"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

5º DIA DO ADVENTO


Reconciliação e perdão


Pedro perguntou a Jesus: «Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?»
Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete»
Mt18,21-23


Caminhando de mãos dadas continuamos firmes na nossa preparação para o Advento com a alegria e a convicção de que este desafio é obra da mão de Jesus.
A luz do Espírito Santo vai tocando a cada um, focando os pontos cruciais para nos moldar, de modo a que haja em nossos corações uma tomada de consciência do que desconhecemos ou esquecemos e uma chamada de atenção ao que os nossos olhos não querem ou não conseguem enxergar.
Que este tempo de espera no Senhor seja recheado duma renovada vontade de que Jesus renasça em nós.

Neste 5º dia sou impelida a falar sobre reconciliação. Sem ela será impossível fazer uma preparação fidedigna. Natal é a festa da família, mas quantas deixam que o orgulho fale mais alto que os laços que os une, desperdiçando a afectividade do amor em família... 
Assim, Meu Deus ajuda-nos a olhar-nos, dá-nos a capacidade de ver o que os Teus olhos vêem em nós.
Derrama Senhor sobre todos a Tua infinita Misericórdia de perdão ajudando-nos a emendar-nos. Ensina-nos a perdoar quem nos ofendeu ou magoou, sem o fazer somente com palavras mas também cimentado com actos. Arranca pela raiz o orgulho e a falta de humildade que insiste em persistir, para que possamos pedir perdão a quem ofendemos. 
Mas acima de tudo Senhor, perdoa-nos se nem sempre entendemos os Teus desígnios. Nós queremos reconciliarmo-nos Contigo Meu Senhor!
Como seres humanos somos sensíveis à nossa dor e à dor dos que amamos, nem sempre sabemos aceitar o sofrimento ou as provações a que somos expostos e quando nos apercebemos estamos perguntando:
“ Porquê Meu Deus?”
Reformulemos a pergunta e digamos: “ Para quê Meu Deus?” A resposta encontramo-la em tantos versículos da Bíblia.
"Meu filho se te apresentares para servir o Senhor, prepara-te para a provação."Ecle2,1
A provação é uma dádiva que dói mas fortalece!
Na fraqueza se manifesta a minha força. 2Cor12,7
Não houve maior provação do que, a que Nosso Senhor Jesus Cristo foi sujeito e "para quê?" Para nossa salvação. Por nos amar incondicionalmente, Deus entregou o Seu filho muito amado.
À Sua semelhança sejamos sementes de amor e misericórdia para com todos os que nos rodeiam.
Eu proponho-me a levar com alegria a luz do amor de Jesus, àqueles que, passando provações perderam a ânimo e andam sem esperança. Seja este também ao mesmo tempo um acto de remissão, que complementado na confissão culmine com uma alegre leveza no meu coração renovado. 
Só assim me sentirei digna e pronta para receber em júbilo o nosso Salvador!


Acto de contrição:
Meu Deus porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o coração, pesa-me de Vos ter ofendido e com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita Misericórdia. Amén.

( Amanhã, sexta-feira a reflexão será no blog caritasdei.blogspot.com )


19 comentários :

  1. Amiga Dulce

    Tenho para mim que a reconciliação, o perdão, é uma das maiores bênçãos a que o Senhor nos chama.
    Realmente como é possível viver o amor vivendo zangado, ofendido, ou ofendendo alguém?
    Realmente como é possível viver em paz, alimentando rancores e desejos de vingança?
    A falta de perdão de nós para os outros, dos outros para nós e até com nós próprios e com Deus, leva-nos sempre a uma vida amargurada, pois todos os sentimentos que são gerados pela falta de perdão, são um veneno que mata lentamente a vida em paz e serenidade.

    Por isso agradeço este texto, que nos vem lembrar algo que todos sabemos mas tantas vezes esquecemos e só com a ajuda de Deus é possível viver no perdão, para o perdão, mergulhados no Seu amor que tudo vence.

    Abraço amigo em Cristo

    Permito-me chamar a atenção para estes dois textos, que nos levam a perceber como a falta de perdão pode afectar as nossas vidas e que por serem extensos não seria curial colocar aqui.

    http://queeaverdade.blogspot.com/2009/01/dia-de-louvor.html

    http://queeaverdade.blogspot.com/2009/01/dia-de-louvor-parte-2.html

    ResponderEliminar
  2. Obrigado meu amigo Joaquim por ter entendido todo o contexto da minha reflexão. Irei concerteza em busca das suas palavras, que nos aconselha, pois tudo o que escreve são ensinamentos que quero ler, absorver e reter.
    Um abraço em Cristo e Maria.

    ResponderEliminar
  3. Olá Dulce,

    que alegria ler essas suas palavras. Acredito que o perdão não vem a ser uma reconciliação somente com Cristo, mas principalmente conosco mesmo, pois viver com um coração ferido, cheio de rancores e mágoas nos tira muito a capacidade da felicidade, da leveza que tanto buscamos sentir para passarmos pela vida. E representa pricipalmente um ato de imensa sabedoria. Esta sabedoria, não dos homens, mas uma sabedoria divina!

    amiga, bela reflexão. Que Deus ilumine nossos corações para que possamos entender e aceitar todas as provas que passamos!

    beijinhos,
    Gisele.

    ResponderEliminar
  4. Olá Gisele minha amiga. Póis é verdade só com um coração livre de rancores e cheio da paz de Deus podemos ousar aspirar aos Dons que Ele nos dá. Beijinho do coração minha amiga e que o Espírito Santo nos ilumine e acompanhe em cada palavra que escrevemos.

    ResponderEliminar
  5. Bom, se por mais não valesse esta iniciativa de escrevermos diariamente sobre o advento, valeria pelo menos por este texto fantástico sobre a reconciliação. É grande esse msitério: o Deus que perdoa tantas faltas e tantos desamores da nossa parte É o triunfo do Deus-Amor.

    Obrigado pela riqueza expressa nestas linhas e espero, sinceramente, continuá-las, amanhã na minha reflexão sobre o advento.


    É bem verdade que o Espírito Santo age em nós, de mansinho, na calada, no silêncio do coração.

    obrigado
    bom advento

    ResponderEliminar
  6. Amiga Dulce
    Acho que é muito dificil perdoar,perdoar assim de boca...até não,mas quando se trata de pegar numa esponja, apagar tudo. lavar a alma, amar novamente encarar novamente pessoas e situações, ser como antes (sim porque senão não é perdão) isto cá pra mim, aí Deus me acuda!...
    Mas bom, já que está aqui tudo tão bem explicado e até Jesus diz para perdoar eu vou perdoar-me primeiro a mim, tanta coisa boa que podia ter feito para meu bem e nem fiz...
    "omissão".
    E o pior... sabem, é que eu até perdo-o o "outro", mas vai "ele" faz-me outa, quando ainda mal esqueci a última e depois como é?
    Ai se soubessem o que isto é quando se quer ser mesmo Cristão.... Já nem digo católico...
    Até pensei desistir mas como é Advento vou conseguir .
    Reconciliar-me? Pois ai tem que ser mesmo a sério pois não gosto nada de conflitos nem comigo, nem com Deus nem com os homens.
    Beijinhos amiga
    Vou começar já.
    Obrigada, e que o Espirito Santo abençoe este projecto de Amor

    ResponderEliminar
  7. Olá Jac. Em 1º lugar dou-lhe as boas-vindas a este meu cantinho. Em2º terei que dar Graças a Deus pelas suas palavras, é um sinal que apesar de ser um assunto pertinente teria que vir à luz dos nossos olhos, só assim se´ria possível uma reflexão. Obrigado por se ter juntado nesta corrente de preparação para um advento consciente. Bem-haja meu amigo.
    Que o Espírito Santo o ilumine.

    ResponderEliminar
  8. Utília...bem sei minha amiga o quanto é difícil perdoar, aceitar...ora cá está uma provação para o advento! Conseguir ultrapassar esses muros tão difíceis de transpor. Amiga só tentando fazê-lo à luz do amor de Deus será possível.
    Jesus disse para perdoar-mos setenta x sete, isso quer dizer sempre! Que bela provação heim? Amiga com um pouquinho da "paciência" que nos deixaste ontém será que nem mesmo assim?eheh
    Bjinho do coração e que Deus continue a iluminar-nos esta caminhada

    ResponderEliminar
  9. amiga deixa-me dizer que eu adoro todos os teus textos , tu já sabes isso .
    mas este tocou profundamente o meu coração , é tudo aquilo que á para dizer ...
    é tudo aquilo que precisamos de ouvir para nos preparar para receber o deus-menino .
    adorei mesmo ...

    beijinhos minha amiga fantástica ...

    ResponderEliminar
  10. Amiga Dulce,
    Uma reflexão maravilhosa sobre o perdão!
    O perdão que nos foi oferecido por Deus através de Jesus.
    Neste Advento peçamos ao Senhor que nos ajude a pôr de lado os nossos ressentimentos, as nossas angústias, o nosso orgulho e façamos deste Natal uma verdadeira festa com Jesus no seio das nossas famílias, nos nossos locais de trabalho, com todos os que nos rodeiam.
    Que o Senhor da Luz nos perdoe as nossas faltas e nos ajude a ser complacentes para com todos os nossos irmãos.
    Bem-haja por este magnífico testemunho de Fé.
    Um beijinho e uma noite descansada.

    ResponderEliminar
  11. Olá Dulce,

    Como tem vindo a ser tão rico de mensagens, esta caminhada. Pontos de luz e de reflexão.
    Encontro-os igualmente nos comentários, graças a Deus.

    Que Deus nos ajude a livrarmo-nos de qualquer ressentimento de maneira a receber a paz e sermos capazes de "levar com alegria a luz do amor de Jesus, àqueles que, passando provações perderam o ânimo e andam sem esperança."

    E que Deus a abençoe.
    Um beijinho,

    ResponderEliminar
  12. Acrescentar o quê? -Pergunto-me?

    Apenas um testemunho. Conceder o perdão gratuito, é fonte de cura fisica, psicológica e espiritual!

    Beijinho

    (tentarei seguir-vos)

    ResponderEliminar
  13. Estou dando graças a Deus por esta ideia tão luminosa de preparação para o advento!..Estou absorvendo e meditando... È uma benção de Deus.
    Mana que texto tão bonito, tão importante e verdadeiro.
    Perdão e reconciliação!
    Prisão e libertação!
    Tristeza e alegria!
    Sobre este tema, tenho muito para testemunhar...com muitas bençãos de Jesus na minha vida...Louvo a Deus por esse conhecimento;

    Mateus c-5 vs-22a24

    Ofensa e Reconciliação

    Eu porém digo-vos: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, torna-se réu perante o tribunal.
    Portanto, se fores até ao altar para levares a tua oferta, e aí te lembrares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a oferta aí diante do altar e vai primeiro fazer as pazes com o teu irmão; depois, volta para apresentar a oferta.

    Que Nossa Senhora nos ajude a fazer o que o seu filho JESUS nos diz.

    Um abraço de união, pleno de amor em JESUS CRISTO

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  14. Teresinha que contente fico por teres gostado.
    Que o Espirito Santo nos ilumine!
    Um beijinho do coração minha amiga

    ResponderEliminar
  15. Ailime, assim caminhamos fazendo do advento esta festa. Uma festa feita com belissimas reflexões em conjunto que nos preparam para receber o nosso Salvador.
    Um beijinho para si. Fique com Deus

    ResponderEliminar
  16. Olá Malu. É um prazer tê-la pela 1ª vez aqui no meu cantinho. Ainda bem que gostou. Também já visitei o seu e adorei.
    Que o Espírito Santo a ilumine para amanhã.
    Um beijinho do coração.

    ResponderEliminar
  17. Canela que bom teres passado por aqui:)
    Que bom aceitares as nossas mãos par caminharmos juntos.
    Um beijinho muuiito grande.
    Que nosso Senhor Jesus Cristo te dê paz.

    ResponderEliminar
  18. E agora nós minha querida irmã.
    Complementaste (como sempre) minha reflexão com estas palavras de jesus que eu não pus para que o texto não se estendesse muito, mas...nós sabemos que quando é para pôr ou fazer, faz-se! e cá estão elas:

    "todo aquele que fica com raiva do seu irmão, torna-se réu perante o tribunal.
    Portanto, se fores até ao altar para levares a tua oferta, e aí te lembrares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a oferta aí diante do altar e vai primeiro fazer as pazes com o teu irmão; depois, volta para apresentar a oferta."

    Obrigada mana por me complementares sempre.
    Adoro-te Minha irmã iluminada

    ResponderEliminar
  19. Querida Dulce,

    vim aqui deixar um abraço. E Bom domingo!

    Beijinhos,

    Gisele

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá