"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

domingo, 13 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DUM ABRAÇO


Que importância terá um abraço amigo? Qual será a sua finalidade e o que nos leva a procurá-lo ou a dá-lo?
Tenho vindo a meditar neste tema. Numa sociedade em que se denotam cada vez mais sintomas de egoísmo e egocentrismo, em que as pessoas se afastam umas das outras como se, se estivessem resguardando de qualquer contacto e praticamente quase não se dão os bons dias, quem continua teimosamente demonstrando afectos sem receio de ser olhado de lado, está definitivamente remando contra esta maré de "desamor" que teima em tomar o lugar da espontaneidade dos sentimentos.
Eu remo contra a maré! Teimosamente, com consciência mas com muito amor, abraço quem gosto.
Que importância tem um abraço para mim? O que me leva a procurá-lo ou dá-lo?
A necessidade de sentir num gesto o que as palavras não traduzem, o poder quase mágico de reconforto e descanso no ombro que me aconchega ou a alegria imensa de estender os meus braços a quem os espera. Há abraços tão especiais que criam asas e voam até um cantinho especial do nosso coração, ficando lá para sempre como um testemunho de amor para nós e para os outros. Despertando consciências, tal qual os Apóstolos quando manisfestavam o Seu amor uns pelos outros, suscitando frases assim: Olhai, vejam como eles se amam...
Um abraço, ainda que isento de expressão verbal, fala-nos ao coração, tranquilizando, dividindo as tristezas trazendo de volta a paz. Enche-nos o peito de amor e consolida o que nos une num acolhimento mútuo.
"Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para a glória de Deus".Rom15.7
Deus é amor e todos os dias nos abraça. Como? Quando vem em nosso auxílio, quando nos fala ao ouvido, quando nos escuta, quando nos enlaça. Através dos meus, dos teus, dos nossos braços.
Através de todos aqueles que se predispõem a dar e a receber com amor.
Um abraço em Cristo e Maria para todos.

(HOJE DEIXO UM ABRACINHO ESPECIAL PARA O MEU MARIDO PORQUE FAZEMOS 32 ANOS DE CASADOS)
Dulce Gomes

27 comentários :

  1. Adorei este texto sobre o abraço é mesmo o que eu também penso e sinto ,mas não diria melhor.É tão bom um abraço mesmo sem palavras pronunciadas.

    Parabéns pelos 32 anos de casados que Deus vos continue a abençoar.E que lindo dia escolheram para casar! Dia de Santo António que Santo António continue a zelar por vós e pelo vosso eterno amor.
    *******************************

    Felicidades eu desejo.
    Envolto num grande beijo.
    Para a amiga Dulce e marido.
    Eterna jura de feliz amor.
    Abençoados pelo Senhor.
    E um dia bem colorido.

    Que todas as alegrias.
    E toda a sua maravilha.
    Sejam graças todos os dias.
    Na beleza da vossa filha.

    Parabéns , uma beijinho para si amiga.Zézinha C.

    ResponderEliminar
  2. Também eu adoro abraçar, ou qualquer outro gesto de ternura por isso aqui estou, para além disso é um dia especial para ti, que eu espero se repita com muito amor e sejas feliz.
    Já te levo 11 anos de avanço, também o noivo foi prenda desse Santo que eu venero Santo António,
    pois então.

    beijinho grande
    natalia

    ResponderEliminar
  3. Amiga Dulce!
    Um texto belíssimo e muito oportuno sobre um tema que me é muito caro e do qual partilho inteiramente.
    Quem se atreve nos dias de hoje a ser diferente é realmente olhada/o de lado mas não me importo com isso! Quantas vezes a um simples cumprimento temos como resposta um disfarçar e um desviar de olhar.
    É tão bom dar e receber e não custa nada! É só abrir o coração e deixarmo-nos invadir pelo amor de Deus e partilhá-lo com os outros nossos irmãos. E há tantos que precisam.
    (Lar de idosos, casas de saúde, hospitais)!
    Agora um abraço muito especial neste dia tão bonito para a Dulce e seu marido!
    Muitos Parabéns pelo aniversário do vosso casamento e que Deus vos continue a cumular de bênçãos.
    Um grande beijinho e que tenham um dia muito feliz!
    Santo Domingo.
    Com a minha amizade,
    Ailime
    (Grata pela visita ao meu cantinho)

    ResponderEliminar
  4. Amiga,

    muito lindo... e sinta-se abraçada !!!

    Que legal ver esse amor, essa felicidade compartilhada e que nos dá este testemunho maravilhoso, que vem a ser o matrimônio. Quando somos chamadas a esse sacramento, (não imaginamos o quanto Deus atua em nós pois são tantas provações, caminhos muitas vezes árduos em dois corações, duas almas que precisam caminhar juntos e assim partilhar o que Deus nos dá de mais especial, a Família!

    beijinhos no coração,

    Parabéns,

    Gisele

    ResponderEliminar
  5. DEUS É AMOR!
    Como esta frase tem estado tão presente nesta fase da minha vida... e aqueles abracinhos apertadinhos unidos pelo Amor de Deus? Simplesmente indescritíveis!
    Tens razão minha krida titi, devemos remar contra esta maré de desamor e sempre que sentirmos no nosso coração a vontade de abraçar alguém, devemos fazê-lo sem qualquer hesitação, sem nos preocuparmos com os olhares daqueles que não entendem o porquê da necessidade de abraçarmos o nosso "irmão". Esses são os que ainda não experimentaram o Amor de Deus.

    Mas agora envio 2 abracinhos bem apertadinhos aos meus titios do coração... 32 anos!!! Bolas! Há tanto tempo que eu segurei a vela :)
    E que orgulho eu tenho nesta união abençoada... por Deus!

    Bjinhos e abracinhos DE COLORES!!!

    ResponderEliminar
  6. pois bem , então abre esses braços para receber este abraço que te dou .
    um xi do tamanho do mundo amiga e parabéns pelos 32 anos , que venham mais uns tantos ...

    jinhos do coração amiga querida ...

    ResponderEliminar
  7. Então deixo-te uma abraço grande de parabéns, com muito carinho! :)

    E os votos de muitos, muitos, anos ainda de vida em comum!

    E abraça sempre que tiveres vontade. Um abraço sabe sempre muito bem!

    E vão beijos também!

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga,

    Como o tempo passa! Mais um aniversário de casamento, que Deus continue a abençoar esta união por muitos e bons anos.

    Para mim também é uma época de festejo, pois faz um ano que te reencontrei, aqui neste mundo da blogoesfera. Muitos abracinhos trocados, que fazem tão bem, regeneram e fortalecem.

    Muitos beijinhos para os dois.
    C.Gonçalves

    ResponderEliminar
  9. Zézinha, só mesmo tu para nos brindares com uns versinhos tão bonitos:)
    Obrigado amiga.
    Deixo-te um abracinho grande de amizade reforçado por um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá Natália. Bem vinda a este meu cantinho. Já nos conheciamos doutras paragens mas é bom nos encontramos por aqui.
    Obrigado por tudo o que deixaste aqui como desejos para nós.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  11. Ailime minha amiga, obrigado pelos parabéns e obrigado especial pelas palavrinhas sobre o tema da postagem que vieram reforçar tudo o que penso e escrevi...

    Escreveu assim:
    "Quantas vezes a um simples cumprimento temos como resposta um disfarçar e um desviar de olhar."

    Também já senti esta hostilidade algumas vezes e foi por ter sido motivo de reflexão junto das minhas irmãs e sobrinha, que foquei este tema...
    Obrigado amiga e um abracinho enorme...tamanho do seu coração

    ResponderEliminar
  12. Olá Gisele, sinta também um abraço ainda que à distância, mas bem apertado e sincero.
    Obrigado.
    Minha amiga sei que sabes o quanto é difícil lutar pela família e tu és uma lutadora "exemplo". Mas vale sempre a pena porque o amor prevalece sempre quando nos deixamos encontrar pelo amor de Deus.
    Beijinho num abraço enorme

    ResponderEliminar
  13. "Xubinha" linda da tua titi, começaste e deste logo o xeque-mate:
    "DEUS É AMOR"
    Pois é! E í reside a base, o meio e o final de tudo. Só quem o sente precisa dar e receber numa entrega sem retorno. Rezemos por todos queles que ainda não entendem, que Deus lhes mostre e toque de forma inequívoca para que possam experimentar a força dum abracinho:)
    Um abracinho minha querida em comunhão com Jesus e Maria nossa Mãe.
    Dos titios

    ResponderEliminar
  14. Teresinha, ainda estou de bracinhos abertos sentindo o teu abraço:))
    Obrigado amiga por tudo mas principalmente por seres assim...uma amigona.
    Beijinhos do coração e abraço muiittoo apertadinho

    ResponderEliminar
  15. Fá, obrigado pelo abraço e pelos parabéns:)
    Abraço grande

    ResponderEliminar
  16. Olá Saozinha, amiga. Também eu dou graças pelo nosso reencontro porque deu-nos a oportunidade de privarmos de novo, aprofundarmos a nossa amizade e ainda a graça de, neste ano termos peregrinado juntas...Como Deus é bom e junta as ovelhinhas:))Ele não quer que nenhuma ande tresmalhada e trata de junta-las todas e ainda bem.
    Um abracinho daqueles

    ResponderEliminar
  17. Quero dar-te também os parabéns...em atraso claro mas pensei em ti nesse dia não podia ser douta forma.
    Lindo texto sobre o abraço.
    Beijinhos da Utilia.

    ResponderEliminar
  18. E também um grande grande abraço para o marido

    ResponderEliminar
  19. Dulce querida,

    Parabéns pelos 32 anos de casada (estou a pensar quantos anos terás, e eu a tratar assim, por "tu"... Ai meu Deus)!

    Dar um abraço especial àqueles que mais amamos reconforta e dá aquela segurança humana que também precisamos. E, por amor a Deus, também o devemos fazer quando determinada pessoa precisa do nosso gesto de ternura, gesto esse que pode dar VIDA naquele momento, quem sabe, de desespero e desamor.

    Ninguém sabe o mal que pode causar numa criatura com um gesto de desamor... Os bons-dias negados,um olhar torcido, enfim, tanta coisa que vai congelando as pessoas no seu mundo fechado e doentio. Nós, pelo contrário: temos de ser AMOR!

    Sempre que aqui venho, os meus olhos ficam detidos no poema inicial. Que belo e que profundo!

    Um grande abraço em Cristo e Maria e muitas felicidades para os dois!

    ResponderEliminar
  20. Amiga Utilia, obrigado por estares sempre presente em todos os momentos.
    Obrigado e deixo-te um abraço em Jesus e Maria

    ResponderEliminar
  21. Olá minha doce Mariam. A minha idade? Não a escondo porque me sinto muito bem nela. São 50 mas só me lembro disso quando me perguntam:)
    Quanto o facto de me tratares por tu, só assim faz sentido para mim. As formalidades afastam as pessoas e não as deixam ser genuinas. Somos todos iguais, filhos do mesmo Deus e tu e eu buscamos a Sua doutrina para a encaixar na nossa vida. Barreiras para quê?
    Já temos tantas e o desamor é só mais uma. Por isso te deixo um abraço muito apertado e um beijinho enorme.

    Obrigado minha querida

    ResponderEliminar
  22. Venho agradecer "aquele" Abraço com o seu carinho, que deixou no "retirito".
    Como gostava de hoje poder abraçar o nosso nétinho!
    Quanta mágoa me invade o coração por não poder fazê-lo! E tudo por uma imcompreensão, por ciúme, por egoísmo, por sentimentos menos nobres que as pessoas possuem e não abdicam deles.
    Que Deus perdoe esta mãe.
    Nosso nétinho vai mudar de escola.
    Deve estar nervoso, temeroso, ansioso. Nada a não ser pedir a Jesus e Sua Mãe que o ponham em Seu colo e o confortem e o acalmem posso fazer ou pedir. Físicamente como avó, nada posso fazer, dizer, aconselhar,ABRAÇAR!
    Dói, tantooooooooo.
    Resta-nos a Fé, e a aceitação em saber que um dia O Senhor, actuará justamente.
    Bjs.
    Mer

    ResponderEliminar
  23. Querida Dulce,
    Voltei porque só agora li a resposta anterior ao meu comentário do poste já passado.
    Acontece que também entrei nessa "luta".
    A frase era "Só acredito quando vêr"...e em 1986 passou-se algo muito difícil em nossas vidas que foi necessário acontecer para reconhecimento de algo superior a nós... Jesus, Maria, O Reino do SENHOR.
    Sei como é difícil essa tarefa. Acreditar em algo sobrenatural que é o Nosso DEUS Pai todo Poderoso é pouco masculino!
    Voltei aqui, para lhe dizer que actualmente, rezamos através da rádio o terço das 18.30 diariamente...quero com isto afirmar que o trabalho está a ser conseguido...ELE actuou no momento certo e na hora certa. Tudo tem o SEU Tempo.
    Aceite o meu ABRAÇO com muito carinho para vós.
    Mer

    ResponderEliminar
  24. Por tudo isso....te deixo meu abraço virtual. E que este abraço nos traga a compreensão que o amor maior sempre está a nos abraçar.

    ABRAÇÃO.

    ResponderEliminar
  25. dulce.csgomes@hotmail.com18 junho, 2010 21:18

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  26. Amiga Mer, vou cruzar os seus dois comentários e dizer-lhe que acredite! Não perca a esperança de que a situação mude. Deus não falta quando Dele precisamos e é nessa certeza que creio e espero que tudo se resolva.
    Nem consigo imaginar o que o seu coração sofre pela privação dum neto com o qul não pode estar e ver crescer...
    Mas, força minha amiga e perseverança na fé.

    Um grande abraço em Cristo e nossa Mãe Maria

    ResponderEliminar
  27. Olá Artur deixo o meu grande abraço para si também.
    Que Deus esteja sempre presente na sua vida e no seu coração.
    Paz de Cristo

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá