"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sábado, 5 de março de 2011

SILÊNCIO COM DEUS

Quando confrontados com um obstáculo, ele não se revela apenas um travão à continuidade dum caminho mas também um bloqueio à nossa mente, roubando-nos a concentração e a serenidade. Enquanto definimos a estratégia a aplicar para o levar de vencida, saímos do ponto, porque uma invasão de supostas soluções ganham vida e se agigantam na nossa cabeça. Este empurrão afasta-nos do principal, é doloroso e traz-nos por vezes danos irreparáveis ao nosso trilhar. A indecisão movimenta o nosso raciocínio numa centrifugação perigosa, toldando-o e corremos o risco de não visionar qual o melhor estratagema para o driblar.

Podemos recuar? Sim. Mas essa privação de prosseguir dá-nos um gosto amargo a frustração.
Podemos enfrentar esse obstáculo com a mesma aspereza com que nos é imposto?
Também. Mas essa atitude pode tornar-se para nós como uma faca de dois gumes.
E podemos - mais fragilizados e agastados - continuar prudentes e recatados, ainda que tal implique um sacrifício, tantas vezes em forma de cedência, um “dar a outra face”, que põe à prova a nossa resistência às perturbações mas também a nossa humildade.
Continuar assim, é buscar e encontrar no silêncio com Deus todos os "para quês".
Silenciosamente mas firme, a Palavra penetra no coração num ascendente, devolve-nos a paz, instrui-nos e dá-nos sabedoria para o caminho.
Este silêncio é - ainda que por dentro seja dorido e nos pareça isolado - o encontro da nossa alma com Deus, que sem se cansar de escutar, estar e permanecer, progride e encurta a distância entre nós e Ele.
Silenciar para o mundo é um exercício penoso, principalmente quando esse silêncio tem como objectivo estancar ou exterminar o que nos dói apenas pela entrega e oração em Deus mas revela-se precioso quando recebemos d´Ele tudo o que precisamos para continuar.
O valor do silêncio é proporcional à necessidade de calar.

" Quando vos enviei sem bolsa, nem alforge, nem sandálias, faltou-vos alguma coisa?" Lucas 22, 35
Efectivamente, crendo e confiando em Deus Pai, nada nos falta!
Se fizermos um silêncio com base na raiva e revolta, deixamo-nos à mercê de sentimentos corrosivos que irão endurecer o nosso coração.
Com confiança, somos capazes de nos surpreender com a nossa capacidade de enfrentar, digerir, pedir perdão, perdoar e seguir em frente.

Dulce Gomes

" Os teus preceitos são o motivo dos meus cânticos na terra do meu peregrinar."Salmo 119,54

9 comentários :

  1. Amiga Dulce,

    "Uma palavra disse o pai ,que foi seu filho; e di-la sempre em eterno silêncio e em silêncio ela há de ser ouvida pela alma."

    São João da Cruz

    beijinhos,

    Gisele

    ResponderEliminar
  2. Minha querida amiga, a Graça de Deus e a Força do Espirito Santo basta para que tudo seja á vontade de Deus Pai.
    Então as sandálias têm solas novas?
    Estou mesmo feliz para começar a Caminhada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. tá tudo dito ,,, mais nadaaaa ...
    quando nos entregamos as respostas surgem assim ..

    jinho grande ..

    ResponderEliminar
  4. Salve Maria!

    E depois vc vem me dizer que seu blog não me diz nada!!!

    Pense no que passei e como vivo e releia suas palavras .... será mesmo que não me diz nada???

    Obrigada.

    Fiquemos com Deus!

    ResponderEliminar
  5. Dulce, por favor, preciso de uma ajudinha sua. Estou pedindo a Utilia que acrescente uma amiga na lista, mas ela não me responde.Ela já esteve no meu blog hoje, no Facebook e nada! Eu acho que as pessoas indicadas por mim: Lucinha's Gardem e Regina Murbach, nunca trouxeram problemas, mas sempre cumpriram direitinho as suas responsabilidades. Fale com ela! Obrigada! Bjbjbj

    ResponderEliminar
  6. Ó Amiga Dulce,
    Exercitando esse "Silêncio com Deus", a oração vai ajudar na aceitação dos acontecimentos menos felizes que ocorrem nas nossas vidas.
    Peço ao Senhor que continue a dar-lhe força bastante para continuar a sua caminhada louvando o Senhor pelas conquistas que vai alcançando.
    Um beijinho com amizade.
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. Dulce,

    Lindo esse texto, ainda mais que estamos prestes a começar nova caminhada.
    O silêncio fala mais que mil palavras.
    Obrigada pela partilha.
    Abraço,

    ResponderEliminar
  8. Boa amiga Dulce,vim até aqui para estar um pouco em paz,ler as maravilhosas palavras,respirar o amor de Jesus.Ler atentamente as suas palvras nalgumas postagens suas.OBrigada amiga que continue sempre a expressar o que sente e a partilhar aqui e a ensinar-me,sim a ensinar-me porque tenho aprendido muito consigo,tem sempre uma solução para quando conversa-mos ou uma palavra esclarecedora.Obrigada,querida amiga !

    Beijinhos para si: Zézinha C.

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá