"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quarta-feira, 31 de março de 2010

ESPÍRITO SANTO (43ºdia de caminhada)

Se me amais, obedecereis aos meus mandamentos. Então Eu pedirei ao Pai e Ele dar-vo-á outro advogado, para que permaneça convosco para sempre. Ele é o Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não O vê nem O conhece. Vós conhecei-l`O porque Ele mora convosco e estará convosco.João14,15-17
Estamos a aproximarmo-nos a passos largos para o final desta caminhada. Com a graça de Deus, sobre muito já reflectimos e até debatemos. Ao fazê-lo, buscámos o entendimento da Palavra com vista a adquirirmos mais sabedoria sobre a mesma. Neste 43º dia de caminhada porque não falar sobre o Espírito Santo? Quem é? O que é? Porque pedimos que o Espírito Santo nos ilumine, nos guie, nos dê sabedoria? Porque fazemos o sinal da cruz dizendo: Pai, Filho, Espírito Santo?

REFLECTINDO
Jesus, sabendo que a Sua passagem na terra estava próxima do fim, preparou a Sua partida de modo a que os discípulos entendessem, que apesar da Sua partida física estar iminente, a Sua presença iria permanecer no meio de todos nós. Como? Deixando-nos o Espírito Santo!
Que acção tem o Espírito Santo nas nossas vidas enquanto seguidores de Jesus? Entenderemos nós, o Seu poder? Como O sentimos?
APROFUNDANDO
Como sempre, só sei dar testemunho do que vejo e do que faço, mas principalmente do que sinto. Recordo os meus primeiros passos na fé. Foram passos em que, além de inexperientes, eram vacilantes e sem certezas de nada. Passos dados a medo receando o desconhecido e fugindo da palavra “espírito” por interpretá-la de forma incorrecta. Com o tempo veio a consolidação na fé e com ela a destreza e o arrojo de desbravar um caminho, onde a vontade de seguir Jesus se sobrepôs aos medos. Inevitavelmente, cheguei à fase de aprofundar as dúvidas e procurar saber como e porquê invocar o Espírito Santo.

Pois bem, Espírito, tal como o nome diz não se vê nem se palpa, mas desce sobre nós sob a forma de Palavra, a Palavra de Jesus. Espírito não se escuta, mas fala-nos. Através da Bíblia, dum irmão que chega quando precisamos, dum abraço quando estamos carentes e até na palavra que nos vem à mente quando dela necessitamos e é da Sua vontade. Ou o reverso, quando somos nós os chamados a intervir e sentimos a graça da Sua descida que se derrama em nós, vindo em nosso auxílio. Espírito Santo é uma graça de Amor! Muitas vezes não alcançamos a dimensão destas graças porque as intitulamos de felizes coincidências. Não são coincidências. Jesus  move-nos, dá-nos as coordenadas a seguir e prepara-nos de forma a que sejamos Seus instrumentos. Põe-nos ao serviço uns dos outros. Nós pedimos a Jesus, Ele envia-nos o Espírito Santo, o Seu Santo Espírito que nos prepara o caminho e nos guia os passos, manifestando o Seu poder quando fazemos uma entrega verdadeira através da oração. A oração é a via directa para chegar a Jesus, é o trampolim que nos faz subir e chegar mais perto do Senhor. Orando, Jesus faz descer sobre nós o Seu Espírito, dando-nos entendimento, envolvendo-nos no Seu amor, luz e paz e os nossos olhos passam a enxergar à luz da fé.

Nada há a recear. Deus é Pai, é paz, é amor! «Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. A paz que vos dou não é a paz que o mundo dá. Não fiqueis perturbados nem tenhais medo». Jo14,27.
O medo do desconhecido trava-nos os passos e não nos deixa progredir, priva-nos do contacto com a Sua Palavra que é uma fonte de vida e de esperança, fonte de força de onde recebemos o alento para as provações do nosso dia-a-dia. Fonte de onde jorram bênçãos inalcançáveis ao nosso parco entendimento. Não podemos descurar esta certeza: rezar é um acto de amor para com Aquele que tanto nos amou e ama, que deu a Sua vida por nós.
Deus, Criador, enviou o Seu Santo Filho para a nossa Salvação, que ao ascender aos céus, nos deixou o Seu Santo Espírito para nos santificar. O Espírito Santo é o amor entre o Pai e o Filho que desce sobre nós.
Por isso fazemos o sinal da cruz: Pai, Filho e Espírito Santo. Santíssima Trindade!

Dulce

Especialmente hoje, peço ao Espírito Santo que derrame sobre todos nós o Espírito da Verdade, do Entendimento e do Amor. Só assim poderemos ficar unidos à Sua Santa e Verdadeira Palavra, que faz de nós verdadeiros testemunhos vivos e actuantes.

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Espírito Santo, Deus de amor, concede-me:
Uma inteligência que Te conheça; Uma angústia que Te procure; Uma sabedoria que Te encontre; Uma vida que Te agrade; Uma perseverança que, enfim, Te possua. Amém.
Santo Tomás de Aquino

(Agradeço a todos os irmãos que leiam este texto, que me corrijam se algo estiver incorrecto e exponham a vossa sabedoria em forma de testemunho, de forma a que cresçamos uns com os outros no amor e na fé. Sei que muito mais haverá por dizer...
Abraço em Cristo e Maria, nossa Mãe)

Amanhã é dia de reflexão no blog da Teresinha http//teresa-desabafos.blogspot.com

14 comentários :

  1. Bom Dia
    Rezei enquanto lia.É maravilhoso ter essa disponibilidade para viver em união com Cristo.
    Já quase no final pensava:
    - Mas eu não rezo! Como se reza ?
    Os dias passam e nós pensamos em tudo mas nem nos lembramos de parar um pouquito e fazer uma oração a sério.
    Obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
  2. "não alcançamos a dimensão destas graças porque as intitulamos de felizes coincidências. Não são coincidências."

    Tenhamos nós sempre o discernimento para ver isso!

    Rezo também:
    "Espírito Santo, Deus de amor, concede-me: Uma inteligência que Te conheça; Uma angústia que Te procure; Uma sabedoria que Te encontre; Uma vida que Te agrade; Uma perseverança que, enfim, Te possua. Amém."

    Uma boa continuação de Semana Santa e um Páscoa de Vida Nova em Jesus Ressuscitado!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amiga Dulce,

    Obrigada pela partilha... muitas vezes não percebemos tudo que se passa ao nosso redor... apenas passamos pela vida. A medida que vamos nos aprofundando, vamos realmente percebendo "as coincidências". Coincidências? é preciso enxergar pelos olhos da alma a ver que existe muito além do que os nossos olhos não podem alcançar e que somente com a entrega seremos capazes de entender...


    "Vem Santo Espírito,
    enche o meu coração,
    sei que tenho sede dai-me
    desta água sempre.
    Cura minha vida,
    faz uma transformação,
    lava-me na fonte do perdão..."

    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar
  4. Dulce, minha amiga, o Espírito Santo guiou-te na tua escrita e deu luz às palavras que escreveste, obrigado!

    Vem Espírito Santo
    Sem Ti nada somos, nada compreendemos, nada acreditamos, nada edificamos.
    Por isso vem Espírito Santo e inunda as nossas vidas, ilumina as nossas inteligências, e derrama o amor nos nossos corações, para que possamos acreditar, para que possamos compreender, para que possamos edificar, para que possamos no amor viver e testemunhar o Reino de Deus já aqui e agora.
    Em Ti tudo podemos, ó Espírito de Deus, porque em Ti não há temor, subsiste apenas o amor.
    Amen

    Abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  5. Obrigada minha amiga Dulce, por todos estes ensinamentos de fé que tenho adquirido através da palavra que aqui nos deixa.Tambem eu interpretava de forma incorrecta o
    significado do Espirito Santo.Não se vê não se apalpa mas sente-se.Aquele arrepio que sentia quando lia a Biblia,quando abraçava alguem de quem tinha muita saudade,de quando pensava ou escrevia momentos passados com os meus pais, de quando aperto a minha neta no meu colo, esse friozinho que se sente cá dentro e que nos dá uma sensação tão boa,que até as lágrimas rompem de felicidade,tambem ignorava que fosse o amor de Deus e o Espirito Santo que ELE nos deixou.
    Entendi depois de alguma leitura como no livro da Cabana e outros,e hoje mais uma vez confirmo neste texto que é a sua fé e o Espirito Santo que vem em seu auxilio para escrever com palavras simples e com exemplos seus, o testemunho para que todos que a leem compreendam e possam reflectir para chegar de alguma maneira mais proximo de Jesus.

    Desejo-lhe uma Santa Pascoa junto dos seus familiares.
    Uma abraço com muito afecto e carinho.
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Veni Sancte Spiritus!

    Obrigado
    Santo tríduo pascal

    ResponderEliminar
  7. Amiga Dulce só quem vive da Sabedoria do Espirito Santo pode falar Dele,Ele age, inspira realiza. basta apenas abrir-Lhe as portas.
    Gostei de ler a tua partilha.
    Obrigada.
    Beijinhos da Utilia

    ResponderEliminar
  8. Goatei de rezar aqui contigo, amiga Dulce.

    Votos de uma Santa e abençoada Páscoa.

    ResponderEliminar
  9. Senti-O na tua escrita Dulce e segui linha a linha, também eu a deixar-me levar, tal a firmeza e até a alegria com que O afirmas. :)

    «não sabeis, diz S. Paulo, que sois templos de Deus e que o Espírito habita em vós?»

    Vinde Espírito Divino
    Vinde ao nosso coração
    A mostrar-nos o caminho
    Que conduz à salvação.


    Feliz e Santa Páscoa, Bjs!

    ResponderEliminar
  10. Amiga Dulce,

    hoje é o tempo de agradecer... Agradecer pela partilha do exercício da quaresma, pela amizade, pelos ensinamentos e pelo acolhimento de todos vocês!

    Muito obrigada,

    Uma Santa Páscoa a você e toda a sua família,

    beijinhos no coração

    Gisele

    ResponderEliminar
  11. Mana Querida a tua reflexão é uma iluminação do ESPIRITO SANTO, sinto o calor do amor quando a leio! Louvado seja DEUS!..

    Deixo aqui o meu pequenino contributo na esperança de que assim também possa em união com todos vós, colaborar na apróximação de quem como eu, deseja sentir o AMOR de DEUS.

    Tirado do livro do Pe. Alírio José Pedrini
    ( Conversas sobre o Espírito Santo)

    "JESUS disse também: " O ESPÍRITO SANTO ME GLORIFICARÁ" João 16,14
    Com essa afirmação, Jesus quis dar-nos toda a certeza de que o Espírito Santo sabe que ELE, JESUS, é DEUS, FILHO de DEUS, Salvador da humanidade, Senhor dos corações e Mestre de vida eterna.
    Conhecendo toda essa verdade, o Espírito Santo inspira e leva o nosso coração a adorá-LO, a louvá-LO, a dar-lhe glórias e graças por toda a nossa vida.
    São Paulo captou essas razões do Espírito Santo quando disse:
    " Se com a tua boca confessares que JESUS é o SENHOR, e se em teu coração creres que DEUS o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação" (Rm 10,9-10).
    Concentremo-nos por um momento na presença do Divino Amigo. Falemos com ELE, de coração a coração:

    ORAÇÃO PARA PEDIR O AMOR DE JESUS

    Divino Espírito de Amor, eu Vos adoro presente em meu coração. Adoro-vos conjuntamente com o PAI e o FILHO, que tornais presentes em mim. Sois merecedores da mesma adoração, honra, glória, louvor e gratidão. Que todos os corações Vos adorem! Que a humanidade Vos adore!
    Santo Espírito de Deus, que dais testemunho de JESUS e O glorificais na humanidade e em cada coração:
    Peço-vos que toqueis no meu coração e o abrais para conhecer e aceitar o grande AMOR de JESUS vivo, para deixar-me amar e corresponder ao SEU AMOR.
    Revelai-me JESUS ressuscitado! Convencei o meu coração do grande AMOR de JESUS por mim! Que eu perceba as provas do SEU AMOR! Que eu me sinta muito amado! Desejo também sentir o meu coração amando a JESUS VIVO com viva alegria. Criai em mim todas as condições para que eu possa manter um profundo relacionamento com JESUS RESSUSCITADO, meu SALVADOR E SENHOR. AMÉM.

    Amar a JESUS e ser amado por ELE:É uma graça maravilhosa! Sentir-se amando a JESUS: É uma fonte inesgotável de graças de redenção, de libertação, de cura do ser interior, bem como de plenitude de alegrias."

    Desejo para todos nós uma Santa Pascoa
    ressuscitados em/com JESUS

    Um abraço amigo na PAZ de CRISTO e MARIA
    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  12. olá amiguinha querida ..
    pois é , chegamos á recta final , e que boa sensação nos deixa , a de missão cumprida ..
    gostei muito de reflectir contigo , e que o espírito santo nos guie e ilumine para toda a vida ..

    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  13. Nesta PÁSCOA...
    Abram vosso CORAÇÃO...
    E deixem que a fé e o amor façam eterna moradia.
    A Páscoa nos deixa muito felizes e temos a agradável certeza de que estaremos sempre todos junto.
    Fazemos votos que sejam sempre felizes.
    Já que a Páscoa é amor, desejamos que este amor se fortaleça a cada ano, a cada dia.
    Que a nossa e vossa cumplicidade possa permanecer sólida.
    Que possamos continuar acreditando no amanhã, pois o caminho é longo e nós estaremos sempre lado a lado.
    Tudo.faremos para vos transmitir Paz e Amor
    Feliz Páscoa
    Bjs com carinho

    ResponderEliminar
  14. Meus amigos, na impossibilidade(por falta de tempo) de vos comentar um por um, deixo-vos um muito obrigado por todos os vossos comentários que são duma riqueza extrema e deixaram as minhas palavras mais ricas.

    Obrigado pelas vossas orações.
    Obrigado Ana por mais uma vez ter partilhado connosco os seus sentimentos e a sua forma de sentir. É bom senti-la caminhar em conjunto.

    Mana querida, como sempre..."és o meu complemento" e não só...jinhos para todos.

    À Naty e Carlos um abraço especial e bem-vindos.

    Santa Páscoa para todos

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá