"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

TRAVESSIA DESÉRTICA


Estou...
Algures, entre a linha ténue que me separa da realidade e a entranhada e enigmática vontade de aprofundar o meu eu e Tu, Jesus.
Estou por aí...na leveza que me eleva com uma facilidade quase surreal, trazendo um desassossego que me é familiar e que começa sempre com um vazio preenchido de coisa nenhuma. É nesse ponto exacto que estagno porque esbarro na minha pequenez perante Ti. É nesse ponto que reconheço que deixei ressecar tudo o que me dás.
Nesse desértico sentir, acrescentaste o deserto das palavras que deixaram de fluir. Apagaste-as, quando num remoinho as dispersaste como folhas ao vento. Sobraram apenas as frases que o meu cérebro já decorou à muito para Te pedir socorro e os estilhaços resultantes dos meus sentimentos que se fragmentam pela incapacidade de os expressar, fugazes, mas tão doridos pela incerteza e pelo fraco discernimento que tenho da Tua Palavra,  até Aquela que eu julgava entender Senhor.
Nesta travessia, sei que Tu estás comigo. Porém, não consigo sentir-Te nem ver-Te. A certa altura, é lançado no meu caminho uma nuvem de poeira que se eleva como uma muralha, não me deixando enxergar.
Eu estou...Tu estás...Tu vês-me, mas eu não Te vejo...
Essa tempestade  interior, não são mais que os detritos que vou acumulando dentro de mim sem o cuidado de os sacudir, então deixo-me inundar até que transborda. Neste processo, obrigas-me a olhar cada grãozinho de pó entranhado, a pegá-los, a desfazê-los...
São tantos Senhor...
Mas sabes meu Jesus, a travessia está chegando ao fim. Mandaste em meu auxílio os Teus anjos. Ainda que inerte, senti-lhes todos os "passos". Deixei de resistir e a fragilidade/fraqueza engrandeceu, entre as trevas brilhou uma luz: a Tua meu amigo!
A esta entrega Senhor, chamas humildade. Essa palavra que se torna para mim um espinho pela dificuldade que sabes que tenho para lidar com ela. Tomo-a tão a peito quando estou na posição de me dar e volto-lhe as costas quando preciso receber. Senhor...este orgulho que teima em fechar as minhas mãos a outras que se dispõem, este orgulho, que apesar de lhe conhecer as consequências teimo em não superá-lo...
Perdoa-me Senhor, sei que Te decepciono tanto...
Quando insisto em lamber as minhas feridas e nem as mostro para que ninguém ouse tocá-las. Perdoa-me Senhor, se no meio do meu caminho só me habituei a ser a rocha onde poisam as aves para descansar dos vendavais, esquecendo que também sou ave, as minhas asas também se cansam e precisam dum rochedo para se que restaurem. E Tu Senhor, pões à minha disposição um mar de rochedos plantados por Ti...

Obrigado Senhor!

Dulce Gomes

10 comentários :

  1. MEU DEUS, que profunda sinceridade espiritual, psicologica e fisica, que maravilhoso reconhecimento/entrega,
    ( Travessia desértica, onde se encontra o tesouro que não mais queremos perder...encontro divino
    onde aumentamos a nossa bagagem para a viagem da vida...)
    Que DEUS te abençõe sempre, para sempre mana querida

    OBRIGADA JESUS AMIGO

    Abraço-te minha querida irmã na Paz e no Amor de Cristo e Maria

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  2. amiga xto um pouco perdida e presisando de uma rocha para descansar..... Senhor mostrame essa rocha...... jinhos na PAZ DE CRISTO

    ResponderEliminar
  3. Amiga Dulce, senti saudades das suas palavras,palavras com sabor a Deus, a ensinamentos.Obrigada por me ter preenchido.
    Há momentos em que visitá-la fico-me a sentir bastante melhor.Por esta ou aquela razão,por este ou aquele motivo.Obrigada e continue a deixar a sua maravilhosa mensagem em tudo aquilo que escreve.
    Beijinhos.Zézinha C.

    ResponderEliminar
  4. Amiga Dulce,
    Uma reflexão muito bela, sublime e reveladora de momentos por que todos nós passamos!
    Só que o Nosso Senhor não nos abandona e persiste em não nos abandonar.
    Nós sentimo-Lo e isso nos dá forças para continuar na Sua rota.
    Um grande beijinho e muito grata por esta divina meditação.
    Um beijinho com amizade,
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Amiga,

    já passei por aqui para refletir. E agradeço por esse texto tão repleto de benção. Assim como o anterior.O que escrever... apenas agradeço por ter a encontrado nesta minha travessia.

    obrigado, minha amiga.


    Deus lhe abençoe,

    bom domingo!
    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar
  6. Também hoje me enchi de coragem ...bati à porta e sentei-me neste"Degrau"...tão cansada, tão penoso o caminho, tantos atalhos e encruzilhadas...apetece encostar a cabeça neste "Degrau" e adormecer...e só acordar quando se acenderem todas as luzes.Resta-me a certeza do abraço apertadinho das minhas amigas do coração.

    ResponderEliminar
  7. Ser rocha onde as aves se repousam da tempestade, é bom mas não nos podemos esquecer que também somos aves.
    É que para se dar tem que se receber, o tal sistema de vasos comunicantes.
    A tua reflexão é linda e penso que todos passamos por momentos assim.
    Caminha... caminha na luz.
    Beijinhos
    e obrigada por tão belo texto

    ResponderEliminar
  8. ai amiga , que lindo !!!
    nós conhecemo-nos bem , temos aquela amizade , que o própio silêncio diz tudo , ou uma só palavra basta para saber o nosso estado nesse dia ..
    basta uma palavra , ou então um silêncio para saber se algo se passa , se estamos muito felizes , ou se estamos em baixo né ??'
    por isso , eu conheço-te , e sei bem a pureza que tens na tua alma , és um ser humano magnifico , como muito poucos ..
    mais não preciso de dizer , porque tu sabes bem não é amiga ???
    não comento o texto , porque neste silencio , e nestas palavras , já te disse tudo ..

    beijo do tamanho do mundo , do fundo do ..........

    ResponderEliminar
  9. ai é verdade !! tou aqui ruidinha de curiosidade para saber que surpresa andas tu a preparar , humm humm , terá a ver com gatos ,,,
    eh eh eh , fico á espera ..
    beijo ..

    ResponderEliminar
  10. Um excelente texto com a profundeza de quem sabe que o estar aqui...conscientemente que é uma passagem/aprendizagem e não para passarmos férias. Quem mais sofre é quem estará mais consciente? penso que sim. MTCalcutá, S.Mónica,S.José, Maria Santíssima e tantos outros, sofreram momentos de incertezas e desérticas...por isso cresceram e se tornaram inesquecíveis aos olhos da Fé e de Deus.
    Sejamos fortes nas horas amargas e entreguemo-nos sempre a ELE.
    Forte, forte abraço
    Mer e família

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá