"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

segunda-feira, 22 de março de 2010

CONFISSÃO E ORAÇÃO(34ºdia da Quaresma)

"Confessai uns aos outros os vossos pecados e rezai uns pelos outros, para serdes curados. A oração do justo, feita com insistência, tem muita força." (Tiago 5,16)


Num pequeno versículo, dois temas relevantes e de extrema importância, da qual, se queremos trilhar o nosso caminho na fé com verdade e intervenção, temos que nos debruçar sobre eles.
A confissão!
De coração nas mãos como sempre faço, me exponho, assumindo e descrevendo as minhas falhas, porque sei o quão valioso poderá ser um testemunho na progressão do nosso caminhar para Deus.
Há muito que abracei este chamamento, há muito que pela mão de nossa Mãe, Maria Santíssima, afirmei o meu Sim! Mas continuo reforçando esse sim, a cada dia e a cada passo que dou, conforme as provações que tenho que ultrapassar.
A confissão foi apenas uma delas. A uma data altura, o acto da confissão surgiu como uma fronteira, onde teria que mostrar tudo o que trazia na bagagem, com o propósito de que me fosse carimbado o passaporte para prosseguir. Perante isto, fi-lo! Mas de maneira desajeitada e sem muita convicção. Fi-lo porque queria ficar de consciência tranquila, queria receber o corpo e sangue de Cristo sem me sentir em pecado. Só que, cometi um grave erro: não mostrei o que tinha na bagagem. Apenas me limitei a dizer (orgulhosa) que na minha sacola não haviam grandes pecados. Calei quase tudo.
O resultado? Segui viagem de sacola mais pesada e com mais um pecado: o da omissão de quase todos os outros.

A confissão tem que ser um acto verdadeiro, onde antecipadamente temos que examinar à lupa a nossa consciência sem artefactos para nos desculparmos. Tem que ser dotada dum arrependimento genuíno, fiel a nós próprios e a Deus, culminando no acto corajoso e humilde de dizer: Senhor, errei! Peço perdão!
Porque até podemos sair vitoriosos a ludibriarmo-nos, mas jamais enganaremos o Senhor. Para salvaguardar essa exposição agarramo-nos ao facto de que nos confessamos em conversas privadas com Deus. Será assim? Ou será essa mais uma maneira airosa de fugir a um julgamento, que teria uma resposta imediata e directa de repreensão? Eu subestimei a capacidade de encaixe e de absolvição de quem Deus escolheu para se dispor a escutar-me. Ainda hoje e várias confissões depois, continuo lutando contra mim e pedindo para que Deus me dê a coragem de mais uma vez nesta Quaresma, despejar a minha sacola, para prosseguir viagem leve, absolvida e levitando no amor de Deus.
Como poderemos nós aspirar a que Deus nos ouça e nos dê gratuitamente os Seus dons, se nos apresentamos com nódoas que não tivemos coragem de limpar antes de ir à Sua presença?
Teremos credibilidade para pedir?
A oração!
Quaresma é tempo de fazer silêncio, pedir perdão e orar incessantemente.
Alcançaremos nós qual a dimensão do poder da oração? Tiago diz-nos: Rezai uns pelos outros para serdes curados”.
Seremos suficientemente perseverantes nela? Lembramo-nos sempre dos nossos irmãos que precisam de oração?
«Elias era um homem fraco como nós. No entanto, rezou bastante para que não chovesse e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Depois rezou de novo e o céu mandou chuva e a terra produziu o seu fruto». (Tiago5,17)
O que moveu Elias? A fé e a perseverança! Ele perseverou na oração. E nós? Insistimos nela com confiança extrema apoiada na fé que nos move?
A propósito de fé. O que é a fé? Pela primeira vez descobri este versículo e fez-se uma luz dentro do meu espírito.
«A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se vêem». (Hebreus11,1)
Que grande verdade! Quantas vezes o Senhor já me deu de graça, a graça de O sentir muito embora não O veja? Como o Senhor é bom ao sentirmos que através da nossa entrega e oração, Ele, vem em nosso auxílio, nos ampara, atende e nos comprova através de sinais irrefutáveis. Num olhar outrora apagado que resplandece de brilho, de alguém que se cura, seja a doença do corpo ou do espírito, ou dum coração que se liberta e confirma o seu sim a Deus…
Apetece-me incitar a todos incluindo a mim, a orar incessantemente por nós e pelos irmãos, a amarmo-nos e aos irmãos e a não recearmos despejar a nossa sacola, tirando dela tudo o que nos pesa e embaraça, num acto contrito, profundo e verdadeiro.
Apetece-me dizer bem alto: (especialmente neste momento em que tantas graças tenho para Lhe dar)
Senhor quero manter-me com insistência no Teu caminho e de olhos fixos em Ti!
Obrigado Senhor por teres dado a vida por mim e para minha salvação. 
Como é bom saborear-Te meu Jesus e degustar as Tuas maravilhas.

Dulce

Meus irmãos de caminhada, deixo aqui um repto: Sobre este tema "confissão" aconselho-vos uma visita ao blog: tbcparoquia.blogspot.com. que é da responsabilidade do Pe. Manuel Gonçalves, que eu considero um amigo pela forma humilde como me visita. Nele está uma explicação detalhada sobre o Sacramento da Reconciliação que eu já li e recomendo.
 Outras postagens que vale a pena ler sobre o mesmo tema encontram-se no blog do nosso amigo Joaquim. São palavras que nos trazem ensinamentos e luz sobre este assunto, baseado num testemunho fortissímo ao nível de tantos outros dos quais o Joaquim já nos habituou. Os links são os seguintes:
http://queeaverdade.blogspot.com/2009/01/dia-de-louvor.html
http://queeaverdade.blogspot.com/2009/01/dia-de-louvor-parte-2.html

Obrigado ao Joaquim e ao Pe. Manuel Gonçalves

Continuemos na pegada do Senhor, passo a passo, amanhã estaremos reflectindo com a Teresinha do blog,

31 comentários :

  1. Bom dia Dulce
    Hoje estou com a cabeça cheia de preocupações aqui de casa.
    Li com cuidado o texto e gostaria de ser simples e de mente pura como a Dulce.
    Oração fazemos todos os dias do nosso trabalho, das nossas refeições, dos amigos que temos e de tudo o que vamos encontrado.
    Uma oração desprendida das nossas necessidades e prazeres, mas uma oração voltada para adoração e amor a Deus.
    Dentro das limitações próprias vamos trabalhando esse campo.

    A confissão - é um assunto demasiado complicado. Muitas coisas na nossa Igreja desvirtuaram-se e foram tomadas com outros fins que não o reencontro com Deus.
    Todos somos pecadores e ao celebrarmos a Eucaristia devemos aí fazer uma boa confissão para seguir depois toda a celebração no maior rigor e profundidade que se deve fazer. Não sou dogmático.
    Deus criou mas os homens adulteram.
    Desculpa os meus pensamentos.

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo Luís. Em primeiro lugar não tem que pedir desculpa. Nós crescemos e avançamos como seres humanos e como cristãos através da partilha verdadeira dos nossos sentimentos e experiências de vida, por isso lhe agradeço a frontalidade.

    Como deve ter percebido também eu já olhei a confissão com relutância, acontece que a minha caminhada tem sido feita desta forma: 1º esperneio, depois sinto que é chegada a hora de aceitar. A confissão não foi excepção.Aceitei e fez-me bem.

    No entanto compreendo as suas palavras e vejo quais as justificações onde as assenta.
    Um abraço em Cristo

    ResponderEliminar
  3. Amiga Dulce,

    sua reflexão foi uma verdadeira reflexão para o meu coração. Com me fez bem ler... Sinto que nessa caminhada o Senhor está a nos oferecer todo o material que necessitamos para construir a nossa casa sobre um rochedo. Não só com as palavras... mas principalmente com as ações pois as atribulações, para mim, chegaram a querer confirmar o quanto estou forte e/ou o quanto me fortaleço sobre as minhas fraquezas... Acredito que enquanto caminhamos as fraquezas sempre existirão pois estamos caminhando para evolução mas o mais importante é como estamos lidando e nos comportando diante delas?!A confirmar que sozinha não consigo e a ter certeza da mão de Cristo a me apoiar... Esse é um dos maiores ensinamentos que estou tirando...

    SOZINHA NÃO CONSIGO E SEM CRISTO EM MINHA VIDA NÃO HÁ CAMINHAR.

    Podemos esperniar... não aceitar certos conceitos, como você mesmo escreveu,mas depois lá na frente aprendemos com a mão do pai a olharmos para dentro de nós mesmo e vermos o quanto somos imperfeitos o quanto precisamos nos entregar por inteiro. Nos esvaziando para que Ele nos conduza de fato... A confissão é um desses pilares que muitas vezes não queremos aceitar por puro erro de conclusão. Em formarmos opiniões que na realidade nos afastam muito mais dos propósitos de Cristo. Hoje entendendo a sua necessidade real e sólida para a conversão a uma vida nova. Pois se é isso que buscamos devemos nos confessarmos a Cristo as nossas faltas... Na presença do seu representante... a quem ele preparou e enviou para nos acolher. Durante o dia a dia falamos tantas coisas para tanta gente por que não nos entregarmos a quem de fato foi nos enviado por Deus? para que possamos receber o sacramento da eucaristia.E nos livrarmos das amarras que nos prende ao chão. Desatando nó, por nó pelas nossas próprias mãos....
    A oração , o diálago com Deus, com Cristo é a porta para nos tornarmos mais íntimo com Ele e entender cada vez mais esses propósito que muitas vezes não nos permitimos olhar com o olhar de uma criança... apenas com contemplação, adoração e amor. Puro amor!

    beijinhos,

    Gisele

    ResponderEliminar
  4. Amiga Dulce

    Hoje não digo mais nada a não ser obrigado.

    Vou lendo e detendo-me em cada palavra em cada pensamento e digo mais uma vez: obrigado!

    Deixo dois links em que falo sobre a Confissão, pois talvez o "direitinho" do primeiro comentário queira ler e ter outra perspectiva da Confissão.

    http://queeaverdade.blogspot.com/2009/01/dia-de-louvor.html

    http://queeaverdade.blogspot.com/2009/01/dia-de-louvor-parte-2.html

    Abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  5. Só agora reparei que o "direitinho" se chama Luís.

    Portanto para o Luís e para todos os tais links que talvez possam ajudar a perceber melhor a Confissão.

    Abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  6. Olá Gisele.

    Li e reli o teu comentário, esta frase ficou gravada:

    "Sinto que nessa caminhada o Senhor está a nos oferecer todo o material que necessitamos para construir a nossa casa sobre um rochedo".

    Estou completamente de acordo contigo, o Senhor está edificando a nossa estrutura e alicercando em em terra sólida.

    Como Lhe agradeço estas caminhadas onde reflectimos e crescemos em conjunto. Como Lhe agradeço cada palavra que me cai como ensinamento...
    Obrigado amiga

    ResponderEliminar
  7. Amigo Joaquim, claro que eu talvez tenha sido a 1ª a seguir os seus links e quando lá cheguei reparei que já os tinha lido e encaixado.
    Meu amigo como é belo e completo todo o seu ensinamento e testemunho. Fez consolidar no meu coração a certeza de que como cristãos não podemos descurar este importante sacramento, que nos liberta e nos dá asas para continuar.
    Obrigado meu amigo e um abraço fraterno em Cristo e Maria.

    ResponderEliminar
  8. Amiga Dulce, primeiramente quero dizer que é um prazer estar aqui.
    Sem querer contrariar as opiniões, e embora não professe uma religião, quero lhe dizer que as orações são necessárias e benfazejas.
    Através dela, falamos com Deus, e melhoramos nossa índole, e apaziguamos o mundo.
    Ou seja, a oraçãoo da humildade,gera a tolerancia e mais amor.
    Então querida Dulce, façamos uma corrente nesse momento, e busquemos ao Eterno para que tanto aqui, quanto acolá, possamos desfrutar de um mundo melhor.
    Gostaria de deixar contigo essa oração que escrevi, num momento em que passei por dores extremas.

    ***

    Oração Universal

    Em nome de Deus, o Clemente o Misericordioso!
    Ele está chamando para reza a todos os humanos.
    Deus é Grande, é Eterno, Soberano e Amoroso:
    Ele convoca hoje, judeus, cristãos, e muçulmanos!

    De todos os credos venham todos da Terra!
    É um convite para nós, os filhos do Eterno,
    Deus convida à todos, irmanados nessa reza.
    Viva a paz, o amor, em brindes no Universo!

    Venham todos, desde o Oriente e o Ocidente!
    Todos irmanados juntos à mesa com Abraão
    Os pacíficos irão adiante do tolo e arrogante,
    Entrarão os miseráveis e os puros de coração.

    No Reino do Eterno, na tenda dos seus anjos,
    O Altíssimo, O Eterno, convida para a Festa,
    Os homens irmanados, juntos com os arcanjos,
    Venham de onde vier nessa porta entreaberta.

    A porta é a terra, iluminada com brilhos!
    Shabechi! Deus seja louvado! Assim seja!
    Os anjos chamam à assembléia dos filhos.
    Em santa harmonia, gloriosa e benfazeja!

    Nos braços de Deus, uma só nação tornar!
    Abaixo e para o Inferno, a insanidade, a ira,
    Toda loucura, todo fanatismo, a exorcizar,
    Todo egoísmo, os preconceitos, e a mentira!

    Pois Deus é Tudo, é Tolerante e Misericordioso.
    E seus filhos dispersos pelo mundo quer juntar,
    Numa grande assembléia, num banquete santo,
    Numa festa, duradoura para o mundo abençoar!

    ResponderEliminar
  9. "orar incessantemente por nós e pelos irmãos, a amarmo-nos e aos irmãos e a não recearmos despejar a nossa sacola, tirando dela tudo o que nos pesa e embaraça, num acto contrito, profundo e verdadeiro"
    Eis três itens fundamentais para se viver a Quaresma. Oração, Amor/Caridade e Penitência/Confissão.
    Que sejam pontos altos, marcantes, da nossa Quaresma, mas que não se fique por aqui. Que para levar sempre pela nossa vida fora.

    Beijinhos, amiga!

    ResponderEliminar
  10. Amiga Dulce
    Gostei de pensar neste sacramento o quanto bem ele pode fazer quando bem feito.
    Arrepender-se e ter ali alguém para escutar... um ser que perdoa em nome do Pai.
    Bijinhos da Utilia

    ResponderEliminar
  11. Amiga Dulce,

    Neste momento peço-Lhe que me ajude a guradar pelo resto do ano, o que já reflecti e o que ainda terei a retirar de cada uma das meditações que vou seguindo e esta tua partilha quase faz confessar-me aqui, sem ter lido ainda os links propostos.

    Espero que o Luis os siga tb para que não olhemos aos homens mas às graças que Deus nos concede como o Sacramento da Penitência sobre o qual tão bem já falaste aqui.

    Mais uma partilha que te agradeço, com um beijinho.

    A Paz de Cristo

    ResponderEliminar
  12. Só 1 emenda e pela qual peço desculpa: "guradar" - leia-se: "guardar".

    Bjs!

    ResponderEliminar
  13. É pá. Eu sou um desnaturado!
    Gostava de ter mais tempo, muito mais, para poder ler e saborear cada palavra que escreveste Dulce, bem como todas as palavras que têm sido escritas ao longo desta caminhada que assumimos.

    mas não tenho. só tenho 24 horas por dia. não dá para tudo. quem me dera...

    tenho mesmo imensa pena. mas nem diariamente consigo ver as partilhas daqueles que aceitaram esta proposta que lancei.

    sou mesmo desnaturado...

    Bom. mas a vida é mesmo assim. Diz o povo: primeiro a obrigação, depois a devoção. E a minha obrigação (é também devoção) é o meu ministério, e a vida das nove paróquias onde trabalho.

    mas quem me dera, Senhor, mais tempo, para poder responder a todas as solicitações.

    vou-me esforçando.

    ResponderEliminar
  14. Querida mana assino por baixo tudo o que aqui nos deixas-te nesta tão importante reflexão
    Tenho pena de não ter hoje oportunidade de dar testemunho desta grande verdade...do bem que o sacramento da confissão nos faz...da absolvição em nome de Deus...da sensação de libertação...de leveza da alma...da força para recomeçar de novo...recomendo que oremos antes pelos sacerdotes que nos assistem...tinha muito mais para dizer! quem sabe se ainda cá volto!..Agora foi um pouco á pressa.
    deixo um grande abraço na PAZ DE CRISTO
    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  15. Olá Antómio. Bem-vindo ao meu cantinho.
    Obrigado pelo poema/oração que deixando, partilhou. São palavras fortes e com uma grande conotação aliada ao amor e à união entre todas as raças, crenças e povos. É baseado nesses valores que devemos assentar as nossas atitudes, que no fundo foi tudo o que Jesus deixou para nós como exemplo, quer nas Suas palavras/ensinamentos, quer em atitudes postas em prática para que melhor entendessemos Sua mensagem.

    Este é um blog cristão, onde eu assumo na íntegra que amo Jesus, que O sigo. Só por Ele este espaço existe, no entanto, todos são bem-vindos desde que se pronunciem com respeito, amizade e amor, tal como o António o fez, apesar de tal como diz, não professe uma religião.
    Isso não me desconfortou, por isso marque a sua presença aqui. Está entre irmãos, cristãos e em união com Deus.
    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  16. Fá, minha amiga, em 1º lugar quero dar-te os parabéns:) sei que hoje fazes aninhos.

    Sobre o nosso caminhar, concordo plenamente contigo quando dizes que todos os passos que estamos dando e estão contribuindo para o nosso crescimento não se fiquem por aqui, nesta Quaresma. Há que continuar porque (e falando por mim) tenho a sensação de que, quanto mais avanço, mais me apercebo do meu atraso e de que nada sei...
    Continuemos com amor, oração e humildade.
    bjinho de parabéns

    ResponderEliminar
  17. Amiga Utília, na verdade o Sacramento da Reconciliação é muito importante na entrega de tudo o que nos pesa. Posteriormente se sente os seus beneficios quando o Senhor nos absolve. Dá-se no nosso coração uma explosão de libertação e alegria.
    Sabes aquela alegria que a nenhuma se compara? Aquela que é cá dentro implementada como uma semente semeada por Deus?
    É MARAVILHOSA!
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  18. Malú, minha querida, esta caminhada tem sido uma preciosidade, uma graça de Deus, como todas as graças que recebemos, jamais nos devemos esquecer delas porque são demasiado valiosas, temos que as reter, agradecer e mantê-las vivas.
    Para tal, nada melhor que continuarmos a nossa caminhada em conjunto, unidos. Unidos com Deus!
    Beijinho minha amiga

    ResponderEliminar
  19. Amigo José António, não peças desculpas e muito menos te aches um desnaturado. O facto de não teres tempo para ler a nossas reflexões quer dizer que sabes que elas estão bem entregues e andas noutras missões. Se acontece assim, é porque o Senhor assim o deseja. Existem prioridades e há que atende-las. Rezo para que Deus te ajude a concretizar todas elas.
    Meu amigo, "a seara é grande e os trabalhadores são poucos"

    Um abraço fraterno

    ResponderEliminar
  20. Maninha querida, como te conheço como as palmas das minhas mãos, leio que esse teu comentário é apenas uma introdução ao testemunho que Deus quer que dês.
    Ficamos aguardando.
    Deus escolherá as palavras certas no tempo certo. Não é isso que sempre dizes a esta tua mana??
    Pois, agora inverteram-se os papéis:)
    Toca a escrever:)))
    jinhos do coração

    ResponderEliminar
  21. Obrigada, amiga Dulce, pelos parabéns.
    Que o Senhor guie sempre os nossos passos na nossa caminhada pela vida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Me desculpem se o que vou escrever em relação a este texto tão bonito e que tive de ler duas vezes,não tem muito nexo.
    Um dia falei á querida Dulce que tinha algumas(muitas)duvidas sobre alguns temas.A nossa amiga com toda a prontidão me ofereceu o seu email que no momento não encontrei no blog,para me ajudar no que pudesse.Pensei ...pensei...e conclui que email é privado e não tenho que massacrar ninguem com os meus problemas,hoje depois de ler todos estes maravilhosos comentários penso de maneira diferente,não são problemas é partilha.E uma dessas duvidas é o tema de hoje "a confissão"como vê Dulce o seu blog veio ao encontro de uma resposta que já obtive AQUI.
    Em criança segui a catequese, nesse tempo nem pensar comungar sem confissão na igreja, perante um padre.Sendo eu uma criança todos os ensinamentos ficam na memória e retemos para toda a vida.A ultima vez que me confessei foi na vespera do meu casamento.
    Com o tempo houve grandes alterações na igreja,e sei que a confissão continua para quem o deseja,mas tambem sei que a grande maioria dos cristão recebem Deus sem confissão,quando vou á missa quanta vontade tenho de receber o corpo de Deus e não consigo faze-lo porque não me confessei.Vai contra os meus principios sei que não devo, e quase estou para me levantar porque o desejo e a necessidade é muito grande, mas á uma força superior que me impede de ir até ao altar.Quando o meu pai faleceu,o desgosto foi enorme e na missa fui impelida a avançar e
    dessa vez não recuei e tomei o senhor.Preferia não o ter feito ainda hoje penso que cometi um grande pecado aos olhos de Deus e a partir desse dia não voltei a subir o altar apesar de ter muito desejo,mas as igrejas quase sempre estão fechadas e nem confessionários já existem.
    Concluindo,há sempre uma maneira de resolver, mas a minha pergunta é..... está certo uma comunidade receber o corpo e o sangue de Jesus Cristo sem confissão? E a igreja aceitar? Onde estão os ensinamentos que recebemos há anos atrás?...
    Me perdoem se magoo alguem, mas já estive para ir falar com o padre da minha freguesia e só com o consentimento dele e com uma explicação plausivel eu aceitaria comunhão sem confissão.A ultima vez que o fiz senti que Deus ficou muito desiludido comigo.Ou não ficou?.....
    Beijinho Dulce e obrigada pelos seus ensinamentos agora vou ler os links do sr.Joaquim.
    Ana

    ResponderEliminar
  23. Ana, minha amiga. Começo por lhe falar sobre o meu mail: Quando eu lhe fiz a sugestão de me enviar um mail, deixei-o exposto por baixo do meu nome na entrada do blog para que, se fosse essa a sua decisão, a Ana pudesse escrever-me. Depois, (sendo assim não reparou) eu achei que a Ana talvez não se sentisse à vontade para o fazer e só na semana passada o retirei por achar que não faria sentido continuar.

    Como vê são desencontros que um bom comentário/partilha como o seu resolve.
    o meu mail: dulce.csgomes@hotmail.com

    Quanto à sua partilha, desde já quero agradecer-lhe do fundo do coração a confiança que deposita em mim e em todos os outros irmãos com os quais cruzamos vivências a fim de crescermos na fé.

    Ana, eu sabia que este tema tinha que ser falado(não me pergunte como) mas tive essa certeza...
    É um assunto pertinente e que nem todos os cristãos aceitam na sua plenitude. Como a Ana pode comprovar pela minha narração verdadeira, também eu a tive durante muito tempo como uma pedra bem pesada, também eu peço a Deus por nem sempre acatar tudo como deveria, levo o meu tempo a digerir, mas chega uma altura em que o caminho é em frente e não dá para voltar, chega uma altura que, ou aceito para prosseguir ou recuo e estagno, mas o amor que tenho a Jesus, e a força que emana da Sua presença não me deixa parar, pelo contrário instiga-me a seguir em frente e dá-me a força para superar essas barreiras que não são mais do que barreiras nossas, assentes em receios e preconceitos, Tais como: achar que um padre é apenas um homem. Também. Mas não só! Se eu sinto um chamamento forte para O seguir fico imaginando a força do chamamento que um padre deve ter para largar tudo e seguir Jesus...é uma atitude igual à dos apostolos que deixaram o barco e as redes na praia e foram com Ele.

    Então, quando reflecti neste assunto de maneira aprofundada cheguei à conclusão que estava errada. Um padre é uma pessoa especial que nos acolhe, escuta e absolve em nome de Deus. Não há nada a recear.
    E sim. Penso que se Ana tem muita vontade de dar esse passo o deve fazer. É tempo de Quaresma, de reflexão profunda e reconciliação. É a altura propícia para esse passo tão importante. Amiga, sei que que depois de o dar irá sentir-se muito mais em próxima de jesus e isso dá-nos uma felicidade e uma força inexplicável.
    Vá à sua igreja, fale com o seu pároco depois da missa para saber os horários das confissões, porque agora na Quaresma haverão com certeza horários estipulados para esse sacramento.

    Se já leu os links propostos de certeza que tal como eu, ficou mais elucidada. Mas tem o meu mail e será um prazer enorme falar consigo seja do que for.
    Um beijinho grande e obrigado Ana pela confiança depositada.

    bjinho do coração

    ResponderEliminar
  24. Amiga Dulce,

    Li-te com grande satisfação... que lindo...

    Virei mais tarde e com mais calma

    Muito obrigada por esta tua meditação/ reflexão/ partilha.

    Beijinho fraterno

    Como sempre chego tarde e a correr.

    ResponderEliminar
  25. Bem minha mana caçulinha cá estou eu!
    Se á algum tempo atrás me dissessem
    que eu ía dar este testemunho tão públicamente, eu talvez não acredita-se, mas na verdade já há muito tempo que acredito que nada nos acontece por acaso.
    Este é apenas um dos que me teem acontecido

    Há muitos anos atrás, tive que tomar uma decisão na minha vida muito dificil, sofri muitissimo então, para dicidir o que fazer com determinado assunto, a minha vontade era uma, os conselhos que recebia de uma pessoa implicada na minha vida era outra, e a indicisão de quem eu mais esperava apoio, tambem não me ajudava,
    mas eu tive que tomar uma atitude ( sendo eu uma garota )
    Sem força nessa ocasião para levar a vontade que sentia no meu coração por diante, pensando no que ouvia, acabei por seguir os conselhos que a outra pessoa me dava, ao mesmo tempo que me acompanhava um enorme sentimento de revolta para com ela e para comigo mesma por não ter tido a coragem de me impor, interiormente estava doente.
    A partir daí sempre que pensava nessa ocasião da minha vida, sentia como tinha errado, pedia perdão a Deus por ser tão fraca e por tudo o que isso implicava na vida...
    Um dia muito mais tarde ganhei coragem e fui-me confessar, o padre foi compreensivo comigo e meigo, confesso que gostei de falar com ele, fez-me bem, e aconselhou-me a rezar, mas penso que não acreditei que Deus me perdoa-se, ou talvez eu é que não me perdoa-se a mim própria, pensava eu!
    Passaram-se alguns anos, graças a Deus conheci o Renovamento Carismatico Católico, que me ensinou a apróximar-me mais de Deus com confiança na sua Misericordia infinita, e fui a uma assembleia de cura interior e libertaçãocom um padre muito bom neste ministério e foram dois dias muito intenços de espiritualidade...
    Assim que entrei comecei a chorar e, chorei imenso sem saber porque chorava parecia que a minha alma estava a ser lavada, e assim estive todo o primeiro dia, lembrame de ir á casa de banho e ao passar pelo espelho olhar para a minha cara e pensar! Aí Isabel o que se passa contigo? sentia um desgosto tão grande, sei que chorava por isso, mas não conseguia perceber porquê, senti sinais visiveis no meu corpo, e no meu intimo sentia que tudo estava relacionado, mas continuava a não entender o porquê
    Nessa noite rezei para que JESUS não me deixa-se sair daquele encontro sem me revelar o que ELE estava fazendo por mim.
    No dia seguinte quando voltei de novo já não sentia vontade de chorar, apenas agradecia a JESUS por tudo o que estava fazendo por mim, cheia de esperança de que não sei como nem quando, mas que iria saber.
    À hora do almoço, uma senhora que eu não conhecia disse-me que tinha algo para me dizer!..e surprendentemente essa senhora disse-me que no dia anterior eu tinha sido liberta do meu erro, dessa minha decisão, dessa fase da minha vida que ficou cravado em mim como um espinho, contando-me o que foi, Deus tinha-lhe dado esse conhecimento para ela me dizer ( o porquê )relacionei toda a angustia que senti, os sinais visicos a minha fragilidade, as lagrimas que derramei como as derramei nessa altura da minha vida, tudo dava certo com o que ela me dizia
    Quando voltamos para a sala, numa mistura de profundos sentimentos eu só agradecia e louvava a Deus Pai, a Jesus, ao Espirito Santo e a Nossa Senhora por todo o AMOR que derramaram por mim

    ( Agora fui interrompida mas vou continuar logo que possa)
    Beijo do coração
    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  26. olá amiga querida , volteiii , ai que saudades tuas e do teu cantinho ..

    sabes este fim de semana o padre teve um sermão que muito me cativou sobre este assunto .
    ele dizia que , as pessoas não sabem o bem que faz uma confissão , e que nem todos os medicamentos do mundo podem dar o alivio e a serenidade que uma confissão bem feita faz ..
    não há nenhum médico no mundo que possa dar a paz que aquelas palavras ´´ eu te perdoe em nome do pai do filho e do espirito santo ´´ dão ..
    e contava também esta história da vida de um santo [não me lembro do nome], a qual eu achei muito importante , ´´certo dia o diabo andava a siriquitar no meio da fila da confissão , e o santo disse-lhe , maldito que fazes aqui , o diabo responde , vim dar o que tirei . como assim diz o santo ? , responde o diabo , é que para pecar tirei-lhes a vergonha e agora venho lhes trazer a vergonha para eles não falarem e se confessare mal ..

    gostei muito deste sermão , e gostei muito da tua reflexão amiga .

    jocas grandes ..

    ResponderEliminar
  27. Mana querida, apenas posso dizer-te obrigado pelo teu testemunho. Tu sabes que eu sei do que falas mas agradeço-te pelo facto de o teres dado aqui. Sei que não foi fácil partilhares esta tua vivência, mas também sei que se o fizeste é porque DEUS quis assim.
    Há coisas que nem todos entenderão na sua totalidade, mas isso nunca será motivo para deixarmos de testemunhar, porque ao fazê-lo, fazemo-lo para honra e glória de Deus, que nos ama e absolve com a Sua infinita misericórdia.

    Beijo grande do coração

    ResponderEliminar
  28. Olá minha Teresinha:) que saudades das nossas trocas de conversas.

    Olha não é que fiquei pensando nessa história??Na verdade o que muitas vezes impede que as pessoas se confessem é a vergonha de ter que se expor perante alguém e contar os seus erros.
    Que Deus nos dê a vergonha para não errarmos mas nos tire a vergonha para que possamos admitir os erros. Só assim virá depois da confissão a leveza do cumprido.

    Bjinhos do...coração amiga

    ResponderEliminar
  29. Amiga Dulce

    Se me permites gostava apenas de dizer uma "coisinha" á Ana - Horizonte.

    Se as pessoas comungam sem se confessarem, duas coisas podem significar.

    Uma, se já não se confessam há muito tempo e portanto não estão em estado de graça, não o podem fazer, a não ser que estejam ignorantes acerca desse facto o que é dificil pois é matéria de catequese.

    Outra porque uma pessoa pode comungar desde que tenha firme propósito de se confessar logo a seguir, fazendo tudo para que isso aconteça.

    Uma coisa devemos ter como certeza: Não existe confissão a Deus, directamente!
    Jesus instituiu a Confissão, Jo 20, 22-23, pelo que não há a minima dúvida que Jesus concedeu aos Sacerdotes essa múnus do perdão em Seu Nome.
    Verdadeiramente não é o Sacerdote que confessa mas Jesus Cristo que está na pessoa do Sacerdote, para falar em linguagem simples.

    Por outro lado um Sacerdote não é um juiz e por isso mesmo não recusa a Comunhão a ninguém a não ser que seja uma caso de "escândalo" evidente, como por exemplo uma pessoa bêbeda que se aproxima para comungar.

    Nada substitui a Confissão e ela é necessária para uma verdadeira Comunhão de Cristo e com Cristo.

    Espero ter ajudado.

    Abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  30. Amigo Joaquim, agradeço do fundo do coração a sua atenção e a palavra sempre oportuna no momento certo.
    Certamente a Ana irá passar por aqui e ficar mais elucidada sobre este tema que faz todo o sentido falar precisamente agora, na Quaresma.

    Se me permite Joaquim, eu própria gostaria de poder aqui neste espaço tirar as minhas próprias dúvidas, mas retenho-as por receio de expo-las assim desta forma.
    Em relação à confissão ainda prevalecem algumas dentro de mim, que me magoam, mas que entrego a Deus. quem sabe um dia numa reflexão sua não encontro essas respostas...
    Seja feita a vontade de Deus.
    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  31. Amiga Dulce

    Fica à vontade para me contactar pelo meu mail e se entender expôr as suas dúvidasàs quais eu farei o possível para responder.

    joquim.alves@gmail.com

    Atenção é mesmo joquim e não joaquim!

    Abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá