"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

terça-feira, 8 de março de 2011

SER MULHER

Hoje é dia internacional da mulher.
Para muitas mulheres, o dia em que quase tudo é permitido porque pegam nestas 24 horas para tomarem em liberdade as rédeas do seu dia, ou soltá-las, num sentimento de libertinagem como se o mundo acabasse amanhã.
Talvez esteja a confundir tudo ou a distorcer, talvez seja fruto do tempo que atravessamos e que levo a sério para me examinar, talvez...
Talvez por isso não me identifico com a euforia que se instala e que leva a uma corrida desenfreada e ávida de divertimento, tantas vezes excessivos.
Este dia nasceu com o objectivo de "tocar as consciências" para as desigualdades e descriminações a que as mulheres têm sido sujeitas ao longo dos tempos e homenagear as que pagaram com a própria vida o seu arrojo de gritar mais alto a sua reinvindicação por bens tão básicos como pão e paz.
Neste dia lembro todas as mulheres que ainda lutam para terem direito ao simples acto de destapar a cara, um gesto banal mas proibido que as priva de sentir o sol na face; A todas as que sofrem mutilações e são destratadas ou olhadas como seres inferiores; Às que sofrem em silêncio pelo silêncio duma ajuda que tarda chegar.
 É sobre todas essas mulheres que assento o meu dia e às quais rendo a minha homenagem.
Sou priveligiada, não pelo facto de poder correr para uma discoteca, não para usufruir duma mesa onde só têm lugar as mulheres, não para gritar bem alto que sou dona de mim e faço o que bem entendo. Mas para me olhar e gritar que tudo posso mas nem tudo me convém. Esta é a minha liberdade: poder dizer: Sim, sim. Não, não!
Hoje, de forma especial, vou olhar para dentro de mim e tentar ver com clareza a mulher que sou. Vou olhar nos meus olhos e ler o que eles refletem e de olhos postos na Mãe das mães - Maria - tirar dela o Seu exemplo de amor, entrega e dedicação e à Sua semelhança ousar ser um pouco melhor.
SER MAIS MULHER!

E vou passar este dia com um homem: o meu marido:))) Há lá melhor companhia?

Dulce Gomes

7 comentários :

  1. Oi amiga,

    Que Deus sempre abençoe essa mulher firme que busca a Deus. Feliz dia da mulher. Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Ó amiga Dulce,
    Comungo, quase que subscrevo na totalidade o que escreve neste seu lindo "post".
    Também eu, de tarde, fui com o meu marido:)) dar um passeio à beira mar, embora dia de chuva mas que também convida à interiorização, à meditação.
    Amanhã vamos começar a nossa caminhada Quaresmal.
    Que o Espírito Santo nos ilumine guie.
    Beijinhos da
    Ailime

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga! As suas palavras, deixam-me deveras emocionada; e ao mesmo tempo, com mais força para ir levando a minha vida para a frente.
    Convidam-me a "refléctir" naquilo que sou, para onde vou,e no que é que ainda posso fazer?...Por mim!! e; talvez pelos outros. Um Bem haja para sí, e para todos os seus...Que a MÃE de todas as mães, como diz e muito bem! Esteja sempre consigo, e lhe dê muita luz para que continue, atransmitir-nos a sua força. Beijinhos*** Josélia

    ResponderEliminar
  4. Dulce, nunca soube desse fato que vc relatou ser o Dia Internacional da Mulher, um dia que ela pode soltar as rédeas, pode fazer "tudo" por ser o seu dia. Tenho certeza que nunca soube, por aqui no meu "quintal". Bem, tudo é possível! Certamente tem aquelas imaturas que praticam mesmo. Que bom que sempre busquei a Deus! Amo Nossa Senhora! Parabéns pelo post. Gostei muito!

    ResponderEliminar
  5. Dulce, querida vc inseriu um comentário dizendo que neste dia algumas mulheres "vão à forra" ou seja, elas se acham no direito de fazer tudo até o que não fazem costumeiramente, Eu não sabia disso aquino meu quintal. certamente algumas o fazem por serem imaturas, inconsequentes e sem Deus. Parabéns pelo post excelente, Dulce! Bjbj

    ResponderEliminar
  6. Parabéns a todas as mulheres que sabem sê-lo e que sabem ocupar o seu lugar na sociedade.
    Neste século continuam a haver muitas divergências e muitas mutilações à figura da mulher exigindo-lhe uma vida de escravatura sem lhe ser reconhecido o direito de se defenderem.
    Ainda hoje ao nosso lado existem quadros de horror, tortura e linchamento de todas quantas se erguem na defesa dos seus direitos.

    ResponderEliminar
  7. Para a mulher que escreveu este texto,OS PARABENS com toda a minha admiração.
    Ana

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá