"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

COISAS MINHAS...


Escrever é um bom exercício. Nele me reconheço e me aprofundo, para além de que com este simples acto de transformar em frases o que sinto, tenho a possibilidade de transmitir algo.
O julgamento que farão do que escrevo é irrelevante se comparado com a reflexão posterior que possa agitar. Mas o mais importante é o julgamento que faço de mim própria depois de me ler.
Se erro aqui e ali e por consequência fico incomodada, a tendência é sacudir o pensamento para bem longe e ocupar esse espaço vazio com algo que tenha feito de positivo. Mas se deixo que esta “lei das compensações” ganhe, acabo por descartar os meus erros sem me debruçar conscientemente sobre eles.
Eu consigo até atraiçoar os meus pensamentos, dar-lhes a volta numa atitude de defesa e acomodação, mas não consigo enganar e muito menos travar o embalo desenfreado das minhas mãos.
Elas narram na íntegra e impiedosamente, a leitura dum mergulho profundo e sem medo de punição ao mais profundo de mim. Tornam-se isentas de obrigação para comigo, como se não me estivessem intrinsecamente ligadas.
Por isso escrevo! O bom e mau em mim. Esta não é uma atitude masoquista porque não pretendo castigar-me, tampouco dar-me lições de moral, mas sim olhar-me sem vendas nos olhos e sem recorrer a subterfúgios para me enganar com a finalidade de me sentir melhor.
Este acto de me confrontar com aquilo que verdadeiramente sou e faço, transporta-me a momentos especiais e muito íntimos entre mim e Deus. As minhas mãos têm a fidelidade e a frontalidade que me faltam, empurrando-me para um exame de consciência fiel que resulta sempre como uma confissão a Deus, onde me abro e me disponho a colher o que semeei: seja um puxão de orelhas ou a alegria que se apodera de mim - servindo de estímulo - por algo de bom que possa ter feito.
Em suma, penso que chorando ou rindo, errando ou acertando, as minhas mãos foram a melhor formula que Deus encontrou para me ensinar a subir os Seus degraus. Não tenho palavras sonantes nem difíceis, nem mestria suportada por qualquer curso. Sou apenas eu e Deus. E todos aqueles que Deus me dá a graça de encontrar nos degraus que vou subindo.

Dulce Gomes



8 comentários :

  1. Entendo-te bem, porque eu ao escrever é como que... me visse ao espelho por dentro!

    Obrigada minha querida, por esta tua excelente partilha. Não deixes, que aquilo que vês em ti de menos bom, te esmague. Deus é amor! Deus é fiel!

    Temos sempre o Sacramento da Reconciliação ao nosso dispor, é este sacramento que nos ressuscita!

    Beijinho fraterno

    ResponderEliminar
  2. Ai Dulce, que lindo!!!!
    Amém!

    Não somos perfeitos; perfeito só Deus... Mas mesmo imperfeitos Jesus escolheu precisar de nós...

    E n'Ele vamos crescendo, aprendendo... Podemos cair, mas, Ele com Sua misericórdia, sacode a poeira de nossas vestes e nos põe mais uma vez de pé...

    Tenho o maior orgulho de subir esses degraus com vc!
    És linda como és, com acertos e defeitos; como Deus lhe fez.

    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  3. Amiga Dulce,
    Uma beleza de texto...o entrar bem fundo ao seu interior... e como tem a coragem de partilhar connosco.
    Quantos degraus subimos consigo...obga. pela aprendizagem.
    Forte abraço
    Mer

    ResponderEliminar
  4. Oi amiga, escrever é um dom e nos leva a dimensões nunca imaginadas, eu entendo suas palavras pois me identifiquei com as mesmas, tbm escrevo e tenho a mesma sensação em relação a quem ler o que escrevo. Que Deus continue te abençoando nessa caminhada.
    Bjs.
    http://jodedeus.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. sirvojesusDulce como te compreendo.
    A vida é mesmo uma grande luta, eu que o diga.
    Este texto é umaa obra de mestre
    Beijinhos.
    Utilia

    ResponderEliminar
  6. como me revejo em muito daquilo que aqui dizes ...
    como me ajudou a escrever aquilo que ia cá dentro ..
    gostei muito de te ler amiga ..
    mil beijinhos ..

    ResponderEliminar
  7. "O julgamento que farão do que escrevo "

    Eu 'julgo' neste sentido: que Ele quer que escrevas, e, se tiver uma ponta de egoísmo meu nisto, por gostar de ler-te, que me perdoará pelo que encontro a reflectir.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Dulce, escrever é um exercício que realmente substitui o divã do analista, não é mesmo. Escrever tbém é uma arte. Gosto imensamente, mas não escrevo bem. meu sonho sempre foi de ser escritora. Fica só no sonho. Vc escreve muito bem. Continue assim. Abração!

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá