"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quarta-feira, 2 de junho de 2010

UM ANO DEPOIS...

SÓ POR TI JESUS...


Hoje faz um ano que timidamente comecei a subir estes degraus em silêncio e um pouco a medo.
Nessa corrente, há dias que venho fazendo um balanço desta aventura que encetei, numa tentativa que me certificar de que todos os meus passos foram dados com a fidelidade que exijo de mim e do que escrevo para com aqueles que me lêm, mas acima de tudo para com Deus. Durante estes 12 meses, muitos textos em forma de pensamentos e desabafos, até "poesia" feita à minha maneira, deixei derramar em postagens que são para mim degraus conquistados. Porquê chamá-los de conquista? Porque muitas foram as lutas que travei, nem sempre consensuais, entre o “meu eu” e o apelo sentido pelo meu coração em partilhar, entre o silenciar e dar testemunho, entre o ficar na minha suave quietude com Deus e passar à acção falando dessa mesma intimidade.
Porém, todo este meu silêncio foi quebrado por Jesus! Foi Ele que exigiu mais de mim, que me sacudiu, agitando o meu barco ao mesmo tempo que se fez meu timoneiro. Foi nessa confiança que deixei de Lhe resistir e deixei-me navegar ao Seu sabor, sem opôr resistência, embora tenha sempre reticências que fazem parte da minha personalidade e da minha condição humana. Convivo com as minhas falhas e dúvidas de olhos postos em Jesus, porque sei que só Ele poderá fazer da minha fraqueza a força que não tenho.
Pautei o meu blog por esta frase: “ SÓ POR TI JESUS…”
É uma frase com reticências porque só sei porque o comecei, não sei até onde irá nem quando acabará, está nas Suas mãos.
Tenho o costume de desafiar Jesus a dar-me respostas, sinais para as minhas dúvidas e buscar nas Suas palavras as minhas certezas para ficar confiante. Antes de começar a escrever este texto reparei que ao meu lado tinha o livro “ Os cinco minutos de Deus” de Alfonso Milagro, que me foi oferecido este ano em Fátima pela minha querida irmã Alice. Pedi a Jesus que me desse uma palavra e abri-o o acaso. A mensagem é a seguinte:

“ O mundo de hoje exige homens que tenham a honestidade e a coragem de se comprometer. O compromisso pressupõe ambas as atitudes: honestidade, porque exige fé, e coragem, porque é preciso suportar as consequências do compromisso que nasce da fé. Lutar por essa profunda renovação interior, que fortalece e tempera, para produzir uma mudança no ambiente onde trabalhamos. Emprestar a Cristo os nossos braços, as nossas acções, a nossa personalidade, a nossa presença no mundo. Ter respostas concretas, actuais, às perguntas mais candentes que nos possam formular. Se, se referem a Deus e nos calamos, é porque não aprofundamos a nossa fé. Se dizem respeito ao mundo em que vivemos e não apresentamos as nossas convicções pessoais, é porque somos indiferentes à realidade que nos rodeia. Comprometer-se é ter sempre coragem, decisão, convicção e fé.

Com esta mensagem resta-me dizer: SÓ POR TI JESUS... escrevo, testemunho, caminho, amo e me dou. Vou continuar comprometida Contigo, emprestando tudo o que tenho e sou, pedindo-Te a coragem para continuar enfrentando as consequências deste compromisso, que tantas graças têm derramado na minha vida e em tanto a tem modificado.
Uma das maiores recompensas desta aventura são vocês meus amigos, que Jesus pôs no meu caminho e que com perseverança e unidos vamos semeando a Sua Divina palavra. Obrigado a todos!

Dulce Gomes

(Às minhas manas Alice e Isabel e "xubinha" Ana, que corajosamente me incentivaram e aturam as minhas indecisões, aquele abracinho grande, apertado, com Jesus e Maria nossa Mãe!)

25 comentários :

  1. Minha querida titi, neste momento só consigo dizer: Adoro-te!

    Peço a Deus para que sejamos sempre instrumentos do Seu Amor.

    Mtos jinhos do coraxão da xubinha

    ResponderEliminar
  2. Amiga,

    sabes muito bem que foi Cristo que nos fez encontrar nessa blogsfera. Por isso fico tão emocionada ao ler essas suas palavras... " Só por Ti Jesus..."

    Como é maravilhoso nos deixar ser guiado por Deus, "emprestando tudo que temos e que somos por Ele " deixando Ele agir em nossas vidas. As vezes fico pensando, quanto tempo em que perdi antes de encontrar verdadeiramente a Cristo... quanto tempo com ilusões!

    Mas hoje eu peço ao Senhor que me faça uma Mulher renovada em seu amor. Que Ele fique comigo e que more sempre em meu coração...E agradeço muito pelas amizades em que Ele vem colocando em meu caminho!

    Dulce, minha amiga , muito obrigada por toda essa partilhas que fazes comigo.

    Deus a bençoe!

    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar
  3. Manuela Pereira02 junho, 2010 15:39

    Amiga,que o Espírito Santo invada sempre o teu coração para que nos possas presentear com as tuas palavras cheias do amor de Jesus.

    Hoje ao ler o livro Os Cinco Minutos de Deus, meditei bastante no texto, agora ao visitar o teu blog,(que faço sempre que posso e tu sabes)achei que devia dar conhecimento para quem nao tem o livro, porque me parece tem tudo a ver com o teu texto de hoje:

    O encanto das rosas, cantou o poeta, é que sendo tão formosas, não sabem o que são. Não há dúvida de que temos qualidades de vária ordem;negá-las seria ingratatidão para com o Criador, de quem as
    recebemos. Mas se formos arrogantes, se ostentarmos orgulhosamente as nossas qualidades , se atribuirmos a nós
    próprios a propriedade e não o uso dessas qualidades, além de sermos injustos por nos atribuirmos o que não é nosso, demonstramos pouca inteligência, pois não compreendemos que isso que temos não nos pertence. As rosas não sabem que são belas, e porque não o sabem, não têm qualquer mérito. Nós, porém devemos conhecer e reconhecer as qualidades que Deus nos deu, não para nos vangloriamos mas para assumirmos a responsabilidade de as fazer frutificar, para nosso próprio bem, e para o bem dos nossos e de toda a comunidade.
    É isso o talento.

    Amiga assim és tu.
    O dom que Deus te deu é repartido com todos.
    Continua.... obrigada por tudo o que temos passado juntas assim como com as tuas irmas e a tua sobrinha.
    Abraço forte, tua irmã em Cristo.

    Manuela

    ResponderEliminar
  4. E que seja sempre para engrandecimento do Seu Reino!
    Força nesta luta!
    Parabéns!

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Que Deus te abençoe. És canal da graça.

    ResponderEliminar
  6. Gostei da reportagem nas fotografias.
    Só gostaria de ter visto bem a cara do seu marido, para ver se conhecia!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. E ainda bem que te decidis-te a fazê-lo... mas não é em silêncio :)

    Beijinho fraterno

    ResponderEliminar
  8. demos graças a deus por isso amiga , entao deve tar quase a fazer um aninho que somos amigas né ?
    parabéns por este maginifico blog que aqui tens ..

    jinhos de coração amiga ..

    ResponderEliminar
  9. Amiga Dulce,
    Dou graças a Deus pelo dia em que me visitou no meu espacinho o que me proporcionou conhecê-la e acompanhá-la no seu maravilhoso “Degrau do Silêncio”.
    Tem-me proporcionando sublimes testemunhos de verdadeira fé vivida que me têm enriquecido espiritualmente.
    Peço a Deus que a continue a ajudar na caminhada a que se propôs e que nos vamos encontrando neste espaço da blogosfera onde também acontecem coisas muito bonitas!
    Com alguns dias de atraso o meus Parabéns por este primeiro Aniversário.
    Um beijinho, com a minha amizade.
    Ailime.

    ResponderEliminar
  10. Amiga,
    Não sei o que se passou...mas pelos vistos não registei o meu comentário de felicitações deste espaço de DEUS.
    Venham mais anos e muitos mais para divulgarem a Palavra e o nome do Criador e de Sua Mãe e nossa Mãe Santíssima.
    Um Santo Domingo desejamos com muito carinho.
    Forte abraço
    Mer e família

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Minha xubinha linda e querida da titi, esta tia que tu tanto aturas também te adora.
    jinhos grandes do fundo do coração

    ResponderEliminar
  13. Gisele, minha amiga. O Senhor, nas Suas maravilhas vai fazendo com que nos aproximemos mais e mais e é nesta união que juntos vamos sendo testemunhos vivos da Sua Divina Palavra.
    Obrigado amiga por estares sempre presente.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  14. Minha querida amiga, companheira, irmã em Cristo, Manuela. Valeu a pena esperar um ano pelo teu comentário porque completaste o que escrevi.
    Beijo em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  15. Fá, obrigado. Assim seja.
    beijo em Cristo

    ResponderEliminar
  16. Artur, o teu blog também é uma porta aberta onde se sente Cristo. Bem hajas
    Abraço em Cristo

    ResponderEliminar
  17. Olá Carolina. Bem vinda! Se andar com o ratinho até mais abaixo, vai ver melhor a cara do meu marido.
    Mas sei que o conhece...andamos todos por aí a encontrar-nos a ver o mar e as gaivotinhas:)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  18. Canela, graças a Deus que por aqui vamos estando e enriquecendo-nos uns aos outros com os testemunhos de vida de cada um.
    Obrigado e beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Teresinha, pois é amiga...como o tempo passa. Que bom que Jesus cruzou os nossos caminhos.
    Obrigado por sempre estares aqui apoiando esta tua amiga.
    beijos grandessss

    ResponderEliminar
  20. Ailime, a sua ternura sempre me emociona. Sinto uma verdade indiscritivel nas suas palavras e só posso agradecer a Deus por estarmos aqui, enriquecendo e caminhando em conjunto na palavra e no amor de Deus.
    Beijo grande minha amiga

    ResponderEliminar
  21. Mer, amiga, espero que tudo o que a estava atormentando tanto esteja mais atenuado. estamos rezando por essas intenções. Vá dando notícias.
    Obrigado amiga por tudo.
    Abraço em Cristo

    ResponderEliminar
  22. Possívelmente irei repetir algumas palavras...pois costumo ler os comentários e hoje não o fiz propositadamente.Quero que as minhas palavras escritas sejam as palavras que me vêm directamente do "coração".
    Um ano passou...jamais me pareceria um ano de "Degrau de Silêncio"... o tempo passou por mim à velocidade da luz.
    Foi uma benção, sementes deitadas que frutificaram por onde passaram.
    Foi um espelho onde vi reflexos e luzes a iluminar o caminho dos sem rumo.
    Foi um barco onde naveguei em dias de bonança e de tempestade,avançando e recuando e remando...remando e vencendo.
    Foram lágrimas, dores , sorrisos, indecisões, amor, ternura, honestidade, alegria e acima de tudo FÉ!
    Obrigada minha querida!

    ResponderEliminar
  23. Dulcinha
    Que bom ver todos estes passos atrás e Cristo e co Ele.
    Obrigada pela tua fé e testemunho e também por tudo o que tens transmitido a todos nós durante este ano.
    Beijinhos
    Utilia

    ResponderEliminar
  24. Céu, minha professorinha querida, minha amiga do coração, minha companheira de fé.
    Desta vez não foram as minhas palavras que lhe tocaram como setas, mas sim as suas que vieram directamente do seu para o meu coração.
    Aiai, se bem me conhece sabe como fiquei...mais palavras para quê? Mas são de alegria, muita alegria, felicidade!
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  25. Utília, todos estes passos foram dados com Jesus, contigo e com todos os nossos amigos que connosco caminham para Deus.
    Obrigado minha amiga e um beijo em Cristo

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá