"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ABSORVENDO ISAÍAS...

Numa fase de aprofundamento e espera, revolvo-me por dentro à procura daquela luz fulgurosa que por brilhar tão intensamente me ofuscava e me levava a que relegasse para último plano a minha vontade, instruindo-me os passos ao ponto de quase não os reconhecer como meus. Mas que no final, a alegria sentida era tanta que o coração quase explodia por ver o reflexo dos mesmos…
Neste momento se tivesse que comparar a minha luz interior, talvez a assemelhasse à da lua, porque me deixa ver pouco mais que sombras.
Neste Advento e por mero acaso, tenho-me “confrontado” muito com Isaías. A frase “Não temais”, tem sido uma constante e tem actuado em mim como um bálsamo. Aquilo que poderia não passar duma casualidade transformou-me num motor de busca ávido e sedento de entendimento com vista a perceber Isaías.
Apesar da minha grande limitação no discernir do seu conteúdo, esbarro com versículos que fazem crescer o fulgor apagado do meu interior. Ontem fui deitar com este versículo: “ Não tenhas medo, pois Eu estou contigo. Não precisas de olhar com desconfiança, pois Eu sou o teu Deus. Eu te fortaleço, te sustento e te ajudo com a Minha direita vitoriosa”. Is 41,10. Este capítulo tem o título: “Javé defende o oprimido”. Este é só um dos pontos de encontro meus com Isaías. Toda a sua palavra tem falado dentro de mim de forma vigorosa e sonora, ao ponto de a ler alto para A escutar e interiorizar, acabando sempre no final com um: “Obrigado meu Deus!”
Pela manhã foi esta a Palavra: “ O sol não será mais luz do teu dia, e de noite não será a lua a iluminar-te; o próprio Javé será para ti uma luz permanente, e o teu Deus será o teu esplendor”. Is60,19.
Cresce a tal alegria apagada e falada no inicio. Tento imaginar as provações de Isaías, situa-las no espaço e no tempo conturbado e ainda assim gritava: “Não temais” e continuava: “Será derramado outra vez sobre nós um espírito que vem do alto. Então o deserto tornar-se-á um jardim, e o jardim converter-se-á em bosque”. Is,32,15. Que força depositou o Senhor em Isaías…Tão grande que atravessou séculos e consigo ouvi-lo, aqui e agora…

Isaías foi e é um recuperador de fé, uma confirmação de que temos de manter acesa a luz da esperança. «Vinde! Subamos à montanha de Javé, vamos ao templo do Deus de Jacob, para que Ele nos mostre os Seus caminhos, e possamos caminhar nas Suas veredas». Is2,3

A minha luz já brilha um pouco mais que a lua e os meus olhos já definem cada pegada. Aos poucos a esperança outrora abatida está ressurgindo, sinto o restauro e o reforço das minhas certezas tão adormecidas ultimamente, resultante de diversas tribulações. Mas já vejo a luz. "Vem aí o Menino, um filho que nos foi dado: Sobre o Seu ombro está o manto real, e chama-se “Conselheiro Maravilhoso», «Deus Forte», «Pai para sempre», «Príncipe da Paz»." Is9,5
Estou tão absorvida que me apetecia transcrever muito mais, mas finalizo com palavras singelas e minhas:
Aceito este desafio que me foi proposto por Deus para caminhar com Isaías como "mentor" neste Advento, pedindo que ponha na minha boca e nos meus actos a Sua vontade de forma a chegar mais perto dos Seus propósitos." Eu confio e nada tenho a temer, porque a minha força e o meu canto é Javé: Ele é a minha salvação. Com alegria todos podereis beber água nas fontes da salvação". Is12,2
Continuemos esta caminhada com paz e alegria, tendo presente em nós a certeza de que as pedras do caminho não passam de obstáculos que temos de ultrapassar para aplainar as nossas veredas.

Dulce Gomes


11 comentários :

  1. Concordo tanto consigo...
    Isaías é um poeta, é o Poeta de Deus...
    É revitalizador ler as suas palavras
    Parece que ficamos saciados como se comessemos o banqueta da Palavra, o livro da Palavra, que Deus nos coloca à mesa.
    Obrigado pela bela partilha

    ResponderEliminar
  2. Dulce e eu esta manhã que estava ás escuras ainda bem que Isaías me veio dar luz.
    Já vejo mais que a lua.
    Será o luar da lua cheia ou o Novo dia com um belo amanhecer...
    Obrigada.
    Beijinhos
    Utilia

    ResponderEliminar
  3. «Como um pastor, ele apascenta o rebanho,
    reúne, com a força dos braços, os cordeiros
    e carrega-os ao colo;
    ele mesmo tange as ovelhas-mães'.
    Palavra do Senhor.»
    1ª Leitura - Is 40,1-11

    «A vinda de Jesus ao mundo é a grande manifestação do Deus que ama todas as pessoas e vem ao seu encontro.» Reflexão - Mt 18, 12-14

    «Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde,
    não deixa ele as noventa e nove nas montanhas,
    para procurar aquela que se perdeu?
    Em verdade vos digo, se ele a encontrar,
    ficará mais feliz com ela,
    do que com as noventa e nove que não se perderam.
    Do mesmo modo, o Pai que está nos céus
    não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.
    Palavra da Salvação.»
    Evangelho - Mt 8,12-14

    Na missa de hoje, foram estas as palavras que "absorvi" e fizeram eco nos meus sentimentos.

    Muito belo o que aqui leio de Isaías.
    Obga. pela partilha.
    Bem-haja amiga.

    Bj.com carinho
    Mer

    ResponderEliminar
  4. Ler Isaías é acreditar na esperança. Ele derrama esperança em todos os textos. Ele renova nossas forças. " Eis que faço nova todas as coisas... Isso é lindo. Parabéns, Dulce, amiga querida!

    ResponderEliminar
  5. Olá Dulce,

    Todos os livros proféticos são maravilhosos, mas Isaías é especial.
    "Poeta de Deus", como escreveu o Pe Jac. Lindo demais!

    Essa semana eu li um documento da Igreja sobre o Antigo Testamento, onde está escrito que ele pode ser considerado o "Profeta da Justiça".

    Obrigada pela partilha de Isaías.

    A paz!

    ResponderEliminar
  6. Amiga Dulce,
    Isaías, o Profeta que tanto nos diz, que tanto nos ensina.
    A Dulce com estas suas abençoadas reflexões ajuda-nos também a caminhar.
    Muito obrigada pela sua partilha.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. Dulce,

    Fiquei com vontade de cá vir, e, como sempre, fiquei rendida ante as tuas palavras que me dirigiram logo o olhar para Deus nosso Senhor, neste tempo em que o profeta Isaías canta a vitória do Emanuel, do "Deus connosco". Obrigada pela partilha da tua profundíssima reflexão que me reconfortou e avivou a confiança.

    Que Maria Santíssima, a Mãe imaculada, te conforte e guie; que te guarde no Seu Imaculado Coração - a ti e aos teus - sempre!

    P.S. Fiquei surpreendida com as alterações ao teu blog! Criaste páginas e tudo! Muito bem: está muito bonito :)

    (hoje os "blogs" vão pecar por ensoberbecimento! lol)

    ResponderEliminar
  8. Amiga Querida,

    Vim deixar um beijinho de amizade. E não se esqueça... Estamos, juntas, subindo a montanha!

    «Vinde! Subamos à montanha de Javé, vamos ao templo do Deus de Jacob, para que Ele nos mostre os Seus caminhos, e possamos caminhar nas Suas veredas». Is2,3


    Gisele

    ResponderEliminar
  9. Amiga,

    voltei para escrever que subimos juntas e unidas, pela amizade em Cristo!

    beijinhos,

    Gisele

    ResponderEliminar
  10. Parabéns por apresentar-nos Isaías com sua esperança. Isaías do anúncio profético, missionário e libertador do povo.
    "É tempo de um novo isaías que atento aos rumos da vida. Indique um caminho novo e a libertação para todo o meu povo"
    Isaías que anuncia um novo dia, um novo céu e uma nova terra. Onde há a certeza da vivência plena em Cristo Jesus.

    ResponderEliminar
  11. Dulce, vê-se que é uma pessoa apaixonada por Deus! E Ele dotou-a de uma grande sensibilidade e também a dotou com o "Dom" da palavra.
    A Dulce consegue transmitir a mensagem com palavras tão bonitas... e com grande facilidade. Estou díliciada!... O profeta Isaías, também é um dos meus preferidos! Mas também gosto muito do profeta Jeremias, também ele me fala ao coração.
    Obrigada pela partilha, com ela enriquece muita gente, tal como me enriqueceu a mim.

    Que Deus a abençoe sempre.
    Grande xi coração, desta irmã em Cristo Jesus.

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá