"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O CAMINHO DA SANTIDADE



“Percorremos o caminho para a santidade.”
Esta frase iniciou o pequeno discurso – da D. Maria Ângela – para assinalar o reencontro de peregrinos do grupo de Alcácer do Sal no domingo passado.

Ainda que inconscientemente, demarquei-me desta frase. Enderecei-a numa viagem sem um remetente definido, mas vários rostos e nomes se projectaram na minha mente; pessoas com obra feita e outras a quem lhes reconheço determinação suficiente para as fazer; pessoas que do seu interior resplandece um luzeiro iluminando o caminho do próximo; pessoas que tocam pela força da palavra; abraçam, amam, e doam o tempo numa entrega que mais parece que os seus dias se expandem numa multiplicação das horas…
Não me identifico com tudo o que está nesta lista. Não sou luz, não tenho o poder da palavra, reconheço-me trapalhona na gestão do meu tempo, fico ansiosa quando estou em falta e penalizo-me como um carrasco quando falho. Esta sou eu!
Numa tentativa de melhor entender esta vertente do caminho relembrei a 1ª Carta de Pedro1,16 onde se lê assim: “Sede santos porque Eu sou Santo”.
A conotação implementada nesta frase é de firmeza, não soa apenas a um convite à santidade e não tem como alvo apenas alguns. Incentiva-nos – eu incluída – à obrigação de trilhar um caminho alicerçado na Sua Palavra, vigiando constantemente a nossa conduta, endireitando as nossas veredas para que Deus rompa e implante no nosso coração a Sua Omnipotente presença. Uma presença de Luz, de amor, de paz e de confiança. Presença que se revela quando nos deixamos recrutar e incluir nos Seus planos.
E aqui e ali começo a rever-me nesta tentativa de entendimento…
Mas agora que estais libertos do pecado e vos tornastes servos de Deus, produzis frutos que levam à santificação e o resultado é a vida eterna.” Carta aos Rm 6, 22
Fomos libertos – eu também – do pecado e “empurrados” para um estado de graça, por Cristo, que nos remiu através da Sua morte vitoriosa. Somos Seus servos, Seus filhos, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, o que nos dá uma responsabilidade de tentar ser à Sua semelhança. O esforço é permanente e longe de ser fácil, mas compensador através da linha que se estreita entre nós e Deus.
É alegre esta tomada de consciência de que afinal estou neste desafio ímpar de seguir os Seus passos, apesar dos meus serem tão vacilantes; de seguir a Sua doutrina, muito embora nem sempre a entenda na Sua plenitude; de fazer obra, ainda que muito pequenina e quase insignificante aos olhos do mundo.
Não me posso assoberbar à ideia de que não sou capaz rendendo-me à minha pequenez sem antes tentar. Quero continuar no Seu caminho para que Jesus permaneça no meu. Ainda que reconheça que nada sou...


Dulce Gomes


“Quem recusa aos outros a sua pequenez, comete um dos mais infelizes gestos de prepotência. Querendo-se sem falha, será o mais incompleto dos seres. A tua pequenez é enorme. Nada te pode vencer. Não recuses nenhum dos teus limites, só eles dizem a grandeza do que tens.”
Daniel Faria


5 comentários :

  1. Gostei muito do blog,
    ah já estou seguindo o blog.
    continue evangelizando o mundo precisa muito de espalhar sementes de Deus.
    Aproveitando, deixo o convite para visitarem meu blog:
    andersonribeiro18.blogspot.com
    e se gostarem sejam também um seguidor.
    Paz e bem.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Dulce
    agradeço a visita e já estranhava a mesma. Todos andamos sobrecarregados e o tempo não se multiplica.

    Parece-me que são as nossas limitações e fracassos que nos ajudam a fazer essa caminhada - Santidade.

    Não poderei dar conselhos porque os não sei, mas uma coisa aprendi.
    - Não vou mais censurar-me
    - Seguirei como sou
    - Os meus erros hão-de ajudar-me a compreender e a aceitar os fracassos de quantos partilham este mundo dos vivos e caminham para a Casa do Pai Celeste.

    Se eu fosse perfeito não toleraria os erros dos que falham. Seria um fariseu orgulhoso olhando para Deus e dizendo-Lhe que fiz tudo certo e que quero ser recompensado.

    Os meus erros é que me ensinam a caminhar nessa estrada cada dia mais apertada e sinuosa.

    Que Ele me dê amor, fé, esperança e caridade.

    ResponderEliminar
  3. Amiga Dulce,
    O nosso caminho está repleto de alegrias, de tristezas, de fracassos e de muitas outras coisas que por vezes nos desagradam e molestam e que desagradam a Deus também.
    Não é fácil aceitar certas situações. Vamos serenamente deixar que o Amor de Deus aconteça em nós.
    É no meio do sofrimento que melhor ouvimos o que Ele tem para nos dizer.
    Escutemo-Lo e
    deixemo-nos conduzir naturalmente por Ele.
    Obrigada Dulce, por esta reflexão.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Utilia
    Nunca me senti tão bem como agora.
    A caminho da santidade mas cá para mim dou cada cambalhota mas vou andando.
    Sabes que o Santo interpela mais que o teólogo, até porque o santo é a teologia em acção.
    Quando o Sumo Pontífice se congratula por ter <>, a menssagem que está a passar é a de que esta é a direcção certa.
    Frase que me ficou do livro Dia a Dia com Deus
    beijinhos da Utilia.

    ResponderEliminar
  5. Utilia não era esse o nome era Dulce...mas já agora fica assim-.
    Beijinhos Dulce

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá