"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

VAI-SE ANDANDO...


A minha cidade, Sines, é pequena e toda a gente se conhece. Situa-se no litoral alentejano, tem umas praias lindas que fazem as minhas delícias. Para compor e arrematar este cenário e sem desfazer, as pessoas são maravilhosas, amigas e faladoras. Mas aqui é que começa o que quero focar...
Saí como sempre faço para ir às compras e vou constantemente encontrando vizinhas, amigas ou simplesmente conhecidas a quem dou os bons-dias e pergunto se está tudo bem.
Ao fim de três respostas percebi que todas elas foram fotocópias umas das outras, fui sempre brindada com um “Vai-se andando”...E lá foram andando à sua vida. Quando me apercebi, sorri e pensei: Será que eu também respondo assim? Levei a peito essa curiosidade. Mais à frente e conforme ia dando a salvação, cheguei à conclusão que a minha boca também fugia para o “Vai-se andando” e não fora ter posto o meu cérebro de sobreaviso, tinha saído igualzinho sem tirar nem pôr. Para ser original e não cair na tentação do “Vai-se andando”, fiquei-me pelo “Mais ou menos” e “Cá se vai indo”. Aí é que ri de mim mesma e falei para os meus botões: “Boa Dulce, que original me saíste”.
Mas neste “Vai-se andando”, se eu resolver puxar a conversa e perguntar: “E a sua saúde, como vai?”. O “Vai-se andando” dá lugar ao: “Ah, muito mal, infelizmente” e a conversa estica como elástico e pega como cola de contacto. Eheh...
Mas não é que tenho sempre a minha paciência a ser posta à prova? E pondo a dos outros também... É que quando me apercebo também eu estou esticando e falando sem calar a matraca?
E não é que quando chego a casa, já atrasada, para não variar, estou com um sorriso? Salvo excepções...Mas pronto. Não há nada a fazer, eu sou igualzinha e respondo da mesma forma, acrescento só mais duas palavras: “Vai-se andando na graça de Deus”.  
Sou alentejana, sinieense e "caramuja". Tudo isto com muito orgulho.
Só mais uma coisita: Não pensem que os alentejanos andam a passo de caracol, quanto muito, por aqui, anda-se a passo de caramujo.


Ps: (Para quem não sabe, os naturais de Sines são apelidados de caramujos. Isto é que é original, ou não é?:)

Dulce Gomes

3 comentários :

  1. ai amiga , só tu mesmo para me fazeres rir , este teu texto tá delicioso , fartei-me de rir eh eh .
    sabes amiga eu por acaso não respondo assim , quando me dizem « então tá tudo bem ? » , sai-me esta resposta automaticamente , «tudo optimo » deve ser irritante para quem me ouve , devem pensar , esta dá sempre bom tempo eh eh , mas olha é mesmo do meu feitio , as coisas podem tar péssimas , mas respondo sempre assim , eh eh ..
    mas olha que quando sou eu a perguntar , aqui as minhas vizinhas respondem o mesmo tal «vai-se andando » , eh eh ..
    enfim cada um é como cada qual né ?

    bjinho do coração , grandeeeeeeeeee...

    ResponderEliminar
  2. Teresinha
    ainda bem que te fiz sorrir. Quanto a ser irritante a tua resposta, antes assim do que lamentos né? Ao menos pensamento positivo.
    Bem amiga, vou andando...beijos do coração

    ResponderEliminar
  3. Amiga,

    muito original,

    é tão bom vivermos em um lugar abençoado, que amamos...

    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá