"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sexta-feira, 14 de maio de 2010

RENOVADA

Cá estou!
Não me ocorre dizer muito porque não sinto que saiba traduzir neste momento o que está no meu coração e também porque há muito para reflectir e pôr em ordem cá dentro. Mas, quero partilhar convosco que connosco estiveram em oração, a nossa alegria por termos chegados todos a casa , renovados e com um brilhinho no olhar que foi crescendo a cada passada.
Muito haverá por dizer mas neste momento apenas vos digo que tenho o coração dilatado: de amor, de alegria e acima de tudo pela conversão de muitos irmãos que partiram sem expectativa e ao 1º dia já queriam voltar. Sinto uma sensação de dever cumprido pelos novos que foram através de nós. Alegro-me em Cristo e Maria e dou-Lhes graças pela missão confiada. Quando parti, pedi a Nossa Senhora que, em todos os momentos, fosse realizada apenas e só a Sua vontade em tudo o que Ela me tinha confiado, hoje, apesar de esta ser uma conclusão prematura, sinto me mim aquele fogo cá dentro que me diz que a missão foi cumprida. Obrigado Virgem Mãe por me amares tanto.
Muitas graças foram derramadas e a nossa peregrinação culminou com um ponto alto: a oportunidade de estar presente na Igreja da Santíssima Trindade e ser recebidos pela Sua Santidade: O Papa. Foi um momento inesquecível que guardarei para sempre.
Saibam meus amigos que à mãe vos entreguei um por um, em voz alta. Não o fiz em voz alta para que a Mãe me ouvisse, porque Ela lê melhor do que nós o nosso coração, mas para me certificar de que não esquecia nenhum. À mãe entreguei os vossos anseios e problemas, pedindo para que nossa Senhora os assistisse em tudo o que todos vocês necessitassem e para que sentissem os benefícios da nossa entrega na oração. Porque orar encurta o caminho para Deus.
Por último, esta é uma chegada e uma partida, porque estou fazendo a mochila para partir de novo em peregrinação. Desta vez a Santiago de Compostela e apenas com o meu marido. Peço-vos que orem por nós para que esta caminhada seja de conversão e entrega. São as duas palavras que sinto quando penso na nossa caminhada.
Expectativas? Apenas duas. O reforço dum casamento que quero ungido pelo amor de Deus e a entrega...a minha e a do meu marido à fé e ao amor maravilhoso de Deus.
Rezem por nós!
Mais uma vez levar-vos-ei no meu coração.
Parto domingo de Lisboa e não sei ao certo quando regresso, apenas que temos nove dias para concluir esta "aventura".

(A todos os peregrinos que comigo caminharam, o meu obrigado em nome das meninas de Sines. Vocês são maravilhosos. Às guias, ao apoio ao longo do caminho, o nosso bem-haja por tudo. Estão sempre nos nossos corações, não só como amigos mas como irmãos em Cristo)

Deixo-vos uma frase do Santo Padre que me tocou:
Sejamos fortes na fé, audazes na esperança, zelosos no amor!
Assim seja!
Até já.

Dulce Gomes

21 comentários :

  1. Amiga,

    estive acompanhando a toda a visita do Papa, pela internet ,e na capela de Fátima. Fiquei muito emocionada e li todas as suas homilias. Pensei em você e no seu grupo de peregrinos a cada momento. Fico muito feliz em ler essas suas palavras. Mas ainda em vê-la tão animada para uma nova peregrinação. Tenho certeza que será inesquecível,

    Deus lhe abençoe,

    Beijinhos no coração

    Gisele

    ResponderEliminar
  2. Amiga Dulce,gostei do que acabei de ler...palavras não as tenho agora, mas sinceramente tocou-me.Obrigada e estou também feliz com a alegria de sentimentos que tem consigo.Pensei em si tantas vezes nestes dias.Desejo que em Santiago de Compostela que eu não conheço que a sua peregrinação e do seu marido vos encha o coração.

    Tudo de bom amiga.Zézinha C.

    ResponderEliminar
  3. Dulce,

    Fiquei muito contente por saber que a peregrinação a Fátima te encheu o coração. Também vi o Santo Padre bem próximo, na Caspelinha das Aparições, no momento do acolhimento feito pelas crianças da catequese daqui da Paróquia, no qual eu, como catequista, estava, graças a Deus!

    Fiquei feliz!...

    Agora, resta-me desejar-te a ti e ao teu marido uma excelente peregrinação a Santiago de Compostela, pedindo à Sagrada Família que vos cumule de graças e bênçãos, que vos encha e vos una cada vez mais no Santíssimo e infinito Amor de Deus!

    Abraço em Cristo e Maria!

    ResponderEliminar
  4. Dulcinha no que me diz respeito agradeço a tua entrega á mãe obrigada e qe Jesus faça em ti o milagre de sempre seres o que Ele desjar
    Beijinhos
    da Utilia

    ResponderEliminar
  5. ai amiga , não tenho palavras , sinceramente , não tenho palavras .
    a tua emoção contagiou-me , a tua alegria invadiou-me .
    e só me apetece dizer-te obrigada pela tua amizade , obrigada por te lembrares de nós um por um , e quero te deixar a certeza que também nós aqui na igreja pedimos todos por vós.
    e vamos continuar a pedir ..
    OBRIGADA grande amiga , deus te abençoe a ti e ão marido , e boa viagem , boa jornada , boa peregrinação ..

    ps- quero te pedir para rezares também pela familia da mer , que deixou lá um coméntário no meu blog , pede por esta familia amiga , que está a precisar tanto ..

    jinhos .

    ResponderEliminar
  6. Querida "tia" as tuas palavras tocaram sempre o meu coração antes e depois desta caminhada. Fui em buscar de Paz e de Forças para continuar a minha missão aqui na terra, vim iluminada e rejuvenescida com a Paz de Maria e de Jesus.
    O meu amor por MARIA cresceu e hoje sei que é pela mão dela que vou seguir a minha missão.

    Um simples OBRIGADO é pouco para agradecer. Mas não encontro melhor forma de o fazer, porque será sempre dito de uma forma sincera e humilde.

    Boa caminhada até Santiago de Compostela, que este retiro te faça feliz junto do teu marido com a presença e o amor de Cristo.
    Beijos da "sobrinha"
    Susete Pereira

    ResponderEliminar
  7. Amiga Dulce
    Não tenho palavras para descrever o que sinto...só sei que me tocou.
    Essa tua entrega na Fé é tão intensa,que me faz sentir muito grata por te conhecer.És uma pessoa tão iluminada!..Pensei em vocês todos os dias da peregrinação e desejei tanto ter ido também,mas não sei se alguma vez serei capaz...Ademiro a tua força para mais uma caminhada a Santiago de Compostela,já lá estive e adorei.Desejo-vos uma boa viajem com muita saúde.

    Muitos beijinhos
    Raquel

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Amiga Dulce,
    Venho agradecer de coração humilde o seu carinho e mimo no comentário do "Retirito".
    Estamos a passar novamente por grande provação de fé e confiança no Senhor Deus nosso Pai.
    Levem sim a família do Mário (para que ele se restabeleça na sua totalidade..agora é a parte psicológica que está a faltar) e por esta família do Emanuel que é o nosso único filho...que há anos está numa caminhada tremenda de evolução ou não...pois tudo que lhe aparece é mesmo para complicar o que já é complicado.
    Gostava mesmo de vos acompanhar...há muito tempo que desejava essa peregrinação a Santiago desde que senti perfeitamente o Ágape ao ler o livro de Paulo Coelho...vão já vários anos e nasceu a vontade de fazer essa caminhada de fé...simplesmente de fé...pura e simplesmente fé.
    Que subamos os nossos degraus no silêncio da serenidade da paz e da confiança...não esquecendo o puro amor de Cristo Jesus.
    Vão dando notícias caso seja possível...ou no regresso.
    Confio em vós e estou a sentir-me mais tranquila.
    Assim seja Ámen
    Forte, forte abraço para si e seu companheiro de vida.
    Mer

    ResponderEliminar
  9. Dulce...

    Quero, antes de mais, agradecer a tua sinceridade e fraternidade nesta peregrinação. Neste mundo de desilusões é sempre bom encontrar alguém que partilha os mesmos ideais de vida que nós.

    Que Jesus Cristo, através da intercepção da sua Santa Mãe, guiar e tocar sempre a tua vida.

    Beijinho de Odemira

    ResponderEliminar
  10. Olá Gisele. Obrigado por ter lembrado e orado por nós. Pois é minha amiga, lá vou eu de novo noutra peregrinação de contornos bem diferentes mas que aguardo com expectativa.
    Que Deus nos ajude.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  11. Zézinha, muito obrigado pelas tuas palavras e também por te lembrares de mim. Levei-te em oração.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá Mariam. Sim, esta peregrinação foi realmente cheia de graças, momentos de reflexão, oração e entrega que nos encheram o coração de alegria e reforçaram a fé, dando forças para continuar.
    Obrigado por pedires por nós.
    Assim seja.
    Abraço em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  13. Que os vossos degraus sejam cada vez menos íngremes na caminhada à Casa do Senhor.
    Que o Senhor vos acompanhe
    Mer e família

    ResponderEliminar
  14. Amiga Dulce,
    Que bênção essa caminhada e que maravilhoso testemunho de Fé de um grupo que penso muito jovem e que enorme exemplo de Força na Fé me transmitem.
    A Dulce uma pessoa ungida por Deus continuará a sua caminhada na felicidade que só Deus dá aos que O amam.
    Um beijinho e votos de que este trajecto até Santiago com seu marido seja mais um degrau abençoado nas vossas vidas.
    Grata pelas orações.
    Um beijinho com o meu carinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  15. Um obrigada sentido.
    E uma nova Peregrinação com tudo aquilo a que mais aspiras, é o que te desejo de coração.

    Que seja para engrandecimento do Seu Reino!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Imagino a alegria por esse regresso já com a missão cumprida e o coração cheio de amor pelos que lhe foram confiados, e tambem pelos que deixou e pediu em oração.
    Um obrigada é muito pouco pela grande generosidade que teve na sua missão, mas Nossa Senhora encarrega-se de a iluminar e dar forças para a próxima peregrinação a Santiago,que confesso nesse dia irei sentir muito a sua ausencia, pois era um sonho tornado realidade a alegria de a ir conhecer,mas outros valores mais altos se levantam e sendo por uma causa tão bonita, só lhe posso desejar tudo de bom juntamente com o marido, e que a vossa união de amor seja ainda mais forte nessa entrega de fé a Deus.
    Nós teremos certamente outra oportunidade para nos abraçarmos.
    Que aproveitem bem os vossos dias.
    E até breve cheia de saudades.
    Ana

    ResponderEliminar
  17. Esta família degrau em degrau vai caminhando com alguma dificuldade. O nosso filho continua tenso e confuso.
    Continuamos em oração.
    Os nossos desejos é que para vós tudo esteja de feição como Deus quer.
    Forte abraço
    Mer e família

    ResponderEliminar
  18. Para o RETIRO DO ÉDEN

    Meus queridos continuem perseverantes na fé
    há ocasiões na nossa vida em que parece que DEUS não nos escuta,
    as nossas forças ficam debilitadas,
    e por vezes esmorcemos um pouco, mas JESUS MISERICORDIOSO está atento a tudo e tudo sabe
    ELE leva-nos nos seus braços nas provações da nossa vida
    Está escrito que JESUS perguntou ao doente ( O QUE QUERES QUE TE FAÇA? )e o doente disse -faz que eu veja!
    Penso nisto muitas vezes!
    JESUS bem sabia que o que aquele homem mais queria era ver (uma vez que era cego) no entanto quis que o homem se reconhece-se como cego
    e só depois é que o curou.
    Mais uma vez a tão necessaria humildade de reconhecimento de nós mesmos, das nossas causas, para sabermos quais são as nossas verdadeiras necessidades
    Muitas vezes acontece que está relacionado com a falta de perdoar ou ser perdoado
    com a falta de cura interior,
    de libertação espiriual,
    de fé! de aceitação da vida como ela se proporciona...de revolta...
    Sei por experiencia própria que fazer esse reconhecimento e falar com JESUS no fundo do coração sejam quais forem os nossos sentimentos...não ficamos sem resposta, mas é preciso estarmos atentos, porque por vezes a resposta pode não vir no tempo que queremos ou como idealizamos, mas ela vem.
    Amai-vos uns aos outros diz-nos o nosso querido JESUS,( UNIDOS COMO IRMÃOS )
    Meus irmãos em CRISTO estão nas minhas orações
    EU pedirei a LUZ o AMOR a PAZ e o BEM para o vosso menino e para toda a familia

    UM ABRAÇO NA PAZ DE JESUS E MARIA
    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  19. PARA TODOS

    Hoje os meus manos chegaram a Pontevedra
    estão bem, apesar da dureza do caminho, das bolhas, e do cansaço
    mas os corações e animo e a fé estão em alta
    Um grande bem haja a todos
    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  20. Bem Hajam todos os Peregrinos!

    Vai ser celebrada Missa na Igreja de Santiago, em memória da minha Mãe Maria de Fátima, no próximo dia 22 de Maio,pelas 18h. Dia em que faz 6 meses da sua partida para junto do Pai.

    6 meses de Saudade, mas vividos com muita fé!

    ResponderEliminar
  21. Esta família vem agradecer a atenção e o amor com que nos estão a acompanhar.
    Continuamos em oração para que se faça somente o que JESUS quer de nós...o ESSENCIAL, somente isso... nada mais.
    Mas, queremos a Paz e serenidade de Jesus em nós. E isso não tem acontecido. Ao longo destes últimos 10 anos tem sido uma grande experiência que nos tem colocado à prova. Também sinto que é porque ELE gosta de nós. Para nos fortalecer na Fé...mas tem sido bem difícil esta prova.
    Que os caminhantes peregrinos continuem bem na sua firme caminhada até Santiago.
    Desejamos e pedimos nas nossas orações.
    Santo Sábado de Deus.
    Forte abraço
    Mer e família

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá