"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TESTEMUNHO


Na terça-feira, como habitualmente, rezámos o terço na Capelinha do lar com os nossos "meninos". Durante uma hora cantamos, rezamos, lemos a Palavra e, acima de tudo, deixamos que o improviso nos tome de assalto sem lhe fazer resistência, para não quebrar a vontade de Deus em nós.
Depois de os levar para o seu lanche habitual passámos à 2ª fase da nossa missão, ir em busca dos que não se conseguem deslocar. 
Os nossos passos levaram-nos a um quarto onde uma senhora estava sozinha, ligada ao oxigénio e ainda assim respirando com extrema dificuldade. Cercámos-lhe o leito e reparámos que tinha dois terços pendurados na sua cama e  uma imagem de nossa Senhora de Fátima ao seu lado, embora fora do alcance da sua vista. Num diálogo apenas respondido com acenos de cabeça confirmou que queria que rezássemos e lhe mostrassemos Maria. Assim fizémos. Por tempo indeterminado assim permanecemos e vimo-la reagir à contemplação de Maria, às nossas orações onde nem faltou o Ave Maria cantado muito baixinho mas com muita emoção. Pedimos acima de tudo que nossa Senhora a assistisse quando chegasse a hora de se desprender da vida terrena. Saímos lentamente, sem palavras... mas à frente numa outra salinha já outros amigos nos esperavam com os sorrisos tão abertos quanto os braços que sempre nos acolhem, para a animação habitual. Respirámos fundo para nos recompormos e entrámos. Por momentos deixámo-nos absorver pela calorosa e habitual recepção e embalámos na sua alegria.
Mas no regresso, quando o caminho até casa se faz silêncio, tudo regressou à mente, ao coração e confirmámos que trouxemos cravado por dentro aquela senhora; o seu olhar suplicante, o seu aceno afirmativo à fé e por fim, o seu semblante tranquilo à nossa partida.
Ontem, apesar de não ser dia de voluntariado, o apelo foi maior e voltámos. Queríamos dar-lhe mais do mesmo conforto, dizer que Jesus a espera de braços abertos para a receber, que Maria a levará, mas ela já não estava. Havia partido.
Por momentos assaltou-nos a frustação de não termos chegado mais cedo, mas logo uma paz nos tranquilizou e foi-nos posto no coração a certeza de que tudo tinha sido feito conforme vontade de Deus. Entendemos o porquê de a termos "trazido" connosco. Ela necessitava das nossas orações. Chamo-lhe o "trabalho de casa". 
Nem sempre o tempo que damos chega para fazer o que o Senhor tem para nós, então, o Senhor alarga-nos esse "trabalho" quando quer e por tempo indeterminado.
Hoje, neste dia em que Maria se despediu dos pastorinhos, entrego todos os que se despedem desta vida. Peço à nossa Senhora que os leve a contemplar a luz da vida eterna.


9 comentários :

  1. Obrigado Dulce, por tão belo testemunho.

    A graça de Deus neste caso, foi a oração que colocou aquela irmã nos braços de Nossa Senhora, porta segura de entrada no Céu.

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  2. Amiga Dulce;

    Faço minhas as palavras do Joaquim!

    Belissimo testemunho, que nos ajuda a avançar.

    Beijinho fraterno

    ResponderEliminar
  3. obrigada, por tão belo testemunho! Meu coração se alegra,

    beijos

    Gisele

    ResponderEliminar
  4. Palavras convertem... mas testemunhos como esse que voce nos deu fortalecem a nossa fé.
    Parabéns pelo trabalho e por deixar Deus agir através de você.

    Deus e N.Senhora lhe abençoe sempre!

    Paz de Cristo!

    ResponderEliminar
  5. Sem palavras, apenas um silêncio profundo perante a bondade de Deus, que veio buscar a sua filha apenas quando ela estava já na Sua Paz.
    Bj

    ResponderEliminar
  6. sem palavras Dulce, que Deus te abençõe sempre na caminhada

    ResponderEliminar
  7. Amiga Dulce,
    Um testemunho lindo e cheio de emoção e que é bem revelador de que o amor a Deus e a Nossa Senhora podem dar frutos abençoados.
    Que Nossa Senhora interceda por todos nós nesta hora e dia em que tomamos verdadeira consciência de que cada vez mais se torna imperioso o nosso desvelo e atenção aos que sofrem e vivem mais sós.
    Grata pelo teu voluntariado junto desses "meninos lindos" e que repouse em paz essa amiga que adormeceu docemente ao som das vossas orações.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  8. Dulce muito lindo este trabalho e com muita dedicação.
    Que Deus te abençoe
    e á equipa que te acompanha
    Beijinhos
    Utilia Ferrão

    ResponderEliminar
  9. Oi amiga,.. testemunhos sempre nos fortalece na fé, pois arrasta o nosso coração para Deus.
    Que Maria lhe ilumine sempre. Um grande abraço.

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá