"Somos anjos duma asa só e só podemos voar quando nos abraçamos uns aos outros."

Pensamento de Fernando Pessoa deixado para todos os que estão na lista abaixo e àqueles que passam sem deixar rasto. Seguimos juntos!

OS AMIGOS

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

RACIOCINANDO



O mistério da Palavra tem tanto de complexo como de simples. Talvez por essa razão, Ela se torne convergente ou discordante conforme é sentida ou decifrada.
Desde ontem que na minha cabeça este assunto fermenta e se exacerba como uma prioridade de reflexão.
Seria mais cómodo deixá-la só entre mim e Deus dada a fragilidade da questão.
Mas, tal como a oliveira precisa ser agitada para que caiam os frutos, a Palavra também tem que ser remexida para que colhamos a Sua essência/verdade.
Tudo vem a propósito dum “confronto” que pôs – mais uma vez – diante dos meus olhos esta realidade: a nossa igreja está dividida. Quando faço esta afirmação, não a baseio numa conclusão leviana mas sim na constatação de factos.
Existem vários movimentos dentro da Igreja, uns mais conservadores do que outros, mas – penso eu – todos terão o mesmo objectivo: apresentar e levar Jesus através da Palavra. Evangelizar. Neste contexto considero a divisão saudável na medida em que na sua diversidade se consegue chegar mais facilmente a um maior número de pessoas. Como seres limitados e diferentes quer nas mentalidades, capacidades de entendimento e porque não dizer gostos, não nos realizamos de igual forma e estes movimentos desempenham um papel importantíssimo e abrangente na captação dos que ainda levitam na Sua busca e ancoram onde sentem as suas carências mais preenchidas.
Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo; diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em nós. 1Cor12,4

Todos diferentes mas progredindo na mesma direcção.
Este é um projecto arrojado? Sim. Mas muito aliciante. Eu acredito nele, se assim não fosse este blogue não existiria.
Porém, dentro de mim tudo se entristece quando me apercebo que algumas dessas fracções caminham isoladas, com as suas regras estruturadas, muito próprias e de costas voltadas umas para as outras, defendendo o seu caminho como sendo o único e mais verdadeiro, rejeitando e esquecendo que o projecto é uno e só vingará se não perdermos de vista o objectivo do mesmo. O resultado é um fomentar de confusão nos que só querem seguir Jesus e a fragmentação desse “Corpo” que acaba por enfraquecer.
Ora, vós sois o corpo de Cristo e sois seus membros, cada um no seu lugar. 1cor 12,27
É urgente que haja união entre os cristãos e para isso é preciso que todos nós tenhamos como prioridade, uma vontade de desempenhar com paixão aquilo que Deus quer de nós, que por sua vez, pode não ser igual ao que Deus espera do outro, mas é igualmente importante. 
Jesus convida-nos a segui-lO. É um convite de amor, que só fará sentido se for aceite – acima de tudo – com e por amor. Porque só com amor seremos capazes de nos encaixar nas diferenças dos outros e aceitá-las, colhendo e acreditando que estamos todos no mesmo caminho se o nosso coração e postura estiverem em consonância com o Seu projecto.
Senão corremos o risco de sermos maus exemplos para quem ainda está oscilante e perdido.
Dirão alguns que a fé não é só sentir – como se o “sentir” por si só, fosse uma coisa vaga e questionável, ou até pouco credível – mas também raciocinar. Concordo! É isso que estou fazendo neste momento: raciocinando. Mas este meu raciocínio leva-me a concluir que o que sinto é que me faz raciocinar e aprofundar. Não consigo dissociar o sentimento do raciocínio nem relega-lo para segundo plano.
Como é que Jesus chega até nós? Não é através da Palavra dita ou escrita que por sua vez se manifesta num “sentir” que nos instrui e convida a sermos o Seu espelho nas nossas atitudes? Então, logo este “sentir” é a minha fé e o meu “sim” ao Seu projecto, o meu abraço à Sua vontade. Este “sentir” não é um esboço desenhado a carvão ou a giz que o vento leva, mas sim uma gravação que permanece tatuada cá dentro, por isso não pode ser posto em causa.
Jesus entra no coração de todos os que se dispõe a recebe-lo, sem excepção. Independentemente da sua cultura, inteligência ou condição social, porque na Sua humildade e grandeza, desce ao nosso encontro e aceita a nossa pequenez.
Como membros da nossa Igreja, unamo-nos no Seu infinito amor!

Dulce Gomes

(Ps: Já tive a graça de estar presente em alguns destes movimentos. Quando digo "graça" é porque neles encontrei Jesus, nos gestos e pessoas e dentro de mim. Por isso apelo ao acolhimento mútuo no amor. Esse é o caminho para que embora diferentes não se quebrem os elos que nos unem: O amor de Cristo)





ESTA POSTAGEM TOCOU A SUSCEPTIBILIDADE DE ALGUMAS PESSOAS, QUE, PELA SUA INTRANSIGÊNCIA APELIDARAM ESTE BLOG DE "CATOLICISMO MORNO". 
HOJE, A POSTURA DESTE ESPAÇO MANTÉM-SE PORQUE A MINHA POSIÇÃO ENQUANTO AUTORA DE TODOS OS TEXTOS É A MESMA. O SILÊNCIO FOI QUEBRADO PARA REFORÇAR QUE CONTINUO DEFENDENDO QUE O AMOR DE DEUS EM NÓS TEM QUE PREVALECER SOBRE A MESQUINHES E PREPOTÊNCIA INDIVIDUAL DE CADA UM. AMO JESUS!
Dulce Gomes


5 comentários :

  1. Dulce,

    É muito bom chegar aqui é ouvir essa linda música. Renova-me, Senhor Jesus.
    Ela me faz lembrar a minha conversão na Igreja Católica. Foi uma das primeiras que ouvi na nossa Igreja. Nunca esquecerei.

    Gostei muito do texto, e destaco essa palavra:

    Existem dons diferentes, mas o espírito é o mesmo; diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em nós. 1Cor12,4 - Amém!

    Abraço fraterno,

    ResponderEliminar
  2. Amiga,

    Assim Seja!

    O amor. A verdadeira via.... O caminho a Deus. Saibamos reconhecê-lo e acima de tudo aprendermos a viver nesse amor infinito, nos reconhecendo no próximo e acolhendo!

    gostei muito da postagem,

    beijinhos,

    Gisele

    ResponderEliminar
  3. Saudades de passar, refrescar, aprender, amar...por este seu cantinho ... para subir mais uns "degraus"...
    Não tenho tido net. Avariei por minha ignorância todo o sistema de acesso à net. Entretanto a gripe veio até esta família o que dificultou a normalização desta situação...que repito...por minha culpa...deu-me para desligar o PC da ficha eléctrica e tudo se perdeu...para ser reinstalado tínha de haver sabedoria e disponibilidade (que eu não tive/tenho)...Deus colocou-me à prova de ganhar "paciência".
    Estou a experimentar neste momento a ver se se conseguiu ultrapassar e ter acesso à net a partir de hoje.
    Forte abraço
    Mer e família

    ResponderEliminar
  4. Amiga Dulce,
    Uma excelente reflexão apelando à unidade dos cristãos.
    Que o Espírito do Senhor nos ajude a ver claro para que a união se torne uma realidade. Que nada nem ninguém nos desuna e que matenhamos bem viva a nossa Fé.
    Que a Palavra do Senhor seja nosso guia para melhor entendermos a missão que destinou para cada um de nós.
    Beijinhos com amizade da
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Amiga Dulce, este tema tocou-me fundo...enfim...estava a tentar decidir-me porque recebi um convite,que acho que deveria aceitar,mas mais uma vez a hora me impede,mas agora apesar da hora não ser a melhor para poder aceitar este convite,agora ao ler o que escreveu,sinto-me culpada, sei lá por não aceitar.Tenho que racicionar muito bem.O convite? era um regresso á catequese,desta vez de adultos que vai formar-se um novo grupo ,agora dia 16.Mas a hora é que me impede.Mas agora baralhou-me.Mas fez bem.Beijinhos.Zézinha C.

    ResponderEliminar

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.
Madre Teresa de Calcutá