"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CONTRASTES DA VIDA


É constante a colisão com os contrastes. Quanto mais atentos estivermos a eles, maior será o impacto.
Por imposição da minha vida acabo o ano assim mesmo: colidindo com os contrastes!
A nossa progressão faz lembrar uma viagem com vários apeadeiros, onde saltamos de estação para apanhar o próximo comboio.
Estou no trem da meia-idade e trago na bagagem vivências acumuladas e recheadas de contrastes que não descarto, sob pena de deles necessitar como exemplo futuro para mim e para os outros.
Esta etapa intermédia tem o seu quê de confortável…
Dou-me ao luxo de mirar a janela da vida com um sorriso, de antever situações, advertir os mais novos, acompanhá-los nos seus sonhos e ser também eu, figurante deles. Mas também me acresce de responsabilidades e deveres...
A experiência deu-me traquejo e muniu-me de alguns antídotos que me defendem de determinadas situações que não desejo, mas deparo-me com outras para as quais não tenho capacidade para contornar ou dar resposta imediata. Como todo o percurso intermédio, há o antes e o depois, e se por um lado sou espelho onde os jovens se podem reflectir supostamente para tirar ilacções, por outro revejo-me naqueles que já apanharam o último comboio. Na recta final, eles são o confronto com o meu provável futuro e por mais que contraponha com os argumentos da incerteza e me agarre firmemente à confiança que deposito em Deus, não fico isenta daquela sensação de “friozinho no estômago “ que me deixa um travo amargo em relação ao desconhecido.
São estes os contrastes do meu presente!
Paralela a esta subtileza evasiva de sentimentos que não contorno, sou confrontada com a necessidade e obrigação de ter que fazer, de me dar e doar. De estar à altura para receber, aparar os estilhaços e minimizar os estragos do que colide contra mim. Contrastes que levam a que tenha que me desdobrar, saltando de carruagem conforme as necessidades.

Se por um lado vibro e dou graças pela brisa fresca trazida pelos mais novos, por outro quase me apago ao ver a degradação a que um ser humano pode estar sujeito e a consequente tristeza para onde a mesma os atira impiedosamente. Quem fica indiferente? Quem não se deixará arrastar por esta corrente tanto mais vertiginosa quanto mais se aproxima do seu final? 

E são estes contrastes que me levam a pedir a Deus que me dote de sentimentos de piedade e de amor para me capacitar ao cumprimento do que me estiver destinado. Mas que o faça com alegria e não com um arrastado pesar. Porque é fácil recuar, viver e partilhar da alegria de quem tem ainda muitas carruagens para apanhar, mas muito difícil saltar à frente, ver e acompanhar a última viagem daqueles que amamos e que de nós dependem para que a mesma seja menos dolorosa e feita com mais dignidade.

Não sei o que irei encontrar quando me apear nem como será o meu próximo trajecto. Sei no entanto, que aqui e agora é urgente ter os pés firmes e uma mão auxiliadora na carruagem de trás e outra na da frente, mas ter dois braços abertos para abraçar todos ao mesmo tempo.
Para levar esta missão até ao fim, conto com um Amigo que não falha. Aquele que ao contrário de mim não hesita em descer do Seu pedestral para me confortar e abraçar.
Obrigada meu Amigo Jesus, por todas as paisagens que já me mostraste ao longo da minha viagem.
Obrigada quando me fizeste recuar ou avançar.
Obrigada pelas nuvens escuras que pairaram no meu trajecto, porque elas mostraram quão importante é a Tua Luz.
Obrigada pelos sinais que foste deixando como pontos de referência para que não me perdesse.
Obrigada Jesus pela vida que renasce a cada novo dia. Plenos de constrates que não são mais que degraus que me fazem progredir na viagem que me ofertaste como dádiva. 

Dulce Gomes

13 comentários :

  1. Olá AMIGA DULCINHA,

    Desejo muito que tenham passado um Santo e Feliz Natal!
    Como tu bem sabes não tenho tido tempo para passar por aqui.
    Os meus braços não têm chegado para abraçar todos os que amo e estimo, e aqui entrou a regra da prioridade, que espero tenha sido bem cumprida.
    Felizmente que parte das minhas inquietudes parecem estar a voltar ao normal. Apesar de tudo o Natal foi passado em Familia e com muito amor, abençoado sempre pelo Amor de Jesus por todos nós.

    Hoje ao ler o teu testemunho, revi-me, senti que me leste o que me vai cá dentro.

    "
    Se por um lado vibro e dou graças pela brisa fresca trazida pelos mais novos, por outro quase me apago ao ver a degradação a que um ser humano pode estar sujeito e a consequente tristeza para onde a mesma os atira impiedosamente. Quem fica indiferente? Quem não se deixará arrastar por esta corrente tanto mais vertiginosa quanto mais se aproxima do seu final? "

    Pois foi mesmo assim que andei este mês de Dezembro, mas Deus é tão Bom , tao nosso amigo que está sempre enviando seu Filho para nos ajudar e foi o que senti mesmo no dia de Natal. Jesus visitou o meu lar e foi uma alegria muita grande e vivenciada por todos os que aqui estavam.

    Uma etapa quase ganha.

    Hoje começa outra, cá está o efeito comboio, saltando de carruagem em carruagem, como tu muito bem utilizas-te.

    Beijos grandes
    Tenho saudadinhas tuas
    Conceição Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. Amiga Dulce,
    Uma viagem ao seu interior como pessoa,colocando nos "assentos" o amor, a solidariedade para com os que sofrem, a responsabilidade que tem para com os mais novos e os que estão a chegar, só Deus sabe quando,...ao fim da viagem.
    Não esqueceu as carruagens a que conseguiu escapar, por não serem as mais adequadas...ao seu sentir à sua crença/fé.
    Não consegui deixar de fazer um paralelo ao ler este belíssimo texto, entre o que sente e o que estou a sentir...já vou um pouco mais para o fim,(61) em idade...já não me posso dar ao luxo de pensar...daqui a 20/25 anos...
    Por esse motivo o tempo/viagem aqui, parece passar ainda mais depressa, somente com um senão...ver meu filho (perdi-o quando regressou de S.Maria) aquele não era/é o filho que tinha...nasceu um outro filho, que aos poucos (com o auxílio de Jesus, através das orações e limpezas do Sr.Padre ANeres-missionário no Congo) se está a aproximar do filho que era, antes da "depressão profunda".
    Mais o afastamento do nosso único netinho...nessas alturas,o tempo não passa...a paisagem é sempre a mesma...monótona/deprimente,um túnel escuro...sem sol, sem calor que nos aqueça, sem chuva que molhe, porque já nada sentimos...o frio é uma constante e a neve em nossos corações vai-se derretendo e pedindo perdão "porque há quem não saiba o mal que faz" .
    Sempre procurei fugir das carruagens mal frequentadas, que não combinavam com o meu sentir e na volta aconteceu...o mau por vezes disfarça-se de bom...o demo tem muitas carruagens apelativas e nós, incautos, nem nos apercebemos e entramos, porque julgamos os outros por nós...não sermos capazes de praticar actos que prejudiquem o próximo e irem contra a SUA VONTADE.
    Assim tudo aconteceu...agora, estamos completamente nas MÃOS de DEUS e só ELE poderá alterar os factos no SEU TEMPO. A carruagem chegará ao destino que ELE entender e quando entender.
    Para acrescentar temos «"friozinho no estômago “ que me deixa um travo amargo em relação ao desconhecido»...
    pelos ainda idosos à nossa beira...e por nós próprios por vermos que o túnel ainda está difícil de ultrapassar e chegar à luz (cura/melhoras do nosso filho)aquela que espero que ELE quer que ainda brilhe para esta família. E nosso neto ter vontade "sem sofrimento para ele", de nos voltar a visitar/conviver como até quando tinha 4 aninhos.
    Obga. por me ter dado a possibilidade deste desabafo/partilha.
    Um Santo dia para si e toda a sua abençoada família
    Abraço forte
    Mer

    ResponderEliminar
  3. Querida Dulce,
    O sistema debitou imensas cópias do meu comentário.
    Não consigo limpar tudo.
    caso consiga...para ficar mais "bonito" e limpinho o seu espaço de comentários...a amiga disponha pfavor.
    As minhas desculpas
    Bjs.
    Mer

    ResponderEliminar
  4. Dulce,Felicidade nesse novo ano de 2011, que a Paz e o Amor reine sempre em seu coração e junto de seus familiares. Sua post muito bem escrita, só podemos mesmo é contar com nosso amigo JESUS, ele é o maior em tudo. Abraços Regina.

    ResponderEliminar
  5. São, minha amiga
    bem sei que encaixas esta mensagem na perfeição porque dividimos e partilhamos as nossas inquietudes.
    Assim é graças a Deus.
    Ms que graça Deus nos dá quando aplica a regra da compensação nas nossas vidas, não é? Se por um lado quase definhmos por outro cresce-nos a vida cá dentro ao olhar os nossos meninos.
    Que Deus nos ajude a estar sempre presente quando for necessário.
    BEIJINHO GRANDE

    ResponderEliminar
  6. Amiga Mer
    parte-me sempre o coração quando partilha comigo essa sua magoa, mas dou graças por faze-lo. Unidos, a oração chega mais depressa a Deus e desde que a conheço(ainda que virtualmente) ponho sempre a sua família nas minhas intenções.

    Nem sei imaginar o quanto sofre. Não bastava pelo filho ainda com o acrescente da ausência do netinho. Nem sei que lhe dizer...

    Apenas que a minha fé leva-me a acreditar que um dia tudo ficará no seu lugar e a perseverança vai vencer para glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Deus a abençõe e a sua família.
    Abraço em CRISTO E MARIA

    ResponderEliminar
  7. Olá Regina
    obrigada pela sua passagem aqui e também pelos votos de bom ano.
    Retribuo com muito carinho.
    Abraço forte e amigo

    ResponderEliminar
  8. Dulce tenho andado bastante ocupada e um pouco descompassada.
    Tenho trabalhado.

    Mas tu falas muito bem e fazes um apanhado de vida maravilhoso
    Balanço positivo.
    Mas sabes que há velhinhos com 92 anos que ainda te contam a história da vida deles quando eram jovens e são bem cuidados.

    Há também pessoas muito queridas que ajudam outras pessoas a sentirem-se mais felizes.

    Mas a vida é assim como dizes, mas se olharmos para tudo o que ela tem de bom ela é maravilhos mesmo aos 92 anos.
    Beijinhos
    Utilia

    ResponderEliminar
  9. Dulce, minha querida amiga!

    Gostaria de presenteá-la com três selos que representam a sua dedicação para com seu blog e por esse espaço ser tão especial...

    Entra no meu blog, copia os selos e, se quiser, segue as instruções... http://boanovajesus.blogspot.com

    Jesus esteja sempre contigo!

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Amiga Dulce,
    Hoje passo para lhe desejar e a sua Família um Novo Ano muito Feliz.
    Que Deus vos abençoe.
    Um beijinho da
    Ailime

    ResponderEliminar
  11. Amiga,

    muita paz em nossos corações com 2011 repleto de realizações e perseverança em nossas vidas.Com Cristo e em Cristo, nossa força para viver!

    beijinhos

    Gisele

    ResponderEliminar
  12. Passei para desejar continuação de Boas Festas
    Beijinhos da Utilia

    ResponderEliminar
  13. Que mensagem bonita de ano novo.É realmente a descrição da nossa vida "Uma viagem com vários apeadeiros"e antes que chegue ao destino encontramos as mais diversas adversidades assim como tambem coisas muito boas...Teremos de combater umas e agradecer a Deus outras.

    Que este comboio siga na sua vida a linha da Felicidade e continuemos a encontrá-la sempre numa qualquer carruagem,porque no próximo apeadeiro vai entrar sempre alguem que precisa da Dulce.

    Neste ano desejo-lhe que consiga mesmo aparar os estilhaços que no caminho podem surgir.

    FELIZ ANO 2011 para si e familia.
    Ana

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá