"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quarta-feira, 25 de abril de 2012

DOAÇÃO PERPÉTUA

A Fraternidade dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis vai estar em festa pois os Irmãos Paulo e Ricardo vão fazer a sua Doação Perpétua. A Eucaristia será presidida por S.ª Ex.ª Rev.ma D. António Vitalino Fernandes Dantas, Bispo de Beja, e terá lugar na Igreja Matriz de S. Cucufate em Vila de Frades, no dia 29 de Abril de 2012 às 11 horas. Seguida de um almoço partilhado no Pavilhão Multiusos da Junta de Freguesia.

Os peregrinos de Sines juntam-se em oração aos irmãos da "Fraternidade dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis" neste momento de alegria.
Bem hajam por tantos e profundos momentos de comunhão, em que através de vós, Deus nos toca fortemente.

Dois testemunhos de vida, fé e entrega
Ir. Paulo Nunes


BUSQUEI O AMOR DA MINHA ALMA,
BUSQUEI-O SEM O ENCONTRAR.
ENCONTREI O AMOR DA MINHA VIDA,
ABRACEI-O E NÃO O DEIXAREI JAMAIS.


Chamo-me Paulo Nunes, tenho 36 anos e uma história de Amor linda para vos contar, a história de Deus comigo!
Sim, Deus tem sempre uma história de Amor para escrever na vida de cada um de nós.
Nasci numa pequena aldeia do Alentejo com o nome de Alvalade-Sado no seio de uma família crente mas não praticante mas no entanto educaram-me nos valores cristãos tais como na amizade, humildade, amor ao próximo…
Considero que Deus me chamou de muitas maneiras e com varias vozes durante a minha história de vida de 36 anos.
Serviu-se de situações, acontecimentos, encontros, pessoas, livros, filmes, experiências… Este chamamento misterioso, sussurrante e inefável, foi «ESCUTADO» de forma mais intensa nos princípios dos anos 90.
Vivendo uma conversão gradual, na minha vida humana, espiritual e na oração e ao refletir sobre a minha vida e o meu modo de ser, comecei a perceber que o Senhor estava a indicar-me um caminho novo para a minha vida que mais tarde me levaria até Ele de uma forma mais intensa e num amor radical.
Recordo aqui o meu primeiro retiro da EQUIPA VOC em que todos os jovens foram ver o filme “Irmão Sol, Irmã Lua” e em que fiquei enamorado pela vida religiosa mais concretamente a vida Franciscana, relembro também que na Capela das Irmãs Oblatas dei o meu SIM e de joelhos emocionado encontrei uma grande PAZ interior… ainda hoje tenho na minha mente e no meu coração as palavras que eu lhe pronunciei: “Entrego-te a minha vida e de olhos fechados conduzi-me para onde Tu quiseres…”
Não tinha em mente uma carreira ou profissão pois tinha cerca de 16 anos e terminará o ensino secundário.
Nunca tive ambições materiais ou de poder. Procurava “algo” na vida que fosse mais além e diferente do mundo em que vivia, ou seja não procurava “algo” mas sim “ALGUÉM” que estivesse “MAIS ALÉM”, e este “ALGUÉM”, procurava-me também.
Queria que esta busca fosse mais além, fosse no infinito e para o infinito, que não tivesse medo da diferença, de escolhe-Lo e de segui-Lo.
Foi Jesus que criou o vazio que existia em mim, mas também era Ele que o poderia preencher.
Só Deus poderia satisfazer os desejos mais profundos do meu coração, a inquietude que só Ele poderia serenar, como dizia Santo Agostinho: “Fizeste-nos para vós, Senhor, e o nosso coração anda inquieto, enquanto não descansar em Vós…”
O desejo de partilhar a minha experiência de Deus foi forte o que no princípio fez-me sofrer um pouco porque aqueles que eu considerava amigos abandonaram-me tal como os Apóstolos abandonaram Jesus no Jardim das Oliveiras.
Mas como Ele é mais forte do que tudo o que existe na face da terra, também me colocou muitas pessoas que me ajudaram nos momentos mais difíceis, das quais saliento a Maria João Palma, a Xana e tantos outros que no anonimato através da oração ou presença silenciosa me ajudaram a dizer o meu SIM todos os dias…
Os Irmãozinhos apareceram na minha vida como um mistério! Um mistério que me seduziu e me levou a entrar neste Jardim de Deus. Só sei que os Fraternidade dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis e o seu modo de viver na simplicidade cativante, na pobreza que liberta e no sorriso que me revelava o rosto mais carinhoso de Deus tiveram uma grande influência na minha decisão de os escolher.

Porquê os Irmãozinhos de S. Francisco de Assis? O que mais me despertou desde sempre na Vida Religiosa foi a dimensão contemplativa, mas eu também queria a anunciar a Boa Nova partilhando os frutos da minha intimidade com Deus.
A Fraternidade dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis tem os dois lados da moeda, e assim arrisquei a dar a minha vida nesta «louca» história que Deus tem feito comigo ao longo destes 19 anos em que estou com os Irmãozinhos.

Depois deste “longo” tempo de enamoramento com Deus e na aventura que tenho vivido com os meus Irmãos, sobretudo a graça de viver com os meus Fundadores chegou a hora de dar o meu SIM para “toda a vida…”; só a Deus pertence o futuro e assim coloco-me nas Suas mãos para que Ele próprio seja o oleiro que aos poucos me vai moldando.

Durante estes anos tenho vivido entusiasmado ao pensar que posso ser um Irmão próximo daqueles que mais necessitam, saber que há um Pai que me (nos) ama e livremente poder gritar ao mundo “O AMOR TEM QUE SER AMADO”.

Com o coração repleto de alegria e com a alma inteiramente de Jesus digo a todos aqueles que me rodeiam, amigos e conhecidos, de perto e de longe:
BUSQUEI O AMOR DA MINHA ALMA, BUSQUEI-O SEM O ENCONTRAR.
ENCONTREI O AMOR DA MINHA VIDA, ABRACEI-O E NÃO O DEIXAREI JAMAIS.

Assim no próximo dia 29 de Abril na Igreja de Vila de Frades, pelas 11h farei a minha Doação Perpétua e conto com a vossa oração para que seja sempre fiel a Jesus e no mundo um Irmão para todos.
Sempre Amigo
Ir. Paulo Nunes

BARRAFLORES03A


Ir. Ricardo Borges

“O Espírito do Senhor Está sobre mim...”
Jo 4, 18


A HISTÓRIA DE DEUS comigo começou há muito tempo. «antes da fundação do Mundo» Deus me escolheu. (Ef 1,4). A minha com Ele começou no dia em que os meus Pais me levaram à fonte do Batismo para me tornar Cristão. A NOSSA HISTÓRIA de vida começa sempre antes de existirmos. Propriamente dito, tudo começa no Coração de Deus, mesmo que nós não saibamos disso!
Nasci na cidade do Porto á 34 anos, num lugar junto ao rio Douro. Lembro-me de ter tido uma infância feliz. Brinquei muito com os meus amigos, fiz muitas traquinices e fiz algumas partidas aos meus familiares, próprias de uma criança feliz. Tenho um irmão e sou o mais novo, venho de uma família com raízes católicas, mas não praticante, no entanto educaram-me nos valores cristãos da VERDADE, da HUMILDADE, da BONDADE e da GRATUIDADE e transmitiram-me a FÉ ao seu jeito.
Hoje, à medida que o tempo passa, compreendo melhor a graça que é a Família que Deus me deu. Foi dela que recebi muito do que me tornei, sobretudo dos meus pais. Foram eles que, com paciência – muita paciência, me ajudaram a crescer, a pouco e pouco.
Bem cedo comecei a travar amizade com JESUS, na catequese e nas várias atividades da comunidade cristã da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, na qual senti um forte apelo em seguir o MESTRE, ou seja uma vontade de me tornar cada dia mais CRISTÃO.
Na família não podia revelar esta força interior, desde então o meu AMIGO ESPECIAL (Jesus), começou a construir uma linda HISTORIA de AMOR.
Ainda adolescente tive a sorte de conhecer um jovem muito alegre e radical, através do seu testemunho de vida esse jovem fez-me um desafio muito forte para seguir JESUS ao seu jeito. Até então não sabia como segui-Lo, em que lugar, de que maneira fazê-lo. Tentei conhecer um pouco mais da sua FORMA de VIDA, pois este Jovem que me convidava a esta loucura de amor, é FRANCISCO de ASSIS.
Olhando para trás, sou capaz de ver, com clareza, as pessoas, as palavras, as circunstancias, as atitudes, os gestos com que a bondade e misericórdia de DEUS me iam preparando para o convite, mas confesso que até encontrar a resposta, (tão esperada) tudo se tornou nebuloso, confuso, perturbador.
Depois da busca constante e desenfreada, alguém me levou a participar num encontro de Oração no Santuário de Fátima, ainda hoje parece que sinto o momento em que no encontro MARIA me segredou: “FAZ TUDO O QUE ELE TE DISSER”. A certa altura no encontro fomos convidados a entregar as nossas vidas diante de um pedaço de Pão (Adoração do Santíssimo Sacramento) que o meu AMIGO decidiu colocar ao meu dispor para marcar a minha pobre VIDA. Este encontro transformou-me para sempre. Nesse mesmo lugar do encontro estava um jovem Irmão, este jovem frade pareceu-me tão diferente de todos os outros com quem já me tinha cruzado noutros lugares, parece-me que Jesus me empurrou para conversar com ele e para o questionar acerca da sua FORMA de VIDA, esse irmãozinho fez-me um convite a participar num Retiro bem longe do lugar onde decorria a minha história. Parti em direcção ao Alentejo, e contemplei um povo acolhedor e uma vasta planície verdejante em que parecia que a terra tocava o céu. Tudo bem diferente da realidade que em que eu vivia.
Lembro-me com saudade o dia, a hora, o lugar e as circunstancias em que começou o Retiro VOC, na casa de Santa Maria, das irmãs Oblatas do Divino Coração. Numa oração da tarde novamente diante de JESUS presente na EUCARISTIA soou no meu coração o convite: “VEM e SEGUE-ME” (Mt 19, 21).
Ao longo dos dias, o silêncio, as palavras, observar os outros, o canto (sim, pois gosto muito de cantar) e de certeza a Oração de uns certos Irmãozinhos (aquele...aquele...), a sua ESTRANHA FORMA DE VIDA, a pobreza, a alegria no anúncio da BOA-NOVA foram fazendo com que as minhas certezas se tornassem numa fortaleza imbatível. PROVEI e GOSTEI.
No meu coração dirigi esta oração a JESUS: Olha Senhor, estou feliz por estar aqui e de os ter conhecido.
A porta da cidade estava escancarada, agora, e Deus entrou com poder e mudou tudo, do dia para a noite: no regresso para casa a felicidade inundava-me a alma e o estar ali junto daqueles Irmãozinhos era o melhor do mundo: que bom seria que não acabasse! Mas o futuro e o presente angustiavam-me: «Como fazer? Como dizer?» Tudo ELE resolveu, tanto em casa, como na Escola, como na minha alma, e serenamente...
Já lá vão 17 anos, desde a minha entrega ao AMOR, pois ao AMOR de Cristo só se pode responder com amor a QUEM por amor se entregou por mim.
Ao longo destes anos o Senhor foi trabalhando o pobre barro da minha vida, o seu ESPIRITO está sobre MIM e me empurra para anunciar e testemunhar ao mundo a FÉ em CRISTO RESSUSCITADO.
É verdadeiramente impressionante a forma com que os Irmãozinhos transformaram com muita paciência, o rumo e a história da minha vida, “como é maravilhoso estar com o irmãos”, (Sl 133) poder fazer todos os dias a experiencia palpável do AMOR de DEUS através dos IRMÃOZINHOS FUNDADORES assim como também pelos gestos, pela ternura, pelos olhares de cada irmãozinho da Fraternidade.
Quero dizer-vos que sou muito FELIZ na Fraternidade dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis!!!
No meu coração ressoa um forte grito de LOUVOR pela beleza da FAMILIA FISFA com a qual o SENHOR tem feito uma fantástica HISTORIA DE AMOR.

No próximo dia 29 de Abril numa das Paroquias onde a nossa Fraternidade realiza a sua VIDA MISSIONÁRIA vou fazer a minha Doação perpétua, ou seja confirmar e testemunhar diante da Igreja que quero continuar com todo o entusiasmo e alegria do meu coração a ser CRISTÃO que continuarei a gritar ao mundo: “O AMOR TEM QUE SER AMADO” (da regra fisfa).

E assim o SENHOR continuará a escrever a “nossa” HISTÓRIA de AMOR.

PAZ e BEM!
Ir. Ricardo Borges

Fontes: 

2 comentários :

  1. Olá amiga Dulce,
    Dois Tesmunhos de verdadeira entrega ao Senhor! São estes jovens que nos ensinam a verdadeira dimensão da vida e como a podemos preencher de uma forma tão rica na doação ao Senhor.
    A semana passada foi dedicada à oração pelas vocações e ontem Domingo do Bom Pastor.
    Oro para que estes dois jovens encontrem sempre nas suas vidas a força do Amor de Deus.
    Continuo a orar ao Senhor para que muitos mais jovens escolham este caminho de entrega a Deus, embora todos nós deveremos ser também à nossa maneira discípulos de Jesus.
    Um beijinho e muito obrigada por partilhar estes dois testemunhos.
    Desejo-lhe uma excelente semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  2. Lindas partilhas amiga.
    São estas partilhas que nos ajudam a compreendermos o verdadeiro amor de Deus.
    Parabéns para eles e que o Senhor os abençoe ao longo de toda a vida.
    Obrigada e que Deus nos dê muitas vocações.
    Abraço grande em Cristo.
    Deus sabe escolher-nos para a sua obra.
    Beijinhos
    Utilia Ferrão

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá