"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sábado, 16 de abril de 2011

40º DIA DE CAMINHADA DA QUARESMA

FIRMA TEUS PASSOS, AFIRMA A TUA FÉ!

"Então, muitos dos judeus que tinham vindo a casa de Maria, ao verem o que Jesus fez, creram Nele. Alguns deles, porém, foram ter com os fariseus e contaram-lhes o que Jesus tinha feito.
Os sumos sacerdotes e os fariseus diziam: «Que havemos nós de fazer, dado que este Homem realiza muitos sinais miraculosos? Se o deixarmos assim, todos irão crer nele e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar santo e a nossa nação.»
Mas Caifás, que era Sumo Sacerdote naquele ano, disse-lhes: «Vós não entendeis nada, nem vos dais conta do que vos convém que morra um só homem pelo povo e não pereça uma nação inteira.»
Ele não disse isto por si mesmo: mas como era Sumo Sacerdote, profetizou que Jesus devia morrer pela nação mas também para congregar na unidade os filhos de Deus que estavam dispersos. Assim, a partir desse dia, resolveram dar-lhe a morte. Por isso, Jesus, já não andava em público, mas retirou-se dali para uma região vizinha do deserto, Efraim e lá ficou com os Seus discípulos.
Estava próximo a Páscoa dos judeus e muita gente subiu a Jerusalém para se purificar. Procuravam então Jesus e perguntavam uns aos outros: «Que vos parece? Ele virá à festa?»
Jo 11, 45-56

O Evangelho de hoje, fala-nos de Jesus, Homem; vivo e actuante; realizando sinais, destabilizando os instalados; perseguido e ameaçado; obrigado a retirar-se, não por medo mas para que tudo fosse consumado no seu devido tempo conforme a vontade do Pai.
E aqui faço silêncio... Medito no amor de Jesus por todos nós…
Ele, O sem-pecado, caminhando a passos largos para o derradeiro calvário onde seria humilhado, ofendido e crucificado. Quanta entrega e quão firmes os Seus passos…


Que firmeza terão os nossos e que rasto deixam?
Qual o tamanho da nossa fé e coragem; do nosso crer e entrega à vontade do Pai?
Será a suficiente para ver e crer nos Seus sinais? “Se creres verás a Glória de Deus”Jo 11,40
E como olhamos e acolhemos Jesus no nosso presente?
Sim. Reconhecemo-Lo como Aquele que doou a Sua preciosa vida para
congregar na unidade os filhos de Deus que estavam dispersos. Esta verdade está implícita nas escrituras!
Mas, cremos verdadeiramente que Ele está aqui connosco conforme foi Sua promessa? “Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.”Mt 28,20
Porque, se O olharmos apenas à distância dum passado remoto, a nossa fé será cinzenta, prensada e esteriotipada, sem nos deixar desabrochar para esta verdade: Jesus está vivo! Está presente e manifesta-se nas nossas vidas, famílias, amigos; nos doentes, nos cristãos, nos crentes e até nos descrentes...
Jesus disse:
“Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós...Nesse dia compreendereis que Eu estou no Meu Pai, e vós em Mim, e Eu em vós.”Jo14,18-20
Jesus falava do Espírito Santo!
Nosso Advogado, nosso Intercessor e Instrutor: «Esse é que vos ensinará tudo e há-de recordar-vos tudo o que Eu Vos disse.» Jo14,26

O Espírito Santo, derramado nos discípulos no dia de Pentecostes. Entre eles, Pedro, a quem Jesus confiou as chaves da Sua Santa Igreja, pondo nele a Sua continuidade.
A mesma Igreja onde encontramos Cristo Sacramentado e podemos olhá-lo nos olhos, deixando que Ele nos repasse até à alma; A mesma Igreja onde percorremos a Sua Via-Sacra e alimentamos o espírito ao fazermos parte da Sua ceia; A nossa Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, que tem que ser amada e respeitada, honrando o Preciosíssimo Sangue de Jesus derramado como selo da Nova Aliança.
Respeitar, é crer que a Igreja continua governada pelo Espírito Santo. Quem crê nesta Verdade, crê também que Ela está entregue  em mãos abençoadas e escolhidas por Deus...

E que “Não se perturbem os nossos corações nem se acobardem”Jo14,27 quando formos chamados a dar testemunho e a defender a Tua Verdade preservando a nossa herança“Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo”. Gl 4, 7

E concluo com este excerto da oração de Jesus ao Pai que me comove imenso:
«Eu dei-lhes a glória que Tu me deste, de modo que sejam um, como Nós somos Um. Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que me enviaste e os amastes a eles como a mim.
Pai, quero que onde Eu estiver, estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste, para que contemplem a minha glória, a glória que me deste, por me teres amado antes da criação do mundo.Jo 17, 22-24

Meu Jesus, ajuda-nos a ser dignos da Tua confiança! 

ORAÇÃO PELO SANTO PADRE

Deus, Pastor e Guia de todos os fiéis, olhai com benevolência para o Vosso servo, o nosso Santo Papa Bento XVI, que quiseste colocar à frente da Vossa Igreja. Concedei-lhe, nós Vos suplicamos, a graça de A edificar com as suas palavras e o seu exemplo. E que, desta maneira, chegue um dia à vida eterna com todos os que lhe foram confiados. Assim seja!
Rezado do Livrinho "Orações do meu dia-a-dia"

Dulce Gomes

Amanhã estaremos com a amiga Utilia

13 comentários :

  1. Obrigado Dulce, por esta reflexão.

    A nossa esperança reside na verdade de que Ele está sempre connosco, até nos momentos mais infimos das nossas vidas, e tudo conhece no Seu infinito amor.

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, que possamos acreditar, ter fé sem nunca ter visto, ter esperanças nesse Deus misericordioso.
    Paz e Bem!!

    ResponderEliminar
  3. Salve Maria!

    Chegamos ao fim da nossa caminhada pelo deserto. Hoje Jesus Cristo sai vitorioso dos 40 dias de penitência e tentações e nos ensina a também sermos vitoriosos, "determinada espécie de demônio somente pode ser expulso com à força de oração e de jejum" (Mt 17, 20).

    Daqui para frente o que nos espera é a Paixão e o Calvário é nossa parada OBRIGATÓRIA; ali seremos crucificados com Cristo e também falaremos como São Paulo "mas nós pregamos Cristo Crucificado, escândalo para os Judeus, loucura para os pagãos; MAS PARA OS ELEITOS - seja Judeus ou Gregos - força de Deus, sabedoria de Deus!" (ICor 1, 23-24).

    Morrendo com o Salvador, passaremos pelos infernos e estando sepultados com Cristo, ressucitaremos com Ele ao terceiro dia.

    Não há outro caminho, não há outro Deus, não há outra salvação, não há outro Senhor ... e não há outra Igreja. E diante esta realidade deixo ecoar esta frase, que me interroga e ao mesmo tempo me desafia e me alegra, o que farei eu

    "quando formos chamados a dar testemunho e a defender a Tua Verdade preservando a nossa herança"?

    O que fará vc meu amigo e minha amiga de caminhada???

    Aqui desejo tomar fôlego para dizer que realmente VALEU A PENA caminhar com vcs ... quantos encontros e desencontros ... quanta semente sendo jogada na terra sulcada até mesmo pelas palavras mal interpretadas (Deus usa até nossas limitações para nos resgatar) ... quantos nos acompanharam no anonimato ... quantos se descalçaram pelo caminho? Mas tudo isto foi para Glória de Deus!

    Obrigada a todos. Obrigada a Dulce. Obrigada meu Deus, pois TU És AQUELE QUE NOS AMA E NOS CHAMA A DAR TESTEMUNHO DA VERDADE, HERANÇA QUE HERDAMOS DA CRUZ, e QUE DEVE SER PRESERVADA PELA SUA IGREJA!


    pax domini.

    ResponderEliminar
  4. "Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim."
    Para mim, estas palavras de Jesus bastam.
    Creio n'Ele e entrego-lhe o coração, que nada o perturbe nem afaste do verdadeiro amor que é Cristo. É essa a minha fé.

    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Amiga Dulce,
    Muito obrigada pela sua tão profunda reflexão.
    Aproximamo-nos a passos largos da Paixão do Senhor.
    Momentos muito intensos da nossa vida cristã e que nos deve levar a repensar todo a nossa vida, todo o nosso percurso.
    Como escreve:
    "Ele, O sem-pecado, caminhando a passos largos para o derradeiro calvário onde seria humilhado, ofendido e crucificado. Quanta entrega e quão firmes os Seus passos…".
    Sim e eu Senhor que faço para merecer a Tua entega por Amor de toda a humanidade?
    Junto-me à sua oração pedindo a Jesus que me ajude a ser digna da Sua Confiança, que me ajude a merecer a Páscoa da Sua Ressurreição.
    Continuemos firmes na nossa caminhada.
    Um beijinho e mais uma vez o meu bem-haja pela sua sublime partilha.
    Ailime

    ResponderEliminar
  6. Amiga Dulce,

    Chegamos aos 40 dias.Quantos encontros e desencontros. Quantas lições.Eu estou muito feliz pois cada dia é único e especial no quanto eu tenho que aprender e entregar me,

    beijos

    Gisele

    ResponderEliminar
  7. Jesus retirou-se. Muitas vezes dá-me muita vontade de retirar-me também de todos, de tudo, principalmente dos blogs que nos obrigam a apresentar sempre e sempre novidades para tanto trabalho e termos tão poucas apreciações. Quando dou uma passada de olhos e vejo problemas, problemas, a vontade de retirar-me chega. Jesus não titubeou, sofreu, mas humano, pediu para afastar o cálice. Quero a força dele para me aproximar da derradeira hora da sua crucificação, nesta semana, em que fazemos o memorial de sua paixão, morte e ressureição.Obrigada pela caminhada! Bjbjbj!!!

    ResponderEliminar
  8. Amiga Dulce na verdade fizemos os quarenta dias.
    A caminhada foi longa e tantas vezes me senti derrapar pelo chão,
    o tal deserto.Mas sempre tive Esperança
    Obrigada Dulce por este post tão ilucidativo, no qual refleti e também orei.
    O nosso dEus é misericordioso.
    Louvado seja Deus
    Beijinhos
    Utilia

    ResponderEliminar
  9. "Jesus retirou-se"...
    É altura de fazermos silêncio, de meditar, de orar, de louvar...
    O "tempo" está próximo.

    Ó Senhor, eu Te dou graças, eu Te louvo, porque pensaste em mim, em cada um de nós, quando ofereceste a Tua vida.
    Obrigado meu Pai.

    ResponderEliminar
  10. Boa partilha Dulce. Mais uma a agradecer-te.

    cremos verdadeiramente que Ele está aqui connosco conforme foi Sua promessa?

    Cremos que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, onde encontramos felicidade, se verdadeiramente libertos do orgulho, da soberba, dos prazeres do mundo e Lhe reconhecermos todo o Poder, sendo nós nada, mas puros de coração e abertos ao Espírito Santo que nos "dará a conhecer tudo o que Vos tenho dito" guiando-nos para a Verdade, habitando em nós e na Igreja que é Una e Santa.
    Só assim nos identificamos com Deus e a vida de Deus em nós, comunicando-nos uma participação sempre crescente nos Seus Dons. E Cristo, faz disto mesmo objecto da Sua oraçãoao Pai:
    "Pai Santo, guarda em Teu nome aqueles que Me deste (..) para que tenham em si mesmos a plenitude da Minha alegria (...) Santifica-os na verdade (...) Eu consagro-Me por eles, para eles serem também consagrados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão crer em Mim, para que todos sejam um só; como Tu, Ó Pai, estás em Mim e eu em Ti, que também eles estejam em Nós." (Jo, 17)

    Que maravilha a deste Cristo que nos quer nEle e habitar em nós, porque estar em Deus é viver a vida de Deus e fazer a Sua vontade. E assim somos, como diz S. Paulo, templos de Deus. Fazendo a Sua vontade, guardando a Sua Palavra e recebendo-A. Escolhidos por Cristo, sendo escolhidos para Deus, a Seu serviço e para o Seu infinito Amor que não morre e não tem fim.
    "Não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi para irdes e dardes fruto, e o vosso fruto permanecer" (Jo,15,16)
    E só assim, em íntima união com Cristo, somos um só com Deus (e a Sua Igreja. Una e Santa). Como lemos da Carta aos Efésios:

    Fostes marcados com o selo do Espírito Santo, que tinha sidoprometido, o qual é o penhor da nossa herança, enquanto esperamos a completa redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor da Sua Glória.) (Ef 1, 13-14).

    Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. E assim como era no princípio, seja agora e para sempre, ámen.

    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  11. Dulce,

    Me perdoe pela demora em comentar. Eu vi o post de manhã, quando acordei aqui, mas eu fui cedo pra Missa de Ramos. Foi simples, mas linda.
    No Brasil, os ramos são grandes, aqui, são bem pequenos, mas o que importa é que estão abençoados.
    Estava pensando hoje, como passaram rápido esses dias da Quaresma. Falta apenas alguns dias para a Páscoa do Senhor.
    Hoje, ele vence a tentação. Como Jesus sofreu para nos salvar. Fazemos muito pouco pra retribui-lo.
    Abençoado post,
    Abraço fraterno,

    ResponderEliminar
  12. Hoje Domingo de Ramos,uma semana da Páscoa. Essa semana que começamos Santa em Cristo que morreu na Cruz para nos salvar. Semana da Fé, Esperança, Confiança e muito amor. Deus te abençoe e uma Feliz Páscoa.

    ResponderEliminar
  13. Dulce,

    Chegamos ao fim da caminhada. Foram 40 dias de muitas reflexões e partilhas, que com certeza nos fizeram suportar a passagem pelo deserto.
    Foi maravilhoso caminhar com vocês, gastar as sandálias, muitas vezes, tropeçando e escorregando, mas cheguei lá, pois acredito em todas as promessas de Deus, mesmo com minha fé, do tamanho de um grão de mostarda.
    Obrigada pela abençoada partilha.

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá