"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

19º DIA DO ADVENTO

"Que o Deus da esperança vos encha de completa alegria e paz na fé, para que transbordeis de esperança pela força do Espírito Santo."
Romanos 15,1


Estamos em contagem decrescente para o final do Advento e a cada dia que passa cresce em mim um desejo cada vez mais pronunciado (roçando o compromisso) de renovação.
A causa desta maravilha é toda esta envolvente partilha do nosso caminhar, onde absorvo preciosos ensinamentos que vão enchendo a minha taça, fazendo-a transbordar vezes sem conta de alegria e que se reflectem em gestos ou atitudes de amor. É o Espírito de paz na fé que me invade.

" A paz esteja convosco. Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós. E tendo dito isto, Jesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebei o Espírito Santo."
João20,21-22




É este o ponto fulcral da minha reflexão. A paz!
Meditando na força que pode ter um simples gesto quando um coração transpira paz, imagino como tudo poderia ser diferente se clamássemos em uníssono pelo nosso Salvador…
Utopia? Talvez!


Tendo a consciência de que não conseguimos mudar o mundo, assiste-nos no entanto o consolo de podermos fazer a nossa parte, contribuindo com pequenos ou grandes feitos, mas dando sempre com alegria o que o Senhor nos dá de graça.
Se Ele derrama a paz nos nossos corações, sejamos nós Seus embaixadores espalhando sementes de paz, na esperança de que se forme uma corrente cada vez maior e de elos mais fortes.
Sejamos a água na fervura e nunca a acha na fogueira.

Olho para nós...começámos de mansinho, timidamente...aos poucos abrimos os nossos corações uns os outros...estamos crescendo, na união, na força das reflexões e nos irmãos, que graças a Deus nos deram as mãos e seguem connosco tecendo comentários com palavras repletas de sabedoria, que nos impulsionam a uma reciclagem interior e a uma busca para atingir a paz.
Um coração em paz é mais coerente, menos explosivo, apaziguador, paciente e mais sensível ao que o rodeia. Abre-se aos outros e deixa que tudo o que faz, fale por si. A recompensa? São tantas… Quando alguém nos diz baixinho: “Sinto-me tão bem...agora estou em paz..."

Obrigado meu Jesus!


Neste dia peço-Te meu Menino-Jesus que faças de nós mensageiros da Tua palavra, dando-nos a ousadia de nos insurgirmos sempre pela paz.
Eu comprometo-me a "calçar meus pés de zelo para propagar o Teu evangelho de paz."Efésios 6,15 



“Não utilizemos bombas e armas para dominar o mundo. Vamos usar amor e compaixão.
A paz começa com um sorriso. Sorri cinco vezes por dia para alguém a quem não gostarias realmente de sorrir,  faz isso pela paz.
Então vamos irradiar a paz de Deus e assim acender a Sua luz e extinguir do mundo e dos corações de todos os homens todo o ódio e amor pelo poder.”
Madre Teresa de Calcutá

(Deixo um sorriso para todos vocês meus irmãos/irmãs de fé e caminhada e um grato e rasgado sorriso às minhas queridas irmãs e sobrinha, que sem nunca baixarem os braços tudo fizeram para me “carregar” até Jesus. Sem elas não teria o meu coração sorrindo e em paz.)

Feliz, em paz, sorrindo por/para vocês
Dulce

Amanhã sexta-feira a reflexão será com o JAC no http://caritasdei.blogspot.com/


 

19 comentários :

  1. Dulcinha querida
    Que bom
    Que PAZ...
    Esta partilha e todos os comentários dão-nos luz uma luz que aponta
    Louvado seja Deus
    E o que semeias não é a planta que deve nascer, mas o grão nu, de trigo ou de outra coisa . Depois Deus lhe dá corpo como quer, e a cada semente de maneira particular.
    Nenhuma carne é identica á outra ...1 Corintios 15:37

    ResponderEliminar
  2. Amiga Dulce, belíssimo tema a paz e aqui muito bem reflectido.

    Tomo esta tua reflexão e transporto-a para mim.

    Transmitir a paz, dar paz aos outros!

    É verdade, mas de imediato percebo que se não começar por mim próprio, nunca terei paz para transmitir, para dar, para testemunhar.

    E eu estarei em paz?

    Já fiz a paz em mim sobre aquele assunto que tanto me incomoda?
    Já deixei que a paz tomasse conta daquela ofensa que me fizeram e ainda me marca?
    Já permiti que a paz me levasse a pedir perdão àquele que eu ofendi?
    Já me deixei inundar pela paz de Deus, para fazer as pazes com Ele, pois nem sempre responde aos meus pedidos como eu desejava?
    Já fiz as pazes com a vida tantas vezes madrasta, dificil e sofrida?
    Já permiti afinal que a paz fosse uma constante do meu ser?

    Será também este o meu caminho neste Advento, procurar a paz em mim, para dar, transmitir, testemunhar aos outros.

    Obrigado Dulce por este momento.

    Abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  3. Amiga Dulce,

    Não sabe o quanto fiquei feliz em ler esta reflexão! A Paz para mim é um assunto emergencial, quando criei o meu blog foi pensando nela. Idealizei, e idealizo um mundo repleto de Paz, parece utopia, mas como você mesmo escreveu... A paz, primeiramente deve começar em nós. Abandonar o peso da alma e transmitir o amor que tanto nosso mestre nos ensina. Acredito na Paz, acredito na dignidade humana e acredito em Cristo, na Virgem Maria. Penso que o mundo ficaria muito mais rico em beleza humana se seguíssemos os passos do nosso Salvador. Proclamar esse amor, levar essa sementinha a todos e declarar que vale a pena lutar pela vida. Não nos deixarmos morrer quanto estamos vivos e sim reascender o fogo do Espírito Santo em busca de Paz! Quando finalmente entendermos o quanto vale a pena o dom da vida, o amor em que Deus nos criou , acredito que o Ser humano refletirá e verão que não vale à pena toda a guerra, violência, atrocidades... Em que o mundo esta se tornando. Verá que o importante é amar acima de tudo. Até quando falamos em salvar o planeta, aquecimento global... Precisamos ter amor para cuidar da casa que Ele criou para a gente viver! Ou seja, o amor precisa estar em todos os lugares e principalmente dentro da gente para que possamos levar ao nosso semelhante e amar o nosso próximo verdadeiramente. Penso que quando isso tudo acontecer estaremos vivendo o paraíso!
    Amiga, por isso que acredito com toda força do meu coração que não há salvação sem Cristo, sem Deus na nossa vida, pois Ele nos ensina o quanto é importante amar e viver essa paz que tanto buscamos. A sua reflexão foi perfeita!
    Muito obrigada pela partilha,

    Beijo no coração e para Isabel também agradeça a ela pelas palavras no meu cantinho!

    Gisele.

    "_ De fato a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita."

    Mateus 9:37-38

    ResponderEliminar
  4. A Paz. Quando penso em Maria, sinto nEla e de imediato a Paz de Cristo e peço-Lha sempre. E Ela que nos indica o caminho para o Seu Filho, logo nos deixará ir em Paz, para levar a Paz aos outros e assim estamos querendo tudo de bom para nós e para todos os que se cruzam no nossso caminho, desde a saúde, bens -- materiais e espirituais; de ordem psíquica, mente, moral e o que devemos procurar mais que tudo para (bem) acolhermos o Menino-Jesus e nos relacionarmos bem com todos e com o mundo.

    Sempre gosto muito de no fim dos vossos comentários, o voto que tantos usam, como: "Paz e bem" e logo adivinho alguém que vive em harmonia consigo mesmo, com todos e com Deus. A Sua Paz nos ilumina também em tudo isso e aqui se vê na tua reflexão que foi um gosto ler.

    Que Deus te abençoe e te vá dando sempre, a Sua Paz.

    Beijinho grande,

    Malu

    ResponderEliminar
  5. Querida Utília. Tens razão quando dizes que esta é uma caminhada de luz e tão linda...
    Olha já deixei no teu espaço o meu sim, à tua proposta sobre fazer uma postagem no dia de Natal. Mais um vez, linda a tua ideia.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Joaquim, meu amigo. Como são belos todos os seus comentários...deixam-me sempre num estado de reflexão e isso é tão bom.
    Que Nosso Senhor Jesus Cristo nos dê a serenidade para na Sua paz continuarmos a nossa caminhada.
    Obrigado meu amigo.
    Um abraço em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  7. Gisele minha doce amiga. Belas palavras as tuas: " Não há salvação sem Cristo, sem Deus nas nossas vidas..."
    É verdade e quando se encontra Jesus tudo passa fazer sentido, vemos a vida com os olhos da fé. Só ela nos dá a força para não desistir, para continuar a acreditar que é possível construir um mundo melhor.
    Bjinho do corção

    ResponderEliminar
  8. Malu, Maria nossa mãe foi e é exemplo de paz, misericórdia e concordia. Mãe que sempre convida às boas acções pelo exemplo da Sua vida.
    Bjinhos miga do advento e que o Espírito Santo te ilumine!
    Paz e Bem! Também gosto muito desta saudação.

    ResponderEliminar
  9. Amiga Dulce, passei pelo seu amável cantinho, para aqui deixar espresso os meus desejos para que tenha um Santo e Feliz Natal com a benção de Jesus, o grande homenageado desta época de amor, para si e toda a sua familia.Beijinhos natalícios.Zézinha

    ResponderEliminar
  10. Olá querida. Passando aqui para deixar um abraço.

    Amei a foto da sagrada família.

    ResponderEliminar
  11. e que lindo texto nos trazes amiga agora quase na recta final , a paz.
    e como nós precisamos realmente de paz na nossa vida , a paz no mundo , a paz na nossa familia , a paz de espirito ...
    e quanta paz dulçinha todos os textos do advento me tem trazido , muita mesmo , muita paz ..
    todos estes textos nos estão ajudar a preparar as palhinhas do nosso coração para receber o nosso deus-menino ...
    que o espirito santo nos ajude a recebe-lo de uma forma pura e verdadeira neste natal ..

    jinhos grandes amiga ..

    ResponderEliminar
  12. Amiga Dulce,
    Que sublime reflexao sobre a Paz!
    A Paz por que tantos lutaram e continuam a dar a vida para que ela reine na Terra.
    Esta mesma Paz que Cristo nos deixou e que nos dá toda a força!
    Eu por vezes comparo a Paz ao silêncio no sentido de a encontrar em mim para a poder transmitir aos outros!
    Mas é tão difícil!
    Muito obrigada pelo sorriso e pela esperança que me transmitiu com este belo momento!
    Desejo-lhe uma noite na Paz do Senhor e deixo-lhe um um beijinho tb a sorrir.
    Bem-haja.

    ResponderEliminar
  13. Olá Zézinha. Que o nosso Deus Menino te encha de esperança, paz, saúde e alegria neste Natal, junto dos que amas.
    Um beijinho muito grande. Feliz natal

    ResponderEliminar
  14. Artur retribuo o abraço. Acrescento votos dum feliz natal, cheio de paz. Esta foto é do meu presépio.
    Um abraço em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  15. Teresinha minha querida amiga, é verdade! Como precisamos tanto de paz principalmente interior para transbordar e oferecer com amor.
    Amiga também como tu, dou graças a Deus para sempre por este advento. Tão rica preparação para receber o nosso Salvador...deixo-te uma cantigunha para não quebrar os nossos hábitos.eheh

    "Quanta paz, quanta luz
    Deus nos ouve
    e nos mostra o caminho que a Ele conduz.
    Deus é Pai, Deus é luz
    Deus nos fala que a Ele se chega
    seguindo Jesus..."
    lálálá...

    Bjinhos cantados e cheios de amor

    ResponderEliminar
  16. Ailime tem toda a razão: no silêncio, no recolhimento, encontramos e escutamos Jesus. Inundados da Sua graça temos mais e melhor para dar.
    Um beijinho de paz e um sorriso de amizade

    ResponderEliminar
  17. Olá amiga Dulce,

    bom final de semana para você também e toda a sua família,

    beijinho no coração,

    Gisele

    ResponderEliminar
  18. Querida amiga Dulce que lindas postagens sobre o Advento,Jesus está chegando e que sublime maneira de o homenagear com estes textos profundos sobre o Salvador.
    Desejo-lhe um SANTO NATAL e a toda a familia cheio de PAZ e muito AMOR e tanto que o seu coração tem para dar.Que Deus sempre a ilumine.
    Um abraço fraterno da Ana do horizonte

    ResponderEliminar
  19. Amiguinha Dulce é só para deixar aqui um sorriso e para te diZer que um coração do menino bate hoje no Brasil...Ouve bem passaram uma ecografia a Maria e ouve-se o bater do coração do menino, Ele está Vivo.
    Feliz?
    Vinde gritemos de alegria para o Senhor , aclamemos o rochedo que nos salvaSalmo 95:1
    Feliz Natal

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá