"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ESTA COISA DA IDADE...


A idade – regra geral – dá-nos um cúmulo de experiências que vamos assimilando e convertendo em lições de sabedoria que nos dão uma aptidão extra. Como um balão de oxigénio, esvaziamos em doses precisas o sopro necessário para um novo fôlego.
Às vezes, mais parecemos um mago – embora nada tenha de magia – retirando da cartola uma atitude, uma vivência, um gesto, uma palavra, que se entorna como balsamo nas nossas próprias feridas e nas dos outros.
Mas também tem o reverso da medalha: todo o experiencial que rotulamos de negativo apesar de nos trazer um saber funcional também nos desgasta.
Somos como rochas fustigadas pelos temporais: permanecemos firmes; somos abrigo e – se estivermos na meia-idade – damos guarida a duas gerações, abrindo as nossas asas em leque para abranger todos. Mantemo-nos na linha da frente, imbuídos pelo sentimento de protecção, de dever e missão, mas que não são mais do que gestos de amor. Porque quem ama cuida.
Mas se olharmos uma rocha facilmente detectamos – expostas – as suas cicatrizes: marcas das ventosas dos que fazem da sua solidez o chão firme onde se alapam; marcas provocadas pelos rombos e pelas investidas das ondas que ao sabor dos ventos vão provocando uma erosão lenta e natural.
Assim somos nós.
Lentamente, desgastando-nos de forma visível, o nosso interior cresce e fortalece numa compensação imperceptível aos olhos mas sentida por nós e pelos que nos rodeiam.
Venham mais anos…

Dulce Gomes


2 comentários :

  1. Olá amiga Dulce,
    Será que esta excelente reflexão sobre a "problemática" da idade foi feita em dia de aniversário?
    Se assim foi deixo-lhe os meus Parabéns e que venham muitos mais anos com muita saúde, alegria e paz.
    Um grande beijnho e óptimo fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Tons e cores de meditação.
    A idade dá-nos algumas coisas que nos ensinam a ser mais positivos, mais tolerantes, mais persistentes nos nossos bons propósitos.
    Lembrar o passado é apenas um degrau para subir cada dia na linha de perfeição que se procura e se deseja.

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá