"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sábado, 8 de janeiro de 2011

ESCOLHAS


Escolher, deve ser o exercício mais vulgar do nosso dia-a-dia.
Escolhemos desde a cor de algo sem importância até opções que se tornam decisivas na nossa forma de estar enquanto seres humanos, cidadãos e enquanto cristãos. E se as primeiras têm um peso quase irrelevante, o mesmo já não podemos dizer das outras, porque enquanto membros de família todas as nossas opções pessoais interferem sempre de alguma forma com quem dividimos a nossa vida.
É exactamente neste ponto que se poderão a vir gerar conflitos, choques de interesses ou simplesmente atritos consequentes do fazer valer os nossos pontos de vista.
Porque estou a escrever sobre este tema? Sinto-o muitas vezes na pele. E se em certas opções volto atrás para evitar fricções, noutras sigo em frente com todas as minhas forças.

Há cinco anos que vou a Fátima a pé e se fosse contar as vezes que fui questionada por o fazer, os meus dedos todos não chegariam.
Quando quero despachar a conversa para não me aborrecer, remato com um: “Cada qual tem o livre arbítrio de escolha”, mas claro que quase sempre opto por soltar o meu coração e deixá-lo falar que nem “cavalo à solta”. Só que quando as perguntas se fazem de bocas reincidentes, a quem já me abri mas a insistência continua, sinto-as como uma pressão feita com o objectivo de me demover, ou apenas criticar…e aí fecho-me a sete chaves e continuo a dar corda aos sapatos e caminhar, caminhar...

Tudo isto é entrega. Eu necessito entregar os meus passos em agradecimento por tantas graças. Através deles rezo, agradeço, peço, recebo. Através deles avanço, aprendo, cresço. Através deles descubro e tento corrigir erros.
 É difícil explicar a alegria que Jesus me põe no meu coração quando o faço. É como um vento cantante invadindo a minha alma. Como um rio de água viva revigorando a minha fé. Como uma explosão de amor que se desprende para abraçar quem vem pela primeira vez. E ao comprovar a acção da nossa Mãe do céu ao reunir-nos de novo e ampliando o Seu rebanho, fico sem palavras.

Só me apraz dizer:
Obrigada Virgem Mãe.

Dulce Gomes



19 comentários :

  1. Amiga Dulce, continue na sua escolha, caminhe com fé e amor a Deus e Nossa Senhora. As críticas e incompreensões são acidentes de percurso que se ultrapassam com a oração, pedindo força e mais fé, e Deus jamais nega ajuda aos que lh'A pedem.
    Beijinhos

    Ps: este ano, se Deus quiser, também irei a pé a Fátima, em Maio...

    ResponderEliminar
  2. SE se tem fé de verdade e se se está convencida.
    Nada nos pode parar nem os olhares, nem as criticas.
    Continua sempre como és
    Beijinhos da Utilia

    ResponderEliminar
  3. Amiga,

    obrigado por seres assim. És um exemplo para mim. Me encontrei em suas palavras. Senti em meu coração a força que carregas. Só posso lhe escrever o quanto és especial, especial e especial!

    Tenha certeza as críticas, a pedras, os embaraços nos aproxima muito mais de Deus. As vezes ficamos chateadas, pois como bem escreveu:

    "...Só que quando as perguntas se fazem de bocas reincidentes, a quem já me abri mas a insistência continua, sinto-as como uma pressão feita com o objectivo de me demover, ou apenas criticar…"

    As provações vem muitas vezes nos revestir de silêncio... Estou vivendo uma fase assim. MUITAS PEDRAS, MUITAS CRÍTICAS, MUITOS OLHARES... Mas ontem tive um grande ensinamento SÓ DEUS SABE O QUE SE PASSA EM NOSSO CORAÇÃO...É Ele que também vai colocando em nossos caminhos pessoas tão maravilhosas que comungam com a gente o mesmo pensamento, o mesmo sentir. Assim como ELE fez em minha vida, quando pensava em toda incompreensão do mundo Ele me deu amigos tão maravilhosos como vocÊ!

    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar
  4. Dulce, minha amiga de além mar, como gostei desse post! As escolhas realmente são exigentes de nós pq após a escolha temos que assumir tudo o mais que possa vir. Acredito na fé. Sem a fé, Abraão não teria saído de Ur. Sem fé, Moisés não tiraria seu povo do Egito e por aí vai, minha querida! Continue indo à Fátima e toda vez que lá estiveres, lembra-te de pedir a Ela que proteja meus filhos, minha neta e a mim. Reze uma Ave-Maria, por mim. E quanto ao diz que me diz, deixe isso prá lá, numa boa! Beijão!


















































    Dulce, mina

    ResponderEliminar
  5. Obga.Virgem Mãe...obrigada.
    Por dizeres SIM a algo não visível mas em que acreditaste. Por nos dares a conhecer o Amor incondicional...pois o Teu Filho é Amor e só Amor!.

    Somos muito criticados por abraçarmos esse Amor...cada vez mais, somos criticados...infelizmente diariamente/ou quase, vou à missa e vejo diminuirem a quantidade de pessoas...muitas me dizem que nos empregos, amizades, vizinhanças...só encontram pelo caminho "beatas" que na volta as prejudicam...respondo que Deus não tem culpa e que a Igreja é a Sua Casa ... que cada um terá de responder pelas suas Palavras e Acções...mas ficam naquela...voltar à missa não! não se querem equiparar com "as beatas falsas".
    Isto que aqui escrevo é o que na realidade se passa com a nossa actual sociedade. Antigamente ía-se à missa para não ser apontado...para ganhar um emprego...etc. Sou ainda desse tempo...de ouvir esta afirmação.
    Agora os tempos são outros...mas continua a aversão...muito especialmente a quem vai e cá fora pratica o contrário do que Deus manda fazer;« Amarmo-nos uns aos outros como ELE nos ama».
    Até há quem nos diga: como uma família como a vossa, está a passar por tamanha injustiça! Deus não existe...aí a explicação tem de ser ainda mais profunda...mas há quem não entenda.
    Acreditamos que o Milagre um dia se dará...para "todos" verem que afinal ELE existe...esteve à espreita e na hora certa, ELE aparecerá com as Suas Obras de Misericórdia/Milagreiras.

    Que as nossas "escolhas" sejam sempre em SUA direcção, sem vacilar!

    Bjs. com carinho
    Mer e família

    ResponderEliminar
  6. Amiga Dulce,
    A Fé move montanhas e não detém Aquilo em que acreditamos.
    Continue com as escolhas que Deus preparou para si.
    Ele mais que alguém deste mundo entende as suas razões e é o que importa.
    Nossa Senhora também e eu agradeço os seus grandes testemunhos de força e coragem.
    Muito obrigada pelo seu exemplo.
    Um grande beijinho da
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. Devemos seguir sempre os nossos ideais e o nosso coração,é certamente o que estará certo,tive alturas na vida que não segui o meu coração e dei-me mal,hoje não o faço, mesmo que erre aprenderei com os meus erros e não com o que me querem vender.
    Tambem vou todos os anos a Fátima com o meu marido,claro que gostaria de ir em peregrinação,mas estas pernas não me deixam.Sempre vamos no inicio do ano,mas ainda não foi possivel,estamos a pensar ir em meados de Fevereiro,sinto-me tão bem quando lá vou é uma paz e uma serenidade que me invade que nem tenho vontade de lá sair,rezo por todos pela familia amigos e em especial pela minha mãezinha que a Nossa Senhora de Fátima era a quem ela fazia as suas preces e que sempre a ouviu.
    Dulce,tambem já tenho ouvido comentários e de familia bem próxima e já nem respondo,continuo a rezar por eles e peço a Deus que lhes abra o coração e acreditem que tudo o que acontece tem mão divina.
    Para a Fátinha eu peço muita fé e muita coragem. A esperança que esteja sempre presente nos dias dela,porque eu sou testemunha de alguem que davam como um caso perdido, e a força de vontade dele foi o grande milagre para a cura, isto dito pelo próprio médico.Desejo-lhe de coração as rápidas melhoras e nunca desanime.
    Beijinhos para Dulce e gosto muito do novo visual do seu blog.
    Ana
    Beijinhos para a Dulce e

    ResponderEliminar
  8. Que Deus continue a abençoar suas escolhas e que nunca canse de caminhar em teus caminhos.
    FELIZ 2011

    ResponderEliminar
  9. dulcinha , temos um joguito para ti , eh eh eh .
    vai ao blog da maluzinha e vé as regras ,, ahhh e mais , é irrecusável, eh eh eh ..

    jinhos ..

    ResponderEliminar
  10. Felipa
    quem sabe estaremos no mesmo sitio e no mesmo dia:))
    Assim Nossa Senhora nos prepare o caminho.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Amiga Utília
    a fé move montanhas. E ainda que escutemos a voz dos outros, o nosso coração fala sempre mais alto, não é?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Gisele, querida amiga
    Ambas sabemos do que falamos, até porque já temos trocado o que nos aflige.
    Mas é como dizes, Deus vai colocando no nosso caminho pessoas que nos dão força e nos mostram que não estamos isoladas nos problemas. E para além disso, mostra-nos o quanto nos ama.
    Deus te ajude a contornar as pedras do teu caminho. Sei que o vais conseguir porque Deus conhece-te bem o coração.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  13. Amiga Maria Luiza
    Enquanto caminho até Fátima, entrego todos os que gosto: desde a família aos amigos.
    O ano passado levei uma lista escrita de todos os amigos dos blogues e não só, não fosse esquecer-me de algum.
    Graças a Deus,de ano para ano a lista engrossa e este ano conto com mais amigos. A Maria Luiza incluida. Obrigada e um abraço em Cristo

    ResponderEliminar
  14. Amiga Mer
    compreendo tudo o que escreveu. Infelizmente é muito frequente vermos pessoas que frequentam a igreja e as atitudes não condizem com aquilo que Deus espera e quer de nós.
    Cada um viverá a sua fé conforme o coração dita. Há muitas formas de caminhar para Jesus e com Maria é uma delas. Eu caminho pela mão de Maria.
    Nossa Senhora é mãe e Guia.
    Deus vos abençõe e lhes dê as graças que tanto anseiam
    Beijinho muito amigo

    ResponderEliminar
  15. Amiga Ailime
    Obrigada pela sua força
    Quero dizer-lhe que uma das grandes graças de nossa Senhora e Jesus, foi o apelo de abrir este espaço. No início não entendia qual a dimensão deste apelo. Hoje, e depois de ter ganhado tantos amigos como a Ailime, entendo porquê. Com vocês tenho crescido muito com os vossos ensinamentos e partilhas.
    Obrigada!
    Um beijinho enorme

    ResponderEliminar
  16. Olá Ana, minha amiga
    O caminho não se faz sem obstáculos não é? Mas penso que essa é uma das regras para atingirmos a meta: aprender a ultrapassá-los. A oração é sem dúvida a melhor forma para responder às incompreensões a que por vezes somos alvo. Há que ser paciente e persistente.

    Fátima é um lugar muito especial.
    Aqui vai uma partilha: quando chegamos a fátima, o Santuário ainda está muito calmo, depois de fazermos o nosso agradecimento a nossa Senhora sentamo-nos no chão e rezamos.É um momento indescritível:paz, alegria e uma união com Cristo inexplicável.
    São sentimentos que nem todos poderão entender...

    Ana, a Fátinha já fez o 1º tratamento e está a reagir muito bem. Está forte e confiante. Confidenciou-me em mensagem móvel que está sentindo a força que vem das nossas orações. Isso deixou-me muito feliz.
    Obrigada por estar presente e unida connosco.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  17. Artur
    desejo-te o mesmo. Continuemos caminhando para Jesus.
    Feliz ano novo.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  18. Teresinha...já vi, já vi...aiai, só vocês.
    Eu aceito o desafio. Também não tenho opção né?lool.
    Mas 1º és tu e faz favor de não passar à frente, senão dás banho ao despelado como castigo.eheh
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Amiga Dulce, eu gostei como sempre das suas palavras e digo-lhe o que sinto.Se sente essa vontade em peregrinar,deve fazê-lo e as suas razões só devem de ser apresentadas a Deus,á Senhora de Fátima a quem de divino entender.Ninguém tem o direito de criticar ou demover ninguém de o fazer. Eu só digo ainda que quem faz isso é também prova que também é muito especial.Pois só os especiais o fazem ,eu nunca fui em peregrinação e nem sei se algum dia serei como os que tal como a amiga Dulce o são.

    Beijinhos amiga Dulce.Zézinha C.

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá