"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

domingo, 7 de agosto de 2011

APROFUNDAR


Para nos conhecermos temos que mergulhar profundamente em nós e fazer um trabalho construtivo de dentro para fora, no âmbito do nosso crescente progresso enquanto seres humanos. Buscamos a nossa essência, o que temos de mais valioso e emergimos com esse tesouro – agora descoberto – para o pôr a render no nosso dia-a-dia em todas as vertentes que a vida nos apresenta.

Porém, não nos podemos limitar a este exercício de busca interior. Também temos que ter a capacidade de nos despirmos da nossa própria pele, neutralizando a parcialidade pessoal que temos para connosco e vermo-nos como se não fossemos parte intrínseca de nós. Este isento e novo olhar sobre a nossa pessoa, sinalizará – quase de certeza – arestas por limar que ignoramos ou por comodismo, ou porque – simplesmente – as reconhecemos como insignificantes. No entanto, elas podem fazer toda a diferença no nosso relacionamento com os outros e na forma como nos vêem.
Não que seja demasiado importante o julgamento alheio, mas quando uma apreciação depreciativa nos é feita, temos que avaliar se tem ou não fundamento.

Esta avaliação só será verdadeira se nos despirmos de nós, sem a tendenciosidade que nos está impregnada com o intuito de nos desculpabilizarmos.

4 comentários :

  1. Dulce,

    O mergulho tem que ser profundo para nos conhecermos no fundo do nosso ser.
    Lindo texto.
    Passei pra deixar um abraço e desejar um abençoado Domingo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Amiga,Dulce,ontem escrevi três poemas,mais ou menos dentro do que fala.É lindo o seu texto e muito verdadeiro.É bom que se faça uma reflecção de nós e também sabermos avaliar o que dizem de nós e eu tento não julgar ninguém,quem sou eu para fazê-lo? primeiro tento colocar-me no lugar do outro para ver como reagiria ou faria numa situação identica.É fácil criticar por criticar.Embora ás vezes talvez se faça sem pensar.Mas gostei ,aliás,sabe sempre que gosto,faz-me bem ler o que escrever e "ouvir" as suas opiniões que já me têm ajudado.Beijinho grande minha boa amiga.Zézinha C.

    ResponderEliminar
  3. Não é nada fácil criticar, muito menos receber criticas.

    O que sou na verdade
    O que penso que sou
    E o que os outros pensam que eu sou

    Por vezes não coincide, deveria, não é verdade?
    Mas mesmo se mergulharmos no mais profundo de nós mesmos encontraremos sempre um desconhecido.

    Gostei de refletir sobre este texto.
    Beijinhos da Utilia

    ResponderEliminar
  4. Reforçando o e-mail que lhe enviei:
    Amanhã, dia 11/08, dia de Santa Clara, venha celebrar comigo o primeiro aninho do meu blog: www.sentidomaior.blogspot.com. Sua presença me alegrará muitíssimo! Bjbjbj!!!

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá