"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sexta-feira, 8 de abril de 2011

32º DIA DE CAMINHADA DA QUARESMA


Amigos de caminhada
hoje foi um dia cansativo e como deram conta os nossos amigos de Viana do Castelo ficaram um bocadinho para trás.
Talvez pelo calor...ou será que perderam as solas das sandálias?...

Ou então, quem sabe o Senhor quis testar as nossas forças...


Então, igual a mensageiros, vamos atar bem as correias e continuar revestidos da fortaleza que o Senhor nos dá através do Seu exemplo e preserverança na  obediência ao Pai. 
"Que formosos são sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que apregoa a boa-nova e que proclama a salvação"Is 52, 7


E para além de irmos meditar no Evangelho, porque não aproveitarmos este dia "desigual" para meditarmos também nas nossas pegadas deixadas?
Proponho-vos como tema de conversa uma retrospectiva do que sentem neste momento depois dos passos que já deram. Claro que nem todos sentem a mesma coisa , nem todos tiveram a mesma experiência apesar de termos todos seguido o mesmo caminho, mas Jesus esteve sempre ao nosso lado, isso sabemos .

Então vamos aproveitar para fazer o ponto da situação.
Gostei?
Tive dificuldades em seguir com os outros caminhantes? Achei interessantes os textos bíblicos abordados?
Os comentários uns dos outros ajudaram-me, enfim tanta coisa para partilhar
E porque não dar sugestões?


Não nos vamos esquecer de orar para que o Espírito Santo nos dê força
Que Deus nos abençõe a todos.
Que possamos todos Caminhar sempre com a mesma Força....

Este texto foi feito de mãos dadas pela Utilia e Dulce


E agora a proposta
Vamos refleti juntos no Evangelho de hoje?

Evangelho (João 7,1-2.10.25-30)

“Naquele tempo, Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim, como que às escondidas.

Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”.


Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

Perante o Evangelho de hoje
meditemos um pouco

Até que ponto reconheço Jesus?
Reconheço-O como O Messias, meu Salvador?
Se sim, de que forma o demonstro? Serei bom testemunho da Sua Palavra?
Serão as minhas obras do Seu inteiro agrado?


Senhor, que o meu coração não se intimide
nem se curve perante as adversidades.
Que ele seja fiel à Tua Palavra
e imitador das Tuas obras
sabendo reconhecer-Te sempre
como O Messias, nosso Redentor e Salvador

Amanhã iremos estar com a Giovana

Que o Espírito Santo nos ilumine!

10 comentários :

  1. Amigas Dulce e Utília,
    Esta Caminhada tem sido muito gratificante para mim, porque cada um dos de nós e ao seu jeito mas procurando o caminho de Jesus continuamos a tentar prepararmo-nos o melhor que sabemos e podemos para seguir até à Páscoa mais revigorados e fortalecidos na Fé.
    Deixo aqui um agradecimento ao Senhor pela força que vos tem transmitido e pela vossa disponibilidade e empenho para continuarmos firmes na nossa caminhada.
    Sobre o Evangelho de hoje, S. João dá-nos testemunho de que Jesus e o Pai são Um.
    A Sua origem Divina começa a incomodar. Os judeus não O aceitam e os discípulos estão vacilantes. Que essas atitudes não sejam as nossas.
    Oro convosco pedindo ao Senhor que me continue a dar a graça de acreditar que Ele é o Messias, o meu Salvador e que está sempre presente no meio de nós.
    Deixo-vos um grande beijinho pedindo que o Espírito Santo vos continue a fortalecer e abençoar no serviço que Lhe estão prestando.
    Muito obrigada pelo vosso extraordinário exemplo de Fé.
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Amiga Dulce
    falar da Caminhada? Nem sei bem o que dizer, mas sentir a Caminhada isso eu sei:Cada vez mais vou sentido a presença de Jesus em cada passo que dou Ele está Vivo e o Seu Espirito tem-me (nos) acompanhado e a Palavra tem sido uma água Viva na sequeira desta aventura.
    Tenho mudado em mim atitudes, corrijido os meus passos, os comentários de todos e a "Palavra" têm-me alimentado e tenho crescido na minha Fé Católica espero que também vós todos que caminhais possam sentir esta grande transformação interior.
    Ficou-me hoje para pensar:

    "Na realidade os seus próprios irmãos não acreditavam nele."João 7:5
    Mas eu acredito e Senhor aumenta a minha Fé
    Utilia

    ResponderEliminar
  3. Amigas, realmente foi um dia muito calorento para estes lados, quiçá a ACR foi à praia e esqueceu-se de nós!
    Sem brincadeira, pois conheço pessoalmente a pessoa responsável pelo blog, penso que ainda hoje sairá qualquer coisa, foi um dia ocupado com certos assuntos e neste momento estão em reunião.
    Também só agora arranjei um tempinho para cá vir, se imaginasse o que tinha acontecido teria avisado a pessoa mais cedo, é que a cabeça por vezes prega-nos partidas e pode acontecer a qualquer um.
    Mas fez bem a Utilia em incluir hoje esta reflexão para todos fazermos, nunca é demais olharmos para dentro de nós próprios e analisarmos a nossa relação com Deus e o nosso crescimento interior, se avança ou retrocede caminho e se continua sempre no caminho certo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Amiga Dulce,

    estou a colher muitos frutos nessa caminhada e atenta pois essa quaresma tem sido de muita força para seguir...

    Que possamos sempre oferecer testemunhos com a nossa própria vida que Cristo Jesus é o nosso Salvador!

    beijos,

    Gisele

    ResponderEliminar
  5. Caras amigas,Dulce e Utília!
    Esta é a primeira vez que faço a Caminhada aqui no pc.Convosco e com os nossos amigos,compahneiros de Caminhada.Para mim está a ser bem diferente.É uma nova maneira de me meter à estrada.Isto para mim é novo,por isso ainda não tenho o traquejo necessário para bem participar.Mas estou a gostar.Quer as leituras,quer os comentários obrigam-me a reflectir,e algumas vezes dou a mão à palmatória e vejo o quanto estou errada.
    É um trabalho extraordinário que vocês fazem,,,todos os dias!
    Eu reconheço que peco pela falta de assiduidade.Devia ser mais participativa,mas faço o que posso e sei.Já uma vez disse que era muito importante todos comentarem.É aí que coisinhas pequenas passam ou estão!É aí que algumas vezes eu vejo as falhas que faço ou tenho.
    O objectivo,ao alinhar nesta peregrinação era aprender.E estou !
    Estamos entre Irmãos,logo, é para simplesmente falarmos do que mais nos tocou.
    A Dulce sabe que todos os Caminheiros estão nas minhas orações,assim como estou nas vossas.Em cada Missa que participo,vocês todinhos,estão lá!
    Como acima já disse,esta é uma nova maneira de viver a Quaresma,mas estou a gostar.Acho excelente ideia a que vocês tiveram.Muito obrigada a todos os Caminheiros,mas especialmente à Utília e Dulce.São elas que me vão indicando com as listas,o site do dia.Obrigada amigas!
    Abraço grandeeee

    ResponderEliminar
  6. Olá Dulce!!!
    Apenas tentei responder ao que pedias.Não disse tudo,porque isto é pequenito eheheh,mas disse o que achei mais importante.
    Depois faço o comentário às leituras e reflexão,tá bem? Ainda vou reler a tua página.
    Esta mensagem é para apagares kkkk
    Até logo minha amiga.
    Bjinhossss

    ResponderEliminar
  7. Querida Dulce, tanto eu queria uns pés assim da foto, mas não consegui e como vc conseguiu tão linda foto? Dulce, já falei que ter conhecido vcs todas foi uma grande bênção, pois cresci muito, minha fé foi expandida e sinto que hoje sou mais orante, mais atenta com as coisas de Deus. Esta caminhada tem sido a melhor em organização. Tanto vc e Utilia, tentam nos animar, trazem a retrospectiva em dia. Só falta pedir mais aos caminhantes que precisam por comentários no post do dia. Eu creio não ter deixado ninguém sem minha visita. Posso até demorar, mas apareço. Até as minhas duas amigas Lucinha e Regina sentem como eu e estão contentes com a amizade. Que Deus nos ampare sempre, fortalecendo cada vez mais nossa amizade. Beijos para ambas!!!

    ResponderEliminar
  8. Dulce,

    Deus sabe de todas as coisas, pois essa parada na caminhada, podemos partilhar sobre o que ela tem sido para nós.
    Já até comentei em outro post, que desde o primeiro dia lá no Pe. Jac, o Senhor vem me falando através de cada mensagem diária.
    Tenho sido muito tocada em nossas partilhas.
    Hoje, fiz uma longa caminhada, e conversei muito com o Senhor, sobre tudo que tenho vivido na Caminhada Quaresmal e como isso tem sido motivo de crescimento espiritual na minha vida.
    Que Deus nos abençoe.
    Eu não perdi as sandálias, e já estou indo lá ACR Viana, para ler, meditar e comentar.
    Abraço fraterno,

    ResponderEliminar
  9. Salve Maria!

    Esta caminhada para mim está sendo uma agradável surpresa; pois todos já devem ter percebido algumas diferenças existentes entre o meu Blog e a grande maioria dos que estão nesta caminhada. Diferenças existentes entre minha postura e a postura da maioria dos que estão nesta caminhada.

    Espero francamente ter somado alguma coisa a este percurso; mesmo quando eu possa ter parecido dura ou intransigente!

    Saibam que a docilidade de vcs é algo que comove e enternece o meu coração ... mas não se enganem, continuarei a lutar pela verdadeira Doutrina, por amor a Deus e a sua Santa Igreja; e nunca cansarei de proclamar que SOMENTE NELA ESTÁ A SALVAÇÃO!

    Enfim, quero agradecer a todos que me acolheram e souberam pelo menos me aturar , kkkkkkkk ... eu sei que não é fácil me engolir! kkkkkkk
    Obrigada a todos e contem sempre com minhas orações.

    Deus me convidou a entrar nesta caminhada; e hoje eu posso dizer sem medo o por quê. Foi por causa da Dulce e um dia ela me indagou pq eu teria que estar no meio de gente tão diferente de mim, justamente por causa dela??? Agora eu tenho a resposta querida Dulce:

    Deus sabia que eu iria precisar muito do seu ombro e de suas orações, eu tinha que estar aqui para vc me acudir, pq como te disse estes dias atrás SOZINHA EU NÃO CONSEGUIRIA SUPORTAR!


    Obrigada meu Pai do Céu por ter permitido que eu me amparasse nesta amiga tão pronta a me ajudar; minha querida amiga Dulce!

    Doce é ter sua amizade Dulce! A levarei para o resto da vida no meu coração (não com romantismo alemão, kakakakaka), mas com o laço maior que possa existir: O AMOR PERFEITO E CRISTO, CORDEIRO IMOLADO POR NÓS!

    ResponderEliminar
  10. Comentando o Evangelho de S.João cap.7,1-2.10.25-30
    Como o Senhor é humilde!Ele que tinha todas as razões, ao ir participar nas Festas das Tendas , de ir carregado aos ombros dos homens,foi discreto. Como Deus que é,quis nascer como um simples mortal.É assim!É através dos Seus actos que nos dá as maiores lições.Donde lhe vinha o desembaraço,a força e a coragem de falar sem medo e claramente sem falsas modéstias?É que Ele sabia quem era e donde vinha.Ele mesmo diz:Não vim de Mim mesmo,vim para fazer a vontade d'Aquele que me enviou!
    Numa certa passagem a Bíblia diz:Eis o Meu Ungido que se ofereceu voluntáriamente.Noutra passagem é o Filho que diz:Eu vim para fazer a Tua vontade.Para mim estas palavras quer do Pai,quer do Filho são misteriosas ,mas também demonstram uma cumplicidade e Amor que só pode ser divino,mesmo.
    Eu como cristã que testemunho é que dou? No querer e no agir sou coerente com os Mandamentos d'Ele?Muitas vezes dou-me conta que devia e podia ter dado um testemunho mais credível.Muitas vezes não sei dar as razões da minha fé,porque não dedico o tempo suficiente à leitura da Bíblia.
    Algumas vezes os meus actos são um contra-testemunho,e isso pode fazer com que os que não estão firmes na Fé se afastem de vez.
    Graças a Deus pela Sua misericórdia!Ele sabe de que barro o homem é formada.
    Dulce,como sempre,deixaste que a seiva que te rega o coração chegasse até nós.
    Bem-Hajas amiga.
    Abraço fraterno,amigo ;-))

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá