhum segundo da vida!

    ResponderEliminar
  6. Amiga Dulce
    "O meu estado de espírito presentemente é muito controverso. Parece que o bom e o mau andam de mãos dadas e eu alterno entre as tristezas que a vida me trás e as alegrias que Jesus me dá. "

    Para que se saiba o que é o Bom e bem existe o mal e o mau
    Gosto mesmo de refletir sobre esta frase
    Dor, sofrimento e Amor, uma verdadeira coroa

    "Os meus patamares"...
    Cada pessoa tem os seus patamares, mas a Dulce está no patamar da mais profunda espiritualidade e eu dou graças a Deus por este cheirinho que transborda por aqui
    Água Viva e em Abundância.
    Deixo aqui esta parcelinha da Biblia.
    "Com a sabedoria é que se constrói uma casa,com o entendimento ela é consolidada:
    Com a experiência enchem-se seus comodos de toda sorte de bens preciosos e agradáveis."
    Provérbios 24,3-4
    O que Deus lhe dá eu agradeço pois transborda para todos os que passam por aqui.
    Louvado seja Deus
    Utilia

    ResponderEliminar
  7. Há sofrimentos que podiam ser evitados se O escutássemos mais vezes.


    Senhor, ajuda-nos a escutar-Te no meio do barulho deste mundo! Ajuda-nos a escutar-Te e a saber que quando falas não precisas de usar muitas palavras.ÀS vezes basta um gesto ...
    Amén.

    ResponderEliminar
  8. Minha querida mana! Louvo a Deus por tudo o que tem feito e continua a fazer em ti...e em nós atravez de ti...pela coragem que te dá para te revelares, para te expores até há profundidade do teu espirito...sei que não é facil nos tempos que correm, falarmos da nossa relação com Deus e menos ainda quando essa relação já atingiu um gráu de profundidade tão intenso...
    Só com muita oração, humildade.. silencio interior para escutarmos o Espirito Santo falando no nosso coração "a voz que não se ouve, mas que fala ao nosso coração" perseverança na fé, muita entrega e confiança em JESUS E MARIA é que subimos os degraus, mesmo quando estamos "parados" no patamar, estamos a ser preparados para subirmos o próximo lance de degraus..
    Continuo refletindo no teu testemunho dando graças a Deus por o entender tão bem, e por haver tantos irmãos de fé que o entendem ou estão de coração aberto para entenderem e querem ter uma relação mais próxima com DEUS.
    JESUS MARIA e os ANJOS de LUZ é que nos ajudam a encontrar o caminho da Salvação da Vida para sempre...que só pode ser encontrado a partir desta vida, do nosso presente.
    Bj Mana Amo-te Muito

    Quem sabe se ainda cá volto!...
    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  9. olá dulçinha ,,,
    hoje não desliga-mos da corrente eh eh eh .
    olha só para te dizer que te mandei um mail as 14 horas , como o teu pc anda esquesito tenho medo que não o recebas , e este mail é imperdivel , só para te fazer rir .

    beijocas

    ResponderEliminar
  10. A vocês todos quero dizer obrigado pelas vossas vozes. Quando acabei de escrever este texto, guardei-o. Achei que não seria para postar. Depois fui buscá-lo(logo no dia seguinte)li-o de novo e achei grande. Segui-o com os olhos para o cortar aos bocados, mas não conseguir tirar nada.
    Postei pensando que ninguém teria pachorra para o ler...enganei-me!
    Mais uma vez tropecei nos meus próprios pés.
    Jesus mostrou-me de novo que quando o testemunho tem que ser dado é para honra e glória do Seu Santo Nome.
    Obrigado meu Querido Jesus!

    ResponderEliminar
  11. Mana cá estou eu outra vez.
    Só Deus saberá porquê! Mas deu-me vontade de deixar aqui a descrição do significado da palavra HUMILDADE feita pelo Dr.Augusto Cury, escritor, psiquiatra, psicoterapeuta e investigador na área da psicologia, os seus livros são best sellers em todo o mundo.
    Criou o projecto Escola de Inteligência, para o desenvolvimento da inteligência, qualidade de vida e prevenção de transtornos psíquicos nos jovens.

    " O que é ser humilde?

    Humildade não é sinónimo de miserabilidade ou pobreza, mas sim um estado de espirito aberto, um estado intelectual apto para aprender sempre.
    È possivel encontrar humildade num milionário e arrogância num maltrapilho. Os humildes serão exaltados; aqueles que, independentemente da sua religião, chegam diante de Deus e confessam saber tão pouco sobre Ele descobrem um tesouro"
    Tirei do livro:

    MARIA a maior educadora da história

    "Neste livro, a psicologia, a psiquiatria e a pedagogia avaliam personalidade de Maria. O resultado? foi surpreendente.
    Descobriu-se que a inteligência de Maria era fascinante e a sua capacidade de ensinar deslumbrante e que são uma fonte de lucidez para a educação moderna."

    Deixo tambem estas linhas de entre outras de vital importancia.
    "O maior erro dos educadores é não contar os seus próprios erros aos jovens, O maior fracasso deles é não revelar as suas derrotas.
    A maior decepção é não falar das suas frustações.
    Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que não subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos ultimos lugares.
    Não procura o seu própro brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes."
    Aconselho este livro que em minha opinião é de grande orientação para quem lida com miudos e graudos..
    Mana ainda quero dizer-te que te encontro em tudo do que aqui foi dito
    Beijos do coração
    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  12. Minha krida titi, não vou comentar o k escreveste porque a ti Bé já disse tudo, apenas agradeço a Deus pelas maravilhas k tem feito em ti... em nós...
    Sabes k também estou subindo os mesmos degraus k tu, embora tu estejas mais bem preparada e os subas mais depressa. lol.
    Mas eu sei k, com a ajuda de Jesus e das minhas kridas titis e mami, embora devagarinho, continuarei a subir os degraus k me aproximam, cada vez mais, de Deus.

    Obrigada Senhor, por todo o amor k derramas em nós!
    Desculpa, quando não faço silêncio para Te escutar.
    Faz sempre em mim a Tua vontade!

    Adoro as minhas titis e a minha mami!

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá