"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

segunda-feira, 8 de março de 2010

IRMÃ/CORAGEM

PARA TI QUERIDA MANA


Há momentos em que se torna prioritário fazer algo, em que sinto que é chegada a hora de não adiar mais o inadiável.
Neste espaço, acima de tudo dou primazia ao amor. Aquele que me faz mover e avançar. É ele o meu amor a Deus, o amor que tenho à minha família e a todos os que me rodeiam. Em síntese, deixo escorregar nestas páginas retalhos da minha vida, esperando que de alguma forma acrescentem algo a quem me lê e que, aqui e ali, numa palavra, numa frase, alguém reflicta, aprenda ou tome consciência de algo que contribua para o seu crescimento.

Hoje vou escrever sobre uma pessoa muito importante para mim e que pelos contornos da sua vida, se tornou um exemplo de força, luta e fé. Uma pessoa que pelas suas limitações de saúde não consegue ler o que eu escrevo de maneira normal e muito menos comentar. Que não peregrina até nossa Senhora de Fátima da mesma forma que nós (suas irmãs e filha) e que por isso escapa e passa despercebida a quem não a conhece, ou não sabe o seu percurso de vida.
É para a minha querida mana ALICE que escrevo.
Hesitei, porque ao fazê-lo terei que falar das suas limitações, aquelas que tão bem trapaceia e contorna com os mais variados esquemas, que acabam por passar ao lado dos menos atentos, tornando-se perceptíveis apenas a quem convive com ela diária ou directamente.

Talvez comece exactamente por aqui, pela forma como ela aproveita os 25% de visão que lhe resta. Exemplificar, como faz uma pessoa que apesar de tanto gostar do que escrevo, não pode tirar partido do simples gesto de abrir o computador e ler o que vou fazendo desfilar conforme me bate no coração.
Como atenua este obstáculo? Fica dependente da leitura da filha que pacientemente lê e relê as vezes que ela precisa e depois espera ansiosamente as fotocópias de tudo (até dos comentários), com letras bastante ampliadas. E é vê-la com o auxílio duma forte lupa, buscar o ângulo mais propício e deliciar-se enlevada na leitura. Emociono-me quando vejo os dossiers onde guarda todos os meus registos (até aqueles que por aqui não passam), cuidadosamente alinhados e expostos numa prateleira como se de um tesouro se tratasse. 
Por vezes detenho-me a olhá-la, observo-a quando disfarçadamente percorre as moedas com os dedos para as identificar e só em último recurso pede ajuda, ou quando teima em pegar na agulha para pregar um botão e parece que tem nos dedos a visão que os seus olhos há muito perderam. Fico observando a forma como teima em render-se à sua condição limitada. Como disse, não, à dependência duma bengala. Como resiste ao facto de não poder fazer caminhadas, a forma como passou por inúmeras provações de saúde e não só, sem nunca beliscar a sua fé em Deus.

Caminha nas tribulações com os pés assentes no amor, esses pés que a levam de maneira diferente mas não menos preciosa, até Fátima, mas que preparam antecipadamente a nossa estadia e esperam por nós à nossa chegada com os olhos brilhantes de felicidade e os braços abertos para nos enlaçar. Hora emotiva essa…em que pega no seu bordão e se junta a nós, calcorreando os quilómetros que restam até o Santuário, de mão nas nossas mãos, guiada por nós até aos pés da nossa Mãe que nos espera e acolhe.

Mana querida, preciso de ti! Do teu exemplo de vida, da tua força. Da luz que vejo no teu olhar quando o meu está apagado. Da palavra que me acolhe quando as minhas me faltam. Do abraço que me faz sentir amada na hora certa. Do teu incentivo que nos estimula a cumprir o desejo da nossa mãe: ver as filhas sempre unidas. Hoje, não me é difícil olhar o céu e ver nele o sorriso aberto e feliz da nossa mãe quando nos via juntas...
Obrigado mana!


Neste dia internacional da mulher, descrevo-te orgulhosamente como exemplo de vida a todos que por este nosso espaço passem.
Irmã/Mulher/Coragem!

Da mana caçula
Dulce

23 comentários :

  1. Parabens
    Um texto simples mas muito expressivo e trazendo à mistura uma grande lição de vida.
    Afinal, nós que temos tudo e damos tão pouco, que recebemos tanto e nada partilhamos.
    Obrigado por estes momentos de verdadeira oração e de uma fé sem limites nem cores.
    Um beijo para essas mulheres coragem de vida e amor.

    ResponderEliminar
  2. olá Amiga,
    Fiquei muito emocionada ao ler este texto, muito bonito, grande exemplo de amor e união, que eu testemunho .
    Sabes, vou dizer-te baixinho: eu também gostava de ter manas assim. Mas,...
    De luta e esperança se constroi a nossa vida, irei lutando e pedindo à Mãe do Céu essa graça .
    Um beijinho a todas sem esquecer a Analu.
    Feliz dia da Mulher
    C.Gonçalves

    ResponderEliminar
  3. Que dia tão especial para uma leitura destas.Grande exemplo de mulher para todas nós que nos lamentamos sem nos vermos privadas de nada.Foi o presente mais bonito que recebi hoje Dia da Mulher.Foi aquele desejo de vir ao blog da Dulce e receber esta lição de vida que nos obriga a reflectir.
    São mulheres como a Alice e suas irmãs que hoje e todos os dias merecem os Parabens.
    Obrigada Dulce foi lindo o amor que presenciei neste texto,entre irmãs,mas tambem de mãe e filha.
    Para estas quatro mulheres maravilhosas Deus as abençoe.
    Um enorme beijo
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Amiga,

    sem palavras... simplesmente obrigada por partilhar esse magnifíco testemunho de vida!

    beijinhos no coração,

    Gisele

    ResponderEliminar
  5. Á MINHA QUERIDA MANA ALICE

    Á algum tempo atrás pediram-me que descreve-se a minha Alice em poucas palavras, não foi fácil descrever a sua grande história, tão resumidamente mas tentei e, agora prestando-lhe tambem a minha homenagem como exemplo de mulher neste dia, aqui a partilho tambem.

    A minha irmã Alice,
    Para mim é um grande exemplo de luta e de coragem.
    Ficou viuva aos 47 anos e com a filha na universidade, era desde que casou dona de casa e depois teve que lutar pela vida; Quando já estava adaptada e a gostar da nova profissão, começaram a agravar-se os problemas de visão de tal maneira que ficou sem ver, ficando assim impossibilitada de trabalhar. depois de várias cirurgias e de ficar a ver muito resumidamente, empreendeu uma grande luta pela sua autonomia e hoje, quem não sabe quase não nota que ela vê tão mal. Na nossa terra faz uma vida quase normal, só quando vai para fora da terra, como são sitios a que não está habituada, é que precisa de companhia
    A minha querida irmã que parecia tão frágil, mostrou que na luta é um exemplo de coragem...mostrou que querer é poder!

    E POR TUDO TEM PASSADO CADA VEZ MAIS FIRME EM DEUS, PERCORRENDO UM CAMINHO QUE ELA "VÊ" COM OS OLHOS DA FÉ E DO AMOR, SEMPRE COM JESUS E MARIA NO CORAÇÃO

    MANA ALICE, ÉS UM GRANDE EXEMPLO DE VIDA, POR TUDO ÉS UM GRANDE EXEMPLO DE MULHER que eu amo muito

    Beijo cheio de amor da mana Belinha
    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  6. ai amiga , só tu para me deixares assim , com uma lágrima no canto do olho , ai meu deus ...
    lindo testemunho de amor , uma homenagem que pelo que li é mais que merecida , para uma mulher que é uma verdadeira heroína da vida ..
    beijinhos para as manas todas , e em especial para ti minha querida amiga.
    jinhos do coração é claro ..

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga Dulce;

    que lindas manas que vocês são!

    Esta partilha é um hino, um hino á vida, ao amor... mais não digo, está lá tudo!

    Beijinho fraterno e um especial á mana Alice!

    ResponderEliminar
  8. Alice Venturinha09 março, 2010 00:02

    Mana querida, as tuas palavras fizeram-me chorar mas não foi de tristeza, foi um choro com o coração cheio de amor, de humildade e agradecimento.
    Agradecimento e louvor a Deus, ao nosso amigo Jesus e à nossa Mãe do Céu, grande mãe e companheira que me tem ensinado e ajudado a aceitar as coisas bem difíceis da minha vida. Ensinou-me como se pode ver bem com os olhos da alma e sentir com as mãos e o coração.

    Como a nossa querida mãe, que se encontra no cantinho que Deus lhe destinou, está feliz por ver que o amor que ela plantou e fez crescer entre as suas filhas queridas, tem florido. Um florir sem fim, um amor que temos transmitido aos nossos filhos e que eles tão bem têm aceitado.
    Agradeço-te mãe querida, pelo amor, valores e por tudo aquilo que nos ensinaste.

    Para as amigas e amigos que se comunicam através da net com essa corrente de amor e amizade, eu, embora na retaguarda, estou sempre junto a vós e só tenho Graças a dar a Deus por ver tanto amor, tanta partilha.
    Sinto-me uma pessoa abençoada, mesmo nas alturas mais difíceis nunca estive só. Tenho umas amigas de verdade, duas manas e uma filha que são uma ternura e os meus faróis, não esquecendo o meu pai, os meus cunhados e sobrinhos, que são todos a razão da minha vida.
    Como vêem, Deus compensa-nos com o melhor que há na vida, que é o AMOR.
    Que Deus vos abençoe…

    Para as minhas manas e filhota, beijinhos e aquele abraço do coração.

    ResponderEliminar
  9. Hoje é dia de festa!

    "PARABÉNS À MANA ALICE"

    Gostei muito de ler o seu depoimento de agradecimento a familiares e amigos , e a todos os que a têm ajudado nesta dificil caminhada da vida.

    Os relatos são sempre grandes lições de vida, para quem de uma forma ou outra está passando menos bem.

    Feliz dia, um beijinho grande, que Deus a abençoe.
    C. Gonçalves

    ResponderEliminar
  10. Não pude deixar de voltar a colocar mais uma palavrinha.
    Se o que a Dulce e a Isabel escreveram em homenagem á mana é um sentimento profundo eu diria umbilical,mas tão ternurento,o agradecimento da Alice deixou-me tão comovida,que as palavras estão entaladas e não saem.È daqueles momentos que não sei o que dizer e quando isto me acontece apenas dou um abraço muito apertado,de muita admiração,respeito e muita paz.
    È para si querida Alice este meu abraço.
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Olá minhas amigas, penso que desta vez não me cabe a mim responder-lhes, pelo simples e grandioso facto de a grande protagonista deste texto, já o ter feito. E de que maneira o fez...
    Mana Alice, aiai, sabes bem que a lagrimas espreitam logo...
    bem, mas apesar de tudo, quero agradecer a vossa amizade, a vossa presença e os vossos comentários que são sempre lidos com a lagrimita teimosa, mas que me deixa muito feliz.
    Obrigado Luís pelas suas palavras.

    Beijinhos à Conceição, minha amiga de escola e não só.

    Bjinhos do coração à minha Teresinha.

    Bjinhos grandes à Canela.

    Bjinhos à Gisele que sempre me acompanha, graças a Deus.

    Para a Ana...pois é minha amiga Ana..quero enviar-lhe...assim, um mar de coisas boas, que Deus a abençõe. Adoro a sua presença aqui.

    Manas queridas e xubinha, para voces não digo mais nada, apenas deixo um abraço colectivo.

    ResponderEliminar
  12. amiga,

    passei aqui para dizer o quanto sou grata pela amizade . E ter conhecido vocês aqui está sendo muito especial. De fato uma corrente de amor que Cisto vem fazendo em nossas vidas!

    beijinhos a todos,

    Gisele

    ResponderEliminar
  13. Amiga Dulce,hoje de novo passei com tempo no seu blog e estou emocionada com o que acabei de ler.Vou ser discreta nas palavras porque elas estão teimosas em sair.Mas assim em pensamento,ofereço uma rosinha á sua irmã,pela coragem com que está na vida.Que Deus a abênçoe e vos continue a unir. Com estes lindos exemplos também se aprende a viver e a não desistir.Obrigada minha amiga.

    Beijinhos.Zézinha.

    ResponderEliminar
  14. Olá amiga Zézinha. Obrigado pelas tuas palavras. Tenho a certeza de que, quando a minha irmã as ler vai ficar emocionada pela maneira com que te expressaste. Em nome de todas, obrigado amiga.
    Bjinhos do coração.

    Virtualmente, também nós te retribuimos uma rosa

    ResponderEliminar
  15. Minha krida mami Alice, tal como me disseste, ficaste surpreendida por, nesta postagem e respectivos comentários, sentires que és um exemplo de luta e coragem... um exemplo de vida!
    A tua surpresa deve-se, tal como tu própria me disseste, ao facto de agires naturalmente face às dificuldades que se te deparam e não para mostrares aos outros aquilo de que és capaz... e porquê minha mami? Porque acima de tudo és uma pessoa humilde. Só com muita humildade foste capaz de aceitar as tuas limitações e saber viver com elas e, muitas das vezes, ultrapassá-las.
    Quem te vê andar na rua e fazer a tua vida “normalmente” nem imagina as tuas dificuldades em ver o que te rodeia… confesso que até eu, que te conheço tão bem, muitas vezes fico surpreendida! Chego a perguntar: “Como é possível, meu Deus?”
    Mas ambas sabemos que para Deus, nada é impossível e ao longo destes anos aprendemos a acreditar nisso.
    Quando ficaste com Degenerescência Macular, durante anos, eu só pedia a Deus que fizesse um milagre e te curasse. Só com o passar dos anos é que me apercebi que, afinal, Deus já estava a ajudar-te, não da forma que eu pedi, mas da forma que Ele achou melhor: enviou seu Filho Jesus e a nossa Mãe do Céu para te darem forças, guiarem os teus passos e continuares a ser a pessoa autónoma que sempre foste.
    Se abrirmos o coração ao nosso Pai do Céu, tornamo-nos instrumentos Dele e, atrevo-me a dizer que Deus escolheu-te para seres exemplo de vida, para que os outros vejam a tua força, a tua coragem mas, principalmente a tua Fé inabalável.

    Por isso, minha mami do coração, és um exemplo para mim, uma lição de vida, a minha heroína.

    Obrigada por estares sempre a meu lado, pelo carinho, pela força que me dás, por estares sempre alerta e conheceres-me tão bem mas, principalmente, obrigada pelo Amor que me tens e que fazes sempre questão de mo demonstrares.

    Obrigada meu Jesus pela Mãe que me deste.

    Mãe… meu farol… meu porto de abrigo…

    Mtos bjinhos da filhota

    ResponderEliminar
  16. Nunca é tarde para se felicitar quem tem o dom de escrever coisas tão bonitas e profundas sobre a sua irmâ.
    E que bonito que é o amôr que têm umas pelas outras.
    E,para a mana Alice que é uma lição de vida para todos nós, um beijinho muito grande pela MULHER que é.
    Bjs Paulinha

    ResponderEliminar
  17. Hoje vim vizitar o Degrau de SIlêncio e como sempre,fiquei tocada.Senti uma energia tão boa invadir-me o coraçao!
    É esse amor imenso que vos une,essa Fé que vos ilumina,que faz das vossas palavras,uma verdadeira oração.
    É para as três que mando o meu abraço,por todas vós sinto um imenso carinho.Conheço-as desde meninas e sempre unidas nesse amor,que os vossos pais tão
    bem souberam transmitir.Recordo a vossa mãe,sempre amorosa e o vosso
    é pai um homem muito dígno e ternurento,só podiam dar á luz essas filhas lindas, que vocês são.
    Obrigada a todas,pela vossa partilha.

    Beijnhos Raquel

    ResponderEliminar
  18. Olá Paulinha. Como sempre, é uma alegria recebê-la neste humilde cantinho. Em nome da minha irmã, agradeço as suas palavras.

    Aqui para nós: aposto que ainda hoje ela as lê...porque a filhota as vai levar para casa:))e parece que já estou vendo lagrimita que vai assomar nos seus olhos.
    Bjinhos e obrigado de todas nós

    ResponderEliminar
  19. Olá Raquel. Minha amiga, sei que não vou conseguir expressar por escrita o que senti ao ler o que nos deixaste, mas vou começar por dizer-te: Obrigado!

    Depois dizer-te, que és muito bem-vinda a este espaço onde como costumo dizer, prevalece o amor,(que seriamos nós sem ele?)a amizade e sobretudo a fé e o amor a Deus, porque quando temos esse sentimento bem enraízado, todos os outros crescem e proliferam.

    Em nome de todas nós, deixo-te o desejo de que Deus te olhe e derrame em ti e nos teus todas as bençãos e graças, que sei te fariam uma mãe e uma avó extremamnete feliz.
    Obrigado nossa amiga e volta! volta sempre! e deixa aqui o que te apetecer. Este é um espaço aberto e de todos.
    JINHOS

    ResponderEliminar
  20. E cá estou eu, pela 1ª vez. O computador, vamos lá entendê-lo, não o permitia.
    Comecei bem, comovida com o teu texto (deixemos de lado as cerimónias).
    EscreVES bem e AMAS ainda melhor. Parabéns a todas as "manas" que soube ontem, são seis! Linda e solidária família!
    (Estás a ver como eu sei coisas!... No café da Manuela aprende-se...Foi a Mana que me disse. Não lembro o nome).
    bjh e boas escritas!

    ResponderEliminar
  21. Olha a professora Carolina:))
    Já consegue visitar-me, que bom.
    Obrigado pelas suas palavras. Com que então sabe tudo...mas as manas são mesmo só três comigo, temos é um rebento cada uma de nós:))
    Bjinhos Carolina, gostei muito da sua visita

    ResponderEliminar
  22. Hoje,a minha irmã Alice pôs-me na mão um bilhete escrito para eu transcrever aqui.
    O texto é o seguinte:
    Obrigado pela rosa, pelo abraço e pelas palavras que me deram tanto conforto. É bom sentir que as palavras de Deus se realizam em nós.

    Jesus disse:
    Amai-vos uns aos outros(Jo13,34
    Permanecei em mim e Eu ficarei em vós(Jo15,4)

    Um abraço do coração
    Alice.


    Para a Raquel:
    Raquel, obrigado pelo carinho com que lembraste os meus pais. Beijinhos grandes e que Deus concretize o que mais queres.

    ResponderEliminar
  23. Dulce esta oração tem sim um trecho da música de Roberto Carlos.Eu estava cantarolando-a mas como não sei a letra toda,colquei o que lembrei e completei com frases que me feito na memória. Santa Maria te proteja e te ilumine. Agradecida pela visita.Abraços Regina

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá