"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

domingo, 8 de abril de 2012

QUERO CONSOLAR JESUS

CRISTO VIVE. ALELUIA!
Ó Luz de Cristo ajuda-nos a crucificar os falsos brilhos da nossa vida e ressuscita em nós a pureza dum coração de criança.


Quero consolar Jesus!

Acorrentei-me a esta frase até me formatar ao seu sentido...
Afirmar que consolo Jesus, não o farei. Não sei se serão mais as vezes que O consolo ou as que O desgosto.
Mas creio que a partilha de toda a minha reflexão é uma das Suas vontades sobre mim…

Ó Senhor será que Te consolo?

Desprender-me e despojar-me de mim. Palavras que fizeram eco…

Em profunda oração, numa visita guiada, Jesus levou-me pela mão aos meus tempos de menina, resgatando-me memórias dum passado distante, trazendo-o à tona, tornando-o claro e presente.
Num contexto de vida diferente, mais dura mas muito pura como se quer que seja a infância, recordei a facilidade com que "farejava" e abraçava as causas. Depois de sinalizadas, percorria as ruas do meu bairro batendo a todas as portas, apelando à sensibilidade dos vizinhos com a esperança duma contribuição generosa até perfazer o suficiente para a necessidade da mesma; fosse a angariação para fazer um funeral ou uma ida ao médico de alguma vizinha - que por menos abonada - não dispunha de meios para se tratar. Ainda me recordo de “beber vento” pelas ruas com a colheita na mão, ansiosa pelo momento culminante da entrega ao destinatário. Quanta alegria…

Porque terei regredido a estas passagens de vida se elas dormitavam num sono de anos?
Acho que Jesus me quis mostrar que algures na travessia do meu crescimento perdi a simplicidade dum coração de criança - diamante em bruto - que se rendia à espontaneidade dos gestos sem os premeditar; talvez para me exemplificar que criança entrelaça a sua mão à do pai e segue-o confiadamente - até de olhos fechados - sem questionar.
Ao contrário do adulto que se encandeia no brilho dos polimentos trazidos pelas vivências experimentadas e cega entre o que julga saber e a verdadeira sabedoria; entre o certo e o politicamente correto e cai brutalmente aos pés dos medos e dos preconceitos.
"Não vos julgueis sábios por vós próprios" Carta aos Romanos 12, 16

E que pensará Jesus desta inércia encapuçada por uma aureola que reluz mas que afinal nem sempre é ouro?

Quer com certeza que nos desprendamos e despojemos dos brilhos fictícios que nublam a nossa pureza adormecida e torpe o avanço confiante no Seu caminho de mão entrelaçada na Sua e quer que lhe perguntemos:
Senhor, que queres que eu faça para Te consolar?

Fiz-lhe esta pergunta tantas vezes como as que me neguei à certeza de que O consolo.
Sinto-me muito pequenina e acho duma pequenez o que fiz ou faço.
Mas a minha mão aperta a de Jesus cada vez com mais necessidade de A sentir e rezam os meus pés à medida que O tentam seguir. Sigo-O ao sabor de tantas "quaresmas" e "calvários" que me dão a provar o fel das tribulações. Mas que também eleva a minha alma e todo o meu ser para um plano inexplicável de comunhão, luz e paz...
Nesta Quaresma de forma muito intensa, mas imensamente esclarecedora da Sua vontade..
Quando o consolo?
Talvez quando carrego os meus "meninos de idade" até à Capelinha do Lar para beber da seiva da Sua Palavra  pela mão da nossa Querida Mãe do Céu, ou quando me abeiro das suas camas e lhes reavivo a oração que a memória desbotou; Quando os abraço, canto ou simplesmente escuto e limpo as suas lágrimas; Quando os “trago” gravados no coração e os entrego à oração porque não me consigo dissociar dos seus sofrimentos; Quando os “encomendo” à Sua misericórdia no momento derradeiro da partida para a vida eterna.
"Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram."

É-me confirmado de que estes gestos agradam e consolam Jesus ao sentir no coração aquela alegria de criança, lembram-se? A de “beber vento” pelo caminho de regresso.
A única diferença é que de imediato substituo essa alegria pelas sensações cruzadas de impotência e/ou culpa, por não ter aberto mais a minha tenda e alargado - ainda mais - o meu espaço de forma a receber sempre mais um no tempo e disponibilidade que lhes dou.

São Vicente de Paulo dizia:
"Amemos a Deus, irmãos. Mas à custa dos nossos braços e com o suor do nosso rosto."

E como posso eu dizer que O consolo, se o meu progredir é intermitente? E Jesus com a Sua infinita paciência e incondicional amor continua a ter que segurar as minhas mãos para que eu não cruze os braços e a erguer-me sempre que os meus pés se colam ao chão do caminho...
Mas louvado sejas, Jesus, porque o fazes. Que seria sem Ti? Nada de nada.


Obrigada a todas as amigas, mas principalmente à Filha de Maria pela iniciativa e convite. Dou graças por ter aceite pelas enormes graças daí advindas. Bem hajam!
Santa Páscoa em Jesus Ressuscitado

8 comentários :

  1. Olá, querida
    Amanhã posto a minha Pascoela... com muito carinho...
    Feliz Páscoa!!!
    Bjm fraterno e festivo

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga Dulce,
    Fechamos como se costuma dizer com chave de ouro! E como o Senhor está consolado com o seu testemunho".
    "Ainda me recordo de “beber vento” pelas ruas com a colheita na mão"!
    Que lindo...E hoje de uma outra forma continua a trilhar os caminhos de Jesus.
    Revigorados pela Sua Ressurreição continuemos a seguir o Seu Caminho com a esperança e a alegria de O sabermos um Deus connosco.
    Grata pela sua partilha e que Deus lhe conceda todas as bênçãos.
    Santa e Feliz Páscoa.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  3. Nada acontece por acaso e faço minhas as palavras da Ailime "Fechamos com chave de ouro!"

    Fui acompanhando esta caminhada, com várias anómalias técnicas, "turbulencia" por assim dizer... se fosse diferente, eu estranhava, eheheh!

    Que cada uma de nós, continue esta caminhada no seu próprio coração, e que tenhamos a coragem de o ir testemunhando, na nossa vida... nos blogues, etc...isto é certamente um caminho aberto a todos nós.

    Que seja tudo, para maior Glória de N. Senhor Jesus Cristo.

    Cristo Ressuscitou! Aleluia! Aleluia!

    ResponderEliminar
  4. Aleluia, aleluia, aleluia Ressuscitou!

    Já o dia vai longo, um dia sempre tão cheio para todos nós, tão cheio de alegria e eu sabia e ia lembrando-me de que tinha esta partilha para ler. Só agora tive oportunidade e aqui faz juz o ditado: mais vale tarde do que nunca.

    Logo no começo me rendi. (Lindo!) E não, não acredito que esse coração (generoso) de criança se tenha desvanecido em ti. Está escrito aqui e tudo o mais que possa ascrescentar podia soar já a 'implantes', artifícios e não devo arriscar. Só mesmo agradecer-te a bela partilha que nos dá bastante para reflectir. É como disse já antes em outro blog, um desafio para a vida (obrigada Filha de Maria!) e colho as "dicas" que nos deixas e como não podia deixar de ser. Obrigada por isso e por ter gostado tanto.

    E tudo para maior glória de N Senhor Jesus Cristo - Ressuscitou, Aleluia, Aleluia!

    ResponderEliminar
  5. Dulce, Jesus, de forma alguma quis lhe mostrar o que julgas ter perdido, mas ele mostrou-lhe o seu coração puro e que assim continua, mesmo que tenhas crescido e as pessoas não serem mais as mesmas, que tudo mudou e que não se pode mais estar fazendo determinadas coisas. Ele mostrou-lhe o que fazias para você entender que ele recebe tudo o que fazes hoje, com a mais intensa alegria de outrora como dizer as lindas palavras que só você sabe fazer, acompanhar os idosos, consolá-los, enfim ele vê toda a sua dedicação com o mesmo empenho que fazias antigamente. Mudou o modo, mas as ferramentas da sua doação continuam. Que a alegria da Ressurreição brilhe em seu semblante sempre! Beijos !

    ResponderEliminar
  6. Venho tarde, mas sabia que ao vir aqui enchia o meu coração com mais um testemunho de verdade.É curioso, porque sem combinarmos nada,todas reflectimos sobre um aspecto diferente.A etapa final da vida é sempre muito descurada por todos.Foi gratificante saber o modo como te entregas diariamente a dignificar a vida daqueles que contribuiram com a sua própria vida par a o bem comum.
    Uma partilha muito boa ao relacionares os teus tempos de menina com os de hoje.
    Muito obrigada a todas por terem contribuído para que a minha Páscoa fosse enriquecida com experiências de vida únicas.
    Um abraço enorme alargado a todas.
    Rssuscitou!Ressuscitou verdadeiramente nas nossas vidas.

    ResponderEliminar
  7. Olá, querida
    Já postei a minha participação e passo pra lhe desejar uma Feliz Pascoela com o coração transbordante de paz e alegria...
    Bjm pascal

    ResponderEliminar
  8. As sementes que Jesus coloca no nosso coração de criança nunca morre; pode adormecer, em qualquer altura, mas Ele a fará ressurgir novamente. É o que acontece consigo neste momento, por isso a Dulce é a pessoa especial que é. E penso que consola Jesus muito bem.
    Bj, aleluia

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá