"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

DIÁLOGO DE DESENCONTRO





Abri a porta e depressa identifiquei a mesma pessoa que há uns dia atrás me havia entregue um livrinho que aceitei educadamente. Na altura, juntei a minha indisponibilidade à falta de vontade de o escutar.
O senhor é uma testemunha de Jeová.
Desta vez e depois dos cumprimentos cordiais resolvi dar-lhe um pouco de “tempo de antena”. Chamem-lhe curiosidade ou apenas a vontade remota de – no fim – poder confirmar com alegria que entre pessoas de fé não existe um fosso assim tão grande a separa-los.
Ele fingiu que não viu o meu terço ao pescoço; eu não demonstrei que tinha identificado a sua religião.
O diálogo começou de mansinho e durante largos minutos trocámos passagens da Bíblia Sagrada adequando a Palavra à fluidez da nossa conversa, que, diga-se de passagem, até estava a correr bem.
Foi quando resolvi agita-lo com esta pergunta:
“O senhor acredita que nossa Senhora apareceu aos pastorinhos de Fátima?”
Ele mastigou a resposta com evasivas dizendo que reconhecia nossa Senhora com mãe de Jesus e ponto. 
Formulei a pergunta com mais firmeza e ele disse-me que não…
Foi quando eu lhe disse:
“ O senhor já reparou que sou católica?”
Ele abanou a cabeça, meio desolado.
Continuei:
" Acho que está perdendo o seu tempo comigo porque eu sou devota de Maria, acredito na sua intercessão e creio que Ela como Mãe de Jesus, nosso Salvador, pode ajudar-nos a chegar melhor e mais perto de Seu Filho, único Caminho, Verdade e Vida. Está falando com um cristã que há seis anos vai em peregrinação a pé a Fátima. Quer continuar a conversa?”
Aí estalou o verniz. Ele olhou para mim com outra expressão no olhar e disse-me de dedo apontado:
“Vim aqui trazer-lhe a salvação. Esforcei-me para que a Senhora entendesse que só existe uma única organização aprovada por Deus: Somos nós, testemunhas de Jeová. Somos como a arca de Noé e quem estiver fora, não se salva. Se a senhora não entra está perdida.”
A conversa estava irremediavelmente estragada…
A prepotência e a certeza que empregou nas palavras mexeram comigo…despedimo-nos de forma cordial e seca. Fechei a porta e por momentos fiquei estática…
Se dissesse que já tirei todas as ilações deste diálogo, mentiria. Até porque a conversa teve muito mais pelo meio, desde um ataque cerrado à minha igreja e tudo o ela representa, até ao golpe fatal dado de forma directa à minha pessoa enquanto cristã…
Segundo ele, o Espírito Santo apenas se manifesta no meio da sua organização...
A máscara caiu definitivamente quando falámos sobre a fome no mundo. Defende que não adianta matar a fome a alguém porque nunca conseguiremos acabar com ela. 
Foi muito difícil manter a serenidade perante esta afirmação. Mexeu com tudo aquilo em que acredito e luto; os valores pelos quais me rejo e esforço por pôr em prática: o estender de mão a quem precisa, sem olhar a quem.
Tenho muito para pensar, mas já cheguei a uma certeza: esta tentativa de diálogo e escuta com o objectivo de poder confirmar que não existem tantas divergências entre os seguidores da Palavra, infelizmente, é uma utopia…

7 comentários :

  1. miga tive muito orgulho em ti , encheste-me de orgulho , e tenho a certeza que a nossa mãe do céu e o divino espirito santo tiveram do teu lado nessa conversa ...

    por outro lado tou a ver que tivemos as duas um dia com dissabores ..

    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  2. Prezada amiga
    Hoje vim lhe agradecer pela sua linda e carinhosa presença lá no meu cantinho, através de um simples selinho, 300 seguidores , feito com muito carinho.
    Agradeço-lhe de todo o coração!
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  3. Amiga Dulce,

    de fato é uma utopia. Eu já desisiti. Muitos vem bater aqui em casa, eu atendendo e escuto a palavra, falo algo e ponto. Também já tive muito dissabores... Acredite que eu já até senti algumas amizades minhas esfriarem (por ser de outra religião) quando a pessoa descobria a minha fé católica forte, principalmente, pelos santos e Nossa Senhora! mas também tenho amizades de pessoas de outras religiões que ao contrário se solidificaram ainda mais e hoje fazemos muitos estudos bíblicos juntos....É tudo muito louco, mas eu acredito muito na FÉ íntrega que trazemos conosco e essa é dom de Deus que nos acolhe a todos!Não sei se fui clara,

    beijinhos


    Gisele

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma amiga a quem chamo: "Mãe Teresa", que me ajudou muito quando eu precisei. É evangélica!

    Esteve presente no meu casamento Católico. O nosso segredo? Não falamos sobre os pontos fortes da nossa religião. Acreditamos as duas em Deus e isso basta-nos enquanto amigas!

    Trabalho com uma testemunha de jeová, respeitamo-nos mutuamente. Notei que a sua voz se ergueu mais, quando comecei a testemunhar as maravilhas que N. Senhor Jesus Cristo operou na minha vida.

    O ponto da tolerância, nem sempre é fácil de encontrar, mas há que tentar!

    Beijinho fraterno

    ResponderEliminar
  5. Mas olhe só, uma vez me pegaram no ponto de ônibus! Me ofereceram o livrinho como sempre. Em contrapartida ofereci meu terço; não quiseram e disseram ainda: "Oh, não... É muito bonito, fique você com ele."
    "Pois bem," disse eu, "também não quero o livrinho." E assim foi. kkkk... E desde então é assim que os despacho.

    Beijinho e muita paz, querida amiga Dulce.

    ResponderEliminar
  6. Também ,eu um pouco mais novinha que a amiga Dulce,já fiz esse confronto,embora eu não tenha a bagagem que a amiga Dulce e muito bem tem.Mas revi tudo no seu texto.Os Jeovás são mesmo os donos da verdade.Só eles são a salvação,embora vivendo em pontos do país diferente as ideias deles são sempre as mesmas.Nós cristãos é que somos os pecadores.Eu não sei qual a religião certa, ou talvez saiba,qual seja a minha.Agradeço esta educação á minha mãe e familia materna,no caso á avó e bisavó,sou feliz como cristã.Só não entendo tendo eu repeito pelas outras religiões,porque cada um ama Deus á sua maneira,porque é que eles Jeovás não nos respeitam também.Será que eles não pecam,julgando ser eles e só eles???

    Bem haja amiga Dulce!Beijinhos.Zézinha C.

    ResponderEliminar
  7. Não queria de maneira nenhuma deixar de comentar este teu post.
    Acho que os pontos que nos unem cristãos, no que diz respeito a Maria Mãe de Jesus são muito fortes, muito mais fortes que os que nos separam.

    Por outro lado Maria, Nossa Senhora de Fátima, da Saúde da Conceiução, etc. é sempre a mãe de Jesus.

    Há sempre muitos pontos em não estamos de acordo, mas há tantos que nos unem.

    Paz e Bem para todos.
    Beijinhos
    Utilia

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá