"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

terça-feira, 3 de novembro de 2009

ALMA NUA


Procurei Jesus!
Porque há muito me sentia como uma fonte seca, sem vida e com pouco para dar. Fonte, onde em tempos correu um grosso jorro mas sem saber por que motivo quase secou e corria apenas um fiozinho que nem a mim saciava.
Procurei-O na ânsia de encher o meu caudal e regressar a minha casa cheia de torrentes de água viva. Julguei que viria alegre, de coração e alma a transbordar.
Já estou em casa, depois de dois em Fátima numa assembleia pela qual ansiava há muito tempo, eis-me aqui, com imenso para reflectir. Ao contrário do que esperava cheguei com muitos problemas para resolver comigo mesma.
No caminho de volta a alegria que eu esperava trazer , aquela que é normal sentir no regresso, deu lugar ao silêncio, à reflexão, à tentativa de compreensão e à descoberta de mim.
Nestes dois dias, Jesus, fez-me mergulhar no mais profundo do meu ser, fez-me, sem qualquer equívoco, reconhecer todas as minhas misérias como ser pecador. Despiu a minha alma e incidiu sobre ela a sua luz firme mas misericordiosa, focando os pontos mais obscuros, os tais que todos nós temos e tememos olhá-los de frente, porque se torna bem mais cómodo ignorá-los. Nesses momentos despojada de orgulho, humildemente olhei as minhas falhas uma por uma. Não gostei do que vi. Senti-me triste comigo! E assim regressei.
Atónita, acabrunhada, mas não fechada em mim própria. Essa foi na verdade a primeira mudança. Conseguir falar dos meus defeitos com as pessoas que amo.
Hoje tem sido um dia a que chamo de ressaca, mas também de entendimento e de louvor a Deus.
Louvor, porque Deus é Pai, é bom,é misericordioso e está limando as minhas arestas e para isso usou do seu infinito amor para me mostrar o quanto os meus actos por vezes ferem quem me rodeia e se tornam desajustados, ficando aquém daquilo que eu própria quero para mim.
Numa avaliação precoce, pois ainda agora começou esta minha viagem de retrospecção a estes dois intensos dias, direi que hoje, apesar de me sentir de alma nua, sou mais verdade. Joguei fora as vestes gastas que escondiam os recantos escuros que eu recusava ver e aceitar, muito menos mostrar. E assim de coração aberto e em restauro espero pela nova vestimenta, com que, com a ajuda de Jesus irei cobrir a minha alma. Serão certamente isentas de orgulho e desejo de plena humildade. Olhando este fim-de-semana, a minha alma glorifica com alegria, o Senhor, pelo canal directo que abriu para chegar até mim, pelo amor com que me corrigiu e pela capacidade que me deu de enfrentar e ultrapassar os muros que eu própria criei e fui deixando que crescessem.
Ainda tenho um longo caminho a percorrer e até posso não conseguir na íntegra arrancar todos as ervas daninhas que me povoam, mas, hoje, já arranquei algumas e consigo olhar Jesus de frente e dizer-lhe com humildade:
“Eu vou conseguir porque te amo meu Jesus”!

Dulce

(Em Fátima comprei um livrinho já em hora de partida. Eis o que li quando o abri:

«Obrigado Senhor, muito obrigado,
obrigado por todos os presentes
que hoje me ofereceste,
obrigado por tudo o que vi, escutei, recebi.
Obrigado pela água que me despertou.»)

(Palavras de Michel quoist. Sentia-as como minhas)



8 comentários :

  1. Esta partilha fez-me pensar em mim mesma,quando mergulhamos na nossa alma e lhe perguntamos quem somos como somos,ficamos atónitos...
    Mas este facto não nos deve deixar tristes, pois vale mais olhar-se em face e sabermos quem somos, que tentarmos mentir-nos.Por outro lado
    Também não podemos cair no desespero do irrecuperável
    Deus faz história connosco e ele veio para os pecadores, ouvi isto em qualquer lado, sim foi na biblia.
    Nunca tenhas medo de ti mesma...
    Beijinho cheio de coragem ok

    ResponderEliminar
  2. Dulce, que momento lindo este que você está vivendo! Momento de crescimento, amadurecimento, de onde brotarão fontes inimagináveis!
    Com os servos do Senhor é assim...
    Primaveras frutíferas e outonos de podas...
    Que Deus lhe toda a paciência e tranquilidade para desfrutar deste momento!
    Deus te abençoe!
    Beijins!

    ResponderEliminar
  3. olá amiguinha , este texto só podia vir de uma alma boa , de uma consciençia profunda e sensivel ,
    de um ser humano que já é bom mas tenta melhorar .
    este estado que tu te encontras minha amiga é um estado maravilhoso é um reencontro contigo mesma , é como se costuma dizer ´´ o teu momento ´´ .
    demos graças a deus por isso amiga,
    pois á pessoas que passam uma vida inteira sem essa graça .

    eu ainda não tive o meu momento assim tão sério como o teu , mas espero que ele chegue .
    por isso amiga aproveita bem ,
    o teu ´´momento´´.
    deixo-te umas palavrinhas , talvez possam ajudar :

    senhor jesus desejo seguir-te e sentir-me encontrado por ti .
    isso aconteçe-me todas as vezes que não me procuro a mim mesmo ,
    mas procuro e desejo cumprir a vontade do pai .
    mostra-me senhor jesus , os teus caminhos .
    mostra-me a vontade do pai e
    ajuda-me a cumpri-la .
    deixa que te diga , como santo agostinho , pede-me o que quiseres e dá-me o que me pedes .
    ´´autor desconhecido´´

    beijinhos amiga e m xi do coração

    ResponderEliminar
  4. Dulce, como você não conhece o 33catolico quero dizer que somos um grupo de leigos da Comunidade São Paulo Apóstolo ligada a Paróquia de São Gerardo Majella.
    Sou Ricardo, e ao ler seu testemunho confesso que pude sentir não só a mão de Deus agindo, mas toda a força que emana de Seu amor divino pela criação. Fique certa que você faz parte do grupo de pessoas escolhidas para grandes transformações, não fique assustada por não compreender no momento alguns fatos obscuros, se no presente você se sente enigmática, temendo o por vir, lembre-se que o Apóstolo Paulo só começou sua vida de fiel seguidor após seu arrebatamento por parte do Criador.
    Quando eu digo: “segura na mão de Deus e vai”, lembra a você alguma coisa. Pois bem, segue o teu caminho por mais torto que pareça. Só para finalizar, conhece o provérbio: “Deus escreve certo por linhas tortas”, tá errado, “Deus sempre escreve certo, nós é que entortamos”.
    Fique com Deus na Sua santa paz. Nós do 33catolico gostamos muito do seu blog e para que mais pessoas possam compartinhas da sua experiência vamos adicioná-lo em nossa lista de blogs católicos.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Belo texto!

    Um dos problemas que muitas vezes enfrentamos é que passados uns dias, mais ou menos longos, mais ou menos curtos, depois de uma assembleia dessas, a rotina tenta tomar conta de nós e num instante sem nos apercebermos, caímos nela.

    Só a oração constante, a adoração mesmo em casa no nosso segredo e silêncio, nos mantêm atentos para a conversão diária.


    Que Deus te abençoe, proteja e guarde.

    Abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  7. Meus amigos. Encaixei todas as palavras que aqui deixaram como respostas e confirmações à reflexão que estou fazendo. Sem medos, desfrutando,tentando aperfeiçoar o meu "eu" para não temer que Jesus me olhe.

    "pede-me o que quiseres e dá-me o que me pedes".
    como eu as sinto...

    "Segura na mão de Deus e vai" é pela mão Dele que me sinto a caminhar.
    Porém as palavras do Joaquim são tão verdadeiras. Sem vigilância permanente na oração tudo se esvai e se perde, porque é tão fácil nos deixarmos absorver pelas rotinas que temos e eu nem me apetece essa rotina. Quero estar recatada, em silêncio, reflectindo e louvando Deus por todas as maravilhas que Ele nos dá.
    Agradeço a Deus por vocês, meus amigos, que se dão ao trabalho de ler o que escrevo e ainda por cima me ajudam e me fazem crescem com a sua sabedoria.
    Bem-hajam.

    ResponderEliminar
  8. Amiga Dulce,quero aqui expressar perante este seu texto,o que eu todos os dias peço a Deus: Jesus aumentai a minha fé.E peço-lhe porque apesar de amar a Deus ,eu quero que a minha fé se fortaleça ainda mais.Porque quero ser digna do todo o Seu amor.E eu sou tão pequenina ainda.

    Beijinhos e obrigada amiga Dulce, por todos estes sentimentos que enriquecem.Zézinha.

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá