"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

domingo, 20 de março de 2011

HOJE FALA-NOS A UTILIA SOBRE A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS



Esta semana vou dar continuidade ao "trabalho jornalistico" da nossa amiga Utilia, que todos os dias expõe em síntese o tema da reflexão, fazendo a ponte entre a mesma e as anteriores, de modo a que ninguém perca o rumo da nossa caminhada.

Se fizer um leve balanço pessoal desta caminhada, direi que tem primado pela riqueza do Evangelho que à luz do Espírito Santo, todos temos sabido aproveitar sabiamente.
Não a comparemos com outras experiências porque em caminhadas minhas com os pés, sei que nenhuma é igual à outra. Cada uma nasce com um fôlego, vida e “identidade”própria, que podem incitar em nós momentos de alegria, tristeza ou pura inquietação.Mas tenhamos presentes que ela é feita com Deus e à luz do Seu Santo Espírito que nos assiste sempre.
“Não penseis que vim trazer a paz, mas sim a espada”Mt10,33
Que pensamos deste versículo?
Leio-o assim: Seguir Jesus é inquietante para nós, induz-nos a uma revolução interior constante e não tenhamos ilusões nem pretensões de que nos podemos recostar ao tão pouco que sabemos, porque esse pouco é mesmo mísero perante o muito que é a Sua tão grande Palavra.
E é essa espada/Palavra, que nos trás lufadas de reconciliação e perdão – Joaquim – e de amor de Pai, como nos foi mostrado ontem na Marili, que nos devemos apoiar e deixarmo-nos desinstalar por Ela para que nos tornemos mais e melhores, instruidos na Sua sabedoria.
A obediência é uma virtude! Jesus foi obediente à vontade do Pai, que o levou a transitar por áridos caminhos de contendas, paixão, até ao martírio, mas perseverou nessa verdade plena. Desembainhou a Espada da verdade e justiça para desmascarar os instalados e dar fortaleza a quem queria caminhar à sua Luz e semelhança.
E nós? Aceitamos este desafio? A nossa paz interior não se alcança sem “guerras”, que remexem no nosso comodismo, mas só assim podemos prosseguir melhor nutridos da sabedoria de Deus.
«A sabedoria libertou dos sofrimentos os seus fiéis. Por caminhos planos, ela guiou os justos, que fugia da ira do irmão, mostrou-lhe o reino de Deus e revelou-lhe as coisas santas. Deu-lhes sucesso nas suas fadigas e multiplicou os frutos do seu trabalho.»Sab10,9
Vamos continuar – juntos – buscando e caminhando à luz da sabedoria, «Porque a sabedoria abriu a boca dos mudos e soltou a língua dos pequeninos.»Sab1021


E cá vamos nós visitar a nossa amiga Utilia
e deixo-vos já com as suas palavras sábias:

"Amigos Caminhantes hoje Cabe-me a mim caminhar convosco juntando mais um pouquinho os meus pés aos vossos, procurando intimamente liga-los á espiritualidade de Jesus. 
Antes de mais nada, que a Paz de Jesus Cristo esteja com todos aqueles que partilham esta Caminhada, seja comentando, seja observando silenciosamente ou seja colocando cada dia um texto diferente, e também outros que estejam connosco sejam quais os motivo . Para todos Paz e Bem

Hoje falamos da transfiguração de Jesus
 
"Tivemos conhecimento da parte humana de Jesus: Jesus com fome, cansado, tentado, com dores e angustias, como todo o ser humano fisicamente falando, mas São Mateus relata-nos aqui Jesus numa outra dimensão aquela que escapa completamente á maior parte da humanidade ou antes é apenas dada a conhecer aos humildes aos pequeninos aqueles que têm fé “como um grão de mostarda”esses podem atingir essa compreensão. Uma amostra da Ressurreição.
Espiritualmente, Ele compartilhava a natureza de Deus. Na transfiguração, conseguimos compreender esta partilha."

Vamos visitar a Utilia para lermos o seu aprofundamento
 http://demaosdadasnacaminhada.blogspot.com/

QUE O ESPÍRITO SANTO NOS ILUMINE!


2 comentários :

  1. Amiga Dulce que o Espirito Santo desça sobre nós e nos reforce a todos na Sua Sabedoria Infinita
    Feliz e agradecida pela tão grande colaboração.
    Obrigada Dulce e que Deus te abençoe.
    Utilia

    ResponderEliminar
  2. Ôpa, Dlce, muito boa reflexão. Parabéns, parabéns! Beijinhos!

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá