"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SEM PALAVRAS...

Há uns dias atrás escrevi sobre “saber escutar”. Hoje, pergunto-me a mim própria se o saberei fazer.
Ontém as palavras ficaram recolhidas num qualquer recanto de mim, presas entre o choque e a tristeza.
Gostaria de ter pronunciado a palavra certa e adequada ao momento, aquela que quando bem escolhida levanta as muralhas do desalento e dota a quem as escuta duma força capaz de mover montanhas.
Gostaria de ter tido a capacidade de dar um conselho que conseguisse mostrar uma luz, um caminho...
Queria ter dito que a Deus nada é impossível, que Deus tudo pode, que tudo se resolve com fé e persistência... mas não disse...Não me ouvi! Quanto muito, balbuciei meia dúzia de palavras desajeitadamente.
Ao chegar a casa, rebobinei o tempo e fi-lo andar para trás. Numa tentativa de me entender rebusquei na memória aquele quase monólogo, tentando ver em mim um olhar que falasse mais do que o meu silêncio. Não me consegui visualizar. Porém, recordei meus braços, que se abriram num abraço de amparo e protecção, como que colmatando o vazio deixado pelas palavras que não fui capaz de dizer... 
Analisando, mas sem querer desculpar a minha inércia, não deixo no entanto de ter a perfeita noção, de que não basta erguer as nossas mãos para Deus apenas e só em momentos de aflição. Ao longo da nossa existência Deus toca-nos das maneiras mais variadas, mas dá-nos o livre arbítrio de escolha.
Convida-nos a segui-lo mas não se impõe. Mostra-nos o caminho mas não nos força a trilhá-lo. Fala-nos, mas cabe-nos a nós não fazer “orelhas moucas”. Deus bate à nossa porta, mas não arromba a fechadura.
Quando se leva uma vida de costas voltadas para Deus, negando quase a Sua existência e de repente se desperta, não há como passar uma borracha nas decisões do passado, nada se resolve com um “estalar de dedos”. Há sim os efeitos/consequência desse passado que doem como feridas abertas. Só com uma plena entrega de tudo nas mãos de Deus, aos poucos deixará de sangrar, porque Deus tudo cura.

Dulce

3 comentários :

  1. Olá,
    Muito interessante seu blog, passei pra conhecer e me add, deixo um convite pra vc conhecer o meu blog é sobre artes sacras, estou promovendo um sorteio, ficarei contente co sua visita.

    Meire
    www.artyspaula.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Amiga,

    Quantas verdades em suas palavras ... As vezes o silêncio nos conduz a encontrá-las. A nos colocar frente a frente a nossa razão e de lá buscarmos a força que precisamos para caminhar e retirar das entrelinhas do nosso coração toda resposta que estavamos a buscar e naquele momento não a conseguimos encontrar.Pois assim ela cresce com mais força. Não passam a ser apenas palavras ao vento. Mas palavras que constrõe, que curam e edificam. Como você mesmo colocou, muito bem, tudo tem o seu tempo... E é desse jeitinho que acontece, Deus nos convida , não nos intimida. Apenas convida a decissão é nossa em querer escutar ou não. E o tempo está a correr podendo também nos auxiliar ou não. Tudo tem o seu lugar... E assim a vida segue caminhando por erros e acertos mas o mais importante é ter a certeza que estamos caminhando, evoluindo e florescendo. Ou melhor germinando!


    beijinhos,

    Gisele

    ResponderEliminar
  3. tal como já te disse amiga , ele só nos manda aquilo que sabe que nós aguentamos ..
    por isso ele sabe que tu consegues , confia nele amiga que as palavras vao sair ...

    jinhos grandes amiga ,, de onde ? do coração é claro ...

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá