"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

sábado, 28 de novembro de 2009

AJUDAR? INFELIZMENTE NEM TODOS


Hoje às 11h apresentei-me com a minha sobrinha numa superfície comercial para render duas colegas na recolha de bens alimentares para o banco alimentar.
Enquanto faziamos a rendição passam dois senhores engravatados e uma miúda toda muito produzida e um deles extremamente estúpido, mandou-nos tirar dali os carrinhos. Nós, surpreendidas, nem entendemos logo à primeira o porquê, mas uma das senhoras, sem papas na língua chamou-lhe mal educado. Só depois percebemos que por detrás de um dos carrinhos estava um balcão duma entidade bancária arrumada à parede, onde eles iriam começar a trabalhar tentando impingir às pessoas cartões de crédito. Claro está que desentupimos de imediato o espaço dos senhores e durante o tempo que lá estivemos, eu e a minha sobrinha dividimos o espaço com aquelas três pessoas. Foi difícil! Porque principalmente aquele mal-humorado às tantas passou a ficar à frente da minha sobrinha como se estivesse disputando clientes.
Fiquei observando...os sorrisos com que se dirigiam às pessoas tentando impingir o seu "produto", a simpatia forçada que talvez por isso mesmo, nem chegou a ser convincente...mas fiquei triste pela atitude insensível que demonstraram...
Mas logo passou, porque a maior parte das pessoas, muito embora ele as interceptasse primeiro, ignoravam-no e só faziam uma paragem para levar um saquinho.
E como será que ele me trataria agora se eu lá fosse? Se não me conhecesse olharia para mim como uma potêncial cliente...e eu que faria? Humm...deixa lá ver...Talvez lhe perguntasse se ele me reconhecia, se dissesse que não, ia buscar um saquinho e punha-lho na mão.


11 comentários :

  1. Ai a concorrência!...

    Na verdade também fiquei surpreendida com essa colheita de alimentos...
    Um banco a pedir não percebi...
    Levei o saco, era por uma boa causa, só agora me lembro que me esqueci de meter algo lá dentro, e se não fosse a Dulce nunca mais me lembrava.
    Bom será para a próxima...
    Penso que há lugar para todos, mas tem que haver é respeito e entendimento. Espero que a colheita tenha sido boa...
    Beijinhos
    Utilia

    ResponderEliminar
  2. Tens razão titi, não foi muito fácil ter aquele "senhor" à minha frente a tentar interceptar as pessoas primeiro que eu mas, o Banco Alimentar é uma causa muito mais válida do que impingir cartões de crédito, por isso é que a maioria das pessoas "fugiam" deles e só aceitavam o saquinho do Banco Alimentar que eu lhes oferecia.
    É claro que o sorriso da xubinha era muito mais bonito do que o do tal... "senhor" e isso também contribuiu para que tantas pessoas aceitassem o saquinho. Ahahahah (brincadeirinha da xubinha)

    Um bjinho titi e amanhã estaremos lá outra vez para dar a nossa contribuição a esta bonita causa.

    ResponderEliminar
  3. infelizmente amiga á gente antipática e mal educada em todo lado ,[não viste isso no meu texto eh eh] não des importançia a essa gente amiga , que não vale a pena .
    o que realmente importa é que as pessoas ajudaram o banco alimentar ..
    e parabéns a ti amiga por ajudares.

    beijocas grandes .

    ResponderEliminar
  4. ps- esqueci-me de dizer , um bem aja a ti e a tua xubinha por este acto tão bonito de ajuda aos mais desfavorecidos .
    vocês as duas têm a minha admiração ..

    jocas ás duas ...

    ResponderEliminar
  5. Dulce,

    Atitudes humanitárias assim me deixa muito feliz. Saber que há pessoas que se preocupam com o próximo e não somente se preocupam, fazem a diferença. Pode ter certeza que alguns contratempos podem aparecer, ora para nos fazer desistir, ou quem sabe desanimar e nos entristecer. Mas o amor ao próximo fala mais forte. E não há paz maior no coração quando nos sentimos de dever cumprido.

    beijinho, parabéns pela atitude.

    Gisele.

    ResponderEliminar
  6. "Os cães ladram e a caravana passa".O que importa é sermos solidários e quem como as minhas amigas aderem de coração aberto essa NOBRE causa, só têm o meu reconhecimento e o meu agradecimento.BEM hajam!Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Dulcinha
    Não é só cantar... espirito...
    É que agora há uma outra tarefa
    para concretizar...
    Se for possivel,Vai aos meus comentários e deixa a tua resposta.

    Beijinhos amiga e que Deus te abençoe.
    Que a colheita seja hoje como o milagre da pesca...
    Gosto muito da biblia e nem sei porquê mas há dias assim...simplesmente para te dizer que fiquei encantada ao ler este versiculo.
    Vou pensar nele
    "Provérbios30:33
    Como o espremer do leite produz queijo verde, e o espremer do nariz produz sangue,assim o espremer da ira produz contenda."
    Utilia

    ResponderEliminar
  8. Tia e sobrinha são maravilhosas,por participarem em tão nobre causa,o meu grande respeito por quem o faz.Já o mesmo não se pode dizer desse cavalheiro,porque há lugar para todos,bastava ir para outro espaço e dar a oportunidade a quem faz o bem ao próximo, coisa que não era de maneira alguma o que ele ali estava a fazer.Mas enfim...
    Sabe eu tambem já tive vontade de me inscrever como voluntária nessa acção do Banco Alimentar,mas fico sempre muito indecisa,isto revela que estou muito abaixo da vossa perfeição humana,é como diz a NOVA CIVILIZAÇÃO tem de se ter atitudes e não só preocupação com os desfavorecidos.Ainda me falta muito para ser uma pessoa melhor.
    Bem hajam a pessoas como vós.
    Ana do horizonte

    ResponderEliminar
  9. Um beijinho grande para todas do fundo do coração e uma palavrinha especial para a amiga Ana.
    Minha querida amiga vou falar por mim. Perfeição humana não existe e eu parece-me que quanto mais ando e me esforço mais imperfeita e longe estou. Faço tão pouco e sei que podia fazer muito mais. Por isso peço a Deus a cada dia para continuar a superar o meu "eu" de ontém, para que hoje eu seja um pouco melhor, porque sem Ele nada sou e nada faço.
    Mas a minha amiga com esse coração de manteiga como eu já vi que tem, com certeza ao longo do seu caminho já foi chamada para o "serviço". Nem sempre são coisas aparatosas e grandes. Basta um gesto, um sorriso, uma presença na altura certa. Ainda nunca lhe aconteceu? Estar onde fez muita falta e receber a alegria no coração por tê-lo feito? A solidariedade são pequenas/grandes coisas e essas de certeza já muitas vezes as fez.
    Beijinho do coração.

    (Ps: Esta sua frase diz tudo de si:"Ainda me falta muito para ser uma pessoa melhor".)
    Esta humildade emocionou-me.
    Obrigada pela lição que aqui deixou.
    Bem-haja.

    ResponderEliminar
  10. Ah, já agora, ontém, domingo, a recolha correu muito melhor. Continuamos dividindo o espaço com as mesmas pessoas, mas aqui para nós a minha sobrinha ia tão bonita que um deles até meteu conversa. Humm...até lhe olhou pró anelinho de curso no dedo e perguntou que curso tinha tirado...
    eheheh.
    jinhos xubinha linda

    ResponderEliminar
  11. Ai... ai... titi brincalhona. lol

    Jinhos prá minha titi do coração!

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá