"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

domingo, 18 de abril de 2010

CORRENTE DE AMOR


Este é o meu bordão


Ainda digerindo o dia de ontém onde percorremos vinte e um quilómetros de Grândola até Alcácer do Sal, aqui estou.
Não para partilhar detalhes logísticos de mais uma etapa, mas para aprofundar um pouco, tudo aquilo que brota bem cá do fundo de mim e que domina o meu pensamento.
Poderia tentar descrever esta alegria que sinto no meu coração, as graças e louvores que estou dando intensamente a Maria e Jesus desde ontém. Poderia focar os laços de amizade que se reforçam entre irmãos de caminhada, os nossos cânticos em forma de prece profunda, ou simplesmente os nossos momentos de descontração onde nos deixamos levar pela boa disposição.
Porém, hoje algo me impele a ir mais longe e falar sobre o poder da oração. Sei de antemão que tudo o que irei escrever não terá carga emocional suficiente para deixar transparecer na íntegra o meu estado de espírito, no entanto, sinto o compromisso de o fazer... 
A oração é uma porta sempre escancarada onde somos convidados a entrar, uma taça cheia de bençãos da qual nos podemos servir a qualquer hora e momento, um s.o.s. enviado ao Amor infinito do Pai que por nos amar incondicionalmente está sempre esperando um sinal nosso. A oração é um refúgio, um abrigo para o nosso cansaço, um mar de amor infinito que nos ajuda a erguer quando tudo parece querer afundar-nos. Orar, transporta-nos à luz, enche-nos de Espírito Santo, renova-nos e sentimos a força interior do poder que dela advém ao mesmo tempo que nos demonstra que sózinhos nada somos, mas com Deus e os irmãos tudo podemos.
Ontém, quando cheguei a casa e assim que pude, retirei-me, reflecti...Louvando a Maria Santíssima, agradeci tudo, tudo...os nossos passos, todo o amor derramado, todas as palavras de conforto, a forma como a nossa Maria João (uma das nossas guias) nos esperou e acolheu...mas acima de tudo a intensidade com que sentimos a presença de Deus junto de nós.
Ontém, tal como neste momento, sinto como se um rio de água viva e fresca tivesse feito de nós o seu caudal, invadindo cada pedacinho dos nossos corpos que inertes, apenas se deixaram ir na corrente sem resistência nem medos. Tudo foi ficando cristalino, renovado e, quando por fim terminou esta viagem nossos coraçãos estavam cheios de Amor, nossas almas estavam polidas e reluzentes... Os abraços e louvores aconteceram de maneira espontânea entre sorrisos e lágrimas. Em círculo, agradecemos a intensidade do amor ali revelado e sentimos bem forte no meio de nós a presença e o amor terno da nossa Mãe.
Que planos terá Deus para cada um de nós em cada etapa desta nossa peregrinação pela vida?? Não sei! Mas quero passo a passo, descobrir qual o plano que me está reservado.
Quero ser caudal, permeável, por onde passa a corrente do Amor de Deus, porém, também quero ser rio que ao se empurrado pelo sopro do Seu amor transborde as minhas margens e invada outros caudais...
Assim seja essa a vontade de Deus... 

Dulce

15 comentários :

  1. MInha amiga estou acompanhando a vossa caminhada até junto da Virgem Mãe, através deste seu cantinho Degrau do silencio,que tem como cabeçalho uma imagem com gente que merece todo o meu respeito e a todas desejo que a proteção divina vos acompanhe,porque a vossa fé é imensa.
    A vossa força união e perseverança,ultrapassa qualquer obstáculo,e isso é muito bonito.
    Dulce muito profundo e bem descrito este seu texto, do que lhe vai na alma juntamente com várias emoções que está a sentir nesta peregrinação.
    Para todo o grupo e em especial para si toda a minha admiração e muito carinho.
    Lindo o seu bordãozinho grande estima deve ter por ele, e se falasse,muita história esse bordão tinha para contar.
    Um beijo muito grande e tudo vos corra bem até chegarem ao vosso destino sagrado.
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Amiga peregrina,

    Louvo contigo ao Senhor pelas maravilhas que operou e continua a operar em ti!

    Fiquei verdadeiramente encantada com a profundidade das tuas palavras, palavras de quem tem em si o Amor de Deus e que o revela nas expressões da sua vida.

    Bem-haja!

    Abraço em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  3. Dulcinha
    como estou feliz com a vossa felicidade.
    Descreves bem o que é a oração
    Beijinhos
    E que a mãe do Céu vos abençoe

    ResponderEliminar
  4. Querida "tia"

    É um orgulho para mim estar a fazer parte deste maravilhoso grupo, mais ainda quando em tão pouco tempo tenho aprendido tanto convosco.
    Cada epata tem sido uma descoberta interior e é uma alegria partilha-la com gente tão maravilhosa.

    Não me irei esquecer muito menos perdoar da minha falha na ultima etapa. Não tenho por habito fazer promessas, mas tudo irei fazer para não me voltar a atrasar numa proxima vez.
    Desculpa "tia"
    Obrigado pelas tuas palavras e pela forma carinhosa com que me recebeste no grupo. Obrigado a todas.

    Beijinho e alegria pois MARIA caminha connosco.

    Susete Pereira

    ResponderEliminar
  5. Amiga Dulce,

    Acredito muito que o plano de Deus, primeiramente, seja nos tocar em seu amor para que possamos conhecê-lo verdadeiramente e espalhar essa sementinha de plantio em todos os corações e assim vivermos em seu propósito. É tão lindo essa corrente pois Ele nos faz ponte para cada um de nós... vamos nos impregnando do seu perfume e nos saciando em sua águas para guiarmos a todos os outros que logo vem!

    linda partilha,

    beijinhos no coração

    Gisele

    ResponderEliminar
  6. Olá minha querida Ana, como sempre fico emocionada pela forma como comenta.
    Ana, sempre que nossos pés se fazem ao caminho, muitos outros se juntam a nós sem caminhar. Vão junto em oração, em pensamento...A Ana este ano irá connosco, porque uma das maiores graças que tenho que dar a nossa Senhora este ano, é precisamente a força e a certeza que me deu para abrir um espaço onde em silêncio vou partilhando as minhas emoções de fé. Através dele muitos se juntaram e quer pela forma como aqui entraram ou simplesmente pela sua presença me marcam fortemente.
    A Ana, marca-me das duas maneiras, por isso será uma presença no meu pensamento e nas nossas orações. Sem esquecer a "estrelinha" do seu céu.
    Obrigado por tudo.
    beijos do fundo do coração

    ResponderEliminar
  7. Mariam, minha doce menina...
    Sei que também em ti se revela um grande Amor pelo Pai, transcreves isso na forma de falares e escreveres.
    Obrigado doce amiga pelas tuas palavras.
    Que Deus continue fazendo maravilhas em cada um dos nossos corações.
    Deus te abençõe.
    Bjinhos no coração

    ResponderEliminar
  8. Utília, obrigado pelas tuas palavras amigas. Sei que sabes bem o que é orar, "explorar" a Sua palavra...
    Beijinho grande em Cristo

    ResponderEliminar
  9. Olá Susete, obrigado pelo sentimento que expressas por nós, que me impele a dar graças à nossa Mãe do céu por cada um que ela traz para o caminho.
    As maravilhas que sentes só te tocam porque vêm de Deus. Se leres bem a última frase que eu escrevi entenderás o que digo.
    Somos apenas permeáveis ao Amor e às graças que Deus nos dá e não as retemos, deixamos que que a corrente flua por outros caudais.
    Só assim se põe em prática o que Jesus nos disse:"Amai-vos uns os outros como eu Vos amei"

    Quanto ao atraso...não considero uma falha, muito menos, grave. Falhas são aquelas que saem impensadamente, ou não, por palavras ou actos e essas sim, temos o dever e a obrigação de emendar com humildade e amor pelos que nos rodeiam.
    Beijinho e que a nossa Mãe nos proteja.

    ResponderEliminar
  10. Gisele, minha amiga, tens razão! Se não experimentarmos o Amor de Deus, se não o sentirmos no nosso coração, não será permeável a quem nos escuta ou lê.
    Só deixando e regando essa sementinha ela se tornará forte dentro de nós.beijinhos amiga querida

    ResponderEliminar
  11. Olá Ana Margarida.
    Em primeiro lugar quero dizer-te: Obrigado por teres vindo a este/nosso espaço.

    Margarida a tua mãe marcou-nos profundamente e nunca nos esqueceremos dela. Da forma como nos acolheu enquanto grupo de Sines, da amizade, dos abraços que repartiu connosco. Graças a DEUS tivemos a graça de começar a peregrinar quando ela ainda foi também.

    Sabes Margarida, quando vamos caminhando há sempre alguma de nós que diz: em fila! e logo falamos na tua mãe, na pessoa extraordinária que ela foi. Marcou-nos bastante e permanecerá sempre nos nossos corações como uma peregrina verdadeira e exemplo para nós.
    Em nome de todas nós, grupo de Sines, deixo um enorme beijo de cada um dos nossos corações, pedindo a Deus que Ele te abençõe.

    Obrigado minha querida.
    Espero que me visites mais vezes

    ResponderEliminar
  12. olá amiga querida do meu coração ..
    como tu própia já me disses-te não é preciso muitas palavras entre nós para saber-mos o que queremos dizer .
    este é um desses casos , sem palavras mas com o coração cheio ..
    tu sabes que estou felicissima por ti minha amiga , pelo teu crescimento na fé , pelas tuas descobertas , pela tua caminhada até a virgem mãe .
    e sei que quando chegares ao teu destino rezaras por todos nós , porque tu és assim , especial ..

    um grande beijinho e xi coração bem apertado , daqueles carregadinhos de amor ..

    ResponderEliminar
  13. Teresinha minha amiga, quando uma amizade começa pelo amor que temos a Deus torna-se especial, porque é abençoada.
    É diferente o entendimento e quase que "adivinhamos" o que vai no coração dos nossos amigos. Connosco tem sido assim, sabes que eu estou sempre aqui, disponível e eu sei que posso contar com a tua intercessão num momento difícil.
    É bom ter-te desse lado porque sei que a tua fé é grande e que o Senhor te escuta.
    Sei também que não preciso pedir para orares por nós, tal como tu sabes que te levarei e aos teus nas minhas orações.
    Obrigado amiga linda.
    Beijos do meu coração para o teu

    ResponderEliminar
  14. Dulcinha,
    Que experiência extraordinária.
    Sinto-me tão pequenina ao ler este seu testemunho que simplesmente agradeço ao Senhor por me poder dar o privilégio de conhecer uma pessoa fabulosa como a Dulce.
    "A oração é uma porta sempre escancarada onde somos convidados a entrar, uma taça cheia de bênçãos da qual nos podemos servir a qualquer hora e momento".
    Muito belo, sublime.
    Bem-haja por esta magnífica partilha.
    Que Jesus e Sua Mãe Maria Santíssima a abençoem e a todos os seus familiares e amigos.
    Beijinhos.
    Ailime

    ResponderEliminar
  15. Amiga Emília, muito feliz fiquei com as suas palavras, mas retribuo na íntegra tudo o que me escreveu.
    Para mim é uma benção ter amigos com quem caminho para Deus. Amigos que me fazem reflectir e crescer na fé. A Ailime é uma delas, que pelo rico conteúdo das suas reflexões me fazem crescer imenso.
    Obrigado por tudo.
    Beijinho grande minha amiga

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá