"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

APENAS UM SORRISO

Entrar, ajoelhar ou simplesmente ficar imóvel no banco da minha igreja ainda que nada diga, é uma necessidade para mim. É como se recebesse um afago e vou ficando como um passarinho que chega ao ninho e se aconchega debaixo das asas dos seus progenitores e fica ali só saboreando a sua protecção. Curiosamente, apesar de só, não estou sozinha.
Outras, apesar da igreja estar repleta de gente, sinto falta de calor humano. Falta a interacção entre irmãos, a entreajuda, a mão que não se estende na hora do Pai-Nosso, sobra a vénia imposta como regra em substituição do abraço da paz, ou apenas um sorriso aberto. 
E se não salvaguardasse o que descrevi atrás, mais o facto de Deus me rodear de pessoas de muita fé e com as quais eu sigo ao compasso numa caminhada sólida, onde umas vezes puxo e outras sou puxada, certamente faria esta pergunta: que faço aqui? Onde as pessoas se atropelam em busca de protagonismo, onde não se encontra uma palavra de apoio, onde esbarro em regras que me prendem os movimentos/sentimentos e onde por muita boa vontade que tenha em entender, nem sempre consigo arranjar atenuantes para as atitudes e palavras duras que doem de injustas.
Desencanto! Talvez seja esta a palavra certa.
O que me confortou hoje? Um sorriso dum amigo de longa data que encontrei em mais uma das minhas visitas ao lar. Ao passar pelo corredor, ouvi chamar: menina...Olhei para o lado, numa cadeira de rodas estava um idoso sorrindo. Perante aquele sorriso esbocei um também tentando descobrir quem era, até que o reconheci. Trabalhámos juntos. Na altura eu era uma adolescente no meu primeiro trabalho, ele uma pessoa bem mais velha com uma capacidade de trabalho tão grande como o seu coração e com uma simplicidade que continua bem patente no seu olhar. Ficámos ali recordando e falando de tudo um pouco, escutei as suas tristezas, vi os seus olhos rasarem e despediu-se da mesma forma com que me chamou, com um sorriso.
Foi o meu ganho de hoje. Obrigado Senhor!
É deste calor humano que falo...

Dulce

19 comentários :

  1. É de amor que falas minha querida.

    Esse amigo, tem um coração repleto de amor...

    Hoje falta o Amor!

    Sim, creio que é disto que sentes falta...

    Beijinho fraterno

    ResponderEliminar
  2. vês minha amiga querida , deus dá-nos sempre o que nos faz falta .. precisavas de calor humano e assim o recebes-te ...


    beijinhos bem forte e um xi do coração ...

    ResponderEliminar
  3. Acho que entendi o que escreveste. Muitas vezes estamos no silêncio mesmo tendo tantas pessoas . A presença de Deus é forte e constante mas parece que todos se isolam e ficam a buscar só, cada qual no seu mundo... Na sua introspecção, no isolamento ,nos medos e questionamentos de toda uma vida construída a passos de procura. Na verdade ao encontrar este amigo, penso que você se reconheceu. O seu olhar e o seu coração.Seria como ver um rosto familiar no meio de uma multidão. Ficamos felizes e recordamos tudo que foi de bom! Deveria ser assim para todos nós... nos reconhecermos e acolhermos um ao outro pois na realidade somos diferentes mas no fundo todos iguais nesta busca constante de Deus. As vezes também sinto isso... A vontade de que nos reconheçamos verdadeiramente irmãos e nos entreguemos pois o nosso Pai é único e nos ensina a todo momento a nos amar verdadeiramente !E esse amor, essa paz começa com um sorriso, como fala a nossa querida Madre Teresa,

    beijinhos,

    Gisele

    ResponderEliminar
  4. Amiga Dulce
    Compreendo o que escreves.
    Podemos estar muitos e estarem juntos como na
    igreja mas muita gente sente-se só não há comunicação.
    Esta história leva-me a pensar que se formos ao encontro dos outros sem medo e com vontade de se dar, de escutar recebemos mais do que damos.
    Claro que temos que saber é saber receber.
    Beijinhos
    Utilia

    ResponderEliminar
  5. É bom ter tempo e coragem para entrar na Igreja e sentar-se no silêncio junto do Mestre.
    Falta-me fé para O visitar aí.....
    Falta-me vontade para O servir nos que sofrem...
    Falta-me disponibilidade para O amar .....
    Estes textos ajudam-nos a meditar.

    ResponderEliminar
  6. Continuo cada vez a sentir mais necessidade de vir visitar este seu espaço de reflexão.Hoje o que li vem de encontro a situações que já se passaram comigo e fico na duvida se não estarei errada.Quando leio estes textos maravilhosos encontro neles a resposta ás minhas duvidas e por vezes sinto que é através da escrita da Dulce que Deus me dá o esclarecimento que eu necessitava.Mas para finalizar o sorriso do amigo preencheu todo o vazio que havia no seu coração.Tenho a certeza que nesse dia o encontro dos dois e o desfiar das recordações foi o grande conforto não só para a Dulce mas principalmente para o seu amigo que possivelmente estava a precisar da sua amizade.
    Um enorme beijo
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Dulce,

    Compreendo-a muito bem, mas... que adianta o abraço da paz, se esse não é fruto do verdadeiro Amor, da Caridade, que deveria unir todos os discípulos de Cristo Jesus? Daquele que todos comungam? E muitas vezes um "sorriso" vale mais que mil gestos, certamente tantas vezes realizados hipócritamente... Bom era que nunca assim fosse e que todos vivêssemos - em verdade - a caridade cristã.

    Sim, falta calor humano, faltam corações capazes de amar o mundo. E, como alguém aqui dizia, não posso deixar de me lembrar da Madre Teresa de Calcutá, a qual sabia dar esse calor humano (porque verdadeiramente divino) aos desprotegidos, aos "vagabundos", agonizantes, a todos, de modo particular aos mais pobres dos pobres.

    Que o Sagrado Coração de Jesus a cumule imensamente das Suas graças e dons!

    Um grande abraço em Cristo!

    ResponderEliminar
  8. Canela, sim é de mor que falo! Daquele que sentimos no coração em alguns momentos da vida e que nos dizer: "Vale pena viver porque a vida é linda com Jesus dentro de nós!"
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Teresinha, por vezes encontramos Jesus num amigo, num gesto e quando menos se espera. Foi o que aconteceu.bjinhos do coração amiga

    ResponderEliminar
  10. Gisele, todos nós temos os nossos silêncios. Neles buscamos a Deus e encontamo-nos na nossa espiritulidade, mas há momentos de comunhão com Deus e com os irmãos e é nesses momentos em que por vezes(graças a Deus nem sempre) notamos a indiferença, que pode até não ser connosco mas que dói o vê-la praticada com outros irmãos. Espero ter-me feito entender...
    bjinhos minha amiga

    ResponderEliminar
  11. Amiga Utília, o que eu presencio é realmente muita falta de comunicação e entreajuda entre cristãos, por isso e não só, tem sido para mim muito importante a caminhada que faço junto com todos os que caminham no mesmo sentido,que é um só: Jesus! Muito devo às minhas queridas irmãs e sobrinha as minhas primeiras pegadas e muito devo a todos vós esta continuação que é feita de olhos postos na luz que nos aproxima e nos guia.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Amigo Direitinho, penso que deveria retirar o tempo e deixar só ficar a coragem como explicação para tudo. Mas se o meu amigo se disponibilizar para escutar Jesus, verá que terá todo o tempo do mundo para fazer tudo o resto. Deus dá-nos a força para tudo, assim nós estendamos sempre a mão à Sua vontade.
    Um abraço amigo em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  13. Ana minha amiga, fico muito feliz, (esta é a palavra certa) por a Ana gostar de ler o que ditam as minhas mãos, que apesar da Ana poder achar que são muito seguras em tudo o que escreve, também vacilam, apenas por um receio: ofender Jesus.
    Nem sempre é para mim fácil escrever o que sinto e direi mais, que talvez por esse receio, ou por medo de ser mal interpretada, nem tudo o que sinto, escrevo.
    Mas acontece que quando a certeza, solto os meus dedos e eles quase escrevem sozinhos, muito embora continue o massacre mental em que me pergunto e pergunto a Deus, se teria feito bem.
    Complicado entender-me? Talvez! Passado essa fase de receio vem a certeza do certo por palavras como as da Ana, quando me diz que de alguma forma vou de encontro às suas dúvidas. Nesse momento, levanto as minhas mãos a Jesus e digo-lhe a frase que tomei como dada por "Ele" quando senti o apelo de abrir este blog: "Só por ti Jesus..." é uma frase incompleta porque também é inacabada esta minha entrega a Jesus, só Ele saberá o que quer de mim e de cada um de nós.
    Obrigado Ana do fundo do meu coração pelas suas palavras.
    Um beijinho muito grande em Cristo e Maria, nossa Mãe

    ResponderEliminar
  14. Mariam, em 1º lugar quero dar-te as boas vindas ao meu simples cantinho e dizer-te que adoro visitar o teu. Obrigado por entenderes a
    essência da minha reflexão. Quando falo do abraço dado na hora da paz, falo daquele abraço que nós sentimos vontade de dar ao irmão que está ao lado e que é dado com o amor que Deus me põe no coração. É UM abraço de alegria, de união...é assim que o sinto independentemente de quem esteja ao meu lado, quer conheça ou não, é um abraço de comunhão com Jesus e os irmãos. Esse é o verdadeiro abraço e é desse que sinto falta. Daí achar e continuar a dizer que falta calor humano...sei que me entendeste.
    Quando Jesus nos abraça o coração, espontâneamente sentimos vontade de partilhar, de dar aos outros o calor que sentimos cá dentro.
    Cheia desse amor deixo-te um abraço muito apertado de paz e alegria.
    Um beijinho em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  15. Eu senti bem fundo o que a Dulcinha escreveu e não o faria tão bem quanto a minha amiguinha.
    Quantas vezes esse sorriso, esse aperto de mão, esse ajoelhar... me falta! Mas a culpa é só minha pois em vez de os procurar, ando às voltas e tapo os olhos.Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  16. Céuinha se tocou bem fundo é porque os olhos podem estar tapados, mas o coração não e como o coração é que comanda, ele irá fazê-la dar voltas até ter coragem para destapar os olhos:)
    Mas será que estão tapados? Não me parece...
    bjinhos minha amiga, professorinha do coração

    ResponderEliminar
  17. Amiga Dulce, hoje senti uma forte necessidade de passar por este seu cantinho de reflexão e gostei do que li,como sempre tranquiliza-me,hoje estou a sentir uma leves melhoras nas minhas dores, mas sinto que muito em breve estas incomodas dores vão passar. Ao ler o seu texto na parte inicial,deu -me saudades de me sentar também no banco da minha igreja.Á quanto tempo meu Deus que não o faço?!Á imenso tempo mesmo.Mas devo confessar que tenho sentido essa necessidade,mas depois deixo o tempo passar e não vou...
    Beijinhos minha amiga.Zézinha

    ResponderEliminar
  18. Olá Zézinha,
    que bom gostares de passar por aqui e que feliz fico com essa "necessidade". Quem sabe não será o empurrão para o fazeres? Por vezes não nos falta a vontade nem a necessidade, mas falta-nos a iniciativa.
    Espero que melhores rapidamente para voltares ao nosso convívio duma forma mais assídua e sem dores.
    bjinho amiga

    ResponderEliminar
  19. Sim, Dulce, entendi.

    Obrigada pelas boas vindas! Se Deus quiser, hei-de passar por aqui mais vezes!

    Um grande abraço em Cristo!

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá