"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

28º DIA DO ROSÁRIO


"Felizes são os que procuram vidas dilaceradas, corações despedaçados, almas feridas para, de algum modo, aliviá-los. O prazer de contribuir para o outro é um dos mais finos paladares da existência."
Excerto do livro "Maria, a maior educadora da história" de Augusto Cury

Estas são palavras que este mês, particularmente, tem feito eco em mim.
Nesta "maratona" mensal dividida convosco, partilhámos angústias e orações, soltámos preciosíssimos testemunhos e alegrias que ficarão retidas para sempre no meu coração. Em paralelo, reforçada com todos vocês e pela mão de nossa Mãe, fiz uma introspecção interior com o objectivo de me avaliar como pessoa e como cristã. Nesta trajectória, chorei, ri, pedi, mas acima de tudo louvei imensamente pelas graças recebidas. Obtive respostas às minhas dúvidas e muitas confirmações nas vossas preciosas postagens, verdadeiros ensinamentos que jamais esquecerei.
Resumindo, cada dia foi uma ascenção e reforço da minha consagração ao coração de Jesus e Maria.
Contudo e porque  nossa Senhora tem planos que desconhecemos, deu-me mais uma graça para que possa testemunhar hoje.
Há dois anos que uma amiga minha de caminhada se desloca todas as semanas ao lar de Sines, para rezar o terço numa pequena capelinha, com todos os utentes residentes que queiram e possam estar presentes. A minha irmã e de seguida, eu, juntamo-nos com o objectivo de a apoiar e ajudar no que fosse necessário. 
É nesta experiência que cruzo as palavras acima: "O prazer de contribuir para o outro é um dos mais finos paladares da existência".
Estou saboreando este prazer comparando o pouco que dou com o muito que recebo. Cada sorriso arrancado ou lágrima que se enxuga é uma conquista; cada palavra de esperança que bate e atenua a dor é uma bênção que nos leva a dar imensas graças; cada gesto ou carinho que se lhes faça é-nos retribuído no coração com juros de taxa elevada.
A sua fragilidade física não se coaduna nem espelha a grandeza de fé tão fervorosa que brota nas sua entregas... Ultrapassa-nos.
Quanto a mim, sinto-me minúscula como cristã e faz-me reconhecer o quanto a minha chama/fé, é ainda tão débil. São pessoas na recta final duma vida, muitos com estórias verdadeiramente sofridas, com variadíssimas limitações e no entanto, marcam presença para prestar homenagem à Mãe em quem confiam. Louvado seja o Senhor e louvada seja Sua Mãe Maria Santíssima pela estrada que nos abre e leva a Seu Filho Jesus.
Quanto tenho para aprender...e para fazer em mim e nos outros...
O olhar atento e os ouvidos em alerta demonstram a carência do alimento feito Palavra que vem do recitar do Rosário. Ali, entre nós e de olhos postos em Maria, Jesus está presente em cada um e as lagrimitas que se soltam, explodem na alegria ao cantar efusivamente e entre palmas para Deus, no final. A gratidão, essa expressam-na com beijos nos nossos rostos e mãos, porque muitos já não conseguem articular as palavras. Mas é nos seus olhos que nós lemos o mais importante: o quanto anseiam e vivem aquele momento de comunhão.
E a capelinha cada vez está mais cheia...Eram tão poucos...
Perseverança! Foi esta a atitude da minha amiga (a quem desafio a comentar)que não desistiu mesmo quando a adesão era pequena...Talvez Maria, reconhecendo o seu cansaço lhe enviasse reforços...
O meu regresso a casa faz-se devagar, a cantarolar por dentro, num louvor a Maria e Jesus.
Faço minhas as palavras do Padre Pio:
“Minha Mãe, aprofunda em mim aquele amor que ardia no Teu coração por Ele, pois estou coberto de misérias, admiro em Ti o mistério da Tua concepção Imaculada”
Para finalizar quero agradecer a Deus o privilégio de vos ter desse lado. Espero não ter desapontado. Abraço-vos a todos no amor de Jesus e Maria.
Que o Espírito Santo vos ilumine!

Hoje, de modo particular, vou entregar a nossa Senhora os idosos, principalmente os que são abandonados pelos familiares.
Ave-Maria...

Amanhã estaremos na Capela com a Malú
(Convido-vos a rolar o ratinho e, se ainda não o fizeram, a lerem as últimas postagens da Malú, ontém. Mais uma preciosidade...)



CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA


11 comentários :

  1. Não dá para eu comentar dá para eu reviver tanta vida tanta dor e tanta angustia que passaram pelas minhas mãos e também tanta alegria e reconhecimento.
    Tocou-me muito este teu testemunho.
    Que Deus te abençoe
    E que Nossa Senhora nos guie
    Utilia

    ResponderEliminar
  2. Um testemunho de entrega e de Fé.
    «"O prazer de contribuir para o outro é um dos mais finos paladares da existência".
    Nada é mais compensador que fazer o BEM, de acordo com a SUA VONTADE.
    Do que depender de cada um de nós...darmos as mãos e irmos à luta, até conseguir-se chegar a ELE.
    Avé Maria,
    Cheia de Graça
    O Senhor é Convosco...

    O Senhor Jesus continua ligado pelo cordão umbilical com Sua Mãe...rezar a Maria é rezar a Seu Amado Filho, que estão interligados para sempre.
    Saibamos não cortarmos esse cordão com estes SERES Celestiais, para um dia chegarmos à Casa do Pai Celestial.
    Degrau a degrau temos subido em comunhão com Deus e Sua Mãe.
    Bem-haja por toda esta partilha ao longo deste mês do Rosário.
    Obga.pelo convite e por tudo que aprendi convosco.
    Abraço carinhoso
    Mer

    ResponderEliminar
  3. Amiga Dulce,

    linda caminhada...

    certamente não estamos no final ao contrário, estamos no início pois tantas foram as revelações e ensinamentos que nos marcaram profundamente.

    De fato Nossa Senhora vai nos direcionando ao seu filho para que despertemos em seu amor... em suas virtudes e assim possamos fazÊ-lo crescer dentro de nós, em nosso coração!

    lindo o seu testemunho,

    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar
  4. Dulce querida, agradeço muitíssimo as suas felicitações e ontem, dia 27/10 que foi meu aniversário, iniciamos a novena do Natal. Aqui, temos as "Pequenas Comunidades". São grupos que se visitam para rezar e partilhar nas casas. Ontem foi na minha casa o início. Eu realmente fiz um bonito bolo, salgadinhos para festejarmos após a novena, mas Jesus, Maria e José, fizeram o milagre da Multiplicação. Meu filho e nora vieram cada um com um bolo: resultado: 3 bolos. Nunca tive um aniversário assim e tem mais : acolhendo os membros eu testemunhei a respeito de vocês dizendo que eu me achava uma mulher orante mas com vocês eu aprendi muito mais a sê-lo e fui contando a respeito do Mês do Rosário que vcs fizeram. Só sinto que depois que acabar, vcs venham a me esquecer. Por favor, espalhe isso: eu quero continuar essa amizade com todos. Sou sozinha no serviço da minha casa e tem dias que não dá para visitar a todos e comentar. Eu não posto todos os dias como vcs, por falta de tempo.Tenho uma pasta com o nome: POSSÍVEIS POSTAGENS, que cresce pq me faltam horas no meu dia. Veja no blog a novena, tá? Dulce, escrevi demais. Beijão!

    ResponderEliminar
  5. "Uma certeza nos guia, ao longo do caminhar
    por isso vamos a Ti, alegremente a cantar..."

    Nossa Senhora nos guia,
    Nossa Senhora nos apoia
    Nossa Senhora, Mãe querida
    Ao peito a melhor Jóia
    Que carregamos na vida...

    "Rezai, rezai sempre, e Eu cobrir-vos-ei de bênçãos..."

    Beijos a todos, obrigada pelo testemunho, obrigada pelos exemplos que nos dão. Ando a fazer uma novena com um grupo de pessoas pedindo a cura de uma pessoa muito querida (vamos no 3º dia) e sinto que através destes pequenos gestos Deus me envia a Sua bênção, pois cada vez me sinto mais leve e feliz, embora quem saiba a minha vida não veja motivos para tanta alegria, mas eu sou mesmo MUITO FELIZ...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gracinda Guedes28 outubro, 2010 12:40

    Olá minha querida amiga!

    Só queria dizer-te obrigada, por te lembrares destes nossos irmãos tão carentes de amor e afecto, sim, porque só disso eles têm carência, Fé e coragem eles têm de sobra e isso nós sentimos no contacto com eles, como tu bem referiste na tua postagem.
    Quanto a mim a Virgem Maria, foi e será para sempre a razão da minha esperança, por isso, eu nunca desanimei mesmo nas alturas em que senti que as coisas não estavam bem.
    Também acredito que Jesus e Maria Sua adorada Mãe, caminham sempre ao meu lado, por isso nenhum caminho é longo demais, há algum tempo que também conto com a vossa ajuda preciosa, então que posso pedir mais?
    Sim, posso pedir que Deus nos abençoe e nos dê saúde, para podermos continuar a proporcionar um pouco de conforto, áqueles seres maravilhosos que todas as
    semanas contam connosco.

    Bem hajas!
    Bem hajam todos os nossos amigos!!
    Que o Senhor conte connosco!!

    ResponderEliminar
  7. Compreendo muito bem o que se sente quando se dá assim e se recebe.
    A partilha é mútua e quem assim se dá aos outros recebe em dobro.
    Sinto isso quando partilho alguma horas do meu tempo com os idosos no Centro de Dia, sempre tão ávidos desses momentos. No fim, venho de coração sempre cheio.
    Quanto mais numa entrega a Deus e à nossa Mãe do Céu!
    Que a Mãe proteja os seus filhos idosos e ilumine os seus familiares para bem os saberem compreender e amparar.

    Bjins

    ResponderEliminar
  8. Ó Dulce, que bem que tu alinhas as tuas 'luzes' e nos vais iluminando linha-a-linha e post-abaixo com sentimentos, emoções e num testemunho de se louvar. Quantos 'Jesus' nesses lares que nos interpelam e principalmente agora pelo contraste com que nos chocamos nas imagens que nestes últimos dias vemos do estado em que o País está dada tanta ambição desnorteada. Mas é o que me faz ter esperança e querer dar mais e também pelo que leio nos outros comentários e blogues desta e de outras caminhadas anteriores. Graças a Deus! São estas certezas que nos asseguram a fé - caminhemos ouvindo Jesus no Sermão na Montanha:

    "Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!..."

    Abraço (grande) em Cristo e Maria.

    Avé-Maria...

    ResponderEliminar
  9. Belíssimo testemunho, amiga Dulce!

    É bem verdade a frase que nos diz: «é dando que se recebe».

    Com efeito se damos sem esperar recompensa, o Senhor não deixa de nos recompensar com a maior ventura que é o amor, a paz e a certeza de que Ele está sempre connosco e que a Sua e nossa Mãe intercede permanentemente por nós junto d'Ele.

    Obrigado pela caminhada juntos.

    Que Deus te abençoe.

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  10. amiga , eu não li o teu texto .
    eu bebi o teu texto , e com uma lagrimita no olho ,
    [ando uma chorona ]eh eh eh , pensei como foi para mim uma dadiva ter-te conhecido , como tenho aprendido com tudo que aqui deixas escrito , e como me emocionou este teu texto ..
    e entendo-te bem quando dizes que é tão pouco o que damos perante o tanto que recebemos ..
    mil beijos ..

    ResponderEliminar
  11. Amiga Dulce,
    Li de um fôlego a sua reflexão neste 28º dia de Oração do Rosário e dou graças a Deus pelas maravilhas que vai operando na vida de pessoas tão especiais que o Senhor me deu o privilégio de conhecer. Grata por isso e por tudo o que me tem ensinado.
    Apreciei muito este seu verdadeiro testemunho de Fé vivida que me tocou muito e peço a Deus que a continue a iluminar em todos os momentos da sua vida.
    Os nossos idosos e doentes precisam muito de nós. Façamos por eles o melhor que pudermos e soubermos.
    Neste momento em particular deixo-lhe um beijinho de Esperança para que tenha forças para ajudar a sua amiga Fatinha.
    Todos vamos ajudar com as nossas orações.
    Como Nossa Senhora continuemos a nossa caminhada fazendo tudo o que "Ele nos disser".
    Que a Nossa Mãe do Céu a todos proteja.
    Com o meu carinho.
    Ailime

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá