"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PAI, PERDOA-NOS


Chuto sempre para o lado quando se trata de julgar os outros, porque não me sinto no direito de o fazer e porque cada um terá o livre arbítrio para opinar e decidir sobre si próprio.
Isto não quer dizer que me demita da minha opinião ou que a minha postura seja passiva e morna, não defendendo o que acredito. E eu acredito em Deus! Com todas as minhas forças e fraquezas, com todo o meu coração apesar das suas falhas e com toda a minha alma, embora eu e ela por vezes nos “desentendamos”.
Esta postagem é a consequência das “coincidências” que de há um tempo a esta parte teimam em bombardear-me, tanto, quanto eu teimo em ignora-las para não lhes dar protagonismo.
No entanto é difícil tapar os olhos quando à minha volta constato a trajectória definida por pessoas que conheço e gosto.
A variedade é muita. Há os que simplesmente não acreditam que Deus existe, os que ainda não O descobriram, os que O receiam, os que não tem coragem de O assumir, e por aí… E até aqueles que vivem com um pé em cada margem, bastando um empurrão para se deixar cair para um dos lados…
Ontem, um amigo fez questão de que me fosse entregue em mãos um texto escrito pelo Padre Anselmo Borges a propósito do lançamento do livro “Caim” de Saramago, onde ele foca a sua admiração pelo livro em questão e sublinha excertos de outros textos sobre o ateísmo. Não vou fazer considerações sobre o artigo e muito menos ao livro, que por opção não li, embora lhe conheça o conteúdo. Por respeito à pessoa que o escreveu remeto apenas para mim a minha opinião sobre ele. Mas debruço-me sobre a frase  que à luz do entendimento do escritor descreve Deus. Diz ele: “Deus é o silêncio do universo, e o ser humano o grito que dá sentido a esse silêncio”. Esta frase é considerada como a mais bela descrição de Deus, segundo o Teólogo Juan José Tamavo e veio devidamente sublinhada por este amigo para que eu reflectisse sobre ela.

Ora bem, depois de reler este artigo fixei-me na famosa frase…Fiz silêncio.
Um silêncio que me elevou à oração por todos aqueles que deixam que a sua vida seja governada pelas energias da moda e buscam fora de Deus a força para as suas provações. Silêncio por aqueles que olham os cristãos como se estivessem perante pessoas diminuídas de intelecto. Silêncio pela facilidade com que se idolatram e seguem pessoas como se fossem Deuses e se elevam os seus escritos ao patamar da doutrina. Silêncio sobretudo por todos os ateus que já partiram. Este silêncio é oração e apelo à Divina Misericórdia de Deus pelos que erradamente nada fizeram para a salvação das suas almas enquanto na vida terrena. Silêncio para pedir perdão pelas blasfémias proferidas.
Mas...não por esta famosa frase. Porque nela eu vejo Deus, Supremo, Grandioso, que faz com que, até aqueles que n`Ele não crêem O vejam no universo e O admirem e também porque ela(esta frase) acaba por ser o catalisador que leva muitos cristãos a rezar pelas suas almas!”

Tudo é de Deus e no universo do meu ser quebro o silêncio com este grito:
Deus, silencia o coração dos homens, fá-los escutar-Te. Abre-lhes o espírito à Tua luz, mostra-lhes o caminho da verdade, o único que é só um: o Teu!
"Perdoa-lhes Pai, porque eles não sabem o que fazem"
Curiosamente esta passagem da Bíblia foi distorcida pelo autor até à exaustão. Acredito na Misericórdia Divina e acredito que à sua chegada Deus o envolveu num apertado abraço e perdoou...
E perdoa-nos Pai a todos nós, cristãos, pela inércia a que nos entregamos quando preferimos assobiar para o lado...
Perdoa-me Pai quando o faço!

A minha alma está unida a Vós
a Vossa destra me sustenta.
Quanto aos que procuram perder-me,
Cairão nas profundezas dos abismos,
serão passados  fio de espada
e serão pasto para os chacais.
O rei, porém alegrar-se-á em Deus.
Será glorificado todo o que jurar pelo seu nome
enquanto aos mentirosos será tapada a boca.
Salmo 62, 9-12


Aqui o artigo do D.N em questão
Saramago e Deus
 
Dulce Gomes

16 comentários :

  1. Tendo a minha própria opinião sobre Saramago e não tendo lido nenhum dos seus livros, rezava por ele quando era vivo e rezei quando morreu.
    Esta frase sobre Deus é a melhor definição d'Ele que já li, Deus é o silêncio do universo, apenas em silêncio escutaremos a Sua voz...
    Espero que Deus tenha recebido Saramago com um profundo silêncio e um abraço de perdão...

    Obrigada pela partilha, amiga Dulce
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. "...eles não sabem o que fazem."

    FiK com Deus.

    ResponderEliminar
  3. Dulce
    Confesso que ao ler a tua postagem senti uma certa dor, não sei quem a cousou, talvez esses espinhos na alma que se colocam nem se sabe bem como, e fazem sangrar.

    "Desolé."
    Por outro lado sempre pensei que amar a Deus ou não era uma liberdade que cabe a cada pessoa.

    Eu amo a Deus e tanto quanto possivel amo o meu próximo, sigo o caminho de Jesus Cristo.
    E tento fazer os possíveis para passar essa menssagem

    Respeito todos aqueles que professam outras religiões ou mesmo os ateus.
    Qualquer ser humano para mim é uma criatura de Deus.

    Tento sempre informar-me para assim poder ajudar os outros.

    Pensei ficar em silêncio mas acho que é melhor falar.

    Talvez o nosso exemplo como católicos posssa ilucidar a nossa profissão de Fé.

    Eu acho que o Saramago só pela frase que mencionaste merece toda a minha consideração.
    E que descanse em paz.
    Oro por ele.
    Beijnihos .

    "O Senhor abre os olhos dos cegos,
    O Senhor levanta os que esmorecem
    O Senhor ama os justos
    O Senhor protege os migrantes,
    Ele dá apoio ao orfão e á viúva
    Mas confunde os passos dos maus.
    Sal 146:8-9
    "

    ResponderEliminar
  4. Mesmo os que dizem não acreditar em Deus...por vezes, têm Deus dentro de si...mais ainda do que muitos que dizem acreditar...
    Não comento Saramago, pois não o conheço e não devo/posso julgá-lo. No entanto, outros saramagos que, por vezes, me dizem que não acreditam...a conduta e procedimento não condizem com o que afirmam...e outros, que todos os dias vão à missa, (eu também vou)não praticam para com o seu próximo o que Deus nos recomenda.
    Eu não acredito que Saramago (bem lá no fundo), não acreditasse na existência de Deus.
    Tal como o texto diz: «os que não têm coragem de O assumir». Acho que este escritor era um desses casos, talvez pela sua escolha ideológica e política.
    Lindo o texto e a reflexão.
    Forte abraço
    Mer

    ResponderEliminar
  5. Coincidência ou não, encontrei hoje esta reflexão de Madre Teresa de Calcutá. Achei-a tão a propósito da frase de Saramago que não resisto a enviá-la:

    Temos necessidade de encontrar Deus.
    Ele não se encontra
    No meio da agitação e do barulho.
    Deus é amigo do silêncio.

    Vede como a natureza, as árvores,
    As flores e a erva
    Crescem em silêncio.
    Vede as estrelas, a lua e o sol
    Como se movem em silêncio.

    A nossa missão não é dar Deus?
    Devemos dá-l’O não como um deus morto
    Mas como um Deus vivo, um Deus que ama.
    Quanto mais recebemos no silêncio e na oração,
    Mais daremos na vida activa.
    Temos necessidade de silêncio
    Para tocar os corações.
    O importante não é o que dizemos
    Mas o que Deus nos diz
    E o que Ele diz através de nós...

    Grande beijo

    ResponderEliminar
  6. Estou aqui há um tempo a ler a Dulce e os vossos comentários e a deixar-me estar... tanta coisa me passa agora pela alma que estive para sair sem palavra. A mim custa-me acreditar que haja quem não acredite em Deus. Como é possível? Não me imagino assim, não sei o que seria, o que faria... talvez o mesmo que alguns dos que vêm até mim dizer-me isso. No fundo, penso que a maioria, quer que O dê, assim, em duas palavras, mas isso é o que hoje me leva a pensar que vale a pena não desistir de trocar impressões e enquanto se faz o silêncio possível, a pedir-Lhe que fale a essa pessoa, nesse momento em que julgo que O procura.
    Depois alguns voltam e acabo eu a aprender que precisamos tanto uns dos outros para chegar a Ele, O encontrar em cada um e que é assim que já O vamos vivendo e nos alimentando no Caminho. É bem verdade que se não progredimos na nossa vida espiritual, retrocedemos.

    Rezar uns pelos outros. E como agora temos vindo a saber neste mês sobre a intercessão das Almas do Purgatório e pedindo por elas. A caminho, amigas peregrinas.

    Bjs e obrigada por este 'silêncio' aqui ;)

    ResponderEliminar
  7. Amiga Dulce,

    li e fiquei a refleti. Confesso que pensei, também, em sair sem palavras... mas algo me fez voltar em um pensamento:

    Em toda a minha história de vida espiritual descobri que Deus não estava em silêncio, pelo contrário eu que estava surda e cega dos meus sentidos. Não em acreditar, pois sempre ACREDITEI MUITO! Mas em professar verdadeiramente a fé, aquela que Cristo nos ensina:

    "Lembre-se disto:Se tivessem fé mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte:"Saia daqui e vá para lá, e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa!"Mateus 17:20

    É essa fé que não nos faz bambear, nos mantém plenos e não "mornos" que nos leva a mover montanhas, transpassar barreiras e se jogar no abandono de Deus. Para tal precisamos nos converter, diariamente, nos abandonar também. Rasgar o véu e jogar o manto, como o cego Bartimeu... Curar os nossos sentidos impregnados do nosso EU !
    Missão difícil e árdua, mas é ETERNA, é completa.... Quando vamos aceitando esse processo e nos deixando ser moldado pela a ação do Espírito, deixamos de lutar pela nossa natureza humana e reconhecemos que fomos CRIADOS para muito mais aí passamos a querer enxergar com o coração com a alma, pois ELA ao encontrar verdadeiramente o seu CRIADOR (DEUS) entrega-se em comunhão assim como a pecadora aos pés de Cristo, como Maria que o perfumou e quis exalar o perfume do amor, o ladrão na cruz...

    A nossa natureza humana está muito forte em nós por isso penso que muitos não conseguem ir além, preferem apenas acreditar no que os olhos estão vendo de concreto, nos fatos e pronto! Mas há muitos que mesmo assim carregam Deus dentro de si e não se dão conta, quando se dão, o deixa crescer, florescer em sua alma. E até no último suspiro há tempo, pois Deus nos quer a todos, mas nos quer amando, iluminados, assim que Ele nos criou...

    Mesmo diante disso tudo acredito, e muito, que Deus tem um propósito para cada e um deles é a liberdade que Ele nos dá para poder caminhar em sua direção. Às vezes caímos, tropeçamos nos dilaceramos, mas chegamos... Cada qual passará a sua travessia assim como estiver em condição para fazer. Como também Cristo nos ensina na parábola da festa de casamento:

    " O Reino do céu é como um Rei que preparou uma festa de casamento para seu filho...
    E Jesus terminou dizendo:
    -Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos"
    Mateus 22:1-14

    Desculpe o estender das palavras. Mas foi isso que no decorrer do texto foi passado pela minha cabeça. E nós que estamos lutando, diariamente, buscando a Deus, querendo viver em Cristo oremos por todos nós para que a luz de Deus chegue ao alcance de todos,

    beijinhos no coração,



    Gisele

    ResponderEliminar
  8. Olá

    Espero que esteja tudo bem consigo e com todo o grupo!

    12 meses de saudade, mas vividos com muita fé...

    No dia 23 de Novembro será celebrada uma Missa em memória da minha Mãe (Maria de Fátima), pelas 18.30h na Igreja de Santiago em Alcácer do Sal!

    Gosto muito do seu blog, é uma inspiração, venho visitá-la muitas vezes.

    Obrigada pela Partilha...

    Beijinhos
    Ana Margarida

    ResponderEliminar
  9. Felipa
    obrigado por comentar...
    e também pelo maravilhos texto de Madre Teresa que encaixa perfeitamente na frase descrita.
    Deus é silêncio? Sim! sem ele jamais o poderemos escutar. Só escutando poderemos pôr em prática o que recebemos e nunca o nosso coração escute outras vozes, apenas a D`Ele.
    beijinho e obrigado por tão bonita partilha

    ResponderEliminar
  10. Artur
    não sabem não!
    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  11. Amiga Utília
    obrigado por tudo o que acrescentaste.
    O silêncio deve quebrar-se quando Deus nos impele faze-lo.
    Assim seja

    (só um aparte. Quando este verão fui a França, a palavra que mais me respondiam era "desolé". Curiosa e tão lerda só no último dia me bateu nos neurónios que "desolé" é desolado. eheh.
    Devem ter ficado desolados com o meu francês que é pouco perceptivel, ao contrário do teu. Vai umas aulinhas virtuais?loool)
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
  12. Mer
    Não podia estar mais de acordo consigo quando diz que as condutas nem sempre condizem com o que afirmam e que olhamos tão bons procedimentos com quem não frequenta a igreja.
    Por isso se aplica que aprendemos todos uns com os outros.
    Esta frase ao fazer-me reflectir, ensinou-me que Deus está no coração de todos mas nem sempre o aceitam ou admitem.
    Louvado seja Deus
    Abraço em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  13. Malú ainda bem que não te foste embora em silêncio porque tu falas e eu escuto...e medito. Entendes? Mais palavras para quê?
    Precisamos todos uns dos outros para nos complementarmos e seguir adiante.
    Obrigado e um beijinho grande

    ResponderEliminar
  14. Gisele
    foquei a tua ultima frase:
    -Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos"
    Mateus 22:1-14

    Assim é. Rezemos para que os convidados escutem a Sua Palavra e A entranhem nos seus corações.
    Obrigado por quebrares o silêncio e nos brindares com este testemunho.

    Tudo seja feito para honra e glória do Seu Santo Nome.
    Beijinho do coração

    ResponderEliminar
  15. Querida Ana Margarida
    Como fiquei feliz por deixares aqui a tua voz:)
    Nós não nos esquecemos que irá fazer um ano que nossa amiga/tua mãe passou para o "outro lado do caminho". Muito ficou enraizado em nós através da tua mãe. Exemplo de fé, vida e sacrifício por amor a Deus.
    Rezaremos por ela nesse dia para que a sua luz seja cada vez mais forte, de forma a iluminar-nos a nós.
    Um enorme abracinho de todas nós e um especial meu. Abraço-te ternamente no amor de Cristo e Maria.

    (estaremos em oração à mesma hora)
    Gosto muito de ti

    ResponderEliminar
  16. olá amiga ..
    sabes sinceramente nunca gostei do saramago e muito menos do que este sr. escrevia , que acho muito sinceramente que era uma total falta de respeito por todos os cristãos ..
    mas guardo-lhe respeito , o mesmo respeito que guardo a qualquer pessoa que já partiu deste mundo ..

    sabes amiga , eu sempre fui daquelas pessoas que não consegue ouvir e calar , e sempre fui de defender com unhas e dentes aquilo em que acredito ..
    e neste assunto mais ainda , respeito totalmente quem não acredita , mas também gosto que me respeitem por acreditar ..

    agora só resta mesmo rezar por este sr. , para que o nosso pai do céu lhe perdoe , e receba no céu ..

    mil beijocas ...

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá