"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sábado, 20 de novembro de 2010

2Oº DIA DE ORAÇÃO


UM PEQUENO TESTEMUNHO

Vou falar-vos duma mulher, esposa e mãe dedicada que traída pela sua mente acreditava que estava sempre doente. Vivia atormentada por sintomas que acabava por sentir. Os familiares habituados a deitar por terra todas as doenças inexistentes com idas ao médico e exames, foram um dia colhidos de surpresa quando lhe foi diagnosticado um angioma cavernoso na cabeça, inoperável e sem tratamento. O prognóstico era arrasador. Poderia viver muitos anos mas o seu estado iria piorar progressivamente. Viriam as dores, perderia a locomoção, deixaria de se alimentar normalmente e de reconhecer a família.
O regresso a casa, já acamada foi um das maiores provação da família, constituída por marido e três filhas que tiveram que se unir e conjugar esforços para tratar dela 24 horas por dia.
De início, a sua perturbação obrigava a que se mantivesse amarrada para evitar quedas da cama e as noites eram de permanente alerta para quem estava de turno.
Estou a falar-vos da minha querida mãe.
Perante este cenário triste e quase incontrolável, nós entregámos confiadamente a Deus todo este calvário de sofrimento, sem nunca pôr em causa a Sua presença nem o Seu amor por e em nós. Vivemos um dia de cada vez, dando graças pelas pequenas/grandes vitórias, desde uma colher de sopa que a custo engolia até um sono mais tranquilo que nos deixava dormitar.
Reconhecendo a importância da extrema-unção, (que ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é para ser dada apenas na hora da partida mas sim quando a pessoa está doente, necessita ou quer) falámos com um Padre amigo que de imediato se prontificou. A minha mãe quando o viu, olhou-nos e sorriu, rezou serenamente connosco e deixou-se repousar nos braços de Deus.
A partir dessa altura as correias que a amarravam e as grades da cama nunca mais foram necessárias. A minha mãe encontrou a paz. O seu olhar inquieto, tranquilizou e o seu sorriso desarmava o nosso cansaço. Nunca a ouvimos maldizer o seu infortúnio. Sabíamos que esta travessia, que durou cinco anos, seria uma purificação do seu espírito, uma preparação da sua alma para o seu encontro derradeiro com Deus. Hoje confirmamos que através do seu sofrimento e do seu exemplo de fé e confiança os laços familiares se reforçaram. Através do sofrimento da nossa mãe encurtámos a linha que nos separa de Deus num caminho que continua árduo mas gratificante. Sei que a minha mãe está sorrindo…
Contrariamente às previsões dos médicos sempre nos reconheceu e passou a alimentar-se com uma sonda apenas quinze dias antes da sua partida e já no hospital. Quando chegou a sua hora, aceitámo-la suavemente e agradecemos em conjunto a sua ida. Louvamos a Deus com lágrimas mas também com cânticos, perante o olhar surpreso dos presentes.
Apesar da carga emocional que está patente nesta partilha, não é escrita com pesar mas com muita gratidão em nosso Senhor Jesus Cristo pela oportunidade que nos dá de fazermos uma purificação enquanto mortais. Mas a morte não é nada! O corpo morre, o espírito não. É semeado corpo animal, mas ressuscita corpo espiritual"1Cor15,44
Como escreveu Santo Agostinho: "Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho…"

Graças sejam dadas a Deus que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim queridos irmãos, sede firme, inabaláveis, fazei continuamente progressos na obra do Senhor, sabendo que a vossa fadiga não é inútil no Senhor”” 1Cor15,54-58

Sem fadiga continuemos esta obra pelos que estão do outro lado do caminho, não descurando os que estão a caminho, nós incluidos, e precisam de oração para preparar a sua ida.
Continuemos sem nos fatigarmos.

( Não sei se me desviei um pouco da nossa trajectória enquanto missão, mas senti necessidade de trazer e reforçar a importância da extrema-unção)

Dulce Gomes

17 comentários :

  1. Amiga Dulce,

    "...Assim queridos irmãos, sede firme, inabaláveis, fazei continuamente progressos na obra do Senhor, sabendo que a vossa fadiga não é inútil no Senhor”” 1Cor15,54-58

    como foi importante para mim ler isso. Você não faz idéia ... há muitos sofrimentos em que passamos que o Senhor repousa em nós e nos ajuda a caminhar, a progredir em sua obra. Mesmo sem perceber vamos nos transformando. É difícil aceitar , mas com os olhos voltados ao céu começamos a entender muitas coisas... Glória a Deus pela sua postagem!

    Deus é tão maravilhoso conosco, nos ama tanto e não quer nos perder, pelo contrário, vai nos dando é muita força para chegar até ele, desde já. Desde aqui! Uma só ovelha ele retorna para resgatar... Isso é muito precioso. Grandioso demais.Muitos purgatórios inicia-se aqui na terra, para quanto mais rápido chegarmos a pátria.É essa comunhão que devemos ter sempre com Deus. Que Ele nunca, NUNCA nos abandona e sempre está ao nosso lado, vendo, examinando o nosso coração querendo nos estender a mão...Pena que muitas vezes não aguentamos preferimos largar a nossa Cruz viver voltado para o nosso Eu!
    Tenha certeza, eu sei que a tem, a sua mãe foi muito abençoada e iluminada pelo amor de Deus e pelo amor de todos vocÊs. Que benção ver essa família....

    beijinhos no coração

    obrigada pela partilha,

    Gisele

    ResponderEliminar
  2. Não se desviou do caminho, amiga Dulce, antes pelo contrário, pois ajudou com o seu testemunho a reforçar o valor da Extrema-Unção, esse sacramento muitas vezes incompreendido e rejeitado e que tanto bem fará às almas que o aceitam.
    Se todos falecessemos na paz do Senhor, quantos sofrimentos evitariamos no purgatório!
    A maior parte de nós passará por lá, para a purificação total da alma, por isso nunca é demais lembrar os meios que existem para aliviar esses sofrimentos e que podem ser feitos pela própria pessoa antes do falecimento.
    A Extrema-Unção muitas vezes também serve para curar a doença física, dando ao doente a conversão e a paz de Deus.

    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Dulce
    Acho que o assunto está completamente enquadrado no tema orar pelas almas do Purgatório.

    Pois a alma antes de lá chegar transita num corpo,e foi desse antes que falaste e que gostei muito, admiro a tua coragem e também a maneira como receberam essa prova, que tenho a certeza vos trouxe muitas imoções e muita aprendisagem e uma sensação de dar e amar.

    Gostei não escondo que nunca pensei que orar pelas almas nos trouxesse tanrta luz.
    Obrigada

    Quero deixar aqui: que no site "Amor de Deus" do P. José António estão as inscrições abertas para a caminhada do Advento quem quizer ...

    Beijinhos
    Utilia

    ResponderEliminar
  4. Amiga Dulce,
    Esta caminhada é uma dádiva de Deus.
    Muito grata pelo testemunho que nos dá demonstrando que Deus opera maravilhas naqueles que O amam e seguem a Sua Verdade.
    Sim, a Santa Unção é como diz uma cura espiritual que
    que não é apenas para os "ultimos momentos", mas sim para dar Esperança a quem dela sinta necessidade em momentos dolorosos da vida e que ajuda a preparar a nossa alma para o encontro com Deus.
    Linda esta citação de Santo Agostinho: "Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho…" E é desta forma que vamos caminhando para o Pai.
    Continuemos a orar para que Deus tenha no Seu eterno descanso todos os que partiram.
    Um beijinho grande Dulce e um forte abraço para toda a sua linda Família.
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. ai valha-me deus ,, atão amiga !!
    isto não se faz , deixaste-me aqui com a lagrimita ,,, ai ai malandra .

    minha querida perante uma partilha como esta , tão pura , tão verdadeira, tão pessoal , tão transparente ,, a unica coisa que te posso dizer é mesmo isto :
    OBRIGADA .. muito obrigada por partilhares uma história tão pessoal , apenas para nos ajudares nesta linda caminhada ..

    mil beijinhos do tamanho do mundo .

    ResponderEliminar
  6. E vai uma lágrima...
    Este post tocou-me profundamente.
    E mais não me atrevo a dizer.

    Prossigamos.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. DULCE QUE MARAVILHOSO TESTEMUNHO! NOSSA, COM A MÚSICA AO FUNDO, ENTÃO FICOU MAIS EMOCIONANTE AINDA. VC DISSE QUE ELA ESTÁ SORRINDO LÁ NO CÉU E ESTÁ MESMO, AGRADECIDA A DEUS POR TÃO MARAVILHOSA FILHA. E TAMBÉM PEDINDO A ELE TODAS AS BÊNÇÃOS SOBRE VC E SUA FAMÍLIA. ABRAÇÃO!

    ResponderEliminar
  8. É com muita emoção que li esta partilha da Dulce e de todo o sofrimento e angustia com que lidaram na doença e na partida desse ser tão amado.
    Esta postagem veio ao encontro de uma situação para mim muito desconfortavel.A minha mãe quando faleceu estava sózinha em casa e nada se previa que isso fosse acontecer foi repentino.E há dois anos que vivo com os remorsos da minha mãe partir, sem ter recebido nem a presença das filhas nem o ultimo beijo nem uma despedida,completamente só. E como muito religiosa que era, sempre nos disse que um dia queria receber a extrema unção antes da sua partida, e nem esse desejo lhe foi proporcionado.Mas tenho esperança que como ela todos os dias rezava o terço e falava muito com Deus nessas orações tenha feito as suas preces, e Deus a tenha ouvido,pois teve a morte que sempre pediu,Repentina e sem ficar numa cama dependente de alguem.
    Agora depois de ler a sua postagem concluo quanto significa, e quanta importancia tem A EXTREMA UNÇÃO para quem parte e para quem fica.Talvez no meu subconsciente falte essa paz, e só a tenha quando um dia chegar ao outro lado do caminho.
    Tenho aprendido muito com os seus ensinamentos,e com estes testemunhos que não são desvio de trajectória, para mim são o caminho que me aproxima cada vez mais do Senhor,apesar de dar ainda passinhos muito pequenos.Mas Ele vai concerteza ajudar-me a chegar lá,o primeiro passo foi por a Dulce no meu caminho, e a partir desse dia leio todas as suas postagens e todas me poem a reflectir, mesmo que algumas não comente.
    Muito muito obrigada,minha amiga.
    Ana

    ResponderEliminar
  9. A Senhora sua mãe e restante família, ajudou Jesus no seu Calvário. Porque ELE continua a sofrer por todos nós pecadores.
    Isto foi-me dito/ensinado, há poucos dias...quando passamos por uma provação, devemos oferecê-la e entregá-la a Jesus. Simultâneamente, com essa provação e essa aceitação, contribuiram para conseguirem ascender à Casa do Pai. Este já foi um tempo vosso, do Purgatório, passado aqui na terra.
    Por tudo isso, até ficaram mais unidos pelo amor fraternal e até talvez, quiçá, tenham atingido o Ágape.
    Muito belo o seu testemunho. Chorei, pois contínuo, apesar da idade, a ser uma piegas...cada vez mais piegas...
    Abraço com carinho acrescido.
    Mer e família

    ResponderEliminar
  10. Um fortíssimo testemunho, Dulce, que também agradeço. E a Deus, pela fé e a força que precisaram ter e vos uniu nessa longa e sofrida caminhada com a vossa mãe, como Maria no calvário de Jesus.

    Beijinhos e que Deus vos abençoe.

    ResponderEliminar
  11. Dulce, muito bonita a história, que vc. viveu. Eu sou testemunha do óleo da unção dos enfermos, (como chamamos aqui), já fiz uso por ocasião da minha doença,e acredito com Fé que foi ao ser ungida por ese óleo que tudo correu bem nas 4 cirurgias que fiz, e pela graça de Jesus estou curada. Regina

    ResponderEliminar
  12. ...E com Degrau de Silêncio fico mais perto de TI, SENHOR!...

    ResponderEliminar
  13. ...emocionada...
    obrigada pela partilha.

    beijinho

    ResponderEliminar
  14. Minhas queridas amigas
    obrigado pela compreensão, apoio e amizade de todos vós.
    Como é bom saber que vos tenho desse lado. Que Deus vos abençõe.

    Uma palavrinha para a Ana:
    Minha amiga, este é daqueles momentos em que gostaria de trocar consigo um mail pessoal para de certa forma trocarmos e aprofundarmos este assunto melindroso. Mas nessa impossibilidade deixo-lhe apenas estas palavrinhas. Não se martirize pela sua mãe, porque apesar dela ter partido assim de repente, não quer dizer que o caminho dela enquanto preparação "para o outro lado" não tivesse sido feito. A Ana diz que ela rezava sempre´, leva-me a crer que a linha entre ela e o céu estava curta e isso é um passo que nem toda a gente consegue enquanto mortais.
    Portnto não se martirize e inclua nas suas orações a paz para o espírito da sua querida mãe e irá sentir que essa paz irá chegar ao seu coração também.
    Obrigado pela coragem de dar o seu testemunho.
    Gosto muiitto de si.
    Abraço-a no amor de Jesus

    ResponderEliminar
  15. Obrigada minha amiga pelas suas palavras sempre reconfortantes,espero que tenha sido como diz e que o caminho do céu estivesse assim tão pertinho para a minha mãe.
    Não me vou esquecer que a extema Unção pode ser dada em qualquer momento e qualquer situação de desespero enquanto mortais,pois erradamente pensava que só nos derradeiros minutos de vida poderia ser dada.
    Bem Haja pela paciencia que tem para mim, pois nunca me deixa sem uma resposta.
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  16. Confesso amiga Dulce,que me deixou desde o inicio ao final da leitura arrepiada e ainda estou.O que dizer ?! não sei,mas faço questão de mesmo pouco ,aqui comentar.Obrigada.Beijinhos.Zézinha C.

    ResponderEliminar
  17. Querida "tia"

    Antes de mais um beijo e muito obrigado pelo teu testemunho.
    São situações destas que nos mostra o quanto valemos nesta vida, nesta passagem por cá.

    Como sabes passou por aqui há bem pouco tempo a Missão, onde eu participei com muito agrado. Numa das reuniões do meu grupo tinhamos para discussão dizer qual o sacramentos que mais nos custava receber. Boa parte do grupo disse que era a extrema-unção. Que nem queriam pensar no dia que a iriam receber. Logicamente que não sabiam o que estavam a dizer.
    Foi-nos explicado pelo Padre Alberto que hoje já não se chama extrema-unção mas sim Santa-unção. Que tinha sido alterado o nome para que as pessoas compreendam o seu significado. O que é certo é que no fim houve pessoas a pedir para receber este sacramento.
    Eu fui uma das que recebi, pelo que estava a passar na altura fazia todo o sentido para mim. Posso dizer que foi um dos momentos mais felizes da minha vida, para alem de me ter renovado em FÉ renovou-me também em esperança e abriu-me um caminho para ser mais feliz. Sei que tempos dificeis estão para vir, mas sinto-me preparada para eles.

    Um beijinho grande e muita Luz.
    Susete

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá