"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

domingo, 7 de fevereiro de 2010

NA CORDA BAMBA

Quem não gostaria de saber de antemão qual a decisão mais correcta a tomar perante as indecisões? Todos nós! Eu incluída. Não me considero corajosa nem tampouco arrojada nos pensamentos e atitudes, no entanto, como todos, sou obrigada a tomar decisões das quais à priori não sei quais as consequências. E se é verdade que as recebo como uma progressão nesta escalada/vida, não é menos verdade que por vezes ela se faz de lágrimas e dor, de recuos e investidas, poderei mesmo dizer que continuo com “dores de crescimento”.
Cada passada dada é recheada de lutas e dispêndio de energia, quer pelo passo em si, quer pela reacção que suscita. As consequências levam-me a ficar suspensa como se estivesse numa corda bamba e na eminência de cair, então paro, readquiro a firmeza e prossigo.
Mas prevalece uma certeza, ainda que os meus passos sejam vacilantes, cheios de erros e o meu coração nem sempre me fale sem interferências, ainda que na corda bamba, sei que tenho uma rede que me ampara se eu desequilibrar ou cair: JESUS!
Jesus é a minha rede. Aquela, que por ter malhas apertadas serve de escudo protector, atenua as minhas quedas mas também filtra e depura todos os meus passos, não deixando passar sem correcção os meus erros ao mesmo tempo que invade o meu coração de alegria depois dum passo correcto.
Hoje revejo principalmente os errados e são tantos que senti como minhas as palavras de Simão quando caiu aos pés de Jesus, dizendo: «Afasta-te de mim, Senhor, porque eu sou pecador!»
Hoje sinto-me caída aos pés de Jesus, peço-Lhe perdão pelos passos errados mas também por aqueles que não dei. Peço-Lhe perdão pelas vezes em que deixei que o medo vencesse a minha/Sua vontade e também por aquelas em que deixei que o comodismo me travasse. Peço-Lhe perdão, pelo abraço que ficou retido na intenção, pela palavra que não se soltou e por aquela que deveria ter guardado. Peço-Lhe perdão acima de tudo, porque nem sempre consigo deixar a minha barca na praia para segui-Lo, como fez Simão.
Mas hoje e apesar de caída, solto lágrimas de alegria, porque se Jesus me tocou desta forma é porque está vivo e activo no meu coração, dizendo como disse a Simão: “Não temais

Dulce

25 comentários :

  1. Pois é titi, estou a ver que hoje Jesus tocou-nos da mesma forma.
    Ao ler o que escreveste, chorei...
    ... lágrimas de alegria.

    Obrigada Senhor por estares tão presente no meu coração!

    Obrigada Senhor por dares à minha titi o Dom de transpor para o papel tudo o que lhe pões no coração.

    Obrigada titi por seres um dos meus faróis...
    Adoro-te!

    ResponderEliminar
  2. Tenho seguido com muito agrado e interesse o "Degrau de Silêncio" com reflexões envolventes que fazem meditar. Esta é mais uma que nos põe a pensar. A imagem de Jesus como a rede que nos ampara, como escudo protector, é extraordinária... Parabéns. Uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. adorei a tua reflexão amiga querida , sinceramente
    eu queria ter muitas palavras para comentar este texto tão verdadeiro e profundo , mas essas palavras não saiem , por isso fico assim em silênçio a meditar no que aqui nos deixas-te , digo-te apenas que gostei muito de te lêr.
    obrigada por partilhares comnosco ...
    mil beijinhos do coração minha amiga querida ..

    ResponderEliminar
  4. Feliz de ter te encontrado no Manancial! Dulce, foi engraçado... eu estava lendo e pensando "Ah, Dulce, a vida é uma corda bamba para todos nós mas sortudo é quem tem Cristo como rede de proteção". E aí vi a sua conclusão: É Ele que está abaixo da corda bamba e se caímos, vamos direto para os seus braços! A maioria das decisões que tomamos é às cegas. Eu sempre peço à Deus que me oriente e fico atenta às pistas que Ele me dá. Bjks e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. "Não Temais..."

    Diante a toda tormenta como é bom sentir e ouvir essas palavras... Como é bom descobrir que é na fraqueza que nos tornamos mais forte. Como é bom descobrir -se vivos mesmo quando estamos despedaçados e reaprendemos a viver e que a vida começa agora. Como é bom quando julgados, perseguidos e crucificados aprendemos a recolher todos os nossos sonhos e prosseguir pois tú Senhor nos diz... Não Temais!

    Querida Dulce obrigada por essa partilha linda. Fizeste reviver momentos da minha vida a passos curtos, passos lentos mas que hoje estão a se transformar em um doce caminhar !

    beijinhos,

    Gisele

    ResponderEliminar
  6. Minha querida xubinha,
    o Senhor surpreende-nos na maneira como nos move sem nos aperceber-mos. E é lindo e muito gratificante ver que fomos instrumentos da Sua vontade.
    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima pela forma como nos conduzem e nos unem.
    Adoro-te minha xubinha "luz"
    bjinhos do fundo do meu coração

    ResponderEliminar
  7. Sr.Pe Manuel Gonçalves,
    é sempre para mim uma honra a su visita e saber que o Sr segue este meu modesto cantinho com interesse faz-me louvar a Deus, porque levo como um sinal de continuação neste caminho que encetei apenas por Jesus.
    Muito obrigado, que o Espírito Santo o ilumine para continuar a iluminar-nos com a sua entrega

    ResponderEliminar
  8. Teresinha, minha querida amiga, sabes entre nós já não vão sendo preciso muitas palavras para nos entendermos, por isso entendo-te muito bem:)
    Mil beijinho do...coração

    ResponderEliminar
  9. Olá Tetê
    pois é verdade Jesus é mesmo a nossa protecção. Às vezes fico pensando nas pessoas que ainda não o encontraram...tão perdidas e desamparadas se devem sentir..
    Um beijinho grande. Gosto muito de beber do seu manancial

    ResponderEliminar
  10. Gisele, minha amiga do outro lado do oceano:)
    Tão bom receber-te, estás sempre presente como verdadeira amiga que és. Obrigado.
    Sabes, muitas são as vezes em que abro a Bíblia ao acaso e deparo com essa frase: "Não temas" e acalmo os meus medos. Deus é assim, dá-nos o alento com a palavra certa na hora certa.
    Um bjinho grande amiga

    ResponderEliminar
  11. Dulcinha
    Gostei muito de ler este texto
    Obbrigada
    É que ele tocou a minha sensibilidade.
    Beijinhos e Louvado seja Deus.
    A amiga
    Utilia

    ResponderEliminar
  12. Amiga Dulce,
    Que sublime reflexão que me deixou em silêncio, a reflectir...sobre como ainda não sei muitas vezes, a maior parte das vezes, agir como Jesus nos ensinou!
    Como a minha noite é ainda tão escura!
    Como tenho ainda tanto que caminhar e aprender para de degrau em degrau me ir aproximando do Senhor!
    Grata por esta partilha de Fé e amor que dedica ao Senhor da Vida!
    Um beijinho de gratidão.
    Com amizade,
    Emília
    (Ailime)

    ResponderEliminar
  13. amiga , sim amiga Dulce á muito que nao vinha ver o teu (NOSSO)degrau do silencio pois na corda bamba a vida é essa corda mas a rede que nos portege da queda da corda bamba é maravilhosa .Já tinha saudades um beijo para ti e para a Isabel ate breve.Joao GRANDOLA

    ResponderEliminar
  14. Amiga Utilia, que bom que tocou a tu sensibilidade, mas tal só acontece porque és uma pessoa sensível e estás no mesmo caminho que eu. Só assim me poderias entender como o fizeste.
    Obrigado minha amiga.
    bjinhos grndes

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga Emília.
    Tal como você tmbém eu tenho muito para caminhar e vou de degrau em degrau, tal como você também por vezes tenho momentos escuros e nem sempre sei seguir Jesus como Ele merece. Todas estas reflexões são isso mesmo: retalhos duma caminhada repleta de altos e baixos, de luz e névoa, onde falho muitas vezes mas tenho a certeza de que quero continuar, tal como a Emília.
    Um beijinho em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  16. Meu querido João, como é bom ter-te aqui...as lágrimas soltaram-se, já sabes que eu sou assim. Mas chama-lhe saudades.
    Fico feliz quando penso que em breve iremos pela mão de nossa Mãe, calcorreando caminho até o Seu Santuário.
    Fico feliz quando penso que mais uma vez iremos todos juntos orando e louvando ao nosso bondoso Jesus.
    Eu não dou o beijo à mana Isabel porque sei que ela vem c´espreitar e vai encontrar-te aqui e tal como eu o brilhinho no olho aparece...isto é tudo farinha do mesmo saco e tu incluido.eheh. Fica na paz de Jesus e de nossa Mãe Maria Santíssima.
    Peço que Ela nos prepare o caminho para que possamos de novo peregrinar todos juntos e mais alguns

    ResponderEliminar
  17. Querida mana,tambem eu na missa do domingo passado me senti muito tocada, tanto por as leituras como pela homilia, mas não menos me tocou a tua reflexão anterior como minha, como tambem esta tua reflexão...é verdade mana, a nossa caminhada na vida é assim mesmo, na corda bamba, mas sempre com a certeza de que temos a proteção e o amparo amoroso do nosso querido Jesus e da nossa Mãe do Céu.
    Mana como tu entras no meu coração!..
    Um abracinho dos nossos na paz de JESUS E MARIA.


    SR. PADRE MANUEL!

    È com muita alegria que o encontrei de novo neste cantinho da minha irmã, que Graças a Deus é tambem de todos nós.
    Sr. padre, lembra-se certamente de uma postagem que aqui, a minha Dulce deixou com o titulo ( Como será que Deus me vê) embora com algum atrazo não quero deixar de lhe agradecer o comentario/reflexão que o sr. nos deixou, o sr. no final disse que Deus nos vê sempre com AMOR. Sabe! dias depois numa das minhas visitas ao lar de idosos onde eu visito essencialmente os que estão acamados, na tentativa de os fazer sentir amados e acarinhados..uma senhora muito doente e á muito tempo camada agarrou as minhas mãos, olhou-me nos olhos com tanto amor! beijou-me as mãos, e beijei-a na testa e tambem nas suas mãos, olhava-me intensa e amorosamente como estando a dar-me uma mensagem apenas com o coração, senti que me inturrugava com o seu olhar carregado de amor, como a perguntar-me se eu estava entendendo? Sem palavras apenas transmitindo-me um AMOR tão Grande com uma expreção tão doce, que no meu coração senti que Deus me estava a olhar através daquela sua filha tambem ela crussificada naquela cama. Em todo o meu Ser eu senti a confirmação das suas palavras... ( apesar de eu já o saber ), mas há ocasiões na vida em que necessitamos de sentir mais intensamente que apesar dos nossos erros, Deus nos olha com Grande Amor, pois DEUS É AMOR...como nos poderia olhar de outra forma...tenho esperado o momento que JESUS nos proporciona-se para dar este meu testemunho e foi hoje o dia que o nosso BOM JESUS escolheu.
    Para mim o sr.padre é um exemplo de humildade e de grandeza de alma...o sr. como padre poderia dar-nos uma lição, mas como sempre humildemente se coloca ao nosso lado refletindo em conjunto connosco, tenho acompanhado o CARITAS IN VERITATE com muito gosto e tenho aprendido muito tambem consigo
    muito obrigada sr. padre Manuel Gonçalves

    Um abraço de irmã em Cristo JESUS

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  18. QUERIDO AMIGO JOÃO
    Que alegria senti quando te encontrei neste nosso ponto de encontro.
    Falar do nosso amigo João, é tão facil...
    Jovem começou a caminhar como peregrino no mesmo ano que nós, não nos conheciamos, talvez até passassemos despercebidos entre tantos peregrinos durante algum tempo, até que em Coruche fomos recebidos por um grupo de jovens que nos vieram servir o jantar e depois para nos animar esse jovens começaram a cantar e a tocar viola, estava um bébé com eles...foi então que reparei que o João olhava para o bébé e as lágrimas corriam-lhe pelas faces, dirigi-lhe uma palavrinha e fiquei sabendo que ele era pai de um menino á pouco tempo e que a saudade do filho estava mais viva dentro dele ao ver aquele menino. O João é quase da idade do meu filho, confesso que a nossa amizade começou nesse momento acompanhada de um grande carinho maternal que sinto por ele. À medida que o tempo foi passando essa amizade ficou mais sólida, não só comigo, como tambem com todo o grupo de SINES.
    Quando fazemos o percurso até GRANDOLA o João vem sair-nos ao caminho trazendo-nos água, sumos, bolos e, o melhor de tudo a sua grande amizade e disponibilidade sabendo nós da sua vida tão ocupada maior é o valor que lhe damos.. depois vamos almoçar ao seu restaurante ( o Bife do Peru )em Grandola onde nos tem apoiado com a sua mãe, a querida Celeste fazendo até a festa de aniversario do meu querido filhote, obrigada de todo o meu coração por os momentos que me proporcionaram. Curiosamente os nossos primeiros passos a sair de Alcacer ficaram registados numa foto ao lado um do outro, tal como tantos percursos em que o João se une ao grupo de Sines partilhando os sentimentos comuns que temos na fé, na familia, na vida.
    Obrigada por tudo meu amigo

    Um abraço de irmã em Cristo

    Obrigada MEU JESUS e NOSSA MÃE DO CÉU POR TANTAS GRAÇAS RECEBIDAS
    EU TE LOUVO E TE BENDIGO MEU DEUS POR TUDO.

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  19. Obrigada MEU JESUS por teres posto no meu caminho estas amigas que souberam mostrar-me o TEU AMOR.

    ResponderEliminar
  20. Mana querida,
    comecei o dia agradecendo!
    Abri o blog e deparo-me com esta riqueza de amor que aqui derramaste em jeito de comentário mas que são partilhas testemunhadas com tanto amor que o sinto em mim. Fiquei durante muito tempo só agradecendo a Deus por te ter dado a coragem de o fazeres e por teres descrito o "nosso" joão tal qual como ele é: um amigo que nos apoia, um irmão de fé que connosco caminha para Jesus, pela mão de nossa Mãe.
    Obrigado mana pela forma pura, linda e sentida com que testemunhaste, são estes os momentos que nos fazem seguir em frente com mais força no caminho que Deus traçou para nós.
    Bjinhos do coração mana querida.

    ResponderEliminar
  21. Minha amiga Céu.
    Também eu agradeço a Deus o facto de me ter dado uma amiga assim.
    Consigo aprendi, sensatez, postura de vida, lealdade e muitas outras ficarão por dizer...
    Consigo aprendi a escrever, minha professora do coração. consigo continuo aprendendo a escrever minha professora e agora também amiga do coração. É para mim/nós, uma alegria imensa ter connosco uma amiga sempre pronta a estender mão quando precisamos. Dizem que aos amigos não se agradece, mas eu sem lhe agradecer digo apenas: estou infinitamente grata!
    Um abracinho daqueles bem apertadinhos, que saltam uma lagrimita:)

    ResponderEliminar
  22. Amiga Dulce;

    que bem me faz vir visitá-la.

    Que Deus N. Senhor continue a abençoá-la.

    Beijinho fraterno

    ResponderEliminar
  23. Olá Dulce!

    Fiquei encantada ao ler esta tua partilha. Continua! E que o Senhor te abençoe e te encha, infinitamente, dos Seus dons!

    Um beijinho em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  24. Canela, que bom que te faz bem visitar-me, porque a tua visita também me sabe muito bem.
    Deus te abençõe e te ilumine nas tuas decisões.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá Mariam,
    Também eu te desejo que Deus te abençõe e que a luz do Espírito Santo incida sobre ti.
    Um abraço em Cristo e Maria.

    Ps: Sabes, por momentos quase escrevo mal o teu nome, é que a minha filhota chama-se Miriam:) é só diferença duma letra*_*

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá